O Castelo das Águias

Resenhas - O Castelo das Águias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel.Martins 03/02/2016

Quebrando barreiras
Você tem preconceitos leitor?

Antes de responder que "não, de jeito nenhum", vamos refletir sobre o que é preconceito.

Muitas pessoas confundem discriminação (um ato imbecil) com preconceito que é apenas ter uma opinião formada à respeito de algo que não conhece muito bem.

Então todos nós temos preconceito sobre o planeta Marte, afinal não o conhecemos ainda, certo?

Dito tudo isso, posso passar ao livro que vamos avaliar hoje. O castelo das águias de Ana Lúcia Merege. O livro foi publicado pela editora Draco, conhecida por investir em autores nacionais de fantasia.

O primeiro obstáculo a se superar quando se pensa em ler o livro é: "É uma obra para meninas?" Confesso que ao olhar a capa me imaginei lendo um daqueles romances melosos em primeira pessoa onde apenas os sentimentos amorosos da protagonista são explorados. A autora parece ter antevisto essa possibilidade e, já no prólogo, tratou de colocar ação e fantasia para que o leitor saiba do que se trata.

Superado esse preconceito veio outro: "A protagonista chega a uma escola de magia" e o leitor imediatamente pensa "outro Harry Potter?" "Jornada do herói de novo?" Mas aí descobrimos que Anna não chega como aluna, mas como professora. Ufa! clichês e preconceitos superados, podemos falar da história que é o que interessa.

O castelo das águias é uma aventura. Gênero sufocado pelos rótulos que vieram depois. Vamos chamar de aventura fantástica então (nem sei se esse rótulo existe) e é contado em primeira pessoa pela visão de Anna, uma mulher que deixou sua casa no meio da floresta para ensinar magia em uma escola no meio da civilização.

O livro é interessante e a autora sabe cativar a curiosidade do leitor, fazendo-o querer ler mais para saber o que vem à seguir. Temos sim um romance, mas nada de meloso, na medida certa, temos vilões, heróis e bons coadjuvantes. Uma boa e divertida leitura.

Os pontos negativos vão para o excesso de personagens. As situações propostas exigiam que Anna conhecesse muitas pessoas e a autora acaba nomeando e descrevendo superficialmente cada uma delas. No final do terceiro capítulo você já ouviu falar de uns 30 personagens e não se lembra de metade.
Por sorte eles não são muito importantes e aqueles que tem papel relevante acabam sendo melhor descritos.

Não leia se você quer algo profundo, psicológico ou cheio de camadas. Não há viradas ou grande revelações.

Leia se você gosta de uma boa aventura, bem escrita e estruturada, com personagens interessantes. Leia também se você é um aspirante a escritor ou escritor iniciante pois verá como estruturar uma obra simples.

site: www.desinformadoss.blogspot.com

AllanATS 17/02/2016

Uma história bem leve e interessante
A primeira coisa que eu não poderia deixar de comentar é que esse foi o primeiro livro (E-book) fruto da parceria do Blog com a Editora Draco, que é voltada a publicação de obras de autores nacionais.

“O Castelo das Águias” é um livro de fantasia e aventura. Ele é narrado todo em primeira pessoa, sempre através da visão da protagonista Anna, que é uma professora recém-chegada a uma escola de magia para humanos, elfos ou a combinação de ambos.

Anna é uma personagem muito interessante, pois diferente do que se espera ela não é fisicamente forte, nem anormalmente habilidosa, nem consegue usar magia (apesar de dar aula em uma escola de magia na qual ela ensina a matéria de “sagas” que seria algo parecido com história) o que normalmente os personagens de histórias de fantasia acabam se tornando em algum ponto da narrativa (quem nunca leu aquele livro em que em menos de duas páginas um personagem que não sabia fazer nada virou um super mestre em todas as habilidades do mundo?). Apesar dessas características Anna não é uma “pobre coitada” que é o que normalmente acontece com personagens sem muitas habilidades, nem encarna também aquele espírito de super mulher (tão comum nos livros de hoje em que as protagonistas sejam mulheres) ela é apenas ela! Como uma pessoa comum, com algumas habilidades justificadas pela sua origem e criação, que se vê em situações incomuns e perigosas.

