A Ilha Perdida

A Ilha Perdida Maria José Dupré

Resenhas - A Ilha Perdida

Teixeira 28/01/2023

Todos da "série vaga-lume" são 10
É um livro de "aventura", mas com algumas pitadas de suspense que são bem característicos dessa série.

Eduardo e Henrique são irmãos que decidem tirar férias na fazenda da família e lá ouvem relatos de uma ilha inabitada (uma lenda), cheia de mistérios e mitos.

Claro que isso os motivou ainda mais a fazer o que fosse preciso para chegarem a ilha e é aí que começa a aventura rsrs

A obra também tem características de fábula, mas passa uma mensagem bem legal!

Jefferson 23/01/2023

Nostalgia pura!!!
Olá, para você que me segue por aqui e lá no @lord_jef.

E que bom ter você por aqui...

Encosta mais um pouquinho que hoje tem a resenha #3 com gostinho de nostalgia!

E que coisa boa é a nostalgia, não é?

Livro: A ILHA PERDIDA (1946)

Autora: Maria José Dupré

Nota: ?????

E quando eu falo nostalgia, essa é das ?brabas?, porque estou falando dos livros da Série Vaga-Lume, uma coleção de livros brasileiros voltada para o público infantojuvenil, lançada em janeiro de 1973, pela Editora Ática. Eu tenho certeza que muitos aqui começaram a pegar gosto pela leitura através de algum dos livros dessa coletânea e comigo não foi diferente, eu fui arrebatado logo com dez anos de idade ao chegar na escola e receber da professora uma edição de A Ilha Perdida. E eu lembro que demorei um semestre inteiro para ler, mas li. E, inevitavelmente, me apaixonei!

Esse é o primeiro dos muitos livros dessa coleção (e outros do mesmo gênero) que vou tentar ler esse ano, espero conseguir. Eu sei que vocês estão mais acostumados com meu lado trevoso, com sangue e tripas, mas metade de mim é encantado pelo gênero infantojuvenil e as tantas aventuras que me encantaram no passado e me encantam até hoje.

Outro ponto forte nesse livro que traz aquela nostalgia gostosa é que ele fala sobre dois irmãos, Henrique e Eduardo, que são da ?cidade grande? e vão passar as férias de verão na casa dos padrinhos que vivem no interior. Os cenários descritos no livros lembram demais a minha infância, no sentido de liberdade para brincar, passar o dia todo na rua, longe das tecnologias que tanto prendem as novas gerações e reunir-se com outras crianças para passar o dia com diversão e aventuras. Claro que os irmãos passam dos limites quando decidem explorar a ilha, e o que descobrem lá é surpreendente, mas essa ideia de um mundo que não existe mais desperta em mim bons sentimentos, sendo alguns deles a ideia de que eu tive uma boa infância apensar de todos os problemas, mas o que se perpetua em minha mente e é essa uma das mensagens que o livro passa, são os bons momentos.

Recomendo demais esse livro. Uma quase viagem no tempo com o bônus de explorar um mundo e personagens incríveis!

E você? Já leu essa aventura?

Já leu algum livro da Série Vaga-Lume?

Me responda nos comentários!

Vamos à Ilha Perdida?
Léo 23/01/2023minha estante
Meu Deusssss esse foi um dos livros que me introduziu a literatura q saudade

May 23/01/2023minha estante
Primeiro livro que li, lia na biblioteca da escola. Livro que iniciou minha jornada de leitora ??

Yascaz 21/01/2023

A ilha perdida
Aaaa foi tão bom poder reler esse livro, depois de anos. Estava em uma livraria e bati o olho nele, e me interessei pelo título, cheguei em casa, pesquisei mais sobre, e simplesmente comecei a ler, durante a leitura, eu fui vendo que eu já tinha lido esse livro em algum lugar, só não lembrava onde (provavelmente foi na escola), e foi muito bom relembrar essa história. É um livro juvenil, rapidinho de ser lido. Para quem aí quer um livro para dar um descanso, esse é uma ótima opção!

Stella.Castilhos 16/01/2023

Herança de família
Minha mãe leu esse livro quando era mais nova e me emprestou um dia para que eu lesse. Não dei muita bola, até porque o livro estava quase todo destruído por conta do tempo.
Mas é aquilo: não julgue um livro pela capa.
É uma história sobre dois meninos que passam por várias aventuras numa ilha (rola um suspense bem maneiro). Acontece muita coisa e não quero dar spoiler, mas vale a pena ler (é bem pequenininho).
Plus.: amo o fato de ter sido publicado em 1944.
Arte é atemporal mesmo.

narapadillha 08/01/2023

a ilha perdida
outro livro infantil que eu adoro, e novamente conheci a história pois meu pai me contava(ele lia quando criança) e acabei lendo também, é realmente uma leitura bem fluida e gostosinha, em no máximo 1:30 você termina

Gabriel 07/01/2023

Nostálgico
Acredito que tenha sido em 2010 quando eu li o livro pela primeira vez. Minha mãe percebeu que eu me prendia muito a livros de contos infantis (afinal, eu era criança) e decidiu tentar me colocar mais no mundo da leitura. Ela contou que leu esse livro quando criança e que adorou lê-lo, o que foi mais que suficiente pra me instigar a ler também. Não vou mentir, não me lembro muito bem de detalhes técnicos ou coisas do tipo para dizer o quão bem escrito esse livro foi ou se ele é bem feito (narrativamente falando). Mas com toda certeza me marcou na infância e moldou minha vida em buscar mais leituras com o passar do tempo.

lhmds 06/01/2023

Excesso de descrição
O livro em si em bom, a história é "emocionante", porém o excesso de descrição de tudo faz a história se arrastar. O livro tem 152 páginas, mas poderia ter facilmente 130/140. Okay descrever o lugar, mas descreve até nos mínimos detalhes. Algo que não é necessário. A história é legal, cativante e bem emocionante. Indico a leitura.

laura2402 30/12/2022

A ilha perdida
Bom, dei essa nota pois li esse livro um pouco ?velha demais? e a história não me agradou muito. Achei bem entediante, porém a escrita é fluida. Acho que seria um livro maravilhoso para crianças que querem começar a ler e gostam de uma boa aventura. Esse livro apenas não foi para mim.

Menina do rádio 29/12/2022

Relendo e amando
Li esse livro quando tinha uns dez anos e resolvi reler esse ano por querer lembra o por que na época eu amei tanto

Dí Dí 28/12/2022minha estante
Livro bom ?recomendo pra quem estiver entrando no mundo da leitura.?

lliviabarboz_ 19/12/2022

KKKKK
eu sempre lia na escola quando não tinha nada pra fazer, não entendi nada, mas tive que fazer um trabalho sobre esse livro KKMM

jAlia372 15/12/2022

toda a nostalgia que sinto quando pego esse livro pra arrumar minha estante é inexplicável!! saudades.

Carolina 09/12/2022

Esse livro eu achei na minha casa e logo comecei a ler porque era logo quando eu estava descobrindo como é bom ler mas dps quando comecei odiei

nicknelsonteamo 07/12/2022

rsrs
livro confortável de ler, trás uma sensação de nostalgia e vc fica aflita pra saber o final, é reconfortante.

Beatriz 20/11/2022

A ilha perdida
Achei o livro meio forçado no começo, mas depois melhorou.
A trama até é boa mas mal feita, o final é totalmente sem graça, era tão óbvio que nem precisa ler até o final para saber o que ia acontecer.