A Garota da Capa Vermelha Sarah Blakley-Cartwright

Resenhas - A Garota Da Capa Vermelha

Noturninha 10/02/2012

Estratégia de Marketing ou não?
[Contém spoilers, que estão com aviso prévio]
Pra começo de conversa, eu não vi o filme e nunca tive vontade de ver, pois acho a diretora péssima. Logo, me decepcionei em saber que o livro foi baseado no filme e não o contrário. Não tenho nada contra, claro, mas o livro não partiu da idéia da escritora/roteirista. A escritora foi contratada para adaptar o roteiro de outra pessoa. A idéia parece forçada. Mas não falarei do filme
A escritora é boa, mas cisma com comparações (reparem que ela vive falando que tal coisa é assim, COMO issoissoisso). Ela usa a comparação diversas vezes e não condeno, acho que é bom para aprofundar a leitura, mas ela usa em parte desnecessárias que chega a ser irritante.
Eu não sei ao certo porque o livro foi dividido em três partes. Pensei que cada parte teria um "tema" a ser desenvolvido. Logo na primeira parte, percebi que era uma introdução. A segunda parte é a mais comprida e quando cheguei perto do final, percebi que é a mais sem objetivo. Tirando o final tenso, a segunda parte tem pouquíssimas situações que são relevantes para a história, o resto é uma enrolação.
Quando faltavam pouco mais de 150 páginas para terminar, eu aluguei o filme e vi apenas meia hora, já cheia de críticas para os dois. Percebi que se visse o filme, ia perder a vontade de continuar lendo. E também percebi com mais força que o livro é forçado.
No livro, os personagens principais são amigos na infância e são separados aos 7 anos e alguns anos depois, eles se reencontram e são super apaixonados. Gente, sério, vc conheceu o cara com 7 anos, e depois de anos, vc o reencontra e descobre que é perdidamente apaixonada por ele. Não faz sentido algum.
A história só começa a funcionar na terceira parte, a melhor, por sinal. Mas ao fim, algumas coisas não foram explicadas, como a utilização da prata contra o lobo. Se foi explicado e eu não me lembro, digo que foi muito mal explicado. Para as pessoas entendidas no assunto, prata está para lobisomem, assim como estaca está para vampiro, assim como kriptonita está para Superman. Mas não se pode escrever algo garantido que todos vão entender. Não foi explicado e isso é frustrante.
Infelizmente, eu não considero uma versão moderna da Chapeuzinho Vermelho, pois as situações que lembram a fábula só acontecem lá no finalzinho. A capa vermelha acaba se tornando apenas um figurante do que deveria ser marcante para o personagem.
E não há final. Eles dão a você a "opção" de ler o capítulo bônus no site, quando na verdade, é o capítulo final.

[CUIDADO, SPOILER]
Na verdade, a descoberta principal não está nos livros. E O final pode ser surpreendente, mas eu já imaginava que seria alguém próximo.
Acho que seria bem melhor sem esse bônus, pois ele é muito sem pé nem cabeça. Os sentimentos da personagem mudam de uma hora pra outra e isso é totalmente sem sentido. A impressão é que ela e o lobo se tornam outros personagens. Ficou incoerente. E a avó? Fiquei sem entender direito o final da avó, pois a ignoraram totalmente. E aí o casal 20 resolvem se amar, se esquecendo totalmente do que tinha acabado de acontecer...[FIM DO SPOILER]

O bom é que a leitura é agradável, e o suspense é imediato. Dá vontade de ler mais e toda hora você desconfia de alguém e cria várias teorias. A história é muito boa, mas sem esperar ler a versão moderna de Chapeuzinho Vermelho.

Eu não sei o final do filme, mas dá para ver que o livro é uma estratégia de marketing para o filme. Continuei achando forçado. Não sei se o capítulo bônus tem no filme, mas para você que quer ler esse livro sem se decepcionar: NÃO LEIA O CAPÍTULO BÔNUS.