A história do livro é interessante, mas tanto o tema como a narrativa não chega a ser lá muito inovador. Uma coisa que incomoda um pouco no livro é que ele tem muitos clichês em algumas partes. É como se algumas cenas fossem várias sequências de clichês que fazem varias partes da história serem previsíveis. Contudo o livro não é completamente entupido de clichês, em alguns momentos o leitor espera que algo aconteça e essa coisa acaba por não acontecer, às vezes porque a história dá uma virada e às vezes porque simplesmente não acontecem. O livro tem uma energia que da a impressão de que alguns acontecimentos aconteceram simples e exclusivamente porque aconteceram, (kkk) não é como se nada forçado tivesse ocorrido, tudo flui bem naturalmente em vários pontos. (o que eu particularmente achei bem interessante).

Outra coisa que incomoda um pouco é que a história de alguns personagens é mal explorada, como por exemplo a história do personagem “Kieran” que parece ser muito interessante, mas é muito vagamente explorada (mesmo havendo outros livros com esses personagens eu achei que poderiam ter desenvolvido um pouco mais a história deles).

Outra característica que marcam todos os personagens é a personalidade inalterada e inabalável, quem é bom é bom e quem é mau é mau, não existe meio termo, nem mancha cinzenta, a única possibilidade de algum personagem bom fazer algo mau é se estiver sobre o domínio algum personagem mau, da mesma forma que a única maneira de algum personagem mau fazer algo bom é se ele mudar completamente todas as visões que ele tem e passar a ser totalmente bom daí por diante. Esse tipo de característica não é muito boa para personagens, já que mesmo pessoas boas, fazem coisas ruins eventualmente.

Tanto o estilo de escrita quanto o universo criado pela autora são muito interessantes, apesar do último ser pouco explorado nesse livro esse deslize é perdoado tendo em vista que existem continuações e várias histórias que ocorrem no mesmo universo (algumas com personagens diferentes) o que faz com ele acabe sendo mais bem explorado com o decorrer dos livros.

O Veredito Final?

O Castelo das Águias não é uma obra de fantasia única nem inovadora, mas isso não implica dizer que é uma obra ruim, pelo contrário a narrativa é interessante a história prende a atenção do leitor. Por ter sido escrito por uma autora Nacional (Ana Lúcia Merege) já ganha vários pontos na minha visão pessoal. O universo criado pela autora tem grande potencial e para quem curte o gênero Fantasia e Aventura com certeza a história vai se mostrar bastante envolvente e descontraída.

Mais Resenhas lá no meu Blog livrorando.wordpress.com

site: https://livrorando.wordpress.com/

Brina.nm 14/01/2016

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
Ana acaba de sair de sua aldeia na floresta para ser a Mestra das Sagas (uma espécie de professora de história) no Castelo das Águias, a convite de seu mentor Camdell. Lá é tudo muito diferente de onde veio, humanos, elfos e mestiços vivem todos no mesmo lugar, sem nenhuma rivalidade, e além da escola treinar magos, eles também são responsáveis por transformar as águias para auxiliar na guerra, isso só é possivel porque elas bebem de um lado na região, e depois o mago pronuncia um encantamento temporário e elas se transformam em águias de guerra.

Anna tem um papel muito importante na história que segue envolvendo as águias guerreiras, pois alguns representantes de Scyllix (outra escola mágica) querem que essas águias fiquem a disposição de suas terras sempre, mesmo não havendo guerra, o que não é possível, já que elas sofreriam e morreriam, pois a transformação delas e sua volta ao normal só é possível pelo lago que fica nas terras do castelo das águias.

