A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

acervodabruna 28/05/2020

Minha primeira leitura de Paulo Coelho.
Confesso que, quando minha amiga me emprestou esse livro fiquei com um certo receio, acreditava que não iria gostar muito da leitura, que não iria fluir, e que haveria muitas coisas que eu não iria entender...
Deixei com que a leitura fosse lenta, para eu absorver os mínimos detalhes. E eu simplesmente acabei absorta pelo mundo de Athena e toda a sua jornada como pessoa, mulher, bruxa!

O modo como os arquétipos femininos foram ressaltados me deixou muito feliz. Athena fez com que eu a admirasse por ser todas em uma só. A Virgem, a Mártir, A Santa, A Bruxa. Uma hora ou outra encontramos com cada uma delas, acredite você ou não.

Se descobrir uma mulher empoderada não é fácil. Quando a sociedade se depara com uma mulher que foge de todos os padrões, elas são levadas a fogueira, que hoje em dia nada mais é do que o incômodo, julgamento, misoginia, machismo, feminicídio!

Essas reflexões, com certeza, me fizeram evoluir um pouco mais como ser humano!

Como já dizia Chimamanda Ngozi: "Mas a triste verdade é o que o nosso mundo está cheio de homens e de mulheres que não gostam de mulheres poderosas!"

GilbertoOrtegaJr 26/05/2020minha estante
não é!

Tatiane.Melo 15/05/2020

Vamos dançar??
Como todo livro do Paulo ele te leva para outro lugar. Me fez lembrar da minha adolescência, com a curiosidade sobre a bruxaria.

19/03/2020

Nunca tinha lido Paulo Coelho. Resolvi começar por esse livro.

Confesso que não achei a leitura de fácil compreensão. Em algumas partes me senti muito perdida em relação ao enredo. Porém, achei interessante a organização do livro, pois cada capítulo é narrado por uma pessoa diferente, essas que conviveram com a protagonista da história, Athena.

É um livro cheio de reflexões sobre nossa vida, nossos sonhos e nossa fé. Porém, é um livro que fica longe da minha lista de favoritos... Talvez por ser uma narrativa pesada, sem clímax e que me deixou sem entender a história muitas vezes.

meu duat 04/02/2020

A bruxa de Portobello: Resenha #9
Sinceramente, eu não esperava nada deste livro. Foi muito bom ser surpreendida.
Eu o achei entre os livros da sala de estar, e comecei a ler apenas por não ter outra opção, de início desapegada aos personagens e achando uma baboseira toda a história de bruxa.
Mas, a medida que as páginas iam fluindo, eu me sentia ligada aos "ensinamentos", me via imitando as aulas de Edda e absorvendo suas palavras.
Não acredito na face de Athena que sabia de doenças e relacionamentos, não adoro a Mãe dela nem levei muito a sério seu ritual de dança mas, do meu jeito, consegui entender o que ela passava e vi alguma lógica em toda aquela "bruxaria".
Algumas reflexões daquele livro fincaram-se fundo em mim, e acho que vou demorar um tempo para superar esse livro.

Daniel.Oliveira 25/10/2019

Inovou em alguns pontos e ao mesmo tempo,seguiu o cliché em outras.
Sinceramente,o livro inovou e fez o que muitos fizeram ao mesmo tempo,ele quebrou o cliché que bruxa só é aquela que voa na vassoura e tem um caldeirão,Athena não é assim.O final é cliché demais,achei que Coelho iria alterar isso tmb,mas ele não o fez.Não gostei de outros personagens que viram a história da protagonista narrar,queria ver a visão da protagonista sobre a história mas não aconteceu.O excesso de Religião,o MuçMuçulmano,não colaborou mt.No geral,gostei da inovação do livro,mas não gostei do final,mt "todo mundo já esperava".

A.Maia 05/09/2019

A Bruxa de Portobello
Uma loucura de história, repleta de ensinamentos e mensagens, mas também cheia de conteúdo divagante e mais espiritualizado. Athena é uma jovem que não consegue permanecer na zona de conforto por muito tempo, está sempre a procura de algo que venha a acrescentar, não permite o hiato entre um pensamento e uma palavra e outra. A moça conhece várias pessoas na sua busca e elas que contam a história, portanto é uma narrativa com vários pontos de vista e várias interpretações da personalidade de Athena.

Apresenta certa carga de ideias o que torna um pouco confuso de explicar a minha reação com a leitura. Traz um pouco da cultura e religião global, pontuando criticas e até mesmo mostrando a melhor maneira de ver os fatos, sair do cotidiano e fazer algo incomum. Acredito que o enredo vai tocar cada um de uma maneira, para mim deixou vários focos de pensamento ao longo de suas linhas por vezes inconstantes e por vezes assertivas.

No início da narrativa estava meio perdida por começar direto com os relatos dos personagens que narram a história. Mas, com o passar das páginas, me familiarizei e fiquei curiosa com qual seria a grande descoberta da protagonista. Por mais que tenha achado interessante o desfecho, cada uma das suas páginas e o que elas passam são mais interessantes e possuem mais impacto do que o final em si, em minha opinião.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Antonio Maluco 26/07/2019

Histórias
o livro conta a história de várias pessoas que conviveram com a pessoa Athena

Bob 21/07/2019

Meu favorito
Li alguns livros do Paulo Coelho. ( O alquimista, Nas margens do rio Piebras sentei e chorei e a Bruxa de Portobello) adorei esse último. Traz a história de uma mulher forte com uma história pulsante. Recomendo a leitura!

