O marinheiro

Resenhas - O Marinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maria 03/06/2022

estranhamente, gostei
eu curiosamente gostei mto da obra, principalmente com a introdução q a edição apresenta (confesso q ela ajuda a entender mta coisa até mesmo o contexto em q se passa a história)
faz vc questionar bastante quem vc é, da onde vc vem, mesmo sem trazer resposta alguma sobre isso! É uma obra bem pequena, mas densa e com mtos questionamentos até com alguns que consegue fazer o leitor até se identificar.

Mandinha Ferreira 28/05/2022

O Marinheiro é uma peça, um livro muito curto e confuso. Conta a história de 3 veladoras e 1 morta que estão presas em um quarto de um castelo que não tem relógio, ou seja, não da pra saber se o tempo passa, tanto q ocorre tudo em uma noite e é uma confusão pra saber se aquilo é um sonho ou a realidade.
A narrativa é falada mais pela 2° veladora que é a que fala mais, contando a história de um marinheiro que ficou preso em uma ilha e ele relembrava as histórias de seu passado ou mesmo inventava para nao enlouquecer e essas lembranças relatavam a vida das 3 veladoras

expressodoslivros9 21/05/2022

O livro O marinheiro é uma peça de teatro, escrita, em 1913, por Fernando Pessoa. Ela conta a história de três donzelas que, enquanto velam uma morta, questionam a realidade. ?

O marinheiro é um texto dramático escrito pelo poeta português Fernando Pessoa. Conta a história de três donzelas que velam uma donzela vestida de branco. O espaço cênico é um quarto de um velho castelo, e a ação se passa durante uma noite, em que as personagens falam do passado e questionam a existência da própria realidade. ?

A peça é uma obra do modernismo e, portanto, tem algo de transgressor tanto na sua forma como no seu conteúdo, centrado na reflexão em vez da ação. Além disso, possui traços simbolistas, já que apresenta um caráter filosófico, sombrio, misterioso, além de colocar em xeque a própria realidade. ?

Natine 10/05/2022

Sem pé nem cabeça
Esse foi difícil de engolir...coitada de mim em 2020. Fernando Pessoa não me conquistou, mas até que alguns trechos de O Marinheiro são interessantes.

Juuxxy 02/05/2022

quem entendeu parabéns
que bom que tem explicação pq isso aqui não faz o mínimo de um sentido!!! Não é chato porque é rápido

Kauan219 30/03/2022

O Livro de Reflexões
O Marinheiro é uma obra muito difícil, principalmente vindo de minha pessoa que iniciou recentemente no mundo da leitura, ainda mais levando em conta que eu li tudo no meio das aulas da escola que mesmo focando totalmente no livro, fica mais difícil com as pessoas ao seu lado conversando e tentando se esconder da professora

A versão fornecida pela UNICAMP traz uma introdução que cobre mais da metade do livro, explicando grande parte do conto como os significados, as reflexões, as filosófias, contexto das navegações de Portugal e contando um pouco sobre Fernando Pessoa. Em minha visão ajudou bastante, meus colegas pularam

A peça em si é muito interessante, com as discussões feitas pelas veladoras a mercê da vida, suas dúvidas sobre aquilo tudo ser real ou meramente um sonho me cativou e principalmente a história do marinheiro que para mim e o melhor do livro.

Espetacular como a história e contada pela segunda veladora, trazendo a fuga de realidade na qual o homem da história passou em meio a uma grande dificuldade na ilha e posteriormente a dúvida gerada pela veladora, de onde veio aquela história em sua mente e se aquilo poderia ser uma mensagem que o "criador" queria passar a elas no sonho que elas acreditam estar vivendo

suzanafb 07/03/2022

Me surpreendi
O terceiro livro (esse se trata de uma peça de teatro) lido do meu projeto de ler alguns clássicos esse ano. Achei a linguagem de fácil compreensão, bem imersiva e rápida. Terminei a leitura em cerca de 40 minutos. O que eu compreendi do livro : 3 mulheres ao lado de uma janela velam um caixão e começam a questionar sua realidade. Uma delas sugere que comecem a falar sobre a história de vida de cada uma, no entanto, há um receio e falha de memória sobre o passado. Outra, recomenda que cantem, no entanto, uma delas irá negar por não gostar do efeito que a cantoria causa em si. Por fim, uma irá conta um sonho que tivera. Neste sonho, havia um marinheiro perdido, que criou um mundo inteiro em sua imaginação e reconstruiu seu passado. Mas quando se cansou de sonhar, tentou se recordar de sua vida real, mas já não se lembrava do passado (agora o sonho se tornou sua vida real). Depois, quando um barco passa pela ilha o marinheiro já não estava mais lá.
As moças percebem que o dia estava amanhecendo. Nessa parte há um duvida do leitor de elas estão de fato acordaram ou dormindo.
Tudo fica ainda mais confuso quando a segunda diz: ?Quem é a quinta pessoa neste quarto que estende o braço e nos interrompe sempre que vamos a sentir??. Possivelmente, ela se refere ao dramaturgo, de forma a indicar que vivem em um sonho chamado ?ficção?, criado por Fernando Pessoa, que, portanto, assemelha-se ao marinheiro.
Por fim, a peça termina.
Autor : Fernando Pessoa
Ano: 1913
Contexto histórico: às vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Contexto histórico (ação da peça) : Idade Média, período histórico que durou de 476 a 1453.
Uma peça teatral dramática, do estilo literário modernismo com traços do simbolismo.