Silvana 04/02/2012

O livro é baseado no filme.Geralmente é ão contrario.Conta a história da chapeuzinho vermelho nos dias de hoje.
Estava adorando o livro,só que no final,acaba do nada e não tem nenhuma explicação,dai tem que entrar no site do livro e ler um capitulo extra,pra entender o fim,inclusive,sem ler o capitulo extra a gente fica achando que o lobisomem é outra pessoa.
Não gostei de fazerem isso no final,pois quem não tem acesso a internet e não assistiu o filme vai ter uma ideia errada do final

Aline 01/02/2012

Suspense =)
A primeira coisa que eu gostaria de destacar nessa resenha é o clima de suspense que o livro tem. Quem já viu o filme "A Vila" sabe do que estou falando, eles nos mostram uma comunidade que vive isolada com medo de um monstro.
No livro encontramos essas pessoas vivendo a mercê da "lua cheia", eles tem um pacto de paz com o lobo e precisam deixar sempre uma oferenda para ele. Mas eles não contavam com a chegada da "Lua de sangue", essa lua muda tudo e os ataques aos moradores voltam a acontecer após anos.
O interessante é que não falamos de um simpes lobo mas de um lobisomem e quando os moradores descobrem isso ficam apavorados.
Achei o máximo a forma como a autora nos leva a suspeitar de quatro personagens próximos a Valerie, "a chapeuzinho vermelho".
Após a 1° morte os aldeões ficam enlouquecidos e querem fazer justiça com as próprias mãos, mas a empreitada dos mesmos não dá tão certo e um padre famoso por suas batalhas contra monstros e bruxas é convocado. O mesmo coloca a vila em estado de sítio para descobrir, capturar e matar o "Lobo".
Fiquei muito feliz ao perceber a riqueza emocional dos personagens, muitos são importantes para o desenrolar dos fatos e não apenas os principais como Valerie, Peter e Henry (torci por ele em vários momentos).
Outra curiosidade, sempre gosto dos lobos né???
Em várias livros que já li sempre gosto mais deles, foi assim com Jacob, Alcides entre outros =)
Enfim o mistério fica até as últimas páginas quando descobrimos quem é o "lobo". Achei um livro bom de ler e com capítulos no tamanho ideal. Enfim indico esse livro para que gosta de um supense com uma leve pitada de romance.

Canafístula 13/01/2012

A Garota da Capa Vermelha, de Sarah Blakley-Cartwright com David Leslie Johnson
Devo começar dizendo que simplesmente adorei essa releitura de Chapeuzinho Vermelho nesse estilo conto de fadas com esse visual meio dark. Admito que não curto muito esse tipo de leitura, mas desde que coloquei os olhos em A Garota da Capa Vermelha, eu não sosseguei até consegui-lo emprestado para ler.

Assim que o peguei em mãos, percebi que livro encantador eu tinha comigo. Além de ter uma capa linda, o livro segue todo aquele ritual de “Era uma vez...” e as letras das páginas possuem aquele ar de história medieval... Enfim, não sei se vocês me entendem, mas a editora trabalhou muito bem nisso, tentando inserir o leitor o máximo possível no ambiente da história, muito legal!

Se esses detalhes já empolgam e te deixam com vontade de ler o livro, o conteúdo em si também não fica atrás. Eu gostei bastante do jeito como os escritores narraram a história... Usaram uma linguagem bem simples que me envolveu bastante! Acho que um dos motivos pelo livro ter ficado com um resultado final tão bom foi que um dos autores também foi responsável pelo roteiro do filme – tendo por consequência um livro com uma linguagem bem clara e direta, que te prende até o final.

Julgando pela capa, parece ser um livro bem morninho, mas muito pelo contrário – me surpreendi, pois encontrei bastante ação e suspense na narrativa. Além desses elementos essenciais que te dão ânimo para prosseguir na leitura, ele possui aquele toque de mistério e contradição que todo livro deve ter. Foi uma leitura bastante agradável e que me surpreendeu muito. Quando eu peguei o livro, não queria largar mais.

