A Garota da Capa Vermelha

A Garota da Capa Vermelha Sarah Blakley-Cartwright

Resenhas - A Garota Da Capa Vermelha

Joyce Tavares 09/10/2011

*-*
Lucy foi encontrada morta. Tudo por causa da maldição. Medo.
Valerie descobre que pode ter sido a culpada, por estar noiva do menino que sua irmã amava. Culpa.
Valerie nunca amou verdadeiramente Henry, ela só queria estar o tempo todos com Peter, sua verdadeira, única e eterna paixão.
O Lobo pode ser qualquer um de sua aldeia, Valerie desconfia de todos, não importa, a maldição pode estar em qualquer um, inclusive nela mesma... Suspense.
Será que Peter poderia ser o lobo? Henry poderia estar omitindo algo? Sua avó poderia ser algo mais que uma feiticeira? Sua mãe mais que uma dona de casa?
Quem matou Lucy afinal de contas?

Gabriel 30/09/2011

A Garota da Capa Vermelha
Valerie mora num vilarejo assombrado por uma criatura demoníaca; um lobisomem.
Ma por muitos anos o Lobo não atacou o vilarejo, em função de um pacto que tinha feito com a população.
Mas justo quando Valerie ia fugir com a amor de sua vida... o lobo quebra o pacto, e mata uma camponesa. Mas não uma camponesa qualquer, mata Luce, a irmã de Valerie.
Quem será o Lobo?

Bruna 28/09/2011

Assisti ao filme antes de ler o livro, então não teve aquele suspense de saber quem era o lobo (o que provavelmente é o mais legal do livro), e por incrível que pareça gostei mais do filme, acho que porque achei ridículo essa idéia de não ter o último capítulo. Outra coisa que me decepcionou no livro é que no filme em algumas partes era Valerie quem narrava, então eu acreditava que o livro seria em primeira pessoa, característica que me atrai bastante em livros, mas não é. Mas por fim é um livro bem escrito, de leitura fácil, bom pra passar o tempo =)

Glaucy 07/09/2011

"A Garota da Capa Vermelha" chamou-me a atenção pela sinopse... fiquei morrendo de vontade de lê-lo e li... amo histórias que começam com "era uma vez..." rsrs

A narrativa me envolveu e a cada capítulo, eu desconfiava que qualquer pessoa do vilarejo de Daggorhorn fosse o temível lobo.

Nossa Chapeuzinho Vermelho: Valerie, é uma jovem com uma intuição apurada, além de bastante corajosa. Ela, desde criança é apaixonada por Peter, que foi embora do vilarejo ainda garoto devido os pecados de seu pai... ela nunca o esqueceu.

Até que anos depois, ele volta, juntamente com a lua de sangue e o cruel lobo (a lua de sangue faz com um novo lobo seja criado). Pessoas que Valerie ama, começam a morrer... o lobo não é piedoso (e qual é o conto de fadas em que o lobo é bom???!!!), ele quer um sucessor.

Valerie desconfia de tudo e todos. Atos hediondos são feitos em nome do "bem maior", a segurança da pequena cidade foi abalada.

Acontece que, o lobo já sabe quem ele quer e adivinha quem é???!!! Valerie, lógico! Ela é a única que o ouve e ele a quer a todo custo e está disposto a matar todos que ela ama, se ela não o seguir.

Como disse, fui envolvida pela história e quando cheguei ao último e derradeiro capítulo, decepcionei-me... não acreditei que aquele seria o final, um desfecho totalmente subjetivo e broxante, afinal, quem realmente é o “lobo mau”?

Ainda bem que há o capítulo bônus e é ele salva o fim da história. Um conselho: leia, além do livro, o capítulo extra, ele é decisivo e empolgante.

Agora sim, já posso assistir ao filme ;D

*************************************

Lido em setembro de 2011

charlotte 04/09/2011

Resenha - A Garota da Capa Vermellha (blog Letras de Chá)
O livro conta sobre o vilarejo de Daggorhorn, um lugar totalmente isolado, onde os moradores são amedrontados por um lobo. Constantemente sacrifícios são oferecidos a ele como um tratado de paz, para que não ataque os habitantes. Mas então ele é quebrado...

Antes disso conhecemos a personagem Valerie. Ela é aventureira e independente, diferente de sua irmã mais velha Lucie, a qual todo mundo gosta. Lucie é a filha predileta, uma menina doce, meiga e inocente, mas certamente não é a mocinha. No primeiro capítulo, dez anos antes de todo o decorrer da história, Valerie fica cara a cara com o lobo, que simplesmente a deixa sem fazer nada. Por que ele não a atacou? Era exatamente isso que ela gostaria de saber.

