Os Quatro Compromissos

Os Quatro Compromissos Don Miguel Ruiz
Don Miguel Ruiz

Resenhas - Os quatro compromissos

jeankorb 27/01/2024

Um dos livros mais esclarecedores e libertadores que já li
A mensagens é passada de forma tão simples e direta, tão pura que nem parece ser possível que em tão poucas páginas tanto possa ser explicado e esclarecido sobre autoconhecimento, amor, consciência, gratidão, dor, medo, alienação, respeito, autocontrole, perdão, propósito, felicidade... E muitos outros temas que são tão pertinentes a cada indivíduo.

Recomendo muito ler de mente e coração abertos.

Joy 26/01/2024

Um abraço na alma
Um livro que te abraça, te ensina, te exorta e te mostra que é possível ser feliz, amar e enxergar o lado bom da vida.

Mostra que existem coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos e outras que não estão ao nosso alcance, e está tudo bem.

Uma leitura leve, gostosa e de muito amor.

Aline221 25/01/2024

Só verdades
esse livro soltou umas verdades que eu não queria ter ouvido e por isso fiquei um bom tempinho sem postar resenha ou falar sobre ele.
mas pelo menos uns 90% das coisas que ele falou fazem muito sentido e me ajudou lidar de uma forma melhor com os problemas!

leiam leiam e leiam

Ismaely.Lima 24/01/2024

Surreal ?? Nos faz refletir sobre nosso comportamento e crenças limitantes. Ideal para quem busca autoconhecimento.
A abordagem tem base na filosofia dos antigos toltecas, povos que habitavam a região atual do México.
Os quatro compromissos são:

1° Seja impecável com sua palavra.
As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano.

2° Não leve nada para o lado pessoal.
Quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulacões. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias.

3° Não tire conclusões.
Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Temos a tendência a tirar conclusões sobre tudo. Presumir. O problema é que acreditamos que elas são verdadeiras. Por isso, sempre que fazemos presunções, estamos pedindo problemas.

4° Sempre dê o melhor de si.
Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor: nem mais, nem menos.

O livro explora como aplicar esses compromissos no dia a dia e como eles podem levar a uma vida mais centrada, plena e livre de sofrimento.

Camila.Bagatin 23/01/2024

Não tire conclusões
Um livro que nos ajuda a enxergar e separar o que é nosso e o que é do outro, a tomar responsabilidade sobre os nossos atos e pensamentos, mas de uma maneira leve.

Carolina2550 22/01/2024

Os quatros compromissos
Os 4 compromissos trás uma filosofia de vida a ser seguida:
1. Ser impecável com as palavras;
2. Não levar nada a sério;
3. Não tirar conclusões;
4. Sempre dar o melhor de si.

Rodrigues 20/01/2024

Mais do mesmo...
É um livro curto, que achei muito longo, para apresentar os 04 compromissos que o livro propõe algumas páginas dariam conta, e ao dizer isso não desmereço os conselhos em si, são bons conselhos, mas o texto divaga muito, várias vezes achei que tinha me distraído e voltado algumas páginas, mas não, era só o autor se repetindo, se repetindo, se repetindo... achei cansativo.

Jogute 20/01/2024

Muito ruim.
É auto ajuda daquelas bem rasteiras, canhestras, canalhas, larápias... Tão pouco tem algo de filosofia ou tolteca, é uma citação desmesurada de Deus, inferno, pecado, sem parar! Em uma frequência grande demais pra alguém que se diz herdeiro de uma tradição xamãnica pré-colonial. Chantagem para gente desesperada em ser feliz, a custo de venda do domínio da própria vida à conselhos arbitrários.

Luccal1 19/01/2024

Nao li esse livro, eu o vivi e ele vive em mim
Eu acabei esse livro a um tempo mas não tinha conseguido escrever a review, não sei o porque só nao parecia certo e agora sei o porque. Eu vivi esse livro em mais formas do que uma. Eu acabei e mesmo não pensando mais ativamente nele ele sempre estava lá. Ele abriu minha cabeça, ele fez eu conseguir olhar pra mim meus progressos e atitude com mais amor, ter mais amor pelos outros e simplesmente viver um dia de cada vez. Eu mereço isso, eu mereço essa vida, sou eternamente grato a esse livro por ter feito eu entender que a vida é um dom que somos obrigados a exercer, que nada é preto ou branco e nem cinza mas colorido, cada um enxerga o que quer, o que pode e temos que focar na nossa visão, na nossa vida, e viver o amor que fomos feitos para ser e espalhar.