E sim, a tem a versão cinematográfica, mas nem preciso dizer que não assisti e nem pretendo, né? Eu sempre me decepciono com livros adaptados para o cinema... Da última vez que vi um, eu senti tanta vontade de sair gritando “não é assim, não é assim!” do cinema que deste então eu tenho evitado ao máximo as adaptações... E como gostei muito desse livro, passarei bem longe do filme para não correr o risco de arrancar tufos de cabelo da cabeça depois. Contento-me muito bem com a versão do papel, obrigada.

E claro, como todo bom livro, não poderia faltar o defeito básico, né? O final. Minha amiga May do blog “Reading Books And More” tinha me prevenido sobre o final do livro e quando cheguei nessa parte, percebi que a raiva dela tinha fundamento: o livro não tem um final definido. Ficou aquela coisa meio subentendida, sabe? Do tipo “te dou uma pista mas não te conto o que é.”

Confesso que não curti muito isso, mas mesmo assim avaliei o livro com cinco estrelas e o marquei como desejado no skoob. Apesar do final não convencer muito, o livro em si compensa. O conjunto da obra conseguiu ser tão bom que eu nem fiquei muito abalada pelo final.

Se vocês querem sair um pouco da monotonia e experimentar algo diferente, esse é o livro certo. Eu não curto muito Literatura Fantástica – com exceção de Harry Potter, o meu muso – e seres como vampiros, lobisomens e afins; de início senti-me atraída por esse livro só pela capa, mas felizmente me enganei. É uma leitura muito prazerosa – só não dê bola pro final!

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

Juú 27/01/2012minha estante
Recomendo que você assista o filme pois o livro foi uma adaptação dele e não o contrario!

Canafístula 02/02/2012minha estante
Juú, eu já sabia disso, mas mesmo assim não gosto muito de assistir filmes sendo que já há livros. Acho que peguei trauma, haha.

Vanessa Vieira 30/12/2011

A Garota da Capa Vermelha_Sarah Blakley_Cartwright
A Garota da Capa Vermelha, de Sarah Blakley-Cartwright é uma adaptação da lenda de Chapeuzinho Vermelho e nos conta a estória da jovem Valerie. Valerie é uma garota cheia de vida e sonhos, e que mora no vilarejo de Daggorhorn. Daggorhorn é assombrada por um lobo, que recebe oferendas, ou melhor, sacrifícios de animais dos seus habitantes, para que nenhuma vida humana seja ceifada. Tudo muda de figura quando Lucie, irmã de Valerie, é encontrada com o corpo rasgado e sem vida em um campo de trigo. O lobo quebrou o seu trato...

A vida de Valerie sofre drásticas mudanças com a morte de Lucie. Ela descobre que está noiva do ferreiro Henry, casamento arranjado pelos seus pais e sem seu consentimento. Porém, o seu coração pertence ao lenhador Peter, seu amigo de infância de longa data.

Para completar a avalanche de acontecimentos, surge Father Solomon, um renomado padre caçador de lobisomens, que revela a todos que o lobo é um dos habitantes de Daggorhorn. O clima de mistério e suspense impera sobre o lugar, fazendo com que todos desconfiem da sua própria sombra.

Valerie passa a suspeitar de todos à sua volta, inclusive do seu grande amor Peter e de seu futuro marido Henry. Pelo que tudo indica, o lobo é alguém muito próximo a ela...

Eu amei A Garota da Capa Vermelha! Ele foi escrito com base no filme homônimo, dirigido por Catherine Hardwicke e com ótimas atuações de Amanda Seyfried e Gary Oldman. A narrativa é encantadora e nos remete a uma cenário bem camponês, com as suas comemorações pela farta colheita e seus receios mais profundos.

