O marinheiro

O marinheiro Fernando Pessoa

Resenhas - O Marinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabi 26/10/2022

Li por obrigação, porvconta do vestibular da Unicamp, mas gostei até!
É confuso, mas acho q a intenção é um pouco essa kkkkk

Kemi 05/10/2022

?O mistério é o risco mais importante para a razão,??
Senhoras e senhores, essa foi a melhor peca teatral que eu já li. Não que eu tenha lido muitas, mas a experiência será memorável, vou carregar um pouquinho das três veladoras no meu coração literário para sempre.
O desconforto metafísico me dava calafrios. Cada palavra é tão bem colocada, articulada então, deve ser demais.

Viny 08/09/2022

Livro bem curtinho, é pequeno (o tamanho) menor q meia folha de ofício kkkkk tem uma linguagem mt fácil mesmo sento "antigo" a história é razoável onde tem 3 personagens principais, mas n gostei tanto quando falam.

beaschlemper 29/08/2022

cara acho meio estranho fazer resenha de leitura obrigatória porque eu tenho certeza que ia gostar mais se não fosse obrigatória.
mas no geral gostei, é uma obra muito muito muito reflexiva, não se sabe diferenciar nada de sonho, imaginação e realidade, e se passa em UM único quadro. achei genial

enzopalacio 21/08/2022

Eu, particularmente, não gosto muito do fato de ser algo estático, mas, mesmo assim, sei que é uma obra muito bem feita.

Ana_Carol 18/08/2022

Rapidinho de ler
Mesmo sendo um livro ?antigo? a linguagem é bem fácil de ser compreendida, seguindo num estilo de teatro

Leticia2256 08/08/2022

A leitura não é muito fácil, por ter um conteúdo bem filosófico sobre a vida exige bastante atenção e reflexão durante a leitura. Para facilitar fui lendo e assistindo a peça ao mesmo tempo, as entonações das representantes das mulheres ajudava a compreender e entrar no texto. Me fez refletir sobre a vida e confesso que, apesar de não ter sido tão interessante e fiel ao que costumo ler, me emocionou.

Tiii 07/08/2022

Não acho o marinheiro uma obra incrível mas tb não é insuportável. Acredito que a peça faça mais sentido do que apenas ler. Apesar de tudo, acho os símbolismos geniais

thali 04/08/2022

uma cena. três personagens. diálogos e a vida comum
Fernando Pessoa, como sempre, foi poesia e despertou poesia? com um diálogo comum entre pessoas comuns gerou reflexões extraordinárias.

Lia 25/07/2022

Pessoa sempre um gênio
Muito bom! É uma peça estática,então é um pouco difícil de ler, mas me fez refletir sobre algumas questões,como psicanálise... Recomendo os vídeos do "Fala pra Camões" me esclareceram algumas dúvidas.

mi 14/07/2022

o marinheiro. ??
tinha mtas expectativas pra esse livro pq minha amg adora o fernando pessoa, mas me desapontei mto

é um livro fácil de ler, já q tem as observações que ajudam q compreensão do leitor, mas ainda assim, a leitura é chata

nao diria q odiei o livro, mas tbm não gostei, simplesmente achei chato

Julinha 12/07/2022

Sonho ou realidade?
Li esse livro pela unicamp. É uma leitura rápida que provoca reflexões sobre a realidade. O que vemos, escutamos e sentimos é real? Ou estamos sendo enganados pelos nossos sentidos? As três moças passam a madrugada nesse enigma e sentem medo por não se lembrarem do seu passado e não terem certeza do que são, o que foram e se o marinheiro foi uma criação delas ou elas foram uma criação dele. Esse livro me passou a sensação esquisita que já senti algumas vezes de quando nos soltamos do nosso corpo. Como se nossa alma nos observasse de fora e questionasse se o que estamos vivendo é real, se é válido e se faz sentido. A peça termina com um final em aberto para que o próprio leitor se questione se as mulheres estavam em um sonho ou se o que viviam era real. Como a própria introdução diz: uma obra enigmática.

Glória 06/07/2022

Primeiro livro que eu tô lendo pra vestibular esse ano só em julho ?
Ai meu deus...
Nada de relevante no enredo, é mais sobre a vibe filosófica na conversa das moças

giovana 02/07/2022

A peça ?O Marinheiro? é considerada o marco inicial do Modernismo em Portugal, em 1915. Logo na abertura do livro, Fernando Pessoa chama a obra de ?drama estático em um quadro?, ou seja, essa é uma peça em ato único e não há ações das personagens, o foco está nas falas e reflexões destas.

melmelmelmel 14/06/2022

?É humano e conveniente que tomemos, cada qual, a sua atitude de tristeza.?

A minha primeira experiência com Fernando Pessoa foi Mensagem, que acabou não me agradando muito, então eu não esperava tanto dessa leitura. MAS NOSSA foi um livro realmente rápido de ler, e não só por causa do tamanho, toda essa questão de presente, passado, futuro e sonhos que ele colocou ficou sensacional.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6