CITAÇÕES

A domesticação é tão forte que num ponto determinado de nossa vida não precisamos mais que ninguém nos domestique: nem mamãe, nem papai, nem a escola ou a Igreja. Somos tão bem treinados que passamos a ser nosso próprio treinador. Com medo de ser punidos e de não ganhar a recompensa, passamos a fingir ser o quezarr não somos apenas para agradar,

O sistema de crenças é como o Livro da Lei que regula nossa mente. Tudo o que estiver escrito nele é nossa verdade inquestionável. Baseamos nossos julgamentos segundo suas páginas, ainda que esses julgamentos e opiniões sejam contrários à nossa própria natureza

Existe outra parte de nós que recebe os julgamentos: chama-se a Vitima. A Vitima carrega a culpa, a responsabilidade e a vergonha. E também a parte de nós que lamenta: "Coitado de mim, não sou bom o bastante, não sou inteligente o suficiente,

O Juiz interno usa o que está escrito no Livro da Lei para julgar o que fazemos e o que não fazemos, o que pensamos ou deixamos de pensar, além do que sentimos e deixamos de sentirnão sou atraente, nem digno de amor, pobre de mim." O grande Juiz concorda e diz: "Sim, você não é bom o suficiente."

Tudo isso é baseado num sistema de crenças que não chegamos a escolher. Essas crenças são tão fortes que, mesmo anos mais tarde, depois que fomos expostos a novos conceitos e tentamos tomar nossas próprias decisões, descobrimos que elas ainda controlam nos- sas vidas.

Eis porque precisamos de um bocado de coragem para desafiar nossas próprias crenças. Embora não tenhamos escolhido nenhuma delas, a verdade é que terminamos por concordar com todas. A concordância é tão forte que ainda que se entenda o conceito de que não são nossas verdades, sentimos culpa e vergonha quando nos colocamos contra essas regras.

O que quer que vá de encontro ao Livro da Lei fará você experimentar uma estranha sensação no plexo solar, que chamamos medo. Quebrar as regras do Livro abre seus ferimentos emocionais, e sua reação cria veneno emocional. Como tudo o que está escrito ali tem de ser verdade, qualquer coisa que desafie aquilo em que você acredita irá produzir uma sensação de insegurança. Mesmo que o Livro da Lei esteja errado, ele faz com que você se sinta seguro.

Ele decreta a sentença e a Vítima sofre a culpa e o castigo. Mas quem disse que existe justiça nesse sonho? A verdadeira justiça é pagar apenas uma vez por erro; a injustiça verdadeira é pagar mais de uma vez.

Quantas vezes obrigamos nossos cônjuges, filhos e pais a pagar pelo mesmo erro? A cada vez que o recordamos, nós os culpamos novamente. Enviamos todo o veneno emocional produzido pela injustiça, depois fazemos com que eles paguem outra vez pelo mesmo erro. Isso é justiça?

Quantas vezes pagamos por um erro cometido? A resposta é: milhares de vezes. O ser humano é o único animal na Terra que paga milhares de vezes pelo mesmo erro. Todos os outros pagam apenas uma vez. Nós, não. Temos uma memória poderosa. Quando falhamos, julgamos a nós mesmos, descobrimos que somos culpados e nos encarregamos do castigo. Se a justiça existisse, não precisaríamos nos castigar outra vez. Mas cada vez que lembramos, tornamos a nos julgar, a nos culpar e a nos punir.

Noventa e cinco por cento das crenças que temos armaze- nadas em nossas mentes não passam de mentiras. Sofre- mos porque acreditamos nelas.

Se você considera o inferno um estado de espírito, então ele se encontra à nossa volta. Os outros podem nos prevenir: se não fizermos o que eles dizem que deve- mos fazer, iremos para o inferno. Más notícias! Já estamos nele. Nós e as pessoas que nos disseram isso.

Se compararmos o sonho da sociedade humana com a descrição do inferno fornecida por quase todas as religiões, descobrimos que são a mesma coisa. As religiões dizem que se trata de um local de punição, de medo, dor e sofrimento, um lugar onde o fogo queima a gente. O fogo é gerado por emoções que vêm do medo. Sempre que sentimos raiva, ciúme, inveja ou ódio, experimentamos um tipo de fogo queimando em nosso interior. Estamos vivendo um sonho do inferno.

Vivemos numa busca eterna pela verdade porque só acreditamos nas mentiras que possuímos armazenadas na mente.

