Nick & Norah

David Levithan

Resenhas - Nick e Norah

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dannie 17/10/2013

Tão perfeito quanto pode ser, superou minhas expectativas (que já eram muitas).

De Cara Nas Letras 16/03/2015

Nick & Norah - David Levithan/Rachel Cohn
O livro, publicado aqui no Brasil em 2009 pela editora Galera Record, se passa em uma noite de sábado para domingo, onde conhecemos a personagem Nick, baixista de uma banda punk, juntamento com seus dois colegas gays Dev, o vocalista, e Thom, o guitarrista. Nick foi abandonado por Triss, sua ex-namorada, mas ainda sente na pele o que essa separação lhe trouxe, apesar de querer esquecer.

Na mesma festa em que Nick acabou de realizar uma apresentação, conhecemos a personagem Norah, uma jovem, filha de um famoso produtor musical, que também rompeu com seu ex-namorado há pouco tempo e que só está nessa casa de show para acompanhar a sua amiga Caroline que se encontra extremamente bêbada se pegando com algum cara nos fundos da casa de shows. Norah tem algumas incertezas sobre o seu futuro, tanto é que decidiu mandar uma carta para a Universidade Brown recusando a admissão na mesma.

Os dois personagens, que dão título ao livro, não imaginavam que naquele local seus destinos fossem se cruzar quando ambos avistassem a Triss se divertindo com algum cara desconhecido. É aí que o Nick decide fugir da Triss, pois não quer vê-la acompanhada de outro garoto que não ele, e a primeira garota que ele encontra em sua frente é a Norah a qual ele faz uma proposta: "- Sei que isso vai parecer meio estranho, mas poderia ser minha namorada pelos próximos cinco minutos?"

Norah, filha de um famoso empresário musical, que também quer se ver livre da chata da Triss, aceita ser a namorada daquele "desconhecido" que seus amigos acham ser gay, firmando o namoro com um beijo incrível que acaba provando que Nick não tem nada de homo.

A partir desse encontro inesperado, os dois vão viver uma noite cheia de situações inimagináveis que irão trazer reflexões sobre as suas vidas e o caminho que eles estão trajando, tudo isso acompanhado de músicas de qualidade.

Nick e Norah - Uma Noite De Amor e Música é um romance Lad-Lit escrito em dupla e em primeira pessoa pelos autores David Levithan (famoso pelo livro Todo Dia) e Rachel Cohn (conhecida pela trilogia Cyd Charisse). Ele narra a perspectiva do Nick, já a autora, narra o ponto de vista da Norah, e assim juntos fizeram umas das narrativas mais geniais que eu já pude ler um dia.

O fato de termos dois personagens narrando torna a leitura mais dinâmica, enquanto estamos lendo sobre um personagem, ficamos curioso sobre o que está se passando com o outro e nesse livro sabemos que no próximo capitulo teremos o que queremos saber e tudo isso de uma forma bem natural, ligando uma narrativa a outra, o que não deixa tão evidente que são dois autores escrevendo em parceria.

Encantador, fofo e engraçado na medida certa, esse é o tipo de livro que lemos rapidinho e que traz a estória do despertar de um amor que queríamos que acontecesse conosco. Uma das reflexões que esse livro trás é a de que, por mais que nos machuquemos com outras paixões, podemos superá-las e tentar de novo, mesmo que não estejamos a procura de nos envolvermos novamente.

Nick e Norah, era um livro que estava na lista de desejos muito antes do tão aclamado Todo Dia estourar pelo mundo, e admito que foram muitos anos para tentar conseguir esse livro, ao terminar a leitura, fiquei com um leve sorriso no rosto querendo conhecer mais sobre esses personagens e suas idiossincrasias.

