Palavras Envenenadas

Resenhas - Palavras Envenenadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nany 25/03/2011

Palavras Envenenadas (http://up-brasil.com/?p=55135)
Palavras Evenenadas é um livro de uma escritora espanhola que confesso nunca ter ouvido falar, mas que sabe como conquistar um leitor. Sua narrativa se interpola entre a protagonista (em primeira pessoa), a família da protagonista e o policial responsável pelo mistério do livro (em terceira pessoa), contando a história de um sequestro arquivado sem solução.
Bárbara Molina é uma adolescente problemática que vive uma vida muito adulta para alguém de 15 anos. Com um pai ciumento e uma mãe desatenta Bárbara vive duas vidas, a que tem em casa e a que possui no mundo. Porém tudo muda de perspectiva quando ela é sequestrada e passa a viver em um porão de um homem desconhecido. Por quatro anos é alimentada, violentada e maltratada por seu sequestrador enquanto sua família perde as esperanças e a declara como morta. Até que em um descuido de seu agressor, Bárbara tem acesso a um telefone celular, e o que até então parecia um beco sem saída se mostra com uma luz no fim do túnel. Após uma ligação para sua antiga melhor amiga, seu caso ganha novos ares e uma possível solução parece estar a caminho.
Um livro que parece ser apenas um drama policial se desdobra em algo muito maior enquanto suas páginas são consumidas. A realidade já pungente de sequestros e cativeiros fétidos e obscuros já nos causa náuseas, mas o livro guarda muitas outras surpresas que farão nossos estômagos revirarem.
A realidade grotesca contidas nas páginas nos lembra do porque o mundo está do jeito que está. Enquanto Bárbara Molina luta para se manter viva e manter a ultima fagulha de esperança acesa, compreendemos que esse, apesar de ser um livro de ficção, não está nem um pouco obsoleto ou é fantasioso. Muitas mulheres já passaram, ou ainda passam por situações parecidas – quiçá piores – que a de Bárbara, então esse é um livro que acima de tudo choca o leitor com situações tão prováveis que às vezes é difícil acompanhar a trama sem se envolver em uma revolta de âmbito muito maior que as linhas que guardam a história.
Soma-se tudo isso a um poder de narrativa excepcional e temos um livro instigador. Uma história que nos faz ter vontade de gritar por todas as Bárbaras que vivem espalhadas pelo mundo afora. O que fica mais que claro é que nossa querida Maite teve certas intenções ao construir essa história. A autora quis exatamente isso. Nos instigar para uma realidade que as vezes é deixada em segundo plano tamanha é a sua feiura.
Por isso tiro meu chapéu aqui para Palavras Envenenadas que com sua realidade grotesca nos abre os olhos para a realidade tal qual grotesca da sociedade moderna.
Só asseguro e alerto que esse não é um livro de contos de fadas nem um lindo romancezinho. É importante lê-lo, mas só para aqueles que querem um pouco mais além de ficção e prazeres frívolos.

Rafa Précoma 20/03/2011

Incrível.
Não conseguia mais parar de ler e quando parava, não via a hora de voltar a lê-lo.

Bruna Britti 20/03/2011

www.supremeromance.blogspot.com

***

O livro é lançamento da editora Novo Conceito. História rápida, curta, que conta a história de Barbara, uma garota que há quatro anos mora em um porão com seu seqüestrador. Recentemente tivemos na mídia o caso real de Natascha, que passou mais de oito anos aprisionada por um doente que lhe tirou a infância, a liberdade e o direito de viver.

Nesse caso, somos apresentados aos pensamentos de Barbara nessa prisão que já dura quatro anos. Tudo, desde o início, é relatado por ela com uma narrativa que beira a desespero, dor, sofrimento e muitas vezes desistência da própria vida. Seu seqüestrador a estupra, espanca, faz lavagem cerebral, e, muitas vezes, talvez em meio ao “sonho”, uma esperança a onde se apoiar, Barbara até o acha carinhoso, principalmente quando ela está comportada e não tenta fugir. Enquanto isso, seus amigos, sua mãe, seus irmãos gêmeos, continuam suas vidas sem esperanças de encontrá-la.

