O Castelo das Águias

Resenhas - O Castelo das Águias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

04/01/2016

Gostei
O que é claro durante a leitura do livro da Ana Lúcia Merege é que ela conhece muito bem o seu mundo, sabe introduzir elementos dele de forma gradual, sem ser demasiadamente descritiva, ou nos obrigando a saber mais do que perguntamos-nos internamente sobre cada um dos novos nomes que se apresentam - vício de muitos escritores que criam mundos originais.
Mesmo assim são muitos nomes e uma leitora ruim como eu se perdeu algumas vezes, confesso.
Fora algumas coisas de cunho pessoal, como a minha preferência por narrativas em terceira pessoa, pela limitação que a história sofre por ser totalmente calcada na percepção de um único personagem, eu ainda assim gostei de conviver com a cabeça de Anna.
Ela é inteligente, traz vivências interessantes e seu modo de ver as coisas nos leva a uma leitura agradável. Mas, não sei, sou ariana e a achei um pouco comportada demais, sabe como é, identificação.
Eu sei que a personagem é assim, foi criada para ser assim, mas, como disse, pela história ser contada somente pelos seus olhos e seus sentimentos, faltou um pouco de pimenta na receita.
Quero ver se a continuação pelos olhos de Kieran me traz sensações novas.

Carol 23/08/2015

Ansiosa para ler a sequência
A história se passa no mundo Fictício de Athelgard, mais precisamente em Vrindavahn. Mas, apesar de ser uma história de fantasia, a autora apresenta assuntos do mundo real. Ela conseguiu nos passar mensagens sobre fé, machismo, política e muitas outras coisas de uma forma sutil. É isso que deixa o livro mais incrível.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://www.estantedememorias.com/

Victor Burgos 14/05/2016

Descubra Athelgard
Sejamos francos, a fantasia é um gênero que tende ao exagero. Às vezes parece que todo livro dessa estripe tem que lutar contra o impulso de transformar seus heróis em semi-deuses, seus vilões em horrores cósmicos, e espalhar sua narrativa pelos quatro cantos do multiverso. E mesmo as obras mais “realistas” tem uma inclinação a mostrar personagens extremos criar tramas politicas tão complexas e amplas que elas se tornam uma ameaça maior à suspensão da descrença do que qualquer mago ou monstro.

Todavia, a autora Ana Lucia Merege escolheu trilhar outro caminho.

“O Castelo das Águias” é um livro diferente. Bem, não “raça de cactos humanoides são o mais próximo que temos de anões enquanto mariposas-psicodélicas-gigantes-devoradoras-de-mentes ocupam o nicho de dragões em um mundo steampunk” diferente, mas… diferente, ainda sim. Ele é modesto.

A protagonista não é uma pessoa extraordinária para seu contexto, o destino do mundo não está em jogo, os vilões são definitivamente mundanos e, mais impressionante, a história se passa em uma única cidade. E do que o livro trata então, você pergunta?
Com uma linguagem ágil e agradável, “O Castelo das Águias” mostra a história clássica do “protagonista se adaptando a uma escola mágica” sob um ângulo incomum. Ao invés de seguir um jovem aprendiz de feiticeiro, aqui acompanhamos o de uma professora, e melhor ainda, uma professora de sagas —de literatura — se adaptando à rotina acadêmica.

Nos primeiros capítulos, vemos com Anna a chegada na escolha e seus vários docentes, e seu primeiro contato com os animais que dão nome ao castelo: às águias, que, graças aos poderes de uma fonte mágica próxima não só são especialmente majestosas e inteligentes, como podem também ser transformadas temporariamente criaturas de guerra pelos encantamentos apropriados, o que as torna alvo de cobiça por muitos olhos…

A partir daí a história se desdobra em duas linhas narrativas principais: o nascente romance de Anna pelo antigo mestre das águias, Kieran, e os debates políticos se as aves podem ou não ser transformadas permanentemente em animais de guerra.
Essa primeira linha flui bem, e o romance entre os dois é crível. O único problema dela, é que ela transcorre sem basicamente nenhuma posição genuína rumo a um final previsível. A maioria dos empecilhos à relação estavam só na cabeça da protagonista.

