O marinheiro

O marinheiro Fernando Pessoa




Resenhas - O Marinheiro


79 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


vic 28/03/2021

Sonhar
Nenhum sonho acaba... Sei eu ao certo se o não continuo sonhando, se o não sonho sem o saber, se o sonhá-lo não é esta coisa vaga a que eu chamo a minha vida?...
comentários(0)comente



bizis 02/03/2021

Sendo bem honesta, não entendi muito bem o conceito dessa obra kkk Mas gostei sobre as reflexões sobre os sonhos e um trecho que fala sobre morte.
comentários(0)comente



Joao 20/01/2021

Gostei desse livro
Um livro de Teatro.Achei interessante essa obra do Fernando Pessoa.Enredo bastante original.Obra cheio de enigmas e até com um tom reflexivo.
Obra mostra sucecessivos diálogos com uma atmosfera de dúvida e incerteza.Indico esse livro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sarah 08/01/2021

Diferente
Essa é a obra de teatro diferente. Primeiramente porquê ela se passa em um único quadro. Em segundo porquê é uma obra estática, ou seja, os poucos personagem que existem não gesticulam, não andam, apenas conversam entre si.
É uma obra existencialista. Confesso que tive que ler duas vezes para entender. E ainda sei que não entendi por complexo. É uma boa, contudo, complexa.
comentários(0)comente



Carol 02/12/2020

Gente adorei esse livro, e essa edição é perfeita pq eu n ia entender praticamente nada se n fosse a introdução dos professores da unicamp (oq seria uma pena, pq a reflexão por trás da história que parece bobinha é muito profunda).
brubsss 02/06/2021minha estante
você sabe a editora dessa sua edição??


Carol 02/06/2021minha estante
É a editora da unicamp




Lorenna Maia 09/11/2020

Uma leitura bem filosófica, nos faz refletir muito e pode ser confusa, mas é um bom conto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Helissa 15/09/2020

Drama estático
Fernando Pessoa, mais conhecido como poeta, produziu esse drama que, praticamente, anunciou na revista Orpheu o Modernismo português. Fragmentado, não linear e introspectivo, esse texto situa algumas tônicas importantes da poesia de Pessoa e da estética modernista.
comentários(0)comente



Renan 03/09/2020

Entre o tudo e o nada
Adentrar a figura de Fernando Pessoa ,é perde-se em si mesmo através do autor e suas múltiplas personas,as duas perguntas mais inquietantes dos seres humanos,o que é a morte e o que é a vida, aparecem de forma diluída e aparentemente sem grande relevância,mas o estabelecimento da figura do Marinheiro dentro da construção da narrativa retomam essas questão do lugar de onde nunca sumirão :o centro do livro e de nós seres humanos.
comentários(0)comente



Dri 02/09/2020

O Drama Estático de Fernando Pessoa.
A obra "O Marinheiro" de Fernando Pessoa, é uma peça de teatro cujo drama é estático, ocorre em um castelo durante um velório com a presença de três irmãs que velam uma moça morta. A alegoria transcorre durante uma madrugada e as personagens são caraterizadas como 1ª, 2ª e 3ª, ou seja, ao longo da peça as personagens não tem nome. Essas três irmãs expõem sobre o passado e fazem reflexões psicológicas sobre suas existências e realidades. Entre os assuntos abordados a 2ª irmã conta seu sonho com um marinheiro que sofre um naufrágio e fica solitário em uma ilha inventando situações para sobreviver e as falas do marinheiro se envolve com a perspectiva de sonho e realidade que essas irmãs vivem. A obra foi publicada em 1915 pela revista Orpheu, período do modernismo em Portugal e trabalha a reflexão, o sonho, a realidade, a extensão do psicológico e as imperfeições do ser humano. Esse é um drama estático em um quadro durando uma madrugada, retrata as mudanças que estava ocorrendo no século XX e o período em que Fernando Pessoa estava inserido. Vale a pena ser lido, é compacto e eu super indico.
comentários(0)comente



Paulo 18/08/2020

As notas são maiores que a peça, que é curtíssima, mas não desnecessariamente, se é que existem notas desnecessárias. Elas tentam nos situar e teorizar sobre o conteúdo filosófico da peça, que mergulha também no niilismo como a própria poesia pessimista de Pessoa.
O que é? O que há? O que somos, se somos de fato algo? Vivemos para quê? São as perguntas que dão à atmosfera de temor e crises existenciais seu peso soturno, dúvidas essas que parecem sanar a si mesmas quando as personagens sentem medo das falas umas das outras, ou quando muito brevemente lembram ou imaginam uma felicidade que sentiram outrora, até essa felicidade ser questionada.
comentários(0)comente



Julia4900 13/08/2020

Não entendi, mas gostei
Achei bem filosófico, e com um final interessante, bem diferente do que costumo ler, mas ainda assim, foi uma leitura agradável
comentários(0)comente



Pedro 02/08/2020

É preciso sonha pra viver
Minha primeira obra do autor. Um breve drama sobre a necessidade de sonhar e refletir.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



79 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR