A Garota da Capa Vermelha

A Garota da Capa Vermelha Sarah Blakley-Cartwright

Resenhas - A Garota Da Capa Vermelha

Márcia Naur 11/07/2011

Intrigante
Há muito tempo não lia um livro que me prendesse tanto quanto este.É a primeira vez que leio um livro que era filme e que depois virou livro. A leitura flui com muita naturalidade pois se trata de conto bem conhecido de nossa infância. Mas se você pensa que a estória é infantil está enganada, tem muita coisa escondida nos contos de fada e este não deixa nada a desejar.
Fala de nossos medos e incertezas de seguirmos nossos instintos já que a sociedade faz questão, de muitas vezes, colocar pêlo em ovo. As dificuldades de mostrar quem somos e no que acreditamos, repressão dos sentimentos, valores impostos, medo, amor, paixão, dúvidas, enfim, podemos encontrar tudo o que temos medo e encarar de frente mesmo que isto nos cause dor e arrependimento.
Vale muito a pena ler este diferente conto de fada, e espero sinceramente, que tenha uma continuação.

Suzi 18/07/2011minha estante
Que vontade de ler!!!

blog.damands 09/07/2011

Aqui: http://bookandcupcake.blogspot.com/2011/06/garota-da-capa-vermelha-sarah-blakley.html

Valerie vive na vilinha chamada Daggorhorn, e o povoado vive sobre a ameaça do Lobo. Usam um sacrifício para que o Lobo não os ataquem durante a Lua Cheia.
Mais quando uma garota foi encontrada morta, tudo mudou.

Father Salomon foi chamado para combater o Lobo. E ele diz que o Lobo está entre eles, e mora na cidade. Todos ficam desconfiados um dos outros e cometem vários absurdos.

Peter, amigo de infância de Valeire. Henry, seu noivo rico. Valerie fica dividida entre essas duas pessoas, mais agora ela quer descobrir quem matou sua irmã. Ela desonfia de muitas pessoas, mais o que ela não esperava, vai acontecer. Vai descobrir quem é o Lobo, e não é quem ela pensava.

Quando minha amiga me emprestou esse livro, fiquei louquinha para ler logo. Ela me falou quem era o Lobo #safada. Mas ela estava enganada rs' Desde o começo sabia que não era aquela pessoa, e no final quase acertei.
A narrativa é boa, e Valerie é legal. Não é uma personagem bobinha e tal. Peter é simplismente um fofo, Henry também, mais não gostei muito dele.

OBS: Para você descobrir quem é o Lobo, terá que ler o capítulo bônus que tem no site que estará na contra-capa do livro.

blog.damands 20/05/2011minha estante
O meu título não tem nada a ver com a resenha kapskaps'

blog.damands 20/05/2011minha estante
Acabei de ler o capitulo bonus. E agora eu sei quem é o LOBO! Tinha certeza que era essa pessoa, ou uma outra ai kapskaps' mais sabia quem não era o Peter :D

Vivi Martins 05/07/2011

A história de chapeuzinho vermelho recontada de uma forma totalmente diferente, muita mais densa e sombria, com momentos da mais absoluta tensão e uma busca incessante para se descobrir quem é o Lobo!

Monica 01/07/2011

"ACREDITE NA LENDA. CUIDADO COM O LOBO."
A historia é narrada em terceira pessoa, por um narrador omnisciente, que nos mostra o que se passa com os personagens sem se focar em apenas um.
Os personagens principais são adolescentes, mas devido a época em que a historia se passa, possuem um comportamento mais maduro (o que me agradou pois já estou cansada das mocinhas indefesas).
Logo no inicio conhecemos a aldeia de Daggorhorn, um lugar marcado pelo medo. Todos os meses é feito um sacrifício animal. Todos estão conformados em fazer a vontade da fera para que seus familiares sejam poupados.
Essa releitura do conta da Chapeuzinho Vermelho é uma historia de amor, um pouco sombrio, que toca o leitor. Uma leitura intensa de tirar o folego.