A segunda linha, focada nas lutas — metafóricas ou não — pelo destino das águias demora um pouco mais do que devia para engatar, mas responde pela maior parte da tensão do livro. Além disso, a discussão sobre se é valido arriscar a saúde de animais em prol de interesses humanos é bastante interessante, o que só torna mais lastimável o fato de que em terminando momento “O Castelo das Águias” abandona qualquer pretensão de ambiguidade moral e transforma um dos lados do conflito em vilões descarados. Além disso, teria sido interessante ver um personagem que desse um passo além dos protagonistas e lutasse para que as águias não fossem transformadas em momento algum.

Ambas as linhas interagem com o arco da protagonista de amadurecimento. Anna é uma personagem com qual a maioria dos leitores irá se identificar — afinal, assim como eles a mestra das sagas é uma recém-chegada em um mundo estranho e cheio de seres mais poderosos. Inclusive, esse é outro ponto em que o livro é extremamente corajoso: Anna não é uma figura excepcional em seu mundo, ou sequer entre seus companheiros. Sim, é uma mestra das sagas, sabe usar o arco, é uma boa rastreadora, conhece a diplomacia e sabe usar elas habilidade ao seu favor, mas para por aí. Ana Lucia Merege tem confiança suficiente na sua protagonista para narrar a história dela sem inflar as habilidades dela.

Todavia, é impossível não ficar com a impressão que a mestra das sagas é “pasteurizada” demais para a origem dela. Para alguém que cresceu em um ambiente tribal e se identifica com o deus Loki, Anna é muito dócil, sendo várias vezes mais ligada à etiqueta que os personagens urbanos — com destaque para os momentos em que ela desiste de perseguir o amor de Kieran pela mera insinuação de que talvez ele estivesse se relacionado com outra, e a hora que ela se abstém de atirar uma fecha em um inimigo apenas para não ferir “o orgulho” de um companheiro. Uma personagem mais ativa e alheia — intencionalmente ou não — às regras de comportamento teria gerado situações mais interessantes.

Confesso, todavia, que nenhum dos outros personagens mostrou o crescimento de Ana, e que para piorar o livro sofreu de um excesso de personagens que são nomeados no começo para só aparecer de relance na história.

A filosofia de humildade se reflete até no mundo onde a história se passa. Athelgard não está presa em uma luta eterna contra o senhor do escuro nº 586, não é consumida por guerras infindáveis, não possui cidades flutuantes localizadas dentro de furações e nem magos pirotécnicos conjurando bolas de fogo a torto e a direito. Até os animais fantásticos presentes na narrativa — as titulares águias — são mais razoáveis que o padrão. Como resultado, o mundo se torna mais crível. Confesso que teria sido interessante ver um pouquinho mais sobre a cultura das Terras Férteis, especialmente o porquê de divindades da mitologia serem cultuadas em um mundo à primeira vista independente da terra… Mas reconheço que isso fugiria ao ponto do livro.

“O castelo das águias” representa um passo na diversificação do cenário de fantasia local, e certamente será um balsamo para os que buscam um livro de fantasia mais leve sem ser no humor e pé no chão sem ser brutal, mas pode desapontar os que buscam uma trama mais complexa.

site: http://blogcinefilosreview.blogspot.com.br/

Bruno Eleres 14/08/2015

Super recomendo!
Se tenho algo para falar sobre ele é que não deixa nada a desejar quando comparado à fantasia produzida nos países anglófonos. Literatura fantástica de alta qualidade, com uma personagem (Anna de Bryke) que foge ao lugar-comum dos livros de fantasia e com um background (Atherlgard) bem construído. Além disso, traz várias personagens femininas fortes e problematiza algumas questões de gênero, sem deixar de ser divertido nem por um momento.

