Perto do coração selvagem

Perto do coração selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

Melissa 12/12/2023

Provavelmente o livro de Clarice Lispector que eu menos gostei até agora e ainda assim gostei tanto. Vários nós na cabeça e os pensamentos que vão e voltam no livro mesmo depois da leitura.

melzinhamelao 06/12/2023

Clarice e a sua intensidade nos seus escritos
Confesso que em todos os livros dessa mulher, me pego refletindo muito sobre a vida e sobre nossa existência. e essas reflexões me deixa confusa, mas gosto da confusão. as vezes é bom não ter respostas para tudo e é o que aconteceu nesse livro.
consegui sentir todos os sentimentos da personagem principal, e inclusive, me identificar com eles.
é incrivel!! porém, achei um pouquinho confuso, talvez esse seja o objetivo: fazer o leitor ir mais a fundo na tamanha complexidade que são os nossos sentimentos e a nossa mente. =)

Vanessa.Castilhos 04/12/2023

Uma estreia premiada
Primeiro romance publicado por Clarice Lispector, em 1943.

Nesse romance de formação, Lispector desnuda o florescer de uma alma feminina, com seus anseios, individualidades, egoísmos, amores...

Poeticamente, através do fluxo de consciência, a narrativa faz com que o leitor se sinta muito próximo da personagem, completamente envolvido na esfera da sua intimidade.

Menina Joana: "- Ser feliz é para se conseguir o quê?" p. 27

Mulher Joana: "- Liberdade é pouco. O que desejo não tem nome." p. 67

Não foi uma leitura fácil, mas foi magnífica! Esse dissecar dos sentimentos da personagem é o que torna a leitura ainda mais maravilhosa!

Recomendo muito e aposto em uma releitura. ?

Livro premiado. Prêmio Graça Aranha.
Fabio 04/12/2023minha estante
Lindíssima resenha, Van!???
Parabéns!!!

Bruno 04/12/2023minha estante
É o meu favorito da Clarice Lispector. Acho de uma beleza ímpar.

Débora 04/12/2023minha estante
Ah, Vanessa, que resenha belíssima! Li para o vestibular e já nem me lembro mais. Vc me fez querer reler essa obra. Hj consigo entender a Mulher Joana

Débora 04/12/2023minha estante
?????

Carolina165 04/12/2023minha estante
???????????

Vanessa.Castilhos 04/12/2023minha estante
Fabio, meu amigo, muito obrigada pelo carinho!! ???

Vanessa.Castilhos 04/12/2023minha estante
Bruno, fazia muito tempo que eu não lia um livro dela, realmente é de uma beleza ímpar!! ?

Vanessa.Castilhos 04/12/2023minha estante
Débora, querida, muito obrigada!! ?? Hoje, conseguimos ter uma outra visão dessa leitura mesmo, maravilhosa!! ???

Obrigada, Carolzinha!! ??

AndrAa58 05/12/2023minha estante
Linda resenha! Acredita ué nunca li Clarice? Estou perdendo, não é?

Vanessa.Castilhos 05/12/2023minha estante
Obrigada, Andréa!! É daquelas leituras que exigem, mas sempre te recompensam no final! ??

Luana2610 01/12/2023

Ser livre ou confortável?
Eu amo como o tema da liberdade está presente nas obras de Clarice. Ela tem o poder de fazer a gente se identificar com os trechos como se eles estivessem falando de nós mesmos. ?Perto do Coração Selvagem? se tornou meu livro favorito por isso. Uma leitura que nos faz mergulhar dentro de Joana, uma mulher que tem a liberdade latente dentro de si, como uma pedra no sapato que está sempre ali, mas que ao mesmo tempo tem medo de largar a zona de conforto que é sua vida e usufruí-la. Joana é um pouco de todos nós. Adentramos em sua infância, suas vivências e traumas e também no processo catártico de sua vida adulta que é se abrir para a mais genuína liberdade.

Livia V 01/12/2023

Ler esse livro é como entrar em um buraco negro, um vazio
Um livro difícil, a Clarice sabe direitinho como transformar as situações em grandes e profundas reflexões sobre a vida. Acho que aqui você se encara com muito existencialismo, muitos abismos e analogias. No mais, um ótimo romance claro e se for servir de algo fica a dica de ir com calma e tentar n se matar ?

Dmont3 29/11/2023

Adorei, me afundei ainda mais na depressão após ler. Além de uma grande crise existencial.

Amei, Clarice perfeita!!!!

Nah S 27/11/2023

Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector
Finalizei este livro com uma sensação gostosa no peito. Quase como uma nostalgia. Como se tivesse entrado no universo particular de outra pessoa e conhecido todo o seu íntimo. É assim que vejo essa leitura, que para mim, meio que funde a história dos personagens com o relato dos sentimentos da própria autora, como num diário. Clarice transcreve as emoções de Joana e de todos os personagens com uma profundidade tão grande que só uma pessoa que realmente sente aquelas emoções poderia descrever.