A Mestra é uma das escolhidas para interceder pelas águias no conselho, e a partir daí, sua presença é muito importante para a decisão de todos os votantes, pois ninguém menos que a Mestra das Sagas saberia explicar tudo que acontecerá se os animais forem levados embora.

O final é inesperado, temos uma luta na qual o vilão executa seu plano com quase perfeição…
O livro é uma leitura gostosa, para uma ressaca literária ou então só para mudar os ares mesmo.

Mesmo sento tão pequeno e fininho, a história é muito bem contata e tudo muito explicado, compreendemos as dúvidas de Anna em um lugar tão diferente do que foi criada e vemos pouco a pouco a sua evolução, de uma garota que chegou ali sem mesmo conhecer o castelo para ensinar as crianças, para uma Mestra que tem o dom da palavra e consegue passar firmeza e até autoridade no que diz.

A autora fez um ótimo trabalho com o livro, pois ela nos dá drama, fantasia e até romance, e conhecemos os costumes de um povo fictício que é bem diferente, elfos, humanos e meio-elfos, onde é quase incomum alguém ser humano puro.

O livro cumpre o que promete, e não nos deixa com dúvidas de furos na história, se você está procurando uma leitura rápida, boa e não muito complexa esse livro é pra você, já que está procurando algo mais sério e analítico acho que não funcionará tão bem.

A capa é bonitinha, mas o trabalho feito ‘dentro’ dele é lindo, o mapa nos situa muito bem nos lugares mostrados na história, e temos alguns detalhes no livro bem com cara de clássico, como as letras dos primeiros capítulos e a bordas bordas.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2015/08/o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege-1.html

Thaisa 01/03/2016

Uma fantasia encantadora!
Depois de um mês intenso de leituras, acabei ficando com ressaca literária e não conseguia me concentrar em nenhuma leitura que eu pegasse pra ler. Fiquei assim uns dias até que a editora Draco me apresentou este livro e finalmente consegui me prender na história. E que história deliciosa! A Cada obra nacional que leio, me apaixono um pouco mais por nossos autores e fico abismada em saber que eles não tem a devida atenção dos leitores e de algumas editoras que temos no mercado. Aqui no Brasil existem autores muito talentosos, como é o caso da Ana.

O Castelo das Águias é o primeiro livro da série Athelgard. Um Romance Fantástico que vai agradar muito ao público fã de Harry Potter e Senhor dos Anéis. É uma fantasia juvenil, que mescla alguns elementos dessas duas sagas citadas, mas com uma história completamente diferente de Hogwarts ou mesmo da saga do O anel. Mas, estamos diante de uma Escola para Magos e a magia está presente do início ao fim.

A narrativa é em primeira pessoa, do ponto de vista de Anna, nossa protagonista e recém chegada à Escola para magos como a nova Mestra das Sagas. Anna é uma meio-humana (mestiça de elfo e humano), que está saindo pela primeira vez de sua tribo, localizada na Floresta do Teixo, para uma cidade de humanos que é habitada por elfos, humanos e mestiços. Ao chegar lá, ela conhece os outros mestres e alunos e consegue se adaptar muito bem. Anna é uma mulher inteligente e tem o dom da oratória (não é à toa que é Mestre das Sagas) e não demora a fazer amigos e arrumar encrenca...

Como toda fantasia somos apresentados a uma quantidade enorme de personagens e confesso que fiquei meio perdida no início até conseguir me ambientar com a história. Depois disso a história e o reconhecimento dos personagens fluiu naturalmente. Temos alguns personagens que se destacam, mas meu foco principal vai para Kieran, o Mestre das Águias e um personagem muito importante na trama para a vida de Anna. Sim, estou apaixonada por ele!

Apesar de ser uma escola de magia, o foco não está nos alunos e nem na magia em si, mas sim nas águias que existem no local. Isso eu achei fascinante, pois quem achar que esse livro é apenas uma tentativa de copiar Harry Potter estará muito enganado. Toda a trama criada pela autora envolve essas águias (que são diferentes de outras que existem nesse mundo) e com isso ela inseriu elementos marcantes e cativantes.