Valerie é bem destemida e dotada de muita personalidade. O seu romance com Peter é tudo de bom e autêntico, sem aquela melação típica dos triângulos amorosos. Henry também é um fofo, mas a química entre o casal definitivamente, não rola.

Eu só não gostei de um detalhe feito pela editora: eles não anexaram o último capítulo no livro. No final do livro, tem um link para que você entre na página deles na internet e leia o último capítulo, que eles intitularam como capítulo- bônus, em versão PDF. Não sei se foi uma estratégia de marketing devido ao filme, já que ambos foram lançados quase na mesma época, mas confesso que isso me desagradou bastante. Quando você compra um livro, você quer ler ele inteiro, e não pela metade, correto?

Fora esse pequeno inconveniente, a estória é linda e repleta de muita emoção! Personagens bem construídos e que nos transportam para a aldeia de Daggorhorn. Recomendo, com certeza!

Amali 21/12/2011

Admito que esperava muito mais do livro. A história é bem legal porém não é empolgante como outras que já li, Valerie(personagem principal) é apaixonada por seu amigo de infância mesmo sem saber. Ela não o via a muito tempo. Quando ela o reencontra ele está bonito e essa paixâo se acende. Porém um obstáculo entra no caminho deles, ela havia sido prometida em casamento a Henry por seus pais. Henry é o mais rico da aldeia e também um rapaz muito bonito e bondoso. Apesar de tudo isso, seu coração está junto a Peter. Com as mortes o ocorridas na aldeia uma caçada por um lobisomem começa, causando mais mortes e muitos confusão, até mesmo o fim de um noivado e grandes descobertas.

House of Chick 20/12/2011

Logo quando a gente abre o livro vemos um prefácio da diretora Catherine Hardwicke, onde ficamos sabendo que o livro veio depois do filme. Sim, o filme não foi baseado nele, mas sim o contrário, o que é uma novidade para mim. Vamos então ao livro.

O livro conta a história de Valerie, uma menina destemida que mora na aldeia de Daggorhorn na qual seus moradores vivem sob a constante ameaça de um lobo. Logo no início do livro ficamos sabendo que os moradores do vilarejo oferecem um sacrifício ao lobo durante os períodos de Lua Cheia para que não haja ataques, e vemos também Valerie ver o lobo ainda muito pequena.

Quando a protagonista e suas amigas vão para um acampamento muitas coisas acontecem, como a morte da sua irmã em noite de lua cheia, o retorno do seu melhor amigo que tinha partido quando ela era criança, ela estar prometida em casamento para um homem que ela não ama e descobrir que está apaixonada por ninguém menos do que seu ex melhor amigo que é o tipo bad boy.

Depois que outra pessoa morre pelo mesmo motivo que Lucie (a irmã de Valerie), a cidade resolve chamar um caçador de lobisomens que declara que o lobo vive entre eles disfarçado, causando espanto e desconfiança de todos no povoado.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/03/garota-da-capa-vermelha-sarah-blakley.html

Liliana 23/11/2011

A Garota da Capa Vermelha
Valerie era uma das garotas mais bonitas do vilarejo - pacato e que vivia sob medo e pressão. Isso ocorria porque eram oprimidos pelo Lobo em toda Lua Cheia, mas desde que fizeram um acordo, sacrificando sempre seus melhores animais, não haviam mais chacinas.
Ao menos, não até aquele instante. Valerie pretendia fugir com Peter, seu amor de infância, mas o destino queria que ela ficasse, o Lobo queria. Lucy jazia no chão... Morta. E o acordo estava quebrado.

"Desde crianças, ele sempre me fez querer quebrar as regras."

As respostas parecem girar em torno de sua família e de seu noivo arranjado, Henry. Mas, nada poderá ficar tão claro quando o Padre Solomon - com suas ideias radicais - estiver disposto a sacrificar a mulher que dois homens são loucos, só por ser objeto de desejo do Lobo.
O vilarejo não sabe em quem confiar, ou quem dispor suas vidas. Tanto um quanto outro não se importam com as vidas e sim, com os resultados. Fadados a ter medo para sempre, Valerie decide o que é melhor para ela - depois de muita luta - e somente isso parece bastar.