confira a resenha completa no blog

Marina 01/07/2011

Red Riding Hood
Cometi um pecado: assisti o filme antes de ler o livro. Então não foi aquela coisa toda, eu já sabia da estória e ainda ficava fazendo comparações. Mas o livro é muito bem escrito e mesmo assim eu fiquei fascinada. Só que uma coisa me matou de ódio: eu estava lendo o livro numa viagem e então, chega o fim... QUE IDIOTA! Eu ODEIO e-book e eu estava curiosa para ler o último capítulo. MAS COMO EU PODERIA LER DENTRO DO AVIÃO??? Isso foi o cúmulo da literatura moderna. Contudo, não tem como não gostar!
João Vitor 24/09/2012minha estante
Vou ganhar o livro, sendo q ja vi o filme, então eu estava com um certo receio. Mas pelo oq vc falou n vou me arrepender (:

larisselopes 01/07/2011

Mistério
Para quem gosta de mistérios, esse é um dos bons. É a história da chapeuzinho um pouco mais dark, com direito as famosas frases: "que olhos grandes você tem..."
É um livro legal, você quer terminar logo para descobrir quem é o lobo. O Father Solomon é um sacerdote meio fora de foco, ele é uma pessoa muito ruim para ser um servidor de Deus, matar Claude foi uma maldade muito grande!
Pensei que o Peter fosse morrer também, quando o prenderam no elefante eu pensei: "pronto, já era, agora a Valerie vai ter que ficar com o Henry".
O final é ótimo, e bem diferente da história original de chapeuzinho vermelho.

Carolina 30/06/2011

Fiquei um pouco decepcionada com esse livro. Quando li uma sinopse dele em um site, confesso que fiquei bastante empolgada. Ele prometia ser uma versão mais madura e sombria do famoso conto de fadas da Chapeuzinho Vermelho.

Isso não aconteceu. Bom, a leitura é super tranquila de ser feita, sem nunhum tipo de complicação, mas sem nenhum tipo de beleza também. A construção dos personagens me pareceu um pouco insípida, muitos tinham uma personalidade extremamente vaga, pobre. A vovozinha, nunca entendi. Ela pouco aparece e (quase) nada faz, é apenas um personagem secundário e sem-graça.

A narrativa vai te conduzindo através de um mistério. Quem seria o Lobisomem, terrível criatura que assola o vilarejo onde a nossa personagem principal, Valerie, vive? Por que, de uma hora para a outra, o monstro não aceitou mais os sacrifícios animais que o povo lhe ofertava e passou a matar pessoas?

Situações surgem a fim de criar no leitor suspeitas sobre quem seria o monstro e o fim (que infelizmente não se encontra no livro impresso), admito, foi um pouco inesperado.

Mesmo assim, tive pena porque a história tinha tudo para decolar! O enredo, as ideias, se bem exploradas, com personagens mais bem acabados, tudo isso resultaria em um livro forte e interessante de se ler. Nem os personagens principais salvavam. Todos me pareceram distantes, inverossímeis (de uma maneira ruim, que não "conversou" comigo, não me convenceu).

Isso sem contar o fato de que se você quiser realmente saber como termina o livro, você tem que baixar o último capítulo dele no site da editora. Deprimente. Paga-se caro para ter um livro que não tem fim! Não foi uma estratégia muito interessante.

Maria Eugênia 28/06/2011

A Garota da Capa Vermelha
A Garota da Capa Vermelha é como se fosse uma versão adulta de "Chapeuzinho Vermelho", um conto de fadas infantil. Este livro conta a história de Valerie, uma jovem garota que vive um pequeno vilarejo, o qual é atormentado por um lobo há muito tempo. Após o ataque à sua irmã Lucie, Valerie decide descobrir quem é o lobo.
O livro é muito bom, com um tipo de leitura que você se prende, querendo saber que é na realidade, o lobo. O último capítulo se encontra só na internet, no site da editora, coisa que eu sinceramente não gostei muito, mas é um jeito diferente de nos prender a leitura...

Selma 17/06/2011

Sou mais Chapeuzinho Vermelho
Comecei a ler este livro por mera curiosidade, depois de ouvir um comentário sobre o filme de mesmo nome. Veio, então, a primeira decepção: o último capítulo não estava escrito. Quem quisesse conhecer o final da história teria duas opções - ir ao cinema ou acessar o site do livro. Senti-me roubada. Como assim? Cadê meu último capítulo?

Tudo bem. Logo percebi a jogada de marketing. O livro foi baseado no roteiro e não o contrário. Outro engano. A escritora não conseguiu desenvolver uma história interessante como a que foi contada no filme com duração menor que duas horas. A leitura se arrastou, as descrições de pessoas e cenários não prendiam a atenção e a sensação era de uma história sem 'liga' entre um capítulo e outro. Enfim, penso que a escritora não se saiu muito bem em seu primeiro trabalho.
Yasmim 23/06/2011minha estante
Concordo com a parte que a leitura se arrasta, eu nem consegui terminar de lê o livro.