Procuramos justiça porque no sistema de crenças que adotamos ela não existe.

Buscamos a beleza porque, independente de quão bela seja uma pessoa, não acreditamos na sua beleza.

Tudo já está dentro de nós, mas continuamos procurando sem parar. Não existe verdade a encontrar. Sempre que voltamos nossas cabeças, o que vemos é a verdade, mas com os compromissos e crenças que temos na mente, não temos olhos para enxergá-la.

Somos todos cegos. O que nos impede de ver são as crenças falsas mantidas em nossas mentes. Temos a necessidade de estar certos e de tornar os outros errados. Confiamos no que acreditamos, e nossas crenças nos pre- dispõem ao sofrimento

Tudo em que você acredita sobre si mesmo, sobre o mundo, todos os conceitos e programas que você tem na mente, todos formam o mitote. Não conseguimos ver quem realmente somos; não conseguimos perceber que não somos livres.

Por isso, os seres humanos resistem à vida. A morte não é o maior medo que os homens possuem; nosso maior medo é estar vivo. Assumir o risco de viver e de expressar o que somos na realidade. Simplesmente ser quem somos isso é o nosso grande medo.

Aprendemos a viver nossa vida tentando satisfazer as expectativas alheias. Aprendemos a viver pelos pontos de vista de outras pessoas, por causa do receio de não sermos aceitos e de não estarmos à altura do que esperam de nós.

Não podemos perdoar a nós mesmos por não ser- mos o que desejamos ser, ou melhor, o que acreditamos que queremos ser. Não podemos nos perdoar por não sermos perfeitos.
Temos medo de que alguém mais repare que não somos quem pretendemos ser. Julgamos igualmente os outros de acordo com nossa imagem de perfeição, e, naturalmente, eles não correspondem as nossas expectativas.

Os seres humanos vivem se punindo por não serem quem acreditam que devem ser. Tornam-se autodestrutivos, e usam igualmente as pessoas para fazerem mal a si próprios. Mas ninguém pode nos fazer mal.com tanta eficiência quanto nós mesmos,

Temos necessidade de ser reconhecidos e amados, mas não podemos aceitar e amar a nós mesmos. Quanto mais nos valorizamos, menos iremos experimentar o autosso- frimento. O autossofrimento vem da auto rejeição, e a auto rejeição por sua vez vem da imagem que criamos sobre o que significa ser perfeito sem nunca atingir esse ideal. Nossa imagem de perfeição é o motivo pelo qual rejeitamos a nós mesmos; é por isso que não nos aceitamos da maneira que somos e não aceitamos os outros da forma que são.

Durante toda a sua vida ninguém fez você sofrer mais do que você mesmo. E o limite desse autossofrimento é exatamente o limite que você irá tolerar nos outros.

Se alguém faz você sofrer um pouco mais do que você mesmo, provavelmente você se afastará dessa pessoa. Mas se al- guém faz com que você sofra menos do que você costuma fazer, com certeza permanecerá no relacionamento, sendo capaz de tolerá-lo infindavelmente.

Contudo, os mais importantes são os que você fez consigo mesmo, dizendo quem você é, como se sente, no que acredita e como deve se comportar. O resultado é o que você chama de personalidade. Nesses compromissos você diz: "Isso é o que sou. Isso é aquilo em que acredito. Posso fazer certas coisas e outras, não. Essa é a realidade, aquela é a fantasia. Isso é possível, aquilo é impossivel."

Ao captar nossa atenção, a palavra pode entrar em nossa mente e alterar todo um conceito melhor ou pior.

As religiões falam sobre pecado e pecadores, mas vamos compreender o que realmente significa pecar. Um pecado é algo que se faz contra si mesmo. Tudo o que você sente, acredita ou diz que se volta contra você mesmo ou seja, toda vez que você se julga ou culpa por alguma coisa é um pecado.

Ser impecável é não contrariar sua natureza. É assumir a responsabilidade por seus atos, sem julgamentos ou culpas.

Ser impecável com sua palavra é não usá-la contra você mesmo.

A palavra é magia pura o presente mais poderoso que temos como seres humanos, e a usamos contra nos mesmos.

Sempre que escutamos uma opinião e acreditamos nela, estabelecemos um compromisso que se torna parte do nosso sistema de crenças.

Não conhecia o poder de sua palavra, e, portanto, não podia ser culpada. Fez o que a propria mãe, o pai e outros educadores fizeram a ela de várias formas. Com o mau uso inconsciente da palavra.

