O marinheiro

Resenhas - O Marinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

vic 28/03/2021

Sonhar
Nenhum sonho acaba... Sei eu ao certo se o não continuo sonhando, se o não sonho sem o saber, se o sonhá-lo não é esta coisa vaga a que eu chamo a minha vida?...

bizis 02/03/2021

Sendo bem honesta, não entendi muito bem o conceito dessa obra kkk Mas gostei sobre as reflexões sobre os sonhos e um trecho que fala sobre morte.

Joao 20/01/2021

Gostei desse livro
Um livro de Teatro.Achei interessante essa obra do Fernando Pessoa.Enredo bastante original.Obra cheio de enigmas e até com um tom reflexivo.
Obra mostra sucecessivos diálogos com uma atmosfera de dúvida e incerteza.Indico esse livro

Sarah 08/01/2021

Diferente
Essa é a obra de teatro diferente. Primeiramente porquê ela se passa em um único quadro. Em segundo porquê é uma obra estática, ou seja, os poucos personagem que existem não gesticulam, não andam, apenas conversam entre si.
É uma obra existencialista. Confesso que tive que ler duas vezes para entender. E ainda sei que não entendi por complexo. É uma boa, contudo, complexa.

Carol 02/12/2020

Gente adorei esse livro, e essa edição é perfeita pq eu n ia entender praticamente nada se n fosse a introdução dos professores da unicamp (oq seria uma pena, pq a reflexão por trás da história que parece bobinha é muito profunda).
brubsss 02/06/2021minha estante
você sabe a editora dessa sua edição??

Carol 02/06/2021minha estante
É a editora da unicamp

Lorenna Maia 09/11/2020

Uma leitura bem filosófica, nos faz refletir muito e pode ser confusa, mas é um bom conto.

Helissa 15/09/2020

Drama estático
Fernando Pessoa, mais conhecido como poeta, produziu esse drama que, praticamente, anunciou na revista Orpheu o Modernismo português. Fragmentado, não linear e introspectivo, esse texto situa algumas tônicas importantes da poesia de Pessoa e da estética modernista.

Renan 03/09/2020

Entre o tudo e o nada
Adentrar a figura de Fernando Pessoa ,é perde-se em si mesmo através do autor e suas múltiplas personas,as duas perguntas mais inquietantes dos seres humanos,o que é a morte e o que é a vida, aparecem de forma diluída e aparentemente sem grande relevância,mas o estabelecimento da figura do Marinheiro dentro da construção da narrativa retomam essas questão do lugar de onde nunca sumirão :o centro do livro e de nós seres humanos.

Dri 02/09/2020

O Drama Estático de Fernando Pessoa.
A obra "O Marinheiro" de Fernando Pessoa, é uma peça de teatro cujo drama é estático, ocorre em um castelo durante um velório com a presença de três irmãs que velam uma moça morta. A alegoria transcorre durante uma madrugada e as personagens são caraterizadas como 1ª, 2ª e 3ª, ou seja, ao longo da peça as personagens não tem nome. Essas três irmãs expõem sobre o passado e fazem reflexões psicológicas sobre suas existências e realidades. Entre os assuntos abordados a 2ª irmã conta seu sonho com um marinheiro que sofre um naufrágio e fica solitário em uma ilha inventando situações para sobreviver e as falas do marinheiro se envolve com a perspectiva de sonho e realidade que essas irmãs vivem. A obra foi publicada em 1915 pela revista Orpheu, período do modernismo em Portugal e trabalha a reflexão, o sonho, a realidade, a extensão do psicológico e as imperfeições do ser humano. Esse é um drama estático em um quadro durando uma madrugada, retrata as mudanças que estava ocorrendo no século XX e o período em que Fernando Pessoa estava inserido. Vale a pena ser lido, é compacto e eu super indico.

Paulo 18/08/2020

As notas são maiores que a peça, que é curtíssima, mas não desnecessariamente, se é que existem notas desnecessárias. Elas tentam nos situar e teorizar sobre o conteúdo filosófico da peça, que mergulha também no niilismo como a própria poesia pessimista de Pessoa.
O que é? O que há? O que somos, se somos de fato algo? Vivemos para quê? São as perguntas que dão à atmosfera de temor e crises existenciais seu peso soturno, dúvidas essas que parecem sanar a si mesmas quando as personagens sentem medo das falas umas das outras, ou quando muito brevemente lembram ou imaginam uma felicidade que sentiram outrora, até essa felicidade ser questionada.

Julia4900 13/08/2020

Não entendi, mas gostei
Achei bem filosófico, e com um final interessante, bem diferente do que costumo ler, mas ainda assim, foi uma leitura agradável

Pedro 02/08/2020

É preciso sonha pra viver
Minha primeira obra do autor. Um breve drama sobre a necessidade de sonhar e refletir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6