O Monte Cinco

O Monte Cinco Paulo Coelho

Resenhas - O Monte Cinco

CD 20/08/2015

Monte Cinco
É um livro do autor Paulo Coelho o qual gostei muito. O escritor criou um romance de leitura fácil e rápida. O romance foi baseado na Bíblia e, por isso, muito rico em ensinamentos e fé. Muito interessante ler textos bíblicos numa linguagem muito diferente da tradicional. Elias o personagem principal da narrativa, questionara algumas vezes sobre sua fé. Por ter que conviver com as tragédias, conflitos, entre outras. Embora seja um homem religioso e do bem, Elias, terá que enfrentar as superstições e tradições religiosas enraizadas, as quais o levarão a presença de Deus. A trama é bem elaborada e, nos transmite conforto e muita paz. Eu adoro textos que nos fazem crer em dias melhores, e esse, sim, talvez, um tanto autoajuda. Mas, por que não? Acho muito válido e indicado tudo que possa nos elevar como seres humanos.

E esse livro vale a pena, por nos transmitir uma lição de vida muito forte, onde ficamos frente a frente com nossas escolhas. Portanto, recomendo e dou nota máxima.

Sinopse: O Monte Cinco

O profeta Elias enfrenta em toda a sua trajetória lutas constantes com Deus e com o próprio homem. Nunca desvaneceu em suas batalhas. Porém como um homem de fé sempre esperançoso no amanhã, ergue-se a cada dia, vencendo os obstáculos, acreditando que o Senhor guiando-o, levava-o a superar incansavelmente o mal que paira sobre a terra. Deus o encaminha, no século IX antes de Cristo, de Gileade à cidade de Sarepta (Akbar) em Sidon no Líbano. Após três anos e seis meses de intensa fome em Israel. Nesse ínterim, o Senhor prepara uma viúva que lá se encontra na companhia de seu único filho, para abrigá-lo. Determinado a castigar Israel com muitos anos de seca por causa de Jezabel (a grande princesa de Tiro) em ordenar a perseguição e morte dos profetas dessa terra por não adorar os deuses fenícios. Ao chegar a Akbar, pede água e pão a uma mulher (a viúva) que estranha o pedido por reconhecê-lo israelita. – “Mas a cidade não é rica?” – “Os pobres existem sempre, não importa o quanto sejam ricas as cidades.” O punhado de farinha da panela e o pouco do azeite da botija da viúva multiplicaram-se, pois o Senhor havia dito a Elias que a farinha não acabaria e o azeite não faltaria até que chovesse novamente sobre aquela terra. Elias passou a viver na casa da viúva, participando de tudo e politicamente dos problemas da cidade. O filho da viúva morre e passam a culpá-lo por essa desgraça. Exigiram que subisse o Monte Cinco, onde os sacerdotes faziam execuções sagradas e falavam com os deuses. Acreditavam que Elias seria punido e tragado pelo fogo do céu. Subiu sob gritos e pedradas e um anjo do Senhor lhe aparece. Orientou-lhe que voltasse à cidade e solicitasse que o menino retornasse à vida. O Senhor o ouviria na terceira vez. Assim o fez, e o menino ressuscitou. A multidão que ali se encontrava passou a respeitá-lo. Elias e a viúva apaixonaram-se, mas jamais se tocaram. Ela morre na invasão dos Assírios. E ele, o seu filho, algumas viúvas e anciãos que sobreviveram reconstroem a cidade de Akbar. Depositou toda a sua energia nessa recriação do passado. Levantou a cidade de suas ruínas, recuperou e ampliou a biblioteca. Lembrou-se da lenda da cidade: o seu fundador passara por lá, dormiu no local e fincou um pau no solo, que no dia seguinte não conseguiu arrancá-lo. Marcou o local com uma pedra e descobriu um milagre – uma nascente de água – fonte da vida. As tribos foram se instalando em volta da pedra e do poço: Nascia Akbar. Estava feliz, orgulhoso de sua obra. Entendeu que as guerras são consequências da desobediência a Deus: Aquele povo O tinha desafiado, adorando Baal e suas divindades. Do Monte Cinco, contempla a cidade. Desce, sem olhar para trás, volta para Israel.

site: http://hobbies.cristinadeutsch.org/resenha-do-livro-monte-cinco/

Joaquim 09/07/2015

ÉPICO!!!
Com a maravilhosa história desse livro, e com a extensa sabedoria inserida nela, você vai se sentir inspirado a enfrentar os desafios sem perder o entusiasmo.