Preciso falar que a leitura está mais do que recomendada? Se optar por ler, garanto que no final da leitura, terás uma excelente playlist para ouvir.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

C , Dalila - @leia.leia.lila 26/09/2009

muuuito liindo o livro,eu AMEEEI muuito ;D

Livia 31/12/2012

It's an infinite playlist
O ruim do livro é a apelação. Não tem uma página sequer em que você não encontre um palavrão ou alguma coisa relacionada à sexo ou homossexualismo. O enredo da história não é clichê, o que automaticamente o torna interessante e, hm, legal; Nick vai tocar num clube com sua banda queercore, na qual ele é o baixista e o único hétero, e lá está sua ex namorada com outro cara. Ele ainda está triste por causa do término, então decide não ficar para trás e encontra essa garota, Norah, e sugere um namoro de cinco minutos com ela. Só que o 'namoro' não dura apenas cinco minutos, e eles começam a se envolver cada vez mais durante a noite em NY.

O livro é narrado durante uma noite/madrugada só, e nesse tempo eles se apaixonam pra valer. Já vi várias pessoas falarem mal disso, mas quem vai entender o amor, né? Então isso não me incomodou.

O livro também conta com referências a bandas como The Beatles, Green Day etc, o que é bom se você gostar desse estilo musical. Eu não. Mas tanto faz, não incomoda a leitura se você também não gosta.

Exceto isso da apelação, eu amei a história, amei a Norah e achei o Nick um pouco lesado. Mas amei o Nick também.

Achei muito exagerado na maioria das vezes, mas vale a pena ler, se você estiver disposto a uma narração com linguagem bem pesada.

Juliana565 27/06/2012

Música!!!
''Nick & Norah'' foi um livro que comprei no primeiro dia de bienal. Quando olhei a data fiquei chocada, e é claro, a data me trouxe várias lembranças boas. Mas vamos lá falar do livro.
Nick é baixista de uma banda de rock, ele é o único hétero na banda. E é em um show em NY que ele avista sua ex entrando no bar com um cara. É óbvio que ele fica abalado, ele ainda gosta dela! Mas não pode mostrar a ela que está abalado por causa dela. Então quando desce do palco para pegar uma bebida, ele percebe sua ex se aproximando, e então milagrosamente avista uma menina assoviando num estilo bem anos 80, essa menina tem cara de ser rica, de estudar em colégio particular, mas está usando uma blusa de flanela. Então ele pede para ela ser sua namorada por 5 minutos apenas. E é quando rola o beijo. Ah claro, depois que ela vê a garota nojenta de sua escola se aproximar, e sabe que aquele cara ali na sua frente é ex daquela garota e está sofrendo horrores ainda, então ela vê uma forma de se vingar e aceita a proposta dele.

Nunca tinha lido nada da Rachel, e confesso que no quarto onde eu trabalho aqui em casa, tenho um quadro de recados com uns caderninhos - desses com o primeiro capítulo do livro -, e ''Pão-de-mel'' está pregado no quadro. Amo a capa do livro. E igualmente ao autor David, nunca li nada dele. Mas acredito que a parceria ficou muito boa! O único ponto super negativo foram os palavrões, nossa! São muitos! Mas tirando isso, é bem difícil escrever um livro que acontece em apenas um dia! Tem que ter muita criatividade e um cenário estilo NY ou Rio de Janeiro para explorar e criar todo um desenvolvimento entre os personagens para nós leitores. Por incrível que pareça, pensei que iria ser forçadão esse lance de se apaixonar por causa de um beijo super bom, mas o lance é que tudo fluiu tão de mansinho! Adorei de verdade conhecer a música em Nick e em Norah!

''Somos a marcação, a pulsação, estamos por trás de cada parte deste momento. E ao tornarmos este momento nosso, nós o tornamos infinito'' pág 210

O que mais gostei foi, claro, a música, busco isso muito em alguns livros que compro, quando compro livros tenho minhas exigências ativadas no máximo, se não tem música tem que ter dramão. Ai a leitura fica perfeita para mim. Então se você gosta de música, não se importa com uma leitura carregada de palavrões, indico este livros. Apesar dos palavrões eu gostei, como já disse.
Uma coisa que amo nos livros da Galera, a textura da folha! Nossa fiquei passando os dedos nas páginas toda hora! Não gosto da textura de alguns papéis que algumas editoras usam, parece ásperos, sei lá. Mas a Galera Record usa um lisinho e quase sedoso. ''Tô viajando aqui no lance da textura'' Foi mal pessoal, bom, ai está a resenha, espero que gostem. Beijos!