O Castelo das Águias, apesar de ser um livro fino tem sua história muito bem amarrada. A autora não deixou pontas soltas e tudo se encaixa perfeitamente bem. Como falei, a história é encantadora e prende o leitor de uma forma arrebatadora. O final é eletrizante e me deixou com um gostinho de quero mais.

Com toda certeza recomendo esse livro para quem gosta de fantasia, de magia e de elfos. Para aqueles que querem uma leitura leve, divertida e emocionante também!

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/01/resenha-o-castelo-das-aguias-de-ana-lucia-merege/

Arine-san 12/03/2016

Um sentimento que define o fim da leitura do primeiro livro da série de Ana Lúcia Merege é surpresa. Digo, surpresa de verdade. Pelas personagens, pela história e pela maturidade da narrativa. Como eu não havia lido criticas antes de começar a leitura, eu não sabia que o que me esperava da primeira página para frente era uma aventura que você só se sente saciado ao virar a última página - ou nem assim!

*Essa leitura fez parte do Book Tour promovido pela Evan's Assessoria

Tudo começa quando nossa protagonista, a Anna de Bryke, é chamada para ser professora da Escola de Magia, substituindo a antiga Mestra de Sagas do castelo. Seu objetivo? Ensinar aquilo que sempre te deu prazer, que foi conhecer as sagas de seu mundo e escrever as suas próprias. Porém, sua chegada no castelo é acompanhada por uma questão antiga que volta ao castelo de tempos em tempos: há gente mal intencionada de fora do castelo que quer tirar as sagradas águias guerreiras de lá para usá-las na guerra. Por essas águias possuírem um pouco de magia no próprio sangue, isso as faz diferente de qualquer outra águia em outro lugar do mundo, mas também as faz mais delicadas em outros sentidos. E é procurando defender as águias que Anna se aproxima do misterioso - e grosso! - Kieran.

A história tem um toque de aventura mais sutil que outros livros de fantasia fantástica, mas ainda assim o ritmo permanece seguro e rápido, com exceção do inicio. Demorei um pouco pra deslanchar as primeiras 50 páginas, mas depois disso a leitura correu quase voando. As cidades, religiões, Heróis - uma forma de deuses - e complexidades de Athelgard são apresentados pelo leitor aos poucos, enquanto a própria história avança. E, apesar do mundo encantar o leitor com seu funcionamento, não há nada mais cativante que a própria protagonista da história, a Anna.

Cá entre nós, sou dessas leitoras chatinhas mesmo. Caço entre os livros de fantasia uma boa personagem feminina principal. Há de verdade uma falha nesse ponto, principalmente porque a maioria dos livros de fantasia são escritos por mulheres. Mas Ana Lúcia conseguiu construir uma personagem forte, carinhosa, mas ainda assim preparada para fazer qualquer coisa para salvar sua própria vida e a vida de quem ama. Ele ter sido narrado em primeira pessoa pela própria Anna só dá mais personalidade para a própria narrativa, e todas as informações novas sobre Athelgard teve um toque de descobrimento por parte de Anna também, e isso é maravilhoso. Resumo da ópera, quero uma Anna pra chamar de minha

site: https://redatoraquele.wordpress.com/2015/11/16/resenha-o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege

brendasnb 23/03/2016

Mais uma obra nacional que me enche de orgulho
Sabe aquele momento lindo em que você lê um livro que tem vontade de conferir desde que lançou? No meu caso, aconteceu 5 anos depois! haha Fiquei super feliz quando a Editora Draco me deu a oportunidade de resenhar O Castelo das Águias. Mais uma obra nacional que me enche de orgulho.