Ansioso para ler outras aventuras da Anna em Anna e a Trilha Secreta e em A Ilha dos Ossos!

site: https://www.facebook.com/UnCafeAClichy

joanice.oliveir 25/05/2016

[Resenha] O Castelo das Águias - Ana Lúcia Merege
Olá, Leitores!

Estou aqui para falar do Livro O Castelo das Águias é o primeiro volume da série da Autora Ana Lucia Merece, um romance com selo de qualidade da Literatura Brasileira, publicado pela Editora Draco, meus sentimentos ficaram à flor da pele em cada página lida desta linda obra.

Começa a saga da jovem Anna de Bruyke, ao qual logo me identifiquei de cara, pois é uma personagem forte que não teme os obstáculos que são colocados à sua frente, ela simplesmente seguir em frente.

A sua jornada começa nas Terras Férteis onde se localizada à vila chamada Athelgard, é uma cidade que habitada três tipos de povos: homens, semi-humanos e elfos, aonde foi travado uma guerra entre eles que deixaram muitas marcas e feridas profundas.

"Não deveria. Você pensou mesmo que eu deixaria a sorte das águias em suas mãos? Ou de qualquer outro que não houvesse sido iniciado por mim?"

Na mesma região, se encontra a Escola de Magia de Vrindavahn, também conhecida como O castelo das Águias, onde Anna vai ser tornar A Mestres das Sagas (professora de História), a narração é feita em 1 pessoa, podemos perceber os medos e inseguranças que envolvem a vida da personagem.

Imaginem um Castelo lindo e grandioso, com homens e elfos convivendo nos mesmo lugar, mas era uma aparência externa, quando Anna conheceu o Mestre Camdell, e além é claro do jovem Kieran, o Mestre de Magia da Forma e do Pensamento, que logo iria se apaixona por aquele que descobriu ter sido um antigo Mestre das Águias, da cidade de Scyllix (vocês saberá só desfrutando da leitura!)

"Sei que foi por você que eu sempre procurei a vida toda. E sei o que você sente por mim. Então, por que esperar?"

Ah, confesso que o romance entre Anna e Kieren é muito lindo e vocês vão se apaixonam com eu!!

Foi quando percebeu que havia um grande segredo que girar em torno das Águias, qual dá o nome do Castelo. Isso consiste em o enredo do livro, a Autora conseguir desenvolve muito bem uma história de romance, ação, fantasia e um pouco de drama.

" Nosso momento tinha chegado."

Outro ponto muito interessante abordado pela autora foi sobre o casamento, amor e o papel da mulher em uma sociedade machista, tudo pelo fato de ser uma mulher, e podemos até pensar que Anna abaixar a sua cabeça, mas ela se impõe e mostra seu talento e potencial que todos nós temos é muito bem colocando na trama.

Enfim, eu mergulhei na Terra de Athelgard, aprendi alguns feitiços e encantamentos mágicos, me senti uma Mestre das Sagas e terminei essa leitura fascinante e maravilhosa em apenas 3 horas e fiquei mais feliz por ter a continuação da série do Livro chamando “A Ilha dos Ossos”.

Então, meus queridos leitores, estar mais do que Recomendado à leitura do Livro O castelo das Águias e vamos embarcar nessa viagem fantástica!

site: http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-castelo-das-aguias-ana-lucia.html

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 09/08/2016

Multiculturalismo, identidade étnica e defesa da natureza em um cenário de fantasia e magia.
Mais do que uma simples narrativa do gênero fantasia, O Castelo das Águias, livro da autora brasileira Ana Lúcia Merege, traz em seu bojo uma multiplicidade de temas, alguns de forma não muito explícita, mas que vão além da costumeira atmosfera que encontramos nos livros do gênero. São discussões que podem chamar a atenção daqueles leitores mais antenados com questões como cultura, identidade, docência e ambientalismo, mas que vão se mostrando subjetivamente presentes na narrativa, permeando a construção da personalidade e da identidade de suas personagens.