Emitimos esse tipo de opinião, obrigando-os a carregar essa magia negra por anos e anos a fio. As pessoas que nos amam fazem isso conosco, mas não se dão conta. Por isso precisamos perdoá-las. Elas não saber o que fazem.

Talvez ele só tenha dito isso para magoar você E conseguiu. Emitiu uma opinião com todo o poder da pala vra dele como apoio. Se você a aceitar, ela se tornarà um compromisso e você colocará todo o seu poder nela. Essa opinião se transforma em magia negra

A única maneira de fazer isso desfazer um encantamento -é realizar um novo compromisso baseado na verdade. A verdade é a parte mais importante de ser impecável com sua palavra. De um lado do fio da espada estão as mentiras, que criam magia negra, e do outro está a verdade, que possui o poder de quebrar esse encantamento. Apenas a verdade pode nos libertar

Quantas vezes você capturou a atenção alheia e espalhou veneno sobre quem mais ama, a fim de tornar sua posição correta? Sua opinião não é nada além do seu ponto de vista. Não é necessariamente verdadeira. Ela deriva de suas crenças, do seu próprio ego e do seu próprio sonho. Criamos todo esse veneno e o espalhamos aos outros, para que possamos nos imaginar certos em nosso ponto de vista.

Você leva tudo para o lado pessoal porque concorda com o que está sendo dito. Assim que concorda, o veneno passa através de você e o prende no sonho do inferno. O que causa sua própria captura é o que chamamos de importância pessoal, a expressão máxima do egoismo. Cometemos a presunção de achar que tudo é sobre "nós". Durante o periodo de nossa educação ou domesticação aprende- mos a levar tudo para o lado pessoal. Achamos que somos responsáveis por tudo. Eu, eu, eu e sempre eu!

Ser impecável com a própria palavra. Este é o primeiro compromisso que você deve fazer se quiser ser livre, se quiser ser feliz, se quiser transcender o nível de existência que é o inferno.

Use a palavra para espalhar o amor. Use magia branca, começando com você mesmo. Repita para si próprio quão maravilhoso você é, como é grande. Diga a si mesmo como gosta de você. Use a palavra para quebrar todos os pequenos compromissos que o fazem sofrer.

Nada do que os outros fazem é motivado por você. É por causa deles mesmos. Todas as pessoas vivem em seu próprio sonho, em sua própria mente; estão num mundo completamente diferente daquele no qual vivemos.

Quando levamos algo para o lado pessoal, presumimos que os outros sabem o que está em nosso mundo mundo- aquilo que tentamos impor ao mundo deles

Mesmo quando uma situação parece pessoal, mesmo que os outros o insultem diretamente, não tem nada a ver com você, O que dizem, o que fazem e as opiniões que emi tem estão de acordo com os compromissos que as pessoas possuem em suas mentes.

Levar as coisas para o lado pessoal torna você presa fácil desses predadores, os feiti- ceiros de palavras. Eles conseguem captar sua atenção com uma pequena opinião e injetam todo o veneno que desejam; como você levou para o lado pessoal, acaba aceitando tudo.

Você aceita o lixo emocional deles, que passa a ser o seu. Mas se você ignorar tais comentários estará imune, mesmo no meio do inferno. Imunidade ao veneno no meio do in- ferno é a dádiva desse compromisso.Quando você leva os acontecimentos para o lado pessoal, sente- se ofendido e sua reação é defender suas crenças e criar conflitos. Você faz uma tempestade num copo de água, porque tem a necessi- dade de estar certo e tornar todos os outros errados. Você também tenta estar certo, fornecendo suas próprias opiniões.

Da mesma forma, o que quer que sinta e faça é apenas uma projeção de seu sonho pessoal, um reflexo dos próprios compromissos. O que diz, o que faz e as opiniões que emite estão de acordo com os compro- missos que você firmou e esses compromissos nada têm a ver comigo,

A opinião que você faz de si mesmo pode não ser verdadeira; portanto, não há necessidade de levar para o lado pessoal tudo o que escuta em sua própria mente.

A programação mental, todos os compromissos assumidos, não são necessariamente compatíveis uns com os outros. Cada compromisso se comporta como um ser humano separado; possui sua própria personalidade e sua própria voz. Quando entram em conflito provocam uma grande guerra na mente. O mitote é o motivo pelo qual os humanos mal sabem o que querem, como querem ou quando querem. Vivem confusos e deso- rientados porque existem partes da mente que desejam uma coisa e outras que desejam exatamente o oposto.