Este é o primeiro volume da série Athelgard, onde conhecemos nossa protagonista, Anna de Bryke. Uma humana que foi criada numa pequena vila onde sua raça e os elfos convivem em harmonia. Sendo uma mulher muito inteligente e habilidosa com as palavras, Anna foi convidada pelo Mestre Camdell a ser a nova Mestra de Sagas do Castelo das Águias, uma escola de Magia e Artes.

(Não, não é igual a Hogwarts! haha)

O castelo tem esse nome devido às águias que residem na floresta local. Elas são cuidadas pelo mago Kieran, o Mestre das Águias da escola (e o amor de Anna). Em tempos de guerra, essas águias são transformadas para ajudarem o exército. No entanto, essa questão é muito delicada e existem magos dispostos a fazer qualquer coisa para que essas águias sejam tiradas do domínio da escola e se tornem um exército constante, ao invés de um auxílio em tempos emergenciais. E isso trará grandes problemas ao Castelo das Águias e os Mestres irão à luta.

Com uma narrativa fluida e cativante, a autora consegue prender o leitor e criar uma trama muito bem amarrada mesmo em poucas páginas. O livro não precisou de extensas descrições para ambientar o leitor. É muito fácil entrar na história, entender onde estamos, como o local se parece e o que fomos fazer ali. Com drama, fantasia, costumes, tradições, política, lutas, personagens variados, um pouco da rotina dos professores e alunos e um toque de romance, O Castelo das Águias é uma leitura rápida, interessante e de grande proveito.

Há quem diga que o romance entre Anna e Kieran foi forçado. Realmente, acontece um pouco rápido demais e a Anna tem uns períodos de "socorro, eu o conheço tão pouco!". Mas, eles foram criados em meio a tradições e magias, eu acho que é normal acontecer isso de "encontrei quem eu procurava".

Em conclusão... Todos aqueles que adoram uma boa aventura fantástica bastante fluida e também quem só quer se livrar de uma ressaca literária, irão se agradar com o universo criado por Ana Lúcia Merege. Estou ansiosa para ler a sequência.

site: http://www.sonhosemtinta.com.br/2016/03/resenha-o-castelo-das-aguias-ana-lucia.html

Helena Eher 22/04/2016

Blog/ Canal Leitora na Holanda
O Castelo das Águias é um romance fantástico infanto-juvenil escrito pela autora brasileira Ana Lúcia Merege.

Num cenário onde há elfos e humanos, a história conta sobre Anna de Bryke que será a nova Mestre de Sagas da Escola de Magia de Athelgard. (Essa escola lembra bastante Hogwarts, por termos professores entendedores de assuntos ligados à magia).

Lá, Anna conhece Kieran, um professor bem rígido que cuida da águias, animais peculiares que têm o poder de se transformar em verdadeiras armas de guerra.

A história gira em torno de Anna e os desafios de sua nova profissão; do sentimento que começa a surgir entre ela e Kieran; e da necessidade de proteger as águias de pessoas poderosas que querem se apropriar delas.

Por ser um livro infanto-juvenil, a história se desenvolve com facilidade, é rápida e bem gostosa de ler. Gostei do enredo, mas senti falta de conhecer melhor esse mundo fantástico, achei que o romance, por exemplo, teve mais ênfase do que o universo em si Eu, particularmente, gostaria de saber mais sobre os elfos e sobre o que se passava na escola.

site: http://leitoranaholanda.com.br

Cristiano.Konno 10/01/2016

Eu gostei do livro. Quando se conhece a premissa é humanamente impossível não se lembrar de Hogwarts. Mas é precipitado, pois tirando o fato que estamos numa escola de aprendizes de feiticeiros, tudo é diferente. O foco não está nos alunos, apesar de alguns deles terem seu destaque em alguns momentos, o foco está mesmo em Anna, uma professora nova que vem com a missão de se tornar a nova Mestra das Sagas. Em pouco tempo, Anna se vê num impasse diplomático à respeito das águias especiais que habitam as terras do Castelo/Escola. Além de se tornar com o tempo uma das peças fundamentais desse impasse, Anna também se vê rapidamente apaixonada por Kieran, o guardião das águias. É um romance acima de tudo, um tipo de gênero que não estou acostumado, mas a fluência e a criatividade das situações, lugares e personagens me fizeram lembrar mais uma vez que existe muita qualidade na literatura brasileira. Recomendo.