Bianca 08/06/2011

Um dia, passeando pelo youtube, descobri um trailer de um filme chamado A Garota da Capa Vermelha. Minha paixão foi imediata. Sabia que esperaria ansiosa pelo filme.

Passou um mês aproximadamente e descobri que a iD Editora lançaria um livro com o mesmo nome. Para a minha felicidade, não era coincidência. Logo marquei como desejado no skoob e comecei a aguardar ansiosamente a ambos os lançamentos.

O livro chegou aqui em casa na sexta-feira e foi uma surpresa extremamente agradável porque estava me preparando para um descanso merecido e nada como uma boa leitura para completar o pacote.

Terminei o meu trabalho, avisei a todos que entraria em recesso e fui atender ao chamado do Lobo Mau. O que eu achei? Descubra a seguir!

Quando soube que o livro tinha sido baseado no roteiro do filme fiquei empolgadíssima. A tendência é que o filme não nos decepcione. O roteiro foi escrito por David Leslie Johnson baseado numa ideia de Leonardo Di Caprio e quem o transformou em livro foi Sarah Blakley-Cartwright.

Ao começar a ler, tive a segunda surpresa maravilhosa: a narração é em terceira pessoa por um narrador onisciente que nos mostra com perfeição a mente e sentimentos dos personagens, não se focando em apenas um. Temos uma visão geral e conhecemos a fundo a cada um deles. Isso já me empolgou tanto que tive medo de me decepcionar com a história de tantas expectativas que criei, mas isso não aconteceu.

Os personagens principais são adolescentes, o que poderia ser um ponto negativo já que meu estado de espírito atual está cansado do mesmo modelo de mocinhas, mas nesse livro eles têm comportamentos maduros, acredito que devido à época em que a história se passa. Os adolescentes de hoje eram mais maduros naquele tempo, precisavam ser.

Logo no início, conhecemos a aldeia de Daggorhorn, um lugar sombrio, marcado por tristezas e perdas. A princípio, me lembrei do filme A Vila, mas A Garota da Capa Vermelha logo foi se formando e mostrando suas particularidades. Todos os meses é feito um sacrifício animal para o Lobo. Ninguém questiona, ninguém tenta se defender. Todos estão resignados de que devem fazer a vontade dele para não perderem mais ninguém de suas famílias.

Valerie é uma linda jovem. Diferente dos outros, ela é curiosa e isso a levou a se encontrar com o Lobo quando era criança. Ele poupou sua vida e ela nunca entendeu o por quê. Ela pensa muito no passado por causa de seu amigo de infância, Peter, que precisou ir embora repentinamente da aldeia e ela nunca mais o viu. O jovem Henry, filho do ferreiro, está apaixonado por ela, que não entende como não sente nada por ele. Secretamente, ela só pensa em Peter.

No dia da Colheita, sua irmã, Lucie, e ela, acampam pela primeira vez com outras moças da mesma idade e a mãe de uma delas. Nesse dia pela manhã, ela se surpreende com a chegada de um jovem lenhador à aldeia, era Peter. Ele tenta a todo custo evitá-la, mas é visível que também sente algo forte pela jovem e eles marcam de se encontrar à noite. Infelizmente, esta é a noite que mudaria tudo.

Não contarei mais nada sobre a história em si, falarei sobre o enredo ainda, mas sem soltar spoilers. O melhor são as surpresas, o modo como vamos conhecendo a cada um.

Há muitos personagens, além de Valerie, Peter e Henry. É o modo como esses personagens se envolvem na trama que determina o destino do trio principal.

"Era uma vez uma garota que ia se casar com um ferreiro.

Era uma vez um jovem lenhador que queria fugir com ela.

Era uma vez um Lobo."

Antes de tudo, essa reinterpretação do conto da Chapeuzinho Vermelho é uma história de amor. Um amor que salta aos olhos e toca o leitor. Mas não é melosa, não dá tempo de ser melosa. A narrativa muda e nos traz uma nova informação a cada página. É uma leitura intensa e de tirar o fôlego.

Estou apaixonada por esse livro. Ele deixou todos os outros para trás e assumiu a liderança do preferido no meu coração.