Dez anos mais tarde, seu amigo de infância Peter volta à Daggorhorn e Valerie percebe, depois de todos anos longe um do outro, que ainda se amavam. Mas ela está prometida de Henry, o ferreiro rico e bonito, e numa tentativa de escapar do indesejado compromisso e ficar com o seu amor, eles se preparam para fugir.

“Bleim.
Bleim..
Bleim.
O terceiro toque dos sinos da igreja pairava no ar, e tudo ficou imóvel. Alguém da aldeia havia morrido. Valerie gelou.
Bleim.
Um quarto toque rompeu o silêncio. O mundo se abriu, expondo o interior cru.
Valerie e Peter se entreolharam-se confusos; em seguida, caíram em si horrorizados.
O quarto toque significava apenas uma coisa: ataque do Lobo.”

Então tudo vira um pesadelo: a vítima havia sido Lucie. Father Solomon chega ao vilarejo para caçar a fera, e revela que ela é um dos moradores. Coincidentemente tudo começou quando Peter voltou e aí começa toda a trama de quem é o Lobo?

Medo, desconfiança e suspense. A cada momento há uma nova suspeita, Valerie não pode confiar em ninguém, nem nas pessoas que ama. E é assim até ao final da história.

Admito, suspeitei de várias pessoas, e mesmo assim o final me deixou de boca aberta. Surpreendente. E o mais legal é que o livro inclui a maioria dos elementos presentes na história original da chapeuzinho(só que algumas características diferentes, mas isso é um dos pontos positivos): Um lobo mal forte e assustador, a vovó e a sua casa na floresta, o caçador, e até a cesta que a chapeuzinho leva para a vovó está incluída nessa lista.

O problema do livro está no final: não tem. Ele fica em aberto com o seguinte recado:
Será mesmo este o verdadeiro final da história de Valerie? Visite: www.editoraid.com.br/agarotadacapavermelha e descubra!

Sim, isso mesmo. Para saber o final da história e descobrir quem é o lobo afinal, você precisa ler o capítulo bônus que está no site. Marketing? Óbvio. Isso definitivamente me decepcionou. Mas, ignorando esse fato, o livro é ótimo, me prendeu do começo ao fim. E assim que acabei o capítulo bônus fiquei louca para ver o filme. Corri para a locadora perto de casa só para descobrir que o filme ainda nem foi lançado em DVD. Não agüentei esperar e baixei na internet.
Enquanto o livro foca no suspense, o filme é mais voltado para o romance. Recomendo os dois. E FELIZMENTE, o filme é completo, nada de retirarem o final. Há um detalhe no final que não há no livro, e eu o achei bem interessante, poderiam tê-lo colocado, mas então se você ler o livro, eu recomendo ver o filme também.

MAIS RESENHAS EM: http://letrasdecha.blogspot.com

Tarsila 03/09/2011

Um mistério gótico narrado sem muita graça...
A Garota da Capa Vermelha foi baseado no clássico conto Chapeuzinho Vermelho (originalmente Capinha Vermelha). O romance surgiu depois do roteiro para o filme, sendo a autora convidada pela diretora. Não estava com muita vontade de ler esse livro, mas algumas pessoas insistiram e o li sem expectativas.
Valerie, 17 anos, se sente sufocada em Daggorhorn, pequeno vilarejo em que vive. As pessoas vivem com medo do Lobo que aparece a cada noite de lua cheia. De todos os aldeões, só sente deveras ligação com sua doce irmã mais velha, Lucie. Peter, seu amigo de infância, há muito tempo que não vive mais ali.
Num dia em que haverá colheita, ela o vê após vários anos. Pouco tempo depois, o Lobo rompe a paz. Existia um acordo, e o Lobo aceitava os sacrifícios de animais, não assassinando ninguém. O surpreendente assassinato que aconteceu numa lua de sangue revolta os aldeões que imprudentemente saem à caça do Lobo. Father Solomon, conhecido por caçar criaturas sombrias, chega trazendo revelações inesperadas e uma personalidade com determinação, além de um tanto cruel. E Valerie, sem ser nem consultada e com novos sentimentos despertados por Peter, se vê noiva do cobiçado ferreiro do local.
“(...) o peito de Valerie se sentiu oprimido como se houvesse muita coisa, como se algo estivesse tentando soltar as raízes e brotar lá dentro.
Talvez assim fosse o amor.”
Pág. 77
Não conhecia nenhum livro que tivesse sido baseado em um roteiro, e essa minha primeira experiência não foi agradável. O livro narra muito do que acontece no exterior, e senti falta de saber mais dos pensamentos e sentimentos dos personagens. Há pouca descrição e uma boa quantidade diálogos, porém me interessou de modo tão insuficiente que demorei a terminá-lo. Os personagens não me cativaram, nem o estilo da autora, tampouco o caráter gótico da obra.
Há sim partes interessantes; era curioso quando a história se aproximava de Chapeuzinho Vermelho, ou a tensão na aldeia para descobrirem quem, afinal, era o Lobo, com Valerie suspeitando de todos, até de amigos e familiares – pessoas que ela pensava conhecer.
“- Que olhos grandes você tem, vovó – observou Valerie calmamente.
Ela notou que todos os traços da Avó estavam bem definidos e acentuados. E teve as mesmas sensações que tinha quando bebia água depressa demais: enjoo e tontura.
- É para ver você melhor, querida – disse a Avó, com a voz abafada.”
Pág. 332
Assisti ao filme e confesso gostei mais, talvez pelo que foi visualmente, ou então por a história ter passado mais rápido e não ter contado com a narrativa do romance. Constatei que a autora incluiu fatos no livro que não constam no filme, entretanto não senti nem um pouco a falta deles.
A diagramação do livro merece ser comentada, a divisão das três partes têm uma página escura com letras brancas, e a dos capítulos conta com uma página inteiramente adornada, além de algumas outras folhas realmente bem-feitas e que chamam a atenção dos leitores. O desfecho da história não está presente no livro, apenas num "capítulo bônus" no site da editora, o que a meu ver foi injusto, não empolgante.