Vanessa 17/10/2017

Resenha - O Castelo das Águias
Música em Suas Tranças (Um conto gratuito que você pode ler aqui) foi a primeira história que li do mundo de Athelgard.  Ali já percebi quão simples e bonita era a história de Kieran e Anna. Em O Castelo das Águias, não é diferente. Essa seria uma narrativa simples, se não fosse por seu universo fantástico. Ana Merege une a magia, com humanos e elfos, deuses mitológicos, xamãs e águias em mundos únicos, com culturas e histórias próprias. Dentro disso, ela trás a tona assuntos como diversidade, meio ambiente, política e poder. Isso tudo, nas mãos (ou na cabeça) de outros, poderia ser uma incrível confusão. Mas Ana consegue contar a história com tal capricho que torna tudo fluido e natural.

Acho que posso aqui recomendar O Castelo das Águias para todas as idades, pois foi feita para encantar todos os seres - homens ou elfos - de todas as idades. Afinal essa não é só uma história de amor, mas também uma história sobre a importância da liberdade. Já estou na ansiedade para ler A Ilha dos Ossos, segundo livro da saga. E claro, quando isso acontecer, conto pra vocês.
Uma observação final: Além da linda capa de Carolina Mylius, o livro foi impresso em papel pólen bold de ótima qualidade e trás lindas ilustrações de mapa e arabescos (se é que posso chamar assim).

Kimm_2k 31/05/2016

Leitura agradável e envolvente
O Castelo das Águias, apesar de ser um livro com poucas páginas, contém um história envolvente, onde somos levados a conhecer um mundo diferente, no qual, habitam humanos, elfos e outros seres mágicos.

O livro trás uma narrativa em primeira pessoa, onde acompanhamos a Anna, que é uma humana que viveu toda a sua vida em uma vila de elfos, mas que acabou de se mudar para a cidade, para se tornar a nova Mestra de Sagas na Escola de Magia.

Para ela tudo é novo e diferente, tudo é fascinante e ela está animada para viver essa novidade e dar o seu melhor, ensinando aos seus novos alunos um pouco de seus conhecimentos.

No começo da história somos apresentados ao castelo de Vrindavahn, aos personagens e a história, e conforme a mesma vai caminhando, vamos entendendo como funciona o novo local de trabalho da Anna, bem como, qual o conflito entre as pessoas da Escola de Magia e os mestres da cidade de Scyllix.

O conflito em questão se baseia, na disputa pelas águias, criaturas mágicas, residentes no castelo e que tem a habilidade de serem transformadas em águias guerreiras, que podem ser utilizadas para lutar junto aos Mestres das Águias.

De um lado da disputa está a Escola de Magia de Vrindavahn, que defende que as águias devem continuar vivendo onde estão, pois, isso é o melhor para elas. E do outro lado está os mestres de Scyllix, que veem as águias apenas como armas e não se importam com o bem estar delas.

Essa disputa acarretará várias discussões, conflitos e perigos, mas ainda sim, no meio de tudo isso, há espaço para surgir um romance, um amor entre duas pessoas muito diferentes, contudo, que não deixa de ser verdadeiro e forte.

O livro possui ação, aventura e um romance daqueles que aquecem o coração. Não é daqueles romances de te fazer chorar ou se revoltar, mas é algo doce e singelo, algo agradável de acompanhar o desenvolver.