Não leve nada para o lado pessoal, porque ao fazer isso você sofre por nada. Os seres humanos são viciados em sofrer de vá- rias formas diferentes, e apoiam uns aos outros quando se trata de manter esse vicio. Se você tem necessidade de sofrer, vai encontrar facilmente quem o ajude nessa missão.

Não espere que as pessoas the digam a verdade, porque elas também mentem para si mesmas. Você precisa confiar mais em você e escolher acreditar ou não no que alguém lhe diz.

Quando realmente enxergamos as pessoas como elas são, sem levar para o lado pessoal, nunca poderemos ser feridos pelo que elas digam ou façam. Mesmo que os outros mintam para você, não hå problema. Estão mentindo porque têm medo. Têm medo de que você descubra que eles não são perfeitos. É doloroso retirar a más- cara social

Dizer a verdade a si mesmo pode magoar, mas você não precisa ficar ligado nessa dor. A cura já foi iniciada e torna-se apenas uma questão de tempo até que as coisas melhorem para você.

Você nunca é responsável pela ação dos outros; só é responsável por si próprio

Temos a tendência a tirar conclusões sobre tudo. Presumir. O problema é que acreditamos que elas são verdadeiras. Poderiamos jurar que são reais. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando levamos para o lado pessoal, então os cul- pamos e reagimos enviando veneno emocional com nossa palavra.
Tiramos uma conclusão, entendemos errado, levamos isso para o lado pessoal e acabamos criando um grande conflito do nada.

Toda tristeza e drama de sua vida foram causados pelo fato de você ter tirado conclusões e levado as coisas para o lado pessoal.Temos milhões de perguntas que precisam de respostas porque existem muitas coisas que a mente racional não consegue explicar. Não importa se a resposta é correta; uma res- posta já nos faz sentir seguros. Por isso presumimos.Se não fizerem o que desejamos, quando presumimos que fa- riam isso, nos sentimos magoados e pensamos: "Como é que você pôde fazer isso comigo? Devia saber." Outra vez presumimos que o outro deveria conhecer os nossos desejos. Todo um drama é criado porque tiramos uma conclusão e, a partir dela, muitas outras.

Presumimos que todos enxergam a vida da mesma forma que nós. Presumimos que os outros pensam da mesma forma que nós, sentem da mesma forma que nós, julgam como nós julgamos e sofrem como nós sofremos. Essa é a maior presunção que o ser humano pode ter. Por isso, temos medo de ser nós mesmos em pre- sença dos outros. Achamos que todos estarão nos julgando e viti- mando, nos fazendo sofrer e nos culpando, tal como fazemos a nosmesmos. Portanto, antes que os outros tenham uma chance de nos rejeitar, nós nos rejeitamos. É assim que funciona a mente humana.

Você se superestima ou subestima porque não resolveu parar e formular perguntas a si mesmo para depois respondê-las. Talvez precise reunir mais fatos sobre uma determinada situação. Ou talvez precise parar de mentir a si mesmo sobre o que deseja.

Não precisamos justificar o amor de forma alguma; ele está pre- sente ou não. O amor verdadeiro é aceitar a outra pessoa da forma que ela é, sem tentar mudá-la.

Devemos ser quem somos, de forma que não precisemos apresentar uma falsa imagem. Se você me ama da forma como sou, "Muito bem, me aceite". Se você não me ama da forma como sou, "Muito bem, até logo. Procure outra pessoa".

Tenha a coragem de perguntar até que as coisas fiquem tão claras quanto possível, e, mesmo assim, nunca imagine que sabe tudo o que há para saber numa determinada situ- ação

Todos têm o direito de responder sim ou não, mas você também tem o direito de perguntar..

No dia em que você parar de presu- mir, irá se comunicar com clareza e pureza, livre de veneno emocio- nal

Quando você sempre faz o melhor, pode assumir a ação

A maioria das pessoas faz exatamente o oposto: só age quando espera uma recompensa e não aprecia a ação. E esse é o motivo por que não fazem o melhor.

Existem muitas formas de magoar a nós mesmos quando não gostamos de quem somos.

Quando você faz o melhor que pode, aprende a aceitar a si mesmo.