Engoli as últimas cinquenta páginas e confesso que ainda estou sofrendo o impacto do final. COMO ASSIM? Segundo o site do livro precisarei esperar mais 44 dias para descobrir aquilo que preciso. SIM, PRECISO. Penso que o final foi uma grande jogada de marketing para levar às pessoas ao cinema. Ainda mais sabendo que o livro foi escrito a partir do roteiro do filme.

Uma leitora me disse que ficou decepcionada. Eu não. O livro manteve um ritmo perfeito do início ao fim. Não conseguiria julgá-lo apenas pelas duas últimas páginas ou pela ausência de algumas dela no final. Acredito que isso foi proposital.

Agora é só aguardar mais 44 dias insones para descobrir o que os envolvidos com esse livro e filme reservaram para nós. Não me decepcionei em nenhum momento. Tenho certeza de que o livro veio para criar um burburinho para o filme. Parabéns, conseguiram. Pensarei todos os dias no lançamento e provavelmente o assistirei na estreia.

Preciso dizer que recomendo a todos? *-*

Para maiores informações acesse:
Sandra de Oliveira 09/03/2011minha estante
Adorei sua resenha! Estava em dúvida sobre comprar o livro ou primeiro ver o filme...

E fiquei muito curiosa também!
Obrigada pela dica! ;p

Victor Piacenti 10/03/2011minha estante
gente! que resenha foi essa? eu vi o trailer do filme e fiquei afim de ver.. mas agora eu estou LOUCO para ver! :D :D

Bianca 10/03/2011minha estante
Sandra e Victor,
Fico muito feliz que tenham gostado da resenha. Muito obrigada.
Esse livro despesta isso na gente mesmo, a vontade maluca de o ler já! rs
Aí depois ficarão assim com o filme.
Quero muito que o lançamento chegue logo.
Beijos.

Georgia34 14/03/2011minha estante
Eu já tinha visto o trailer e depois li algumas resenhas do livro. Já fiquei curiosa, mas foi a gota d'água ler a sua resenha Bianca. Fui hoje na Saraiva e comprei o livro.

Flavinha 24/03/2011minha estante
Bianca, tb estou apaixonada pelo livro e me roendo pra ver o que tem no site! Um dos meus preferidos tb com certeza!

Sinalyna 25/12/2011minha estante
Eu também estou louca para ler o livro e assistir o filme!!!
Realmente parecer ser maravilhoso!!!!

Mene 09/06/2020minha estante
Depois de 9 anos tenho o conhecimento desse livro. Amo o filme... consegui comprar o livro em um Sebo, mas não consigo mais encontrar o capítulo bônus no link que tem na última página. Na internet só encontrei o capítulo bônus em inglês.

Vampira 25/01/2022minha estante
Eu não li o livro mas quero ler, Eu já assisti o filme mas não gostei muito do filme esperava mais

Rafaele 08/06/2011

Sou mais o conto de fadas.
Li sem muitas surpresas.
Valerie se revelou uma garota pálida e que se acha diferente de todo mundo, sem nunca ter encontrado o próprio lugar no espaço (onde que eu vi isso mesmo?) que se apaixona pelo melhor amigo de infância, Peter, quando ele reaparece na vida dela, partindo assim, o coração de Henry, o princípe encantado da história e a quem estava prometida. Enquanto isso tem o lobo (que todo mundo que já viu o filme sabe bem quem é) que mata sua irmã e a obriga a escolher entre seu amor por todo o vilarejo ou uma vida solitária, um monte de gente mexeriqueira e chata que não sabe de qual lado ficar e ora a odeia e acusa de bruxaria e a usa de isca, ora se coloca ao lado dela, protegendo, amparando.
Henry, vira um cavaleiro (era só o que faltava pra montar o resto da figura de bom moço), Valerie e Peter ficam juntos, a irmã dela, Luce, continua morta, os pais continuam juntos sem se amar (se é que se amaram algum dia) e cidade continua assolada no fim do livro.
E cá estou eu me perguntando o porque de a escritora ter deixado em aberto o final do livro e a revelação de quem era o tal lobo mal uma vez que quem assitiu o filme já sabe.
Indico o filme e a história mas o livro não, a narrativa cheia de comparações e cenários góticos e exagerados demais que cansam e te fazem querer desistir nas primeiras páginas e, a apesar de ir melhorando depois da 135 e de ser bem legal poder ver exatamente cada cena de um livro igual a de um filme, o livro não te trás aquela euforia típica e não trás nada novo que não mais uma heroína chatinha, meio mártir e apaixonada por alguém muitíssimo perigoso - o que pode, hoje em dia, ser encontrado em qualquer livro das vitrines.