Em resumo, o livro é uma ótima leitura, a qual recomendo que leiam. Ela não é uma leitura que irá marcá-los, mas é uma boa história para passar o tempo e viajar em um novo universo.

site: http://www.abobrinhacomchocolate.com.br/2016/05/resenha-o-castelo-das-aguias.html

sentilivros 02/06/2016

resenha de O Castelo das Águias
"E o nome e as palavras... eram mais que Magia do Pensamento, não é?"
Recebi o livro em e-book através de uma parceria com a editora Draco. Havia alguns títulos para escolha, mas quando vi O Castelo das Águias não tive dúvidas e não me arrependi. Amei o livro. Já conheci a escrita da Ana e como sempre ela nos envolve totalmente em sua história.
Aqui vamos conhecer Ana e ouros mestres da Escola de magia Castelo das Águias.
Quando falamos em magia lembramos quase que imediatamente de Harry Potter. Porém, aqui estamos mais intimos aos mestres e as relações com a sociedade no geral. Não apenas as rotinas da escola. Também ative um deja vu com Tolkien, talvez pela questão da águias mesmo e as relações entre os seres. Pois em Athelgard temos elfos, meiohumanos e humanos se relacionando. Em alguns lugares até pacificamente e em outros nem tanto. Mas, ainda assim há aqueles que acreditam-se superiores devido sua raça.
"Bom, mesmo nesses números eu percebi que estávamos lidando com magia - respondi, um pouco envergonhada. - Não era a da Forma e a do Pensamento, não ainda, mas era a do ser, a do fazer, a do acreditar. É aquele tipo de magia presente, e necessário, na vida de todas as pessoas"
O livro começa cem um momento crucial para a história e se desenrola como uma lembrança até chegar na parte citada. Vemos como uma jovem, digamos recém formada,vai crescendo como personagem e na história. descobrimos alguns segredos, romance, brigas e amizade.
Eu li o livro em um dia. A leitura rápida e prazerosa nos proporciona bons momentos e algumas reflexões.
Eu amei e super indico!
"Descobrir as histórias de vida daqueles jovens. Fazer com que as contassem, as representassem, as enlaçassem a outras histórias que existiam no mundo. Só assim poderiam viver segundo o lema da Escola. Pela Arte e pela Magia!"

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2016/06/o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege.html

Monique 06/07/2016

Resenha - O Castelo das Águias (Athelgard #1)
O Castelo das Águias é um livro de fantasia, onde podemos conhecer personagens cativantes, bem estruturados e misteriosos. Cada um com sua história e personalidade diferentes.
A autora conseguiu criar um universo mágico onde elfos e humanos convivem juntos em aldeias e cidades.
O que falar da Escola de Magia ? Eu diria que é uma Hogwarts diferente, pois além de haver magos, há também humanos e elfos (e descendentes de elfos) estudando e lecionando na escola. Além de que durante a história, vemos a narração nos mostrando o lado dos professores, principalmente o de Anna, a personagem principal.
Falando nela, eu adorei a personagem! Inteligente, decidida e forte!
Anna foi criada pela avó em uma aldeia de elfos, onde existem várias Casas, a sua é a dos Lobos (podemos nos lembrar de Game Of Thrones, talvez). Ela foi convidada pelo Mestre Camdell (o Mentor da Escola) para ser a Mestra das Sagas e lecionar na escola.
O livro é todo narrado pela Anna, o que nos deixa mais íntimos da personagem.

"- Não sou princesa nenhuma! - repliquei, esquivando-me ao toque grosseiro. - Nem dançarina, aliás. Sou Anna de Bryke, mestra de sagas... e professora da Escola de Artes Mágicas."

As cenas de ação são descritas com simplicidade o que facilita na compreensão e imaginação, além de nos deixar aflitos para saber o que vai acontecer em seguida.
Não tem muita enrolação na narração, tudo é descrito de forma simples e madura.

Acho que podemos comentar sobre o romance entre Anna e o seu prometido (não irei dizer o nome, para não dar spoiler).
Logo quando Anna chega no castelo, já podemos perceber por quem ela se sente atraída e logo ficamos pensando se o sentimento é recíproco.
Aqui o romance não é algo clichê que podemos ver na maioria dos livros de fantasia. É algo mais leve, mais "fofo".