Se você age porque precisa agir, então não existe forma de fazer o melhor. O melhor seria não fazer. Deve fazer o melhor porque agir assim em todos os momentos deixa você contente. Quando esta re alizando o melhor de si apenas pelo prazer de fazer bem feito, voce está agindo porque aprecia agiz

Agir é viver plenamente. Não agir e a forma de negar a vida,

Agir significa expressar quem você é. Pode ter muitas ideias na ca beça, mas o que faz toda a diferença é a ação. Sem a ação depois de uma ideia não existe manifestação, nem resultados ou recompensas

A melhor forma de dizer "Amo voce, Deus é deixar o passado de lado e viver o momento pre sente, aqui e agora. Qualquer coisa que a vida tome de você, deixe que và Quando você se rende e da adeus ao passado, permite a si mesmo estar plenamente vivo no momento presente. Deixar o pas sado para trás significa que você pode aproveitar o sonho que está acontecendo agora

Você nasceu com o direito de ser feliz. Nasceu com o direito de amar, de aproveitar e compartilhar seu amor. Você está vivo, Portanto, tome sua vida e a aproveite. Não resista à vida que esta passando através de você, porque é Deus passando através de você Apenas sua existência prova a existência de Deus. Sua existência prova a existência da vida e da energia

Se você vive num sonho de passado, não pode aproveitar o que está acontecendo agora, porque sempre deseja que ele seja diferente do que é.

Não precisamos saber ou provar coisa alguma. Simplesmente ser, assumir o risco e apreciar a vida é tudo o que importa. Diga não quando tiver de dizer não e sim quando tiver de dizer "sim". Você tem o direito de ser você.

Quando não dá o melhor de si, está se negando o direito de ser você.

Você não precisa julgar a si mesmo, sentir-se culpado ou castigar-se se não conseguir manter os compromissos.

Se estiver fazendo o melhor possível, irá sentir-se bem consigo mesmo, ainda que tire conclusões, que leve as coisas para o lado pessoal e que não seja impecável com sua palavra.

Se você sempre fizer o melhor, uma vez depois da outra, irá tornar- se um mestre da transformação

Se você der o melhor de si na procura de liberdade pessoal, na busca do amor-próprio, vai descobrir que é apenas uma questão de tempo até conseguir o que deseja. Não se trata de sonhar acordado ou passar horas em meditação. Você precisa levantar-se e ser hu- mano

Não é preciso culpar seus pais por ensinar você a ser como eles. Que outra forma poderiam ensinar, além da que já conhecem? Fize- ram o melhor possível, e se fizeram você sofrer, foi devido à própria domesticação deles, dos medos e crenças deles. Eles não possuíam controle sobre a programação que recebiam; portanto, não pode- riam ter se comportado de maneira diferente.

Não há necessidade de culpar seus pais ou qualquer outra pes- soa, incluindo você mesmo, por tê-lo feito sofrer na vida. É tempo de parar com esse sofrimento.

Você pode escolher acreditar em qualquer coisa, e isso inclui acreditar em si mesmo.

Se você tem a consciência de que todo o drama de sua vida é o resultado do que você acredita e o que acredita não é absolutamente real, então pode começar a mudar tudo.

Para cada compromisso que o faz sofrer e que você deseja quebrar, será necessário fazer outro que o torne feliz.

Existem muitas crenças fortes na mente que podem tornar esse processo uma tarefa sem esperança. Por isso você precisa caminhar passo a passo e ser paciente consigo mesmo; trata-se de um processo lento.

Precisamos perdoar os que sentimos nos ter feito mal, não porque mereçam ser perdoados, mas porque amamos tanto a nós mesmos que não queremos ficar prestando atenção nas injustiças.

Precisamos deixar o ressentimento sair e declarar: "Basta! Não pretendo mais ser o grande Juiz que está sempre contra mim. Não pretendo mais bater em mim mesmo ou me fazer sofrer. Não farei mais o papel da Vítima."

Em primeiro lugar, precisamos perdoar nossos pais, nossos irmãos, amigos e a Deus. Depois de perdoar a Deus, você está pronto para perdoar a si mesmo. Depois de perdoar a si mesmo, a auto rejeição em sua mente termina.

Controlar não é a mesma coisa que reprimir. Controlar é conter as emoções, a fim de expressá-las no momento adequado, nem antes nem depois. Por isso os guerreiros são impe- cáveis. Eles possuem controle completo sobre as próprias emoções e, portanto, sobre o próprio comportamento

O amor que me faz feliz é o amor que posso compartilhar com você. Por que eu precisaria negar que amo você? Não é importante que você retribua esse amor. Posso morrer amanh?; você pode morrer amanhã. O que me torna feliz agora é deixá-lo saber quanto amo você.

quero que você se enxergue vivendo um novo sonho, uma nova vida, na qual não precisa justificar sua existência e fica livre para ser quem realmente é

Viver pode ser muito fácil quando o amor é sua forma de vida. Você pode estar pleno de amor o tempo todo. É uma escolha sua. Talvez não tenha um motivo para amar, mas pode amar, porque amar o torna feliz.