Cibele 20/01/2012

Esse livro é simplesmente tudo que eu estava precisando. Estava (talvez ainda esteja) numa mega ressaca literária, não conseguindo ler nada - nem Richelle Mead! -, mas quando comecei Nick & Norah não consegui largar até terminar.
O livro é escrito por David Levithan (que escreve as partes do Nick) e Rachel Cohn (que escreve as partes da Nora). Sim, a narração é alternada pelos dois protagonistas.
Eu nunca tinha lido nada do David, mas me apaixonei por cada detalhe do Nick. Perdi as contas de quantas quotes dele marquei durante a leitura. No final das contas eu até gostei da Norah, mas confesso que isso demorou um pouco a acontecer.
Esse livro é tão bom que dá vontade de largar tudo agora e ir pra Nova York ser a namorada de cinco minutos de um baixista de uma banda queer punk sofrendo de dor de cotovelo.

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2011/08/nick-norah-uma-noite-de-amor-e-musica.html
Dand 08/03/2012minha estante
Nossa eu me apaixonei pelo filme e quero ler o livro urgentemente

Carol Benazzato 10/06/2010

Quando me perguntam de quais livros que tenham "leitura 'descomplicada'" mais gostei, sempre incluo "Nick e Norah" em minha resposta.
Este é um daqueles livros que fazem nós, adolescentes, nos identificarmos com os traços de cada personagem.

Leitura fácil e deliciosa! Nada maçante; dá para ler mesmo naqueles períodos onde estamos cheio de afazeres, e terminá-lo rápido, rápido — devorei-o em dois ou três dias, em plena semana de provas.

Recomendo! É, realmente, um livro muito bacana, e que esquenta os corações, principalmente, de nós, jovens.

Nii. 16/03/2010

Literalmente uma noite de amor e música...
eles se encontram ,ambos saindo de relações conturbadoras e acabam começando ali algo intenso e verdadeiro.Os diálogos são legais. O texto é bem inteligente e quem gosta de música vai amar(tem inúmeras referências)!
ps:Eu particularmente gostei da narração do Nick
Recomendo!

Liv 18/10/2021

O livro é bem fraco. Ou talvez eu tenha lido com expectativas muito altas. Vale a pena ler, mas se você só quer algo rápido porque, no geral, é bem enrolado e, como dito anteriormente, fraco.

Lisse 29/08/2010

O que me chamou atenção é a simplicidade da escrita e como eles deixaram um capítulo para cada personagem, distribuindo bem os sentimentos de cada um. Não tenho explicações para dizer como Rachel Cohn e David Levithan escrevem bem. Bem, quem não gosta de palavrões vai ficar meio pé atrás com o livro, mas é muito cômico. É hilário o jeito como eles escrevem os pensamentos e desejos de cada um dos personagens em cada capítulo.

Vivi 13/03/2011

Nick e Norah - Rachel Cohn, David Levithan
Já tem algum tempo que queria ler esse livro, comprei tem mais ou menos 3 meses, demorei esse tempo por causa da lista de livros na frente dele.