Quem lê o livro de Ana Lúcia de imediato percebe algumas de suas referências, sobretudo, o universo de Harry Potter e alguns poucos elementos de O Senhor dos Anéis. Não sei se a autora deliberadamente se inspirou nestes livros, mas em alguns pontos as histórias se aproximam, sobretudo na ideia de uma escola de magia e seu singular séquito de professores, presente na série da britânica J. K. Rowling, e as criaturas mágicas representadas pelos elfos, cuja presença é marcante no livro de J. R. R. Tolkien.

Porém, a autora com criatividade soube demonstrar sua originalidade ao se concentrar em um dos mestres da escola, indo em sentido contrário ao que vemos em Harry Potter, cuja história se encontra centrada nas experiências e aventuras de um grupo de estudantes da escola de magia idealizada por Rowling. Mas a originalidade do livro não para por ir e a criatividade da autora desponta, sobretudo, ao criar um universo de convivência íntima e amistosa entre criaturas mágicas e humanos – muito perceptível na sociedade multicultural que é formada na cidade de Vrindavahn – e ao criar uma personagem com referências étnicas tão fortes como as existentes em Anna.

Quem pensa, logo ao iniciar o livro, que a história será uma reprodução de tudo que já foi visto nos livros citados descobre o engano ao conhecer mais profundamente as personagens e a bagagem por elas trazidas.

Confiram nossa resenha completa.

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2016/08/o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege.html

Carol 06/06/2016

Encantador!
O livro nos conta a história de Anna de Bryke ao aceitar dar aulas e se tornar a nova Mestra das Sagas da Escola de Magia. Com narração em primeira pessoa, vamos conhecendo junto com Anna todas as maravilhas fantásticas que a escola e a cidade de Vrindavahn tem.

“Vista de cima, Vrindavahn tinha um aspecto acolhedor. As construções imponentes, ornadas de colunas, que davam tanta fama às cidades grandes, não faziam a menor falta naquelas ruas estreitas, calçadas por seixos redondos, onde se alinhavam as casinhas de madeira e tijolos.”

Nessa escola, conhecida como Castelo das Águias, também somos apresentados à Kieran, o Mestre das Águias. Com o decorrer do livro vamos entendendo o quão importantes as águias são e as razões para que hajam tantas pessoas pessoas interessadas em ter total controle delas. Nem sempre a pessoa interessada vai estar do bem… e é aí que as coisas começam a desenrolar na hostória.

A Ana Lúcia criou em O Castelo das Águias um universo muito belo e encantador, cheio de magia e histórias fantásticas, além claro, daquele toque romântico.

Do que posso falar da edição visto que só tive contato com o livro digital: não percebi erros de revisão, a diagramação, os detalhes no livro ficaram muito bons e a capa reflete muito bem o contexto da história.

Não quero falar muito mais para não dar spoilers.

Fico aqui curiosa para ler logo a continuação.

site: http://livroseversos.com/resenha-o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege/

Geannetti 31/03/2020

Fantasia de outro mundo
Eu amo ler fantasia, mas não conhecia muitos autores nacionais do gênero. Recentemente vi a indicação desse título no IG mochileiros do multiverso e me surpreendeu muito.
Eu amei a forma como a autora construiu um mundo fantástico, com intrigas, paixão e dilemas profundos. Não consegui parar até terminar a série toda?.

SK 11/08/2022

A escrita é realmente agradável e a história tem seu 'Q' de fantasia e aventura. Achei ótimo para a adolescente que habita em mim e gosta de aventuras.

Apesar de demorar a conseguir me conectar com o universo, o livro conseguiu me prender para saber sobre a origem e desfecho dos acontecimentos. Um pouco antes da metade já conseguia imaginar como se estivesse assistindo a um filme e aos poucos, Athelgard foi aparecendo pra mim.