Andrea 31/08/2011

Segundo livro que leio da iD e mantenho minha opinião sobre a editora se preocupar com a qualidade. O acabamento é lindo (assim como Elixir): capa colorida, desenhos, aba... E uma boa tradução e revisão. Só por esses dois últimos, já ganha a minha simpatia.

Quanto à história em si... Comprei o livro porque não consegui assistir o filme no cinema (não veio pra minha cidade). Achei o pôster (se não me engano, essa foto da capa mesmo) muito bonito e fiquei curiosa em relação à essa "releitura moderna de Chapeuzinho Vermelho".

O começo não é instigante. Na verdade, é até meio chato. Sem contar que de um capítulo pra outro pula-se 10 anos, sem nem uma pausa, o que achei muito estranho. Outro ponto - não negativo, mas também não muito animador - é que, enquanto lia, não conseguia parar de lembrar d'A Vila. Eu meio que esperava eles revelarem um segredo tipo o do filme. Viagem minha, eu sei.

A história é divida em 3 partes e, lá pelo final da primeira, eu fui finalmente fisgada. A segunda, eu li voando. Tive que me controlar pra não ler a terceira direto.

Adoro esses livros com mistério que eu não decifro, onde eu suspeito de todo mundo. Por mais que eu tentasse, não consegui imaginar o desfecho. Mas achei lindo! E muito me lembrou o final de um episódio da série Fear Itself. Eu li e fiquei, "Ah.Meu.Deus".

PONTO NEGATIVO: o livro termina abruptamente. Não sei o que a editora pretendia com isso, mas eles colocaram o final do livro na intenet!!! Há um capítulo bônus na página do livro. Achei extremamente broxante. Imagina se eu tou num lugar que não posso acessar a internet?! Bola fora, hein iD.

Carol 31/08/2011

A Garota Da Capa Vermelha
Surpreendente!!
Eu não li esse livro simplesmente devorei ele!

A historia e incrivel, logo no começo somos apresentados a uma realidade completamente diferente da que vivemos, isso porque os personagens da historia vivem, numa aldeia totalmente isolada onde seus habitantes vivem tremendamene amedrontados por um lobo.

A historia e cheia de misterios do começo ao fim e so você pensa que ao terminar de ler o livro acha que vai ter descoberto finalmente quem e o lobo, engano o seu, pois no livro simplesmente não conta quem e o lobo e só você quiser descobrir você tem suas opições ou assiste ao filme ou leia o restante da historia no site oficial do livro.

Super recomendo o livro!

Nathi 21/08/2011

Resenha - A Garota da Capa Vermelha
O livro narra a história de Valerie, uma garota que vive com sua família na pequena aldeia de Daggorhorn. Valerie sempre está junto de seu amigo Peter, até que um dia ele é mandado embora da aldeia, junto com seu pai, de modo misterioso. Com a ausência de Peter, Valerie se sente ainda mais sozinha, mas ainda lhe resta Lucie, sua irmã, com quem tem uma forte ligação. Mas a vida em Daggorhorn está longe de ser tranquila. Uma vez ao mês, os aldeões necessitam depositar uma oferenda ao Lobo, que amedronta suas vidas, para que este não quebre o pacto.

Na noite em que a família de Valerie leva como oferenda sua cabrita de estimação, ela corre até o altar para tentar salvá-la, e se depara com a fera. E esse é um encontro que ela nunca esquecerá.