Simplesmente um romance de tirar o fôlego!!!
Nick e Norah se revezam na narração dos capítulos, e realmente você vai se aproximando dessa loucura adolescente desenfreada que é o livro.
Norah é a filha de um produtor muito famoso no meio musical, talvez por isso achamos no início que ela seja tão ácida e crítica. Apelidada de Sub Z por sua melhor amiga Caroline, é uma daquelas personagens certinhas e caretas que tanto vemos por aí. Acho que as saídas dela na maioria das vezes são por causa de Caroline, pois ela é meio como uma Babá de plantão.
Nick o (Não-Homo) é o baixista de uma banda chamada The Fuck Offs!!! Composta de Vocalista, Guitarrista e Baixista, acaba de terminar o namoro com Tris e está naquela fase deprê. Está no meio de uma apresentação quando vê sua ex com outro e praticamente perde o chão. Após a apresentação de sua banda segue em direção ao bar pra tentar não esbarrar em Tris.
É ai que ele começa a reparar em Norah, que está num mundo só dela naquele momento, quando resolve ir embora dali vê Tris se aproximando e pede a Norah para ser sua namorada por 5 minutos, Norah não entende nada mais quando vê Tris uma digamos "conhecida" por falta de termo melhor, se aproximar resolve que aceitar a proposta a camuflaria e passaria despercebida por Tris.
Após confusas peripécias para levar sua amiga bêbada pra casa, reencontrar um ex namorado e encarar algumas decisões erradas ela e Nick conseguem curtir uma noite de amor e muita, muita música mesmo!!!

Meu trecho preferido:

"O que estamos fazendo? Diz ela.
E eu que sei? Respondo.
Ela se inclina pra mim de novo, a calça colada molhada na minha, e diz:
Boa resposta.
Quero beijá-la sem contar os segundos. Quero abraçá-la por tanto tempo que posso conhecer sua pele. Eu quero, eu quero, eu quero". pág 193

Particularmente gostei mais das partes narradas pelo Nick!!!!
Agora estou louca pra ver o filme!!! Tenho meio que uma paranóia de não assistir o filme até ter lido o livro primeiro. Não me perguntem porque! É apenas uma mania que tenho.

Bjokas!!!

Moah 04/01/2011

Espetacular!
Nick & Norah é o tipo de leitura que vai te ganhando.
Nos capítulos iniciais as personagens estão mais voltadas para o que sentem, egocentricamente, porém, extremamente real. Ao longo do livro em que Nick e Norah e as demais personagens vão aos poucos interagindo elas vão suavizando o que sentem, enfrentando medos e encarando grandes e pequenos desejos.

Qualquer pessoa que goste de boa música, tenha frequentado ou frequente essa cena mais alternativa (de onde vive) e já tenha sofrido por amor, irá não só se identificar como vai morrer de rir e certamente torcer muito.

Excelentes citações e mais excelentes ainda (se é possível dizer algo assim) é a forma como o texto é construído, e certas frases memoráveis. Gostei mais da parte do Nick, mesmo achando a Norah mais passional e mais intelectual.

Enfim, ótimo livro, para ler, devorar e presentear.
E repito, é o tipo de escrita que só irá realmente falar com quem frequenta seu meio, vivencia seu espaço e sente música. Se você não é essa pessoa... Não se arrisque tanto, veja o filme que é DEMAIS e se curtir leia o livro.

Jeeh 12/11/2010

Engraçado!
É um livro bom, engraçado, com uma história e personagens diferentes. O que mais gostei também foi a divisão dos capitulos mostrando o pensamento de cada um.
É um livro que mostra o modo de ser dos adolescentes de hoje em dia, com musicas, bandas e também muitos palavrões.
Super recomendo-o :)

Ale Salvia @estantedaale 15/01/2010

O livro é bom (dois autores deram uma diferenciada nos pensamentos já que retrata os dois lados, tanto o do Nick como da Norah) mas o que me deixou meio decepcionada foi o filme...

P.S.: máah, não julguei o livro pelo filme, tanto que li primeiro o livro e por ter gostado resolvi ver o filme. Só que o filme (independente do livro) não me agradou.

Márcia 15/01/2010minha estante
mas você julgou o livro pelo filma? :S

vsc bibliotecária 03/11/2009

Adorei!!! Quero ver o filme!!! :D
mabiabarros 16/12/2009minha estante
o filme é a coisa mais fofa do mundo!!

Taryne 22/06/2010minha estante
O filme é um lixo!!!