Confesso que pareceu que estava faltando mais detalhes. Mas já que tem outros livros nessa saga, os quais ainda não li, pode ser que a continuação mostre melhor dos sentimentos e personalidade dos personagens. A história é interessante e a curiosidade sobre como tudo se resolveria é desenvolvida, mas não consegui me apegar emocionalmente a nenhum personagem especificamente.

Ainda assim, recomendo a leitura e tenho curiosidade em ler os outros livros da saga.

Escuta Essa 17/08/2013

Resenha – O Castelo das Águias, de Ana Lúcia Merege
O Castelo das Águias é a primeira obra que leio da Ana Lúcia Merege. Um romance com uma bela história fantástica, onde encontramos homens, elfos, aprendizes, professores, águias, uma escola de magia e todo um mundo mágico repleto de mistérios, intrigas e interesses políticos.

A história tem seu início com a Anna de Byrke deixando o local onde mora para lecionar em uma escola de magia instalada no Castelo das Águias. No decorrer da história vamos sendo apresentados a vários personagens, principalmente Kieran, um mago mais velho que Anna, envolto em mistério (o que nos deixa curiosos para saber mais sobre ele).
A medida que a história vai tomando forma e vamos acompanhando a trama, notamos que Anna está apaixonada por Kieran e apesar do temperamento de ambos não combinarem muito, eles se unem por uma causa comum e o romance fica em um segundo plano enquanto acompanhamos os eventos, batalhas mágicas e físicas em um cenário que para alguns pode fazer lembrar jogos de RPG ou até mesmo Harry Potter com as suas magias.

O livro possui uma narrativa envolvente que depois de passado os primeiros capítulos de apresentação dos personagens e da história de um modo geral, a leitura flui mais rapidamente e ficamos ansiosas para saber o desfecho da história.
Gostei da leitura e recomendo para os admiradores de literatura fantástica, que com certeza vão gostar muito do mundo mágico criado por Ana Lucia Merege.

“Águia, águia, com suas asas majestosas, Proteja-me do perigo.
Águia, águia, de olhos como flechas,
Oriente meus passos.
Águia, águia, cujo grito rompe as nuvens,
Inspire minhas palavras.
Amanhã.
Doravante.
Sempre.”
(pág. 103)

As águias são criaturas muito importantes na história, praticamente o pivô da confusão.

(...)
Leia mais sobre a resenha de "O Castelo das Águias" em...

Te espero lá ;) Deixe seu comentário, vou adorar retribuir :)

Renata do blog Escuta Essa

site: http://www.escutaessa.blogspot.com.br/2012/05/resenha-livro-o-castelo-das-aguias-de.html

Literatura 28/03/2013

Nas Terras Fertéis de Athelgard
Eu sempre gosto mais de livros que têm mapas.

Dito isso, vamos nos ater ao que interessa.

Anna de Bryke é uma Mestra de Sagas que acaba de ser admitida para trabalhar no Castelo das Águias: um lugar incrível onde se ensina magia, a arte dos bardos e dos saltimbancos e a controlar águias mágicas. Numa terra originalmente habitada por elfos onde os humanos são os "estranhos" e os mestiços sofrem preconceito.

No Castelo das Águias, Anna conhece, entre muitas pessoas, Kieran, o Guardião das Águias. Um homem visceral que pode ser surpreendentemente dócil, por quem nossa heroína irá, fatalmente, ficar de quatro.

Confusa com seus sentimentos, seu trabalho e com seu papel na história das águias, Anna se vê em parte de uma trama que envolve não só a segurança dos animais, como a paz em toda a região das Terras Férteis.

Okay, pense numa mistura de Nora Roberts com Tolkien. É bem por aí.

Quer ver a resenha completa? Acesse o site:

Eduardo Kasse 26/11/2012

Portas para a fantasia
"O Castelo das Águias" é uma obra interessante: ela abre o caminho para quem quer iniciar a leitura de literatura fantástica.