AndreLSarausa 19/11/2011

Resenha - A garota da Capa Vermelha
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2011/11/resenha-garota-da-capa-vermelha.html
O livro conta a história de Valerie, uma garota, que gosta de um cara, mas está prometida para casar com outro.
Sua irmã é morta pelo lobo que vive na Vila, e há tempos, todos ficam quietos e sacrificam animais, mas depois da morte da irmã de Valerie, eles decidem lutar contra o lobo.
Até que no final...O lobo é o ...... da Valerie!!!! Não vou contar o final, pois alguns nem leram. nem viram o filme.

No livro, conta a história mais detalhada, conta que em uma hora, a Valerie e a avó, suspeitaram uma da outra, tem mais detalhes sobre as emoções que Valerie está sentindo.
Mas o filme tambem é muito legal!!
Na verdade, quando eu assisti o trailer pela primeira vez, fiquei loucoooo, mas depois que assisti o filme, não achei tuuudo aquilo que esperava.

Dan 13/11/2011

Resenha: A garota da capa vermelha
Ah pessoal... O livro é maravilhoso, o devorei, haha.
Adrenalina, amor, coragem...
Porém me decepcionei um pouco com o final, terminei de ler e pensei “sim, e aí?”, conclui que o livro e o filme meio que se completam, mas a estória é ótima.
Assisti ao filme e depois que li o livro, sugiro que façam o contrário, mas tudo bem se você já tiver assistido, vale muito à pena.

A estória toda acontece na aldeia de Daggohorn.

Valerie sempre foi uma garota diferente, queria até ser parecida com as outras meninas, mas não tinha jeito.

Ela tem uma irmã mais velha, a Lucie, que é considerada a perfeita por ela, mas que achei isso um tanto exagerado, me irritou um pouco como Valerie idólatra a irmã, coisas como; a mais bela, a mais delicada, a que todos amam... Aff é um pouco demais, hehe.

As irmãs têm três ‘amigas’, que achei até um pouco engraçado, considerando os fatos que ocorrem. Elas são Rose, Roxanne e Prudence. E estão ansiosas para ir à colheita.
A maioria dos camponeses iria trabalhar na plantação, aonde também viriam rapazes de outras aldeias.
Daggohorn é um lugar humilde e as meninas também teriam que ajudar, sendo que com segundas intenções, pois querem mesmo é arrumar pretendentes.

Valerie vê alguns rapazes, mas ninguém lhe atrai. Não conhecia o amor, mas isso estava prestes a mudar.
“Anos mais tarde, ao se lembrar desta manhã, ela não tinha certeza do que a fizera erguer o olhar novamente, alterando o rumo de sua vida para sempre – ela sempre dissera que havia sentido algo no canto dos olhos, obrigando-a a olhar quase como se alguém tivesse dado um tapinha no seu ombro para fazê-la se virar. Ao levantar os olhos, viu um jovem de cabelos escuros, estonteante de parar o coração.” Pág. 39
Valeria fica perdida, completamente abalada. Aquele rapaz só podia ser Peter, seu melhor amigo que havia partido anos atrás misteriosamente.

E é aí que as coisas esquentam!
A aldeia toda teme o lobo, havia anos que faziam sacrifícios de animais para apaziguá-lo, mas naquela primeira noite de colheita, pairava no céu a lua de sangue, e o lobo ataca!
Há uma morte (que eu não vou dizer qual é), todos ficam com medo, tudo está prestes a mudar.
Em meio a tudo isso, Valerie e Peter ficam perdidamente apaixonados (fofo).

Para completar, Solomon chega à aldeia, o caçador de lobisomens não está para brincadeiras, mas ele nem imagina com o que está lidando. Solomon põe todos contra todos e o clima fica ainda pior, qualquer um pode ser o lobo!