O livro traz uma experiência de vida bastante profunda de Joana, sua infância, o relacionamento com o pai, com seu marido e com a amante deste. Joana tem uma ânsia muito grande por viver, realizar-se. Suas emoções e percepção do mundo ao seu redor são tão à flor da pele que é interessante notar pelas metáforas presentes.

Adorei notar que Clarice remete a figura de Joana e suas emoções, frequentemente, como semelhantes ao mar. Todos sentem algo ao se aproximar dele. Como a profundidade, sua imensidão, sua profundidade, sua explosão de força e a beleza de sua calmaria. A possibilidade de mudança de "humor", de tempo, reviravolta. Realmente amei essa leitura. A linguagem figurada e poética dele exige do leitor uma maior atenção, paciência e perspicácia, para perceber o sentido contido nas entrelinhas. Sem dúvidas, foi o livro mais desafiador que já li na vida.

Apesar de não ter uma linguagem direta, acredito que a beleza maior de tudo está em poder ter adentrado o universo particular da autora. Com certeza quero ler mais da Clarice no futuro e descobrir se ela mantém sempre esse padrão de linguagem, com muitas metáforas e mensagens subentendidas. Sempre tive curiosidade de conhecer seus livros.

Enfim, neste livro estão presentes personagens profundos e eu adorei as reflexões quando a narrativa passava a ser escrita do ponto de vista deles.

Super indico:

*****Meu trecho favorito:

" "Não sei" não é resposta. Aprenda a encontrar tudo o que existe dentro de você."

gabi 26/11/2023

"No entanto sentia que essa estranha liberdade que fora sua maldição, que nunca ligara nem a si própria, essa liberdade era o que iluminava sua matéria. E sabia que daí vinha sua vida e seus momentos de glória e daí vinha a criação de cada instante futuro."

rillari. 25/11/2023

Finalmente terminei
Demorei mais que o esperado para terminar esse livro por causa da faculdade, mas talvez tenha sigo algo muito bom eu pude me deleitar sobre as profundidades que o livro me propôs de uma maneira mais perene. Simplesmente uma obra de arte.

Sofia136 24/11/2023

10/10
Senti tanta coisa lendo q n tem nem como explicar, o pior foi ainda se identificar com a personagem e os sentimentos q trás junto vsfff

citraterranova 18/11/2023

Finalmente terminei este!!!! apesar de a escrita ter sido maçante pra mim porque eu gosto de entender o que to lendo e é difícil acompanhar o fluxo de pensamentos da clarice, eu adorei o livro e me identifiquei muito com a joana.

cajuleituras 14/11/2023

Não teria dado conta de ler esse livro se não tivesse meu professor de literatura brasileira toda terça e quinta falando sobre ele por duas horas.

Ryanhappy 13/11/2023

Para dentro de si
Perto do coração selvagem (1943) não é um livro e sim um monumento,Clarice nos transporta por meio de um Fluxo de consciência insano, que na história nos faz ter a sensação de que estamos sendo levados por meio do bombeamento de um Coração para o mais íntimo de cada personagem da historia,
Então caro leitor não tente entender cada minúcia desse livro,encare como uma experiência sensorial e emotiva que vai lhe penetrar o seu Ser cada vez mais fundo,como as ondas do mar.

debora-leao 12/11/2023

Livro bom e exigente: não dá pra se desconcentrar
Neste primeiro livro de Clarice o fluxo da consciência me assustou pela intensidade. Isso, unido a uma personagem às avessas de Macabéa, como é Joana, mulher totalmente introspectiva, poética, flutuante, resulta em um livro poético em detalhes, que precisa de atenção a cada palavra para que se acerte o ritmo. Não conseguia lê-lo qualquer dia em qualquer situação. A narrativa em si acaba ficando em segundo lugar, pq o livro é sobre relacionamentos com uma pessoa como Joana (ou sobre relacionamentos sendo uma pessoa como Joana).

Para mim, pessoalmente, foi cheio de gatilhos de momentos e lembranças e sensações que tive e vivi, quando mais jovem. Eu comecei pq queria poesia para ver, justamente, se as lentes sobre meus olhos que me mostravam um mundo com cores mais brilhantes e profundas voltariam, mas não foi suficiente. Foi como ver um filme, em vez de viver. Mas há que se dizer, acima de tudo que disse aqui, que ler Clarice é uma experiência extremamente pessoal. Ela precisa do seu repertório, do seu olhar sobre a vida para tecer suas histórias, e, com isso, cada leitura é única. Daqui a alguns anos, checarei como estarei.