O livro tem como personagem principal Anna de Bryke, a nova Mestre de Sagas do Castelo. A história conta a sua jornada desde a sua tribo, os primeiros dias de ambientação, o contato com outros professores e com o Mestre Camdell e o surgimento de sentimentos por Kieran de Scyllix.

O mundo é algo entre o medieval, o tribal e mesmo lembra a ideia das Cidades-estado gregas.

Há, inclusive, um mapa completo logo nas primeiras páginas.

E os "seres" desse universo também são ricos.

Homens, elfos e águias vivem em um mundo de magia, mas também com muitos aspectos reais como políticas - ou seria politicagem? -, comércio, viagens, diplomacia e lógico, aprendizado no Castelo.

O livro é muito bem escrito e está de acordo com o seu público, os leitores juvenis ou mesmo não tão experimentados.

Não espere a densidade de um Tolkien, esse não é o contexto do "O Castelo das Águias".

É uma história que começa mais vagarosa, mas que vai ganhando corpo no decorrer dos capítulos, dos conflitos e das descobertas.

Gostei que todos os personagens têm personalidades distintas e bem definidas, ou seja, é como deve ser.

Lembra o universo de Harry Potter, mas com o toque personalizado da autora.

Agora é esperar a sequência e a evolução de Anna, Kieran, Lara e dos demais membros do Castelo.

melissa 20/12/2012

Um livro sensível: leve, mas de questionamentos profundos
Anna de Bryke, apesar da pouca idade, decidiu aceitar se tornar Mestra das Sagas na famosa Escola de Artes Mágicas de Vrindavahn. Sair do ambiente tranquilo e familiar da floresta de Teixos é um misto de desafio e alegria para Anna que terá de encontrar seu lugar na sede da escola, o Castelo das Águias. Logo, Anna fica fascinada com as aves que dão nome ao lugar e seu fascínio acaba se extendendo ao responsável por elas, o misterioso mago Kieran. Uma história leve, mas com questionamentos bastante profundos, que é simplesmente uma delícia de ler.

Quando Anna chega à Escola de Artes Mágicas, sente a uma certa tensão no ar. Isso porque além da pouca idade, Anna é humana. Em Athelgard os elfos ainda levam suas tradições como as mais "certas" e apesar de conviverem com humanos, têm lá seu prestígio. Anna ainda tem uma metodologia diferente: ela quer inspirar seus alunos, não simplesmente fazê-los decorar longos poemas! Seu jeito um tanto inovador acaba chamando a atenção dos outros Mestres, inclusive do mago Kieran, que tem um jeito um tanto recluso e misterioso.

Kieran é responsável pelas águias, que são mais do que apenas aves bonitas. Por conta de uma fonte com propriedades mágicas, elas são capazes de sofrer uma transformação mágica, que, guiada por um mago, dá origem a águias guerreiras. As águias são emprestadas para o exército a fim de ajudar na proteção das Terras Férteis. Ao saber disso, Anna fica chocada: como tirar a liberdade desses animais e forçá-los à violência? Mas o Conselho quer ir mais além: quer tirar as águias de Vrindavahn. No entanto, isso acarreta problemas para as águias e Kieran fará de tudo para impedir. É aí que uma trama começa...

"O Castelo das Águias" consegue misturar aventura, romance e magia de um jeito bastante envolvente. A atmosfera da Escola de Artes Mágicas é realmente encantadora e o leitor se sente absorvido naquele clima de valorização da arte e da magia. Anna, como protagonista, é uma personagem interessante. Nada daquelas heroínas chatas e dramáticas. Ela é completamente verossímel; uma jovem com dúvidas, algumas certezas e boa vontade. Seu relacionamento com Kieran também foi desenvolvido de uma forma interessante: nada de um amor impossível que enfrenta tudo e todos naquele cliché chato. Pelo contrário, os dois descobrem seus sentimentos de um jeito mais tranquilo e sem toda essa pressão que nos acostumamos a ler. Uma abordagem bastante diferente da que estamos acostumados.