Valerie percebe que tudo começou depois que Peter chegou, mas isso só pode ser uma coincidência...

Galera, o pessoal fica com medo da própria sombra e isso gera um suspense danado!
A única pergunta é... Quem será o lobo?

AmadosLivros 08/11/2011

Blog Amados Livros

Lucas Loduca 25/10/2011

nada a ver com o filme
bem pelo que eu soube foi primeiro o filme depois o livro mas eu achei o livro muito patetico o filme é mil vezes melhor

Gabi 18/10/2011

A Garota da Capa Vermelha
Não esperava que um conto de fadas pudesse se transformar em um suspense tão bom. Adorei a leitura!

Valeria e sua irmã crescem ouvindo histórias sobre um lobo que ameaça a aldeia. Todas as noites de lua cheia, uma família precisa oferecer um sacrifício ao lobo para que ele não ataque naquele dia.
Com sete anos, Valeria em sua primeira experiência com o lobo, ela vê a criatura horrorosa devorar sua cabra de estimação, mas algo naquele olhar assustador é familiar a Valerie, é como se o lobo a reconhecesse.
Passa-se dez anos e Valerie relembra aquele acontecido de quando tinha sete anos ao ver o corpo da irmã todo dilacerado pelo lobo, tamanha foi a dor que sentiu no momento.
Afinal, quem será este lobo? O que se sabe é que ele está entre as pessoas da aldeia, é humano e está a procura de alguém para transformar. Father Solomom, um caçador de bestas é quem faz esta revelação e está disposto a acabar com o lobisomem.
Valeria divide-se em duas suspeitas: Seu noivo que pode ser quem atraiu sua irmã para uma emboscada ou Petter, seu amor de infância que voltou recentemente à aldeia e sempre desaparece quando o lobo está por perto? Será um deles? A Garota da Capa Vermelha apresenta outras suspeitas, faz parecer que o lobo é muito mais familiar, que os dois homens que estão envolvidos na vida de Valerie.

Incrível! Eu tenho as minhas suspeitas, mas preciso assistir ao filme para comprová-las. Independente disto, como eu disse, sem dúvidas nenhuma que eu adorei a leitura.

O livro nos leva a imaginar como era a vida da chapeuzinho vermelho, a história original não conta muitos detalhes “o lobo come a vovozinha e depois o lenhador a salva”. Nesta nova versão não existe um salvador, não há final. Na verdade, quem escolhe o final somos nós, deduzindo.
Essa ideia de deixar a história com final “suspense” para mim é o melhor final. Nem sempre os finais felizes me agradam.

Dizem que no filme eles revelam quem é o lobo, eu gostaria de ver, mas quero que minhas suspeitas estejam certas. Ok, mesmo se não estiverem, ainda irei preferir o mistério final contido no livro.

Para mim, as boas histórias estão nos livros. Muitas vezes os filmes não são fiéis a obra original, mas neste caso, como o livro foi baseado no filme, espero que a única diferença seja a revelação final.

Pode até ser que eu ainda leia livros melhores, mas este é insubstituível pra mim e posso dizer como futura pedagoga que, eu irei ler este livro com meus alunos de quarta série e será uma experiência maravilhosa para ambos, tenho certeza! Assim como sei que será para vocês, se tiverem a oportunidade de ler.
E para aqueles que julgam antes de ler, a dica é: ler além das primeiras páginas, não comparar a história com nenhuma outra pois cada livro é único e cada experiência de leitura é única também.
A emoção que cada leitura desperta nos leitores é subjetiva e pode haver histórias diferentes, que possam nos agradar ou não, mas não dá para dizer o que é melhor ou pior, pois as opiniões são diversas.
Por isso, abondonem os seus preconceitos e viagem na leitura. Deem-se essa oportunidade, leiam! Procurem não deixar um bom livro pela metade.

Boa leitura!

Nath 17/11/2011minha estante
jente adorei agora ele esta em primeiro lugar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!