Mabia.Santana 01/02/2022

Quem sou eu?
Essa peça teatral faz indagações filosóficas que muitas vezes fazem parte das nossas próprias indagações.
Porém, o início se perdeu um pouco pra mim e não consegui pegar o ritmo da leitura. Além disso, ainda é a primeira obra que leio de Fernando Pessoa e li num momento não muito propício.
Talvez com futuras releituras e com meu amadurecimento minha nota mude.

Tom 30/01/2022

O livro em três sentenças
1. Assim como em Mensagem, percebemos em o Marinheiro referências à mitologia grega (mito de Calypso), a questão do nacionalismo português e principalmente ao saudosismo do passado grandioso de Portugal.

2; O texto é repleto de sugestões e simbologias, o que abre espaço para reflexões acerca do que o autor se refere nessas construções.

3. Das diferentes dualidades que o texto nos apresenta, talvez a mais relevante seja a contraposição entre o que é realidade e o que é sonho no texto. Dessa forma, parece que tudo que ocorreu não passou de um sonho de uma mesma pessoa, que refletia acerca das possibilidades da existência e da grandeza de Portugal.

Maníaca Literária 10/01/2022

Todo esse país é muito triste... Aquele onde eu vivi outrora era menos triste. Ao entardecer eu fiava, sentada a minha janela. A janela dava para o mar e às vezes havia uma ilha ao longe... Muitas vezes eu não fiava; olhava para o mar e esquecia-me de viver. Não sei se era feliz. Já não tornarei a ser aquilo que talvez eu nunca fosse..."
Oi meu povo!! Hoje trago minha opinião sincera referente ao livro " O marinheiro e outros textos dramáticos " que conta com três textos contado de forma teatral.
O primeiro é " O Marinheiro " que são 3 damas velando um caixão com uma mulher , o segundo é o texto " Morte do príncipe " onde mostra o diálogo de um príncipe em uma crise existencial, o terceiro " Diálogo no jardim do palácio" conta com diálogo sobre a realidade.

Escolhi esse trechinho no início para vocês já terem uma noção de como é a leitura, confesso que é algo que não tenho o costume de ler e pra mim a leitura foi bem confusa em algumas partes, e como é contado de forma teatral acho que ajudou um pouco as vezes eu me confundir por conta que não tenho o costume, mas acabei gostando da experiência porém não sei se leria algo do tipo novamente.

O livro é bem curtinho, com certeza para quem gosta do autor Fernando Pessoa e já leu algo do autor vai ser um prato cheio e para quem quer ter a experiência e conhecer acho que esse livro já é um bom começo.
E também para quem gosta dessa pegada teatral com certeza vai gostar.

thalaura 16/12/2021

Meu primeiro teatro estático, gostei dos temas abordados apesar de me parecem mais vagos e fantasiosos, mas o importante mesmo é a parte psicológica da obra.

camillys 15/12/2021

leitura obrigatória de algum vestibular esse ano e eu ouvi o audiobook dele. achei um pouco difícil de entender mas cm uma msg bonita

claris 10/11/2021

m a r i n h e i r o
Li para a unicamp, n curto mt as obras do fernando pessoa e no final a questão que caiu na prova era ridícula e não exigia a leitura para responder apropriadamente KKKKKKK

Mr. Jonas 04/11/2021

O Marinheiro
O marinheiro é um texto dramático escrito pelo poeta português Fernando Pessoa. Conta a história de três donzelas que velam uma donzela vestida de branco. O espaço cênico é um quarto de um velho castelo, e a ação se passa durante uma noite, em que as personagens falam do passado e questionam a existência da própria realidade. Em duas das peças estáticas mais antigas, Diálogo no jardim do palácio e A morte do príncipe, datadas de cerca de 1913 e cerca de 1914, respetivamente, ele explora o mistério da existência e o significado da vida.

belinatx 24/10/2021

uma boa reflexao
mais um livro que li para a unicamp
entao o livro é curtinho e tem um questionamento bem interessante sobre sonhos e realidade
com certeza não é o tipo de livro que eu costumo ler mas é bem interessante entrar no questionamento junto com as personagens
como é um drama estático não acontecem grandes coisas como realmente ja estava esperando que seria
mas enfim, vale a pena ler pra refletir sobre o tema

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6