A trama de aventura também é interessante. A intriga das águias levanta alguns questionamentos muito inteligentes: será que realmente podemos fazer tudo o que queremos com a natureza? Podemos realmente usar outro ser apenas para satisfazer nossas vontades? É possível amar alguma coisa e não deixá-la livre?

A leitura do texto da Ana Lúcia Merege é prazerosa e tranquila. A escrita flui e nos envolve. Com certeza um nome de referência na literatura de fantasia nacional. "O Castelo das Águias" é altamente recomendado, tanto para quem curte romance quanto aventura. Muito muito muito bom!

E eu orgulhosamente posso dizer que o livro faz parte do nosso projeto de divulgação de livros, o Novos Livros de Fantasia (www.livrosdefantasia.com.br/os-novos-livros/sobre-o-projeto/) Dêem uma olhada na página e lá vocês encontrarão informações sobre o volume, bem como links e locais de compra.

Pela magia e pela arte! E fica a dica para seguirem a Ana Lúcia Merege. Ela é realmente ótima!

Resenha postada originalmente no www.livrosdefantasia.com.br

Liége "Astreya" 17/05/2012

Maravilhosa leitura
Realizei a leitura de O Castelo das Águias em um dia. Acho bastante difícil resenhar algo de que tenha gostado muito, mas vale a pena realizar esse esforço.

A história é contada pela perspectiva de Anna de Bryke, uma jovem humana com um pouco de sangue élfico que é chamada para lecionar na escola de magia localizada no castelo que dá nome ao livro. Anna será uma mestra de sagas (algo como ensinar história e literatura ao mesmo tempo!), e embora se sinta insegura no início por ser jovem e inexperiente, aos poucos ela começa a compreender qual é a função das sagas no desenvolvimento do talento mágico dos alunos. Nesse universo cativante e mágico do castelo, Anna conhece seus colegas de trabalho e é Kieran de Scyllix, um austero professor humano, que mais chama sua atenção. Isso também se dá pela apresentação um tanto brusca de Kieran no primeiro dia de Anna na escola, por meio da qual ela já descobre haver algum problema em relação às águias que vivem próximas ao castelo, das quais Kieran é guardião. As águias são solicitadas pela cidade de Scyllix para serem utilizadas em conflitos bélicos, o que é inadmissível para Anna. E assim a história se desenrola, focando-se no destino das águias e no desenvolvimento de Anna como professora e de seu relacionamento com o conturbado Kieran.

Primeiramente, devo comentar a narrativa de Anna: centrada e agradável! Anna é uma protagonista muito cativante, que expõe suas opiniões com naturalidade e sem petulância. Advinda de uma cultura tribal e pacifista, existem alguns conceitos que ela simplesmente não consegue absorver, e seus modos simples e diretos são reflexo disso. Anna sabe lutar mas vem de uma cultura de paz, e sempre prefere o diálogo ao conflito e à agressão, física ou verbal. Essa concepção ela mantem até o final, o que achei muito bacana. Anna é coerente e sempre tem um motivo para agir como age, passando longe do estereótipo pasteurizado da protagonista que precisa ser bocuda, teimosa, e sair batendo em todo mundo para ser marcante, ou mesmo da garota romântica e frágil que não enxerga defeitos em seu amado. Anna é equilibrada e inteligente.

As explicações envolvendo magia e sua relação com a arte, com a palavra e com o pensamento são absolutamente encantadoras e também acessíveis. Gostei muito de ver a magia explorada dessa forma, já que muitas vezes a magia é tratada na fantasia como algo natural ou já estabelecido, e suas formas e desenvolvimento nem sempre são expostos. As divisões do castelo com suas torres e cores também me encantaram, bem como o conceito de combate mágico e as modalidade ensinadas por cada professor e sua relação com os alunos da escola. Embora algumas participações sejam pequenas, elas são eficientes no sentido de estabelecer o cenário e o "clima" da história, e os personagens sempre parecem ter sua vida própria, tanto que terminei a leitura curiosa para saber mais informações sobre muitos. A boa notícia é que vários deles têm seus backgrounds explorados no blog de o castelo das águias - castelodasaguias.blogspot.com - vale muito a pena conferir!