Se examinar sua vida, descobrirá muitas desculpas, mas não vai encontrar nenhum bom motivo para sofrer. O mesmo vale para a felicidade. A única razão para você ser feliz é porque escolheu ser feliz. A felicidade é uma escolha, assim como o sofrimento.

Aonde quer que eu vá, quem quer que eu encontre, vejo a mim mesmo nos olhos deles, porque sou parte de tudo, por causa do amor.

Carla.Parreira 17/01/2024

Os Quatro Compromissos (Don Miguel Ruiz)... Melhores trechos: "...O pecado começa quando você se rejeita. Auto rejeição é o maior de todos os pecados. Em termos religiosos, trata-se de um 'pecado mortal', que leva à morte... Ser impecável com a própria palavra é empregar corretamente a sua energia; é usá-la na direção da verdade e do amor por você... Fofocar é praticar magia negra em seu pior aspecto, porque é puro veneno... Não levo as coisas para o lado pessoal. O que quer que você pense, como quer que se sinta, sei que é problema seu, não meu. É a forma como você vê o mundo. Não se trata de nada pessoal. Você está lidando consigo mesmo, não comigo. Os outros vão ter outra opinião, de acordo com seu sistema de crenças. Portanto, nada do que pensem a meu respeito corresponde a mim, mas a eles. Você pode me dizer: 'Miguel, o que está dizendo me magoa.' Mas não é o que estou dizendo que o está magoando; é que você possui feridas que eu toco com o que digo. Você está magoando a si mesmo. Não existe forma de eu levar para o lado pessoal. Não porque eu não acredite ou não confie em você, mas porque sei que enxerga o mundo com olhos diferentes — os seus olhos. Você cria uma imagem ou um filme em sua mente, e nessa imagem você é o diretor, o produtor e o protagonista. Todos os outros são coadjuvantes. É o seu filme. A forma como você vê esse filme é resultado dos compromissos que firmou com a vida. Seu ponto de vista é estritamente pessoal. Não é a verdade de ninguém, e sim a sua. Então, se você fica bravo comigo, sei que está lidando consigo mesmo. Sou uma desculpa para você se irritar. Se não sentir nenhuma dessas emoções, é lógico que se sinta bem. Quando se sente bem, tudo ao seu redor está bem. Quando tudo ao seu redor está ótimo, qualquer coisa o faz feliz. Você está amando tudo em volta porque está amando a si mesmo. Porque gosta da maneira como você é. Porque está contente consigo mesmo. Porque está contente com sua vida. Você está satisfeito com o filme que está produzindo, com seus compromissos de vida. Você está em paz e sente-se feliz. Vive nesse estado de graça, no qual tudo é maravilhoso e tudo é tão bonito. Nesse estado de graça, você está produzindo amor o tempo todo com tudo o que percebe... Quando realmente enxergamos as pessoas como elas são, sem levar para o lado pessoal, nunca poderemos ser feridos pelo que elas digam ou façam. Mesmo que os outros mintam para você, não há problema. Estão mentindo porque têm medo. Têm medo de que você descubra que eles não são perfeitos. É doloroso retirar a máscara social... Para fazer escolhas responsáveis só precisará confiar em si mesmo. Você nunca é responsável pela ação dos outros; só é responsável por si próprio. Ao compreender verdadeiramente essa realidade, recusando-se a levar as coisas para o lado pessoal, você dificilmente será atingido pelos comentários descuidados ou pelas ações de terceiros. Se você mantém esse compromisso, pode viajar ao redor do mundo com o coração completamente aberto e ninguém será capaz de lhe fazer mal. Pode dizer 'Eu amo você' sem medo de ser ridículo ou rejeitado. Você aprende a pedir o que precisa. Pode dizer sim ou não — qualquer que seja sua escolha — sem culpa ou autojulgamento. Pode escolher sempre seguir seu coração. Então estará no meio do inferno e será capaz de experimentar paz e felicidade. Imerso em seu estado de graça, o inferno não será capaz de afetá-lo... Amor verdadeiro é aceitar a outra pessoa da forma que ela é, sem tentar mudála. Se tentamos fazer isso é porque na verdade não gostamos dela. Claro, se você decide viver com alguém se firmou tal compromisso, sempre é melhor fazer isso com uma pessoa que seja exatamente da forma que você deseja... Presumimos que todos enxergam a vida da mesma forma que nós. Presumimos que os outros pensam da mesma forma que nós, sentem da mesma forma que nós, julgam como nós julgamos e sofrem como nós sofremos. Essa é a maior presunção que o ser humano pode ter. Por isso, temos medo de ser nós mesmos em presença dos outros. Achamos que todos estarão nos julgando e vitimando, nos fazendo sofrer e nos culpando, tal como fazemos a nós mesmos. Portanto, antes que os outros tenham uma chance de nos rejeitar, nós nos rejeitamos. É assim que funciona a mente humana. Também tiramos conclusões sobre nós mesmos, e com isso criamos um bocado de conflito interior... interessante observar como a mente humana trabalha. Temos a necessidade de justificar tudo, de explicar e compreender tudo para sentir segurança. Temos milhões de perguntas que precisam de respostas porque existem muitas coisas que a mente racional não consegue explicar. Não importa se a resposta é correta; uma resposta já nos faz sentir seguros. Por isso presumimos. Se os outros nos contam algo, tiramos conclusões; se não nos contam, também tiramos, para preencher nossa necessidade de saber e suprir a necessidade de comunicação. Mesmo quando escutamos alguma coisa e não compreendemos, tiramos conclusões e depois acreditamos nelas. Tudo isso porque não temos a coragem de fazer perguntas... Tirar conclusões em relacionamentos é pedir problemas. Frequentemente, presumimos que nossos parceiros sabem o que pensamos e que não temos necessidade de expressar nossos desejos. Presumimos que eles irão fazer o que queremos porque nos conhecem muito bem. Se não fizerem o que presumimos que fariam, nos sentimos magoados e dizemos: Você devia saber... Toda tristeza e drama de sua vida foram causados pelo fato de você ter tirado conclusões e levado as coisas para o lado pessoal. Pare um instante para examinar essa afirmativa. Toda a teia de controle que envolve os seres humanos vem daí. Todo o nosso sonho de inferno é baseado nisso. Criamos muito veneno emocional apenas tirando conclusões e fazendo isso de forma pessoal, porque geralmente começamos a tagarelar sobre nossas conclusões... A forma de evitar tirar conclusões é fazer perguntas. Se você não compreende, pergunte. Tenha a coragem de perguntar até que as coisas fiquem tão claras quanto possível, e, mesmo assim, nunca imagine que sabe tudo o que há para saber numa determinada situação... Se gostamos do que fazemos e sempre fazemos o nosso melhor, então estamos realmente apreciando a vida. Estamos nos divertindo sem sentir tédio e sem acumular frustrações... Assim como o inferno, o céu é um local que só existe no
interior de nossa mente. É um lugar de alegria, onde podemos ficar felizes, onde
somos livres para amar e ser quem realmente somos. Podemos alcançar o céu
enquanto estamos vivos; não precisamos esperar até morrer. Deus está sempre
presente e o reino dos céus se encontra em toda parte, mas primeiro precisamos
ter olhos e ouvidos para ver e ouvir a verdade..."