Passados dez anos, a aldeia encontra-se em paz e todos levam suas vidas com normalidade. Valerie agora tem 17 anos e vive à sombra de sua irmã, convivendo com suas amigas, sua beleza, simpatia e graciosidade, as quais ela acha não possui. Peter retorna à Daggorhorn, do mesmo modo misterioso que foi embora. Até um dia em que o sino da Igreja é tocado quatro vezes, e Valerie descobre que o Lobo tirou a vida de sua irmã, impiedosamente.

A partir daí, os ataques e ameaças do Lobo ficam mais frequentes e a ajuda de Padre Solomon é requisitada. Ele é um caçador experiente, e ao se deparar com a situação, revela aos moradores um terrível fato: o Lobo vive na aldeia, e está entre eles. É um deles.

Valerie começa então, a suspeitar de algumas pessoas, que são próximas demais a ela. Seria Peter, o dono de seu coração, a fera? Ou Henry, a quem ela está prometida em casamento, o responsável pelos ataques? E conforme os acontecimentos vão se desenrolando, ela percebe que está mais conectada ao Lobo do que imagina e que não tem certeza de mais nada.

Para ler a resenha completa: http://www.booksinwonderland.com/2011/03/resenha-garota-da-capa-vermelha.html

Adriana 25/07/2011

Confesso que me decepcionou! Sim caros leitores, estou triste com este livro.

Estava super empolgada para ler A Garota da Capa Vermelha e agora que li tudo que consigo pensar é que para saber o final da história terei de assistir o filme. Mas vamos por partes.

O livro conta a estória de Valerie, que mora num vilarejo assombrado por um Lobo. Todo mês eles têm de oferecer um sacrifício animal para que o lobo não persiga os cidadãos. Mas tudo muda quando ele mata a irmã de Valerie, trazendo consternação e o próprio MAL encarnado para a aldeia.

No meio disso tudo logicamente há um romance que achei lindo, Peter me conquistou totalmente. Ele é fofo e misterioso do jeito certo, além de ter um passado com Valerie.

Agora, não posso falar sobre o meu maior desagrado sem dar spoiler, mas adianto que se você deseja saber quem é o lobo (o maior mistério e ponto central da trama) não adianta ler o livro, porque pelo que pude apurar na internet só descobrirmos no filme. Isto mesmo, não há um final. Valerie até escolhe um ruma para sua vida, MAS E O LOBO? Passei o livro todo angustiada para saber quem era ele e no final, nada! Foi meio chocante para mim.

Além disso, senti que a narrativa ficou muito arrastada, tinha partes onde eu só queria pular os parágrafos, pois sabia que não haveria nada de muito interessante neles. A autora merece crédito por conseguir imprimir na leitura tanto suspense, o livro é carregado dele. Mas como eu disse antes não adianta nada disso sem saber o segredo de tanto suspense, que faltou no final.

Este livro é uma rara exceção, foi escrito baseado em um filme e não o contrário. Pelo que pude entender, o lançamento do livro foi feito antes propositalmente, para que quem já tivesse lido ficasse curioso e fosse também assistir o filme.

Enfim, não recomendo que comprem o livro, pois vale mais a pena esperar o lançamento do filme e ficar sabendo logo a versão completa da trama. (Sem contar que é mais barato também)!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/04/06/sarah-blakley-cartwright-david-leslie-a-garota-da-capa-vermelha/

Psychobooks 18/07/2011

Classificado como 3,5 estrelas no Psychobooks

Essa é uma das raras excessões onde o roteiro de um filme virou livro e não o contrário. A narrativa é feita em terceira pessoa sob a perspectiva de várias pessoas, mas principalmente da Valerie. A descrição de cenas e personagens é bastante pobre, o que não me permitiu vizualizar o ambiente e os personagens.

Valerie é nossa protagonista, dividida entre o amor de Peter, uma amigo de infância que volta à Vila depois de algum tempo e o carinho de Henry, rapaz de família nobre, rico, que está apaixonado por ela e faz qualquer coisa para chamar sua atenção.

Todos vão para um acampamento a trabalho, a noite, os homens ficam de um lado do rio e as mulheres do outro, mas ao perceberem que estão sob a Lua Cheia, correm para suas casa, consciêntes dos perigos que está por vir. Os habitantes da Vila, criaram um mito em volta do Lobo, uma criatura que os aterroriza há muitos anos, sacrifícios são feitos para que o Lobo deixe as pessoas em paz. Mas neste dia, depois de muitos anos, o Lobo volta a atacar e uma garota é assassinada.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/03/resenha-garota-da-capa-vermelha.html

Wes 12/07/2011

Sem Final
Só fico puto por ter comprado um livro e no final das contas ter que ler o final em uma droga de um site da internet. ¬¬'

Karine 21/07/2011minha estante
Aaah...ainda bem alguém que me entende! Tô p da vida até agora!