O enredo sobre as águias e o debate feito em torno delas cativa bastante, assim como o relacionamento de Anna e Kieran. O conflito de valores e personalidades dos dois é muito interessante, e é bonito ver como os dois se complementam e se amam aceitando as diferenças um do outro. Um romance delicado, bonito e nada meloso.

O Castelo das Águias é um livro leve e fluído, e talvez quem prefira mais ação e grandes sobressaltos sinta falta de um pouco mais de adrenalina. Esse não é o meu caso, e confesso aqui que me sinto encantada e orgulhosa ao saber que uma autora brasileira escreveu uma fantasia de tanta qualidade, com pitadas de mitologia nórdica, xamanismo, cultura hippie e misticismo, tudo junto em uma mistura encantadora e bem-estruturada. Eu quero saber mais e mais sobre o mundo de Athelgard, e faço campanha para que O Castelo das Águias seja mais conhecido! Recomendo, e MUITO!

P.S: e a capa é uma das mais linda que já vi!

Daniel.Martins 03/02/2016

Quebrando barreiras
Você tem preconceitos leitor?

Antes de responder que "não, de jeito nenhum", vamos refletir sobre o que é preconceito.

Muitas pessoas confundem discriminação (um ato imbecil) com preconceito que é apenas ter uma opinião formada à respeito de algo que não conhece muito bem.

Então todos nós temos preconceito sobre o planeta Marte, afinal não o conhecemos ainda, certo?

Dito tudo isso, posso passar ao livro que vamos avaliar hoje. O castelo das águias de Ana Lúcia Merege. O livro foi publicado pela editora Draco, conhecida por investir em autores nacionais de fantasia.

O primeiro obstáculo a se superar quando se pensa em ler o livro é: "É uma obra para meninas?" Confesso que ao olhar a capa me imaginei lendo um daqueles romances melosos em primeira pessoa onde apenas os sentimentos amorosos da protagonista são explorados. A autora parece ter antevisto essa possibilidade e, já no prólogo, tratou de colocar ação e fantasia para que o leitor saiba do que se trata.

Superado esse preconceito veio outro: "A protagonista chega a uma escola de magia" e o leitor imediatamente pensa "outro Harry Potter?" "Jornada do herói de novo?" Mas aí descobrimos que Anna não chega como aluna, mas como professora. Ufa! clichês e preconceitos superados, podemos falar da história que é o que interessa.

O castelo das águias é uma aventura. Gênero sufocado pelos rótulos que vieram depois. Vamos chamar de aventura fantástica então (nem sei se esse rótulo existe) e é contado em primeira pessoa pela visão de Anna, uma mulher que deixou sua casa no meio da floresta para ensinar magia em uma escola no meio da civilização.

O livro é interessante e a autora sabe cativar a curiosidade do leitor, fazendo-o querer ler mais para saber o que vem à seguir. Temos sim um romance, mas nada de meloso, na medida certa, temos vilões, heróis e bons coadjuvantes. Uma boa e divertida leitura.

Os pontos negativos vão para o excesso de personagens. As situações propostas exigiam que Anna conhecesse muitas pessoas e a autora acaba nomeando e descrevendo superficialmente cada uma delas. No final do terceiro capítulo você já ouviu falar de uns 30 personagens e não se lembra de metade.
Por sorte eles não são muito importantes e aqueles que tem papel relevante acabam sendo melhor descritos.

Não leia se você quer algo profundo, psicológico ou cheio de camadas. Não há viradas ou grande revelações.

Leia se você gosta de uma boa aventura, bem escrita e estruturada, com personagens interessantes. Leia também se você é um aspirante a escritor ou escritor iniciante pois verá como estruturar uma obra simples.

site: www.desinformadoss.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5