Milinha Belikov 07/06/2011

Quando li que A Garota da Capa Vermelha era a versão dark do clássico A Chapeuzinho Vermelho, eu simplesmente desisti de ler esse livro.

Acontece que comecei a ver tanta gente lendo que acabei me interessando de verdade e me surpreendi!

-------------------------------------------------
PARA LER MAIS DESTA RESENHA, ACESSE: WWW.PALAVREANDOLIVROS.COM.BR

Giro Letra 04/06/2011

A garota da capa vermelha
"Valerie não conseguia ver nada em meio ao aglomerado de capas estampadas cinzas e marrons, mas encontrou Roxanne, Prudence e Rose juntas em um abraço, cada qual amparando as outras duas.
- Quem é? - ela quis saber.
Elas viraram para Valerie sem desmanchar o abraço.
Ninguém conseguia dizer nada.
A multidão se afastou para que Valerie pudesse ver sua mãe e seu pai em pé sozinhos, com os rostos horrorizados. Soube antes mesmo de Roxanne sussurar para ela.
- Sua irmã."

Eu sempre gostei muito de contos de fadas e narrativas afins. Então, quando ganhei A Garota da Capa Vermelha, fiquei animada com a possibilidade de ler uma releitura de Chapeuzinho Vermelho. O livro se propõe a recontar, de uma maneira lúgubre, a clássica história da garota perseguida por um lobo.

O enredo está focado em Valerie, uma garota que cresceu em uma vila aterrorizada pelo Lobo, para o qual são feitos sacrifícios mensais que garantem a paz no local. No entanto, essa paz é rompida quando o Lobo ataca Lucie, a irmã mais velha de Valerie. Isso acontece exatamente quando chega à cidade Peter, companheiro de aventuras de Valerie na infância que foi expulso do local há muitos anos. Há um mistério em torno do que aconteceu no passado. A narrativa indica que Peter foi o responsável pela morte da mãe do garoto mais cobiçado da vila, Henry, que se torna, contra a vontade dela, noivo de Valerie.

Talvez nem seja necessário dizer que Valerie é apaixonada por Peter, o que faz com que lute contra a ideia do noivado com Henry, embora, em alguns momentos, ao conhecer seu noivo melhor, Valerie demonstre carinho pelo rapaz. Contudo, a relação entre os dois não se mostra firme o bastante para que possamos afirmar que Valerie se sente dividida entre Peter e Henry, os quais, por sinal, não parecem ser os únicos interessados na garota: o Lobo propõe a Valerie não atacar mais se ela fugir com ele daquele lugar.

Pode-se dizer que essa é a trama central do livro, que, com toda sinceridade, me decepcionou muito, apesar de as minhas expectativas em nenhum momento terem sido altas. Eu fiquei desconfiada da qualidade do livro desde que li, na introdução, que ele foi produzido a partir do roteiro de um filme, o que me pareceu muito suspeito, visto que, normalmente, são os livros que dão origem às produções cinematográficas. Fazer o processo contrário me pareceu apelativo, já que deu a entender que o livro existe para gerar mais lucro, caso o filme venha a fazer algum sucesso.

Mesmo assim, tentei me desprender de preconceitos e enveredei pela leitura. Infelizmente, minhas piores expectativas se confirmaram: o enredo do livro é fraquíssimo. A linguagem do livro é extremamente pobre e, preciso dizer, chata, muito chata. Foi penoso terminar a leitura. E, ao terminá-la, mais raiva: não há explicações para os enigmas que o livro suscita. Você fica sem saber por que, de repente, o Lobo resolveu romper a paz, atacando Lucie; não se esclarece o que aconteceu, no passado, em relação à morte da mãe de Henry; não há explicações para Peter ter sido expulso da cidade; entre outras lacunas.

[Se você não quiser saber uma informação crucial sobre o final da trama, não leia esse parágrafo, passe imediatamente para o próximo]. E o pior de tudo foi a sensação de ter sido enganada: o livro não tem um final, sequer revela a identidade do Lobo. Ele simplesmente para a narrativa bruscamente, pedindo para que o leitor acesse o site da editora, no qual há a informação do dia da estreia de A Garota da Capa Vermelha nos cinemas, confirmando as suspeitas de que o livro só foi feito para explorar um possível sucesso de bilheteria e promover o filme.