A história começa muito bem, deixa você tenso logo nas primeira páginas. No entanto, o livro peca pela falta quase que total de diálogos ou ação, ainda que essa ação fosse uma conversa mais extensa. O livro é quase como que um diário de pensamentos rápidos de cada personagem, divididos em capítulos curtos, com parágrafos longos. Talvez, uma história tão polêmica, poderia ter tido personagens e história em si um pouco mais explorada pela autora.

O final – confesso que pode soar clichê (embora nenhum pouco distante da realidade), mas não me dei conta de quem poderia ser o seqüestrador até as últimas páginas. É o ponto forte do livro, e juro que me fez ficar de boca aberta.

Em geral, gostei do livro, gosto de ler assuntos do gêneros. Embora no começo a autora explique que a história não é baseada em fatos reais e qualquer semelhança é mera coincidência, cada vez mais casos estão surgindo por aí, reais. Para incrementar o assunto, faz algum tempo assisti ao filme “Taken In Broad Daylight” (Sequestro a Luz do Dia), um filme muito bom baseado em fatos reais sobre uma garota de 17 anos, seqüestrada por um homem doentio, onde passa 6 dias nas mãos dele. Não foram 8 anos, nem 4, mas tudo que essa menina passou (e verídico) durante esses dias, não foram fáceis.

ThaisTuresso 20/03/2011

Uma história de suspense e mentiras, segredos, enganos e falsas aparências que aponta alguns mitos inquestionáveis.

"Palavras Envenenadas" é um dos recentes lançamentos da Editora Novo Conceito, a capa traz muitas perguntas, e o livro as respostas que na maioria das vezes estão ocultas, ou talvez esteja debaixo dos nossos olhos e simplesmente não queremos enxergar.

Com muito suspense, do início ao fim, ficamos sabendo já no iniciar da leitura que Bárbara Molina está desaparecida. Para seu pai, irmãos e amigos ela está morta. Mas o coração de sua mãe ainda não pôde crer que ela se foi, é difícil para uma mãe aceitar a morte de um filho, quanto mais aceitar o que os olhos não contemplaram, o funeral da mesma.
Bárbara desapareceu quando tinha apenas quinze anos, e passados quatro anos, uma ligação pode mudar o destino de todos os envolvidos. Bárbara está viva.

A narração é vista por narradores diferentes, ora por Bárbara, ora pelo inspetor Lozano, ora pelos outros personagens, sempre enfatizando o ponto de vista de cada um, o que aumenta ainda mais o mistério acerca da pergunta: O que houve com Bárbara? Quem a mantém naquele lugar? E porquê?

Já no começo da leitura eu tive um suspeito, e para minha surpresa algumas contradições tornaram a busca pelo culpado audaciosa! Mas sempre com dúvida, chegamos a um desfecho.

Bárbara atualmente tem dezenove anos, há quatro anos exatamente desaparecida. Nesse ínterim a mãe dela emagreceu, perdeu o brilho para a culpa e uma infinidade de diazepam, não vive, ela sobrevive sem a filha, os irmãos gêmeos de Bárbara não conhecem a mãe que tinha antes. Eva era a melhor amiga de Bárbara até trair a própria amiga. Mas que traição era essa? O inspetor Lozano tem 65 anos e vai se aposentar, não ter solucionado o caso de Bárbara é o que mais o corrói por dentro, será que poderá descansar em paz?

Palavras envenenadas, apesar de ser ficticio, mostra a realidade fria e cruel. Quantos pais perderam seus filhos para mentes psicopatas e doentias? Quantas pessoas se deixam manipular por palavras que as mantém submissas e inertes? Conhecer esse livro foi muito gratificante, pois além de tentar ao longo da leitura encontrar o criminoso (eu sempre acerto) ele mostrou algo tão profundo que me tocou de maneira profunda e especial, com certeza, você caro leitor do Viaje na leitura, tem que ler esse livro! Quer suspense? Mistério? Afronta? "Palavras envenenadas" surpreende qualquer um com sua maneira real e fria de mostrar a vida como ela é para muitas "Bárbaras" neste mundo afora. Recomendadíssimo!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6