Lisandro 07/01/2014

Levantando após a queda.
Paulo nos dá uma injeção de ânimo compartilhando sua experiência sobre o inevitável. Praticamente todos nós passamos por isso uma ou algumas vezes na vida.

DIÓGENES ARAÚJO 19/09/2013

Ótima narrativa
Gostei da criatividade do autor em pegar uma história bíblica e traçar uma história paralela.
Narrativa muito bem feita. Recomendo.

nessa 27/06/2013

Fé e esperança
Baseado num trecho da Bíblia ,é uma lição de persistência e esperança.

Cássia Horowitz 29/01/2013

É um livro que fala das brigas que temos com Deus e sobre espiritualidade. Me trouxe paz e conforto!

Adriana 22/11/2012

Intimo e particular
Outra viagem e na época parecia que havia sido escrito pra mim!!!!
Estava em Foz, fazendo varios questionamentos e livro chega na hora mais crítica, me marcou muito.

Janaine 22/10/2012

Nhia...
Bom o livro é bastante interessante, na verdade é meio que um estudo da trajetória do profeta Elias, dá para aprender bastante com ele mais é muito bíblico rsrs se é que me entendem.. é uma faceta do Paulo Coelho que eu ainda não conhecia... mais enfim é bonitinho e bem escrito, meio auto ajuda mais bonitinho...
Gostei .. gostei...

Aline 12/10/2012

Profeta Elias
O livro é baseado na história bíblica do profeta Elias.
E entre vários ensinamentos, tras um que eu levo para toda a minha vida: "não questione por que as coisas acontecem, e sim, para que".

Joaquim 01/10/2012

Livro que me marcou
Do ponto de vista literário e estilístico, o livro não é nenhum fenômeno ou obra-prima. Porém , particularmente, sua história para mim foi a mais marcante que já li. O enredo é simples e a forma em que está organizado o texto é mais simples ainda. Todavia, na época em que o li, com as coisas e circunstâncias que se desenrolavam na minha vida naquele momento, o livro foi uma espécie de resposta. Nunca o esqueci, já fazem 11 anos da única vez que o li. Mas lembro muito bem como o livro chegou às minhas mãos, as ocasiões em que o decifrava e os instantes em que folheava as páginas.

Galo Doido 14/07/2012

Fraco
Não sei se é impressão minha, mas Paulo Coelho é um fenômeno, não como escritor, mas como vendedor de livros. Na maioria dos casos são livros muito ruins se comparado com a sua fama, nacional e internacional. Sinceramente, lí quase todos e não gostei de nenhum. Acho que as histórias são fracas e mal contadas. É e minha opinião.

Ludmila Aguiar 04/05/2012

Resolvi ler Paulo Coelho para tirar as minhas próprias conclusões a cerca de um autor aclamado internacionalmente mas que levanta controvérsias para outros leitores que não se agradam com o seu estilo místico.Foi o primeiro livro de Paulo Coelho que eu li e para um primeiro contato achei uma leitura chata,não consegui me envolver.Não me agradou a mistura de uma história bíblica como arcabouço para a narrativa do personagem,ficou maçante.Precisei de muita paciência para ler.
Ernani 10/02/2016minha estante
Faço minhas as tuas palavras!

Julia 23/06/2020minha estante
Gostaria de saber se leu outro livro do autor depois dessa experiencia como primeiro livro!?
Sugiro tentar outros.
Sou apaixonada pelos primeiros livros, li e reli alguns. Hoje, os livros atuais do autor citado, ja entraram na "modinha" e nao leio mais.