Nicholas.Assis 16/01/2024

Excelente!
Livro muito bom para nos reconectarmos com o que é importante na vida! Parecem quatro passos simples, mas é necessário ter muita atenção para não nos desviarmos no caminho. Recomendo demais a leitura!

thabooks 14/01/2024

Ótimo!
"Os Quatro Compromissos", de Don Miguel Ruiz, é uma obra que merece ser lida por todos em busca de uma vida mais significativa. Este livro transcende fronteiras culturais, oferecendo princípios intemporais baseados na sabedoria tolteca. Com clareza e simplicidade, Ruiz aborda a importância de ser impecável com as palavras, não levar nada para o lado pessoal, evitar conclusões precipitadas e sempre fazer o melhor. Esses compromissos proporcionam uma bússola para viver com autenticidade, promovendo relações mais saudáveis e um caminho para a paz interior. Uma leitura essencial para quem busca transformação pessoal e um guia para uma vida plena.

Juliana.Oliveira 10/01/2024

Um livro que muda a perspectiva de vida
Esse livro me fez enxergar coisas tão pequenas e sem importância que eu costumava dar grande importância e o inverso também é verdadeiro.
Você se desapega de muitas coisas e passa a ter um compromisso maior com você mesmo.

arualana 09/01/2024

Os quatro compromissos
Os quatro compromissos é livro maravilhoso, escrita direta e envolvente. Aprendi muito ao ler o livro!