Getúlio Vieira 22/06/2019

Um bom livro, com momentos tranquilos e outros bem marcantes!
A história alterna entre momentos mais tranquilos e outros bem marcantes. O texto é bem gostoso de ser lido. Tudo flui de maneira bem natural e espontânea. Realmente, Paulo Coelho tem uma facilidade de tratar assuntos variados, com uma leveza gostosa de ir acompanhando a história. Não é uma obra máxima do autor, mas vale a pena ser lido!

Nidy 25/04/2019

Esperava mais
A bruxa de Portobello é um livro que nos leva à grandes reflexões sobre a vida e seu propósito. O que buscamos, o que de fato queremos, o que nos faz verdadeiramente felizes. E por essas reflexões me obriguei a terminar o livro, pois a leitura se torna muito cansativa em alguns momentos, o enredo esfria com o passar das páginas e ainda ficaram algumas lacunas sobre a história. Enfim, como alguém que já leu quase todos os livros de Paulo Coelho, eu esperava mais...

Dani de Casa 29/08/2018

A Bruxa de Portobello
Há tempos eu não lia um livro do Paulo Coelho, digno de Paulo Coelho.
Com aquela pegada que só ele tem, de fazer a sua mente virar de ponta cebeça, repleto de frases maravilhosas com uma história comovente, envolvente e inspiradora.
Os últimos livros que eu tinha lido dele eu tinha me decepcionado bastante. Mas esse foi realmente lindo.
Conta a história de Athena, filha de uma cigana da Transilvânia , abandonada quando nasceu e adotada por um casal de Beirute.
A história é contada por pessoas que conviveram com ela, um jornalista, uma atriz de teatro, os pais adotivos, um padre e assim por diante.
Cada um deles enxerga Athena de uma forma particular, cada um na sua visão.
Mas essa linda história nos dá uma lição de sabedoria, de como passar por cima dos problemas e ser feliz nas pequenas coisas
Que mesmo que a vida te derrube, sempre tem uma forma de recomeçar.
Eu adorei o livro, adorei a história, me coloquei à pensar em muitas coisas que eu deveria agir como Athena.
Se você ainda não leu, acho que é um livro que vale super a pena ler. ??

Taci.Souza 05/06/2018

💃🏾"O que Athena fazia afinal? Athena fez um pouco de tudo, mas, se tivesse que resumir sua vida, diria: uma sacerdotisa que compreendia as forças da natureza. Melhor dizendo, era alguém que, pelo simples fato de não ter muito o que perder ou esperar da vida, arriscou além do que os outros fazem, e terminou transformando-se nas forças que julgava dominar."

💃🏾 Em 'A bruxa de Portobello' acompanhamos a trajetória de Athena, uma descendente de ciganos abandonada pela mãe ainda bebê e adotada por uma família de classe alta. Através dos relatos de pessoas que a conheceram e conviveram com ela, aos poucos é possível perceber tratar-se de uma mulher forte e determinada, que busca regatar sua verdadeira história e reencontrar a mãe que a abandonou.

💬 OPINIÃO 💬

💃🏾 Para narrar a trajetória de Sherine Khalil, que se autodenomina Athena, Paulo Coelho recorre a uma série de relatos de pessoas que conviveram com ela. A partir desses relatos, aos poucos torna-se possível traçar o perfil dessa personagem tão misteriosa, que entre deusa, santa e bruxa, mostra-se uma mulher determinada, forte e destemida, disposta a percorrer longos e tortuosos caminhos para defender aquilo em que acredita.

💃🏾'A bruxa de Portobello' empolga no início, ao despertar no leitor a curiosidade de saber quem era essa mulher enigmática. No entanto, a medida que a narrativa avança, e mais relatos são acrescentados à trama, a empolgação inicial se perde, e tem-se uma história arrastada com relatos que algumas vezes se distanciam da protagonista. Ainda assim, o leitor é surpreendido com um final inesperado.

💃🏾 O estilo de Paulo coelho, por sua vez, permanece inalterado. O autor escreve com maestria, carregando a narrativa com diversas frases e questões reflexivas, e levando o leitor a pensar e repensar doutrinas, princípios e valores. Não considero 'A bruxa de Portobello' sua melhor obra, mas é boa o suficiente para provocar o leitor.

keilasue 01/10/2017

Recomendo
Se tivesse que resumir esse livro em apenas uma palavra seria identidade. Temos de ser quem realmente somos, com nossos anseios, nossas crenças, nossos medos, enfim ser. Não temos que temer e nem seguir a massa, cada qual possui sua individualidade. Ninguém pensa, lê ou vê da mesma intensidade, temos perspectivas distintas.
Outro ponto bastante pulsante no enredo é a religiosidade. A diversidade é linda! Você tem que crer naquilo que condiga com seus conceitos e respeitar aquilo que é adverso.
A bruxa de Portobello nada mais é do que a busca por quem sou e qual o sentido da vida. Bruxas não eram somente aquelas que no tempo da inquisição "tinham" aptidões sobrenaturais, mas também aquelas, ou aqueles, que fugiam do padrão, hoje tachados de loucos, irresponsáveis etc.
Um livro para quem tem a mente aberta e bom senso para apreciar.