"- Eu, escrever ? Você é a mestra das sagas - lembrou meu prometido. - É você que vai contar a nossa história um dia."

Queria comentar que a mitologia criada pela autora me fez lembrar da Mitologia Nórdica. Não sei se a referência é de fato, mas me fez lembrar dos Deuses Asgardianos!

Enfim, posso dizer que amei a história e que com certeza irei ler os outros livros da série!
Me apaixonei pelo universo criado pela autora e pelos personagens principais.

Minha nota: 5/5

site: http://invernode1996.blogspot.com.br/

Marcos Antonio 05/04/2017

O castelos das àguias
Livro conta a história de Anna moça de avós Elfos Brilhantes e com descendência humana que e vivia na vila dos Elfos no clãs dos Lobos e professora de Sagas ( História de heróis) que foi convidada para dar aulas em uma escola de magia, lá conheceu as águias que era usada na guerra e o enredo do livro é esse. Ana se apaixona por um dos magos da escola responsável pelas águias. O que eu achei falho foi a autora modificar a aparência Élficas, a meu ver todos deveria se manter no Padrão dos Elfos de TOLKIEN.

Dear Book 09/04/2017

Escola de magia criada por uma brasileira
[Resenha com corte de trechos ilustrativos e imagens; confira no link no blog]
Por Eliel: Anna de Bryke é uma jovem apaixonada por histórias, conhece muitas delas, seja por estar sempre lendo ou ouvindo de seu povo. Sempre trocando cartas com Mestre Camdell logo ela recebe o convite a se juntar ao corpo docente da escola de magia como Mestre das Sagas no Castelo das Águias.  Lá os aprendizes aprendem sobre magia e arte, uma escola única nas Terras Férteis. Longe de sua tribo Anna terá que se adaptar à vida em uma cidade grande.

Com a ajuda do mestre das águias Kieran de Scyllix e do seu conhecimentos das sagas, Anna luta para manter a salvo as águias de magos que gostariam de usá-las contra Althergard. As águias desse lado das Terras Férteis são muito especiais, elas têm acesso à uma fonte de águas mágicas que as transformam (com a ajuda do mestre) em águias guerreiras que são usadas em momentos de conflito. O grande impasse desse livro é que há um grupo que deseja reproduzir essas águias em massa para proteger Althergard mesmo em dias de paz. Anna, Kieran e outros não concordam com esse uso abusivo desses animais como armas. Juntos enfrentarão muitas dificuldades para proteger as águias e os alunos da escola.

Personagens bem construídos e narrativa bem amarrada,leitura clara e fluída. Fiquei surpreso com a qualidade da escrita de Ana Lúcia Merege, ela tem um talento nato para a literatura fantástica. Esse é o primeiro livro que leio dela e com certeza já quero ler a continuação dessa saga.

O próximo livro é A Ilha dos Ossos, esse terá como foco o misterioso Mestre Kieran. Ao chegar ao final de O Castelo das Águias não pense que acabou. Ainda teremos muito mais, foi um prazer descobrir Ana Lúcia Merege, quero ler mais e você também vai querer.
P.s.: Fãs de Harry Potter, podem ler e se tornarem fãs dessa escola de magia criada por uma brasileira. Vale a pena.

site: http://www.dear-book.net/2016/06/resenha-o-castelo-das-aguias-athelgard.html

GVertamatti 14/01/2016

Surpreendente e não o que eu esperava.
Eu esperava, pelo título e resumo, um livro paralelo à Hogwarts e Senhor dos Anéis.
Estava completamente errado. Fui surpreendido por uma história muito cativante, com narração fluida e sedutora, como um conto de fadas deve ser.
Recomendo muito a leitura desse livro. Se quiserem saber todos os motivos, basta olhar minha crítica a respeito dele.

site: http://gamehall.uol.com.br/meialua/o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege-critica/

1 | 2 | 3 | 4 | 5