Factótum

Factótum Charles Bukowski

Resenhas - Factótum

Ton 14/05/2021

Um fundo do poço pode ser ainda mais embaixo
Amo os livros do Bukowski (É um que não nego).
Factótum só reafirma esse amor que tenho pelas obras dele.
E gosto porque aqui, a história e os perrengues de Henry Chinaski poderia ser de uma pessoa qualquer. Poderia ser de alguém próximo de você.
Poderia ser a SUA história....
Vamos ao contexto: Chinaski foi considerado inapto para ingressar no exército americano e ir lutar na segunda guerra mundial.
Sendo assim, acompanhamos Chinaski de rua em rua, de estado em estado, de bar em bar, de emprego em emprego tentando sobreviver.
Chinaski topa quase qualquer trampo mas não faz tanta questão em se manter.
O mesmo quadro se repete sobre as mulheres com quem ele se envolve...
Essa história não é a de um cara que tinha tudo e foi para o fundo do poço.
Também não é a história de alguém que estava no fundo do poço mas ascendeu ao topo.
Essa é a história de um cara no fundo do poço e que, não satisfeito, cavou ainda mais fundo...

Sammy 25/04/2021

Faz tudo
Com certeza esse livro não é melhor que Misto-Quente, mas ele explora um aspecto bem degenerado da vida do Henry.
Em resumo é álcool, ressacas, sexo e demissões.

"Francamente, eu estava horrorizado diante da vida, o que um homem precisava fazer para comer, dormir, manter-se vestido.
E esse trecho resumi bem o que o Henry achava dessa vida.

Kaio.Rodrigues 28/03/2021

O velho safado
Um dos melhores escritores que você vai ver, retrata a realidade como poucos, por vezes uma realidade doentia.

Mas foi a realidade que ele vivenciou na pele, acho que poucos escritores tiveram uma experiência de vida como dele.

Mark 20/03/2021

Não há cerimônias para o velho Buk...
Econômico nas adjetivações e despojado na linguagem. Especialmente, porque o próprio autor permite-se desconstruir o conceito da estética conservadora, convencional. Nesse sentido, o herói torna-se o anti-herói. Entenda um pouco do universo das ruas e suas mazelas, sob a ótica despretenciosa de alguém que se vê imerso aos problemas e dificuldades cotidianas. Mas, que ainda assim, consegue com uma dose de coragem e humor driblá-las e seguir em frente. Ademais, o autor nos permitir refletir sobre o que é ganhar e perder na vida contemporânea, entre outros tantos "valores" sociais desnudados nesta obra. Puristas, por favor não percam seu tempo com essa "subliteratura".

Pequod.3 11/03/2021

Fazia três anos que não lia nada do Bukowski, essa releitura foi simplesmente arrebatadora, o que mais gosto nesse autor é que pelo menos para mim, ele ser muito, gente como a gente sabe, acabo me identicando muito com os personagens e suas frustações, sempre que eu leio paro e penso, "já passei por isso", enfim Factótum é um livro arrebatador e envolvente do início ao fim, e Bukowski tem um lugar especial no meu coração e na minha "biblioteca", leitura absolutamente fantástica.
May_ 11/03/2021minha estante
Seu favorito dele? Nunca li nd do cara

Pequod.3 11/03/2021minha estante
Meu favorito dele é o Hollywood, mas esse fica em segundo lugar.

Iza 09/03/2021

Bom demais, vontade de reler
"A lua brilhava. Meus passos ecoavam pela rua vazia, parecendo os passos de um perseguidor. Olhei ao redor. Eu estava enganado. Somente a solidão me acompanhava."

primeiro livro do Buk que li 🥺

Jhonatan.Silva 15/02/2021

A história profissional de um alcoólatra
E um conjunto de vários contos sobre a vida do Hank, dos quis a maioria fala sobre algum emprego dele, eu achava que eu tinha sujado minha carteira mas esse cara e outro nível kkk

Diogo.Faria 13/02/2021

Leitura Viciante
Segundo livro da sequência lógica de romances de Bukowski, segue com a mesma pegada, problemas com empregos, confusões com mulheres e bebedeiras. Gosto muito da forma como Bukowski apresenta sua história de vida através de seu alter ego Henry Chinanski, sem papas na língua, sem muitos cuidados com a escrita.

Erick Simões 25/01/2021

Bom e velho Buk
Nesse livro o Buk conta a história do Chinaski ainda jovem pulando de trabalho em trabalho, mulher em mulher, bebendo e vadiando. É o Buk de sempre, cru, real e visceral.

MAJU 17/01/2021

Factótum
Neste livro temos Henry Chinaski, o pseudônimo utilizado por Bukowiski, trepando, bebendo, mentindo, arranjando empregos e sendo demitido de emprego. Nas minhas leituras anteriores de outras obras suas sempre considerei os diálogos brilhantes e aqui não foi diferente. Tudo muito cru.

Buda 16/01/2021

Louco e viciante
O primeiro livro que li em 2021, o velho Buk conta suas histórias como ninguém, é simples, visceral, escatológico, engraçado e viciante.

Larissa1313 10/01/2021

razoável
não é nem de longe um dos melhores do Bukowski, mas é bom, depois da metade começa a ficar um pouco monótono.

Mary Jane 05/01/2021

Bukowski jovem
O livro inicialmente retrata Bukowski no início de sua vida individual e independente. Mostra como ele começou a se virar sozinho com sua escrita e pulando de trabalho em trabalho por não conseguir se manter em apenas um.
Mostra a sua única certeza: a de ser livre para fazer o que bem entender, seja la o que for.
Também retrata o processo de formação dele, com todos os obstáculos.