Matadouro Cinco

Matadouro Cinco Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

iara 24/06/2023

No meu entender, o livro é sobre um veterano de guerra que passou por muita coisa e, pra fugir dos seus traumas, começa a acreditar que tudo o que ele leu nos livros de um escritor decadente aconteceu de verdade; principalmente o lance da quarta dimensão, extraterrestres e viagens temporais. de começo parece confuso, mas embora a história não seja temporalmente linear, ainda é possível compreender bem os acontecimentos.

Mikani 22/06/2023

Definitivamente um dos livros já escritos
Não sei como descrever a experiência do livro. É louco e interessante ao mesmo tempo, achei o estilo narrativo intrigante, talvez virasse um bom filme.

denis.caldas 16/06/2023

É assim mesmo...
Faz tempo que eu não participava de um Livro-Viajante, daí tive a sorte de ver esse livro à disposição para empréstimo e pude matar a minha curiosidade; obrigado Karla Beatriz!

Bem, vamos lá... No primeiro terço, me deparei com o pior livro que enfrentei nos últimos dois anos, mas depois a coisa começou a fluir e achei interessante o método de contar sobre um terrível momento específico da história em forma de parábola de ficção científica e aquele negócio de viagem no tempo. O autor tem boas sacadas, filosofou sobre coisas que nunca pensei e me arrancou uma ou outra risada. Pensei que seria uma estrelinha solitária, mas ponderei o esforço e ganha o meu aperto de mão. É assim mesmo...

Patcha 12/06/2023

Daria um ótimo filme do Tarantino
Um grupo de soldados durante a Segunda Guerra se vê preso em uma fenda temporal, e passam a viver diversos momentos da história ao mesmo tempo. Ora estão num passado longínquo, ora em um futuro pós apocalíptico. Não tem como essa premissa dar errado. E realmente não deu.
O livro é envolvente e te deixa preso até o fim. A linguagem se mantém atual e fácil de se assimilar. Recomendo a leitura.

Cassiana.Perez 09/06/2023

Matadouro cinco
Baseado em experiência real do autor, traz um personagem por meio do qual é possível sentir todo o trauma, todo o desajuste, toda a falta de sentido de uma guerra.

Victoria573 08/06/2023

É assim mesmo.
Diferente. No início me entediou, mas com o passar do tempo me vi presa na história. É um bom livro. Comprei por impulso na bookfriday mas não me arrependo. Um assunto sério contado de uma forma mais "cômica". É assim mesmo.

Duda 05/06/2023

É assim mesmo
Não vou mentir, no início não gostei muito, as idas e voltas, as linhas de raciocínio confusas e misturadas constantemente faziam eu me perder na história, mas na medida que ela avança, você vai entendendo um pouco mais a dinâmica e todas as ideias que o autor quer passar. Uma história de se fazer pensar e refletir.

"Sabe, por aqui só dava para imaginar a guerra, e imaginamos que estava sendo travada por homens da nossa idade . Tínhamos esquecido que as guerras são travadas por bebês."

Noemy.Demetrio 05/06/2023

Comecei o livro confusa e terminei como comecei, por mais que seja uma linguagem simples a falta de linha temporal (propositalmente feita assim) me deixou confusa para assimilar os fatos ocorridos durante a leitura, um tema bem sensível mas que foi explorada de maneira mais leve e cômica até, bom é assim mesmo.

Leituras do Dylan 04/06/2023

Fim da leitura
Uma leitura forte que demanda força do leitor, Matadouro Cinco nos guia a entender sobre as consequências que a guerra têm nos combatentes. Kurt Vonnegut, o escritor, revela sintomas como ansiedade, falta de memória, medo, ilusões e tristeza severa da personagem principal e de seus companheiros de combate, que nunca terão uma vida como era antes dos horrores que só a Segunda Guerra Mundial proporcionou. Nesse sentido, Vonnegut faz o leitor a refletir sobre o evento: entende-se que, além de trágico, por não haver sequer sentido, é cômico, pois a guerra, a grosso modo, são jovens assassinando outros jovens, algo que nunca deveria acontecer. Porém, a ganância e o egoísmo humano são os volantes e aceleradores da máquina da guerra. São os agentes que movimentam o desespero e medo. No final, não há vencedores. Todos perdem. Todos perdem familiares, bens, cultura, língua, identidade, amigos, fé e esperança. A guerra é algo terrível, mas que a espécime humana, curiosamente, vê diversão e prazer. É assim mesmo.

nagiulliaxx 01/06/2023

É assim mesmo
Bom, não sei muito o que dizer sobre esse livro, só sei que é realmente uma experiência meio única.
A linguagem do livro é super simples tem coisas muito fantasiosas durante o livro como o exemplo dos "alienígenas", mas mostra muito como a guerra é injusta e como desumaniza todas as pessoas durante ela.
A trajetória do Billy é bem diferente, durante os lapsos de tempo que aparecem na história, as experiências dele e de como o autor consegue encaixar suas próprias visões da guerra em conjunto a história do Billy.
Foi uma experiência e é super rápido de ler o livro, me deixou reflexiva.
É assim mesmo no final.

Thamis 28/05/2023

É assim mesmo
É um livro muito interessante
Mistura ficção científica com viagem no tempo e extraterrestres com a segunda guerra mundial
O fato do autor ter estado lá também tornou tudo mais tocante, a escrita simples e o jeito como ele conduz todo o livro deixa o texto como uma sátira em muitos momentos

Oberdan 28/05/2023

Dresdem
O que falar de Matadouro Cinco obra impactante que mescla ficção científica, humor negro e críticas a guerra. Através da perspectiva de Billy Pilgrim, um soldado e viajante no tempo. Onde o autor aborda o absurdo da guerra e a fragilidade humana.
xtwsantos 28/05/2023minha estante
Ansioso pra ler ele ?

Oberdan 29/05/2023minha estante
Vai gostar

brufaber 10/05/2023

É um livro que merece bastante reconhecimento, pois sua narrativa é muito bem desenvolvida e aborda temas interessantes. Os personagens são bem construídos, bem como os pensamentos do protagonista, além disso, a forma como é representada a viagem no tempo é bastante curiosa.

ArturDamas 07/05/2023

É assim mesmo
Esse livro é daqueles que você termina e fica refletindo sobre ele, por ser totalmente fora da regra.

Nao tive dificuldade em lê-lo, apesar de o personagem ficar dando saltos no tempo, e apesar das passagens meio mirabolantes.

No geral, um livro muito bom!