O resultado, após a leitura, é a certeza de que o livro não tem razão para existir, basta o filme (no qual esperamos que não se mantenham as lacunas). Aliás, a falta de competência da autora é tão gritante que podemos perceber que a obra foi adaptada de um filme, pois, além da linguagem entediante e fraca, o enredo é fragmentado e sem emoção. As personagens não têm densidade, seus sentimentos não são apresentados, elas apenas agem, sem que sejam apresentadas motivações para suas ações. Definitivamente, é um livro que eu não recomendo.

Marcela Vasconcelos

Jay 29/05/2011

A Garota da Capa Vermelha - Sarah Blakley-Cartwright
Sinopse:
O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.

Opinião:
Bom, eu até gostei desse livro. Achei que a autora escreve bem, e a editora está de parabéns pois o livro é muito bem dividido e organizado.
Gostei dos personagens, mas achei que Valerie é um pouco confusa, indecisa. Em uma hora ela é super determinada e em outra simplesmente "se deixa levar" pela opinião dos outros.
Gostei bastante de como a história foi explorada, passando de um simples conto infantil, para um livro cuja a história tem várias vertentes.
Ficou muito bom o trabalho em cima de cada personagem e também a inclusão de vários outros na história.
Mas..(sempre há um mas), senti que faltou um pouco de emoção, a história é bem parada e até um pouco chata em algumas partes. O mais interessante é que toda a história gira em torno de descobrir quem é o Lobisomem, pode ser homem ou mulher, criança ou adulto, e o pior é que concerteza é um dos aldeões.
Durante o livro há várias especulações sobre quem pode ser, e é isso que deixa o livro legal. Apenas achei que o fim do livro deixa a desejar. Uma questão que fica em aberto. Para saber realmente o final deve-se ler o capítulo bônus no site e ainda assim não é lá muito conclusivo, mas é melhor que o fim que aparece no livro.

Gostou da resenha? Não gostou?
Comente no meu blog:
Little-Things-for-you.blogspot.com

Sandra de Oliveira 25/05/2011

Paixão à primeira vista. Isso define bem meu sentimento em relação a esse livro. Antes mesmo de lê-lo, já tinha certeza que ia AMAR. E foi realmente o que aconteceu, também no pós-leitura. E acho que foi válido ter aberto mão de ver o filme no cinema, para ler o livro primeiro. Aliás, A Garota da Capa Vermelha é um interessante caso onde o livro surgiu a partir da ideia do filme, e não o contrário.

Releitura (dark, moderna e sombria) do clássico conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, aqui temos uma trama que segue os padrões dos antigos contos, no entanto com uma roupagem mais adulta e que deixa mais clara a sua moral da história.

Me lembrou bastante algumas considerações feitas por Bruno Bettelheim em seu livro Psicanálise dos Contos de Fadas, além das minhas aulas de Literatura Infantil, quando da discussão sobre as conotações psicológicas embutidas na maioria dos contos infantis: a capa vermelha como símbolo da paixão, desejo, proibição, a figura do Lobo, como algo assustador e ao mesmo tempo sedutor, são alguns dos elementos presentes na história e que se refletem através dos capítulos.

A estrutura do livro é dividida em três partes distintas, o que deixa a leitura bem ágil e desperta ainda mais curiosidade no leitor: a primeira parte encarrega-se de apresentar os personagens, o convívio com a criatura no vilarejo e a vida aparentemente normal que todos levam; já a segunda parte entra com a ação propriamente dita, revelando o mal e trazendo à tona o melhor e o pior de cada um; e finalmente, o “quase” desfecho, que brinca a todo momento com a identidade do vilão da história, mas nunca deixa isso claro, instigando o leitor cada vez mais.

E eis que o livro termina e você deve procurar seu final no link deixado no fim da história. Sim, a conclusão sobre o destino de Valerie não está no livro, mas no site da Editora ID, responsável pelo lançamento do livro. Uma jogada de marketing (??) diferente, mas que obriga o leitor a: 1) assistir ao filme imediatamente após a leitura (já que o final completo está lá) ou 2) correr para o site e ler o Capítulo Bônus.

Isso agradou alguns e desagradou a muitos, mas o fato é que é algo que em nada interfere na qualidade da história, que é ótima e interessante, num livro cuidadosamente bem elaborado, desde sua lindíssima diagramação, passando por sua história, que como disse, é deliciosa e que resgata um clássico conto de fadas, de forma atual e fascinante, e que põe em dúvida o que sempre pensamos ser algo definitivo: Acreditamos mesmo em finais felizes? É ler para responder!