A Garota da Capa Vermelha

A Garota da Capa Vermelha Sarah Blakley-Cartwright

Resenhas - A Garota Da Capa Vermelha

Natalia597 04/05/2012

A garota da capa vermelha
Valerie é a garota esquisita do vilarejo. Não é graciosa e gentil como sua irmã mais velha Lucie, vive subida em árvores, adora correr, e já viu com seus próprios olhos a maior fera que habita a floresta... o Lobo.

A época da lua de sangue - quatro noites de lua vermelha em que o Lobo aparece para receber o sacrifício - chegou, e vários lenhadores de vários outros vilarejos vieram ajudar na colheita. Entre eles, Peter, o antigo amigo de Valerie que fugiu com o pai quando os perseguiram.

Valerie e Peter sempre foram amigos, se entendiam como se tivessem uma conexão especial que só ambos compartilhassem, onde um compreendia o outro, suas mais diferentes ações. Eles eram iguais.

E agora Peter estava de volta. Enquanto Lucie e suas amigas - Roxanne, Prudence e Rose - só tinham olhos para Henry, lindo o ferreiro, Valerie só conseguia pensar em no seu antigo amigo, se é que eles ainda eram amigos. Peter, porém, não era bem visto pelos moradores.

Na colheita, os lenhadores ficam acampados com algumas mulheres que ajudam no trabalho. De um lado do rio, os homens, no outo, as mulheres. Mas, na primeira noite, Valerie, Rose, Prudence, Roxanne e Lucie fogem para a margem oposta, e Valerie se encontra com Peter, na floresta ao lado. Então, um par de olhos aparece. É o Lobo. Todos fogem para o outro lado do rio em barcos, e Valerie não vê a irmã. Mas uma de suas amigas a tranquiliza dizendo que ela está em outro barco.

No dia seguinte, Peter pede para Valerie fugir com ele. Ela aceita, pois descobrira que estava compremetida com Henry - mas não sentia nada por ele. Eles estão quase saindo quando as quatro badaladas do sino da igreja.

Então Valerie descobre que quem morreu foi sua irmã Lucie - o corpo dilacerado e as roupas rasgadas. O Lobo havia atacado e quebrado o pacto.

Então, Father Auguste recorre a Father Solomon - não fui com a cara dele desde o início! - um caçador de lobisomens que dá a pior notícia de todas: o Lobo é um dos moradores da aldeia.

Eu não cheguei a assistir o filme, mas o livro tem um aprofundamente muito bom - as cenas são muito bem descritas, as falas e as expressões, sempre dando ênfase ao sobrenatural e ao mistério. Contrastes e cores são ressaltados maravilhosamente, de um jeito que prende mesmo. Valerie é forte e dona de si, e adimirava a irmã Lucie.

À medida que o livro decorre, você começa a se perguntar quem é de verdade o Lobo - Henry? Peter? O pai de Valerie, Cesaire, ou a Avó(sim, eu cheguei a suspeitar dela!)? Todos tem culpa suficiente no cartório para desconfiarem deles. E esse é o problema do livro: no final, não fica explicado QUEM É O LOBO. O mistério continua até a última frasezinha!

Resenha original de On the Books

Dessa 15/04/2012

Adorei esse, comprei para ver se era parecido com o filme e é sim. Dependendo do seu ponto de vista.
Esse livro mostra coisas que a gente não para pra pensar no dia-a-dia. Imagine se alguém da sua família, que você sempre contou e que é totalmente importante pra você não for quem você acha que é. E se sua irma não fosse mesmo irma, e se sua família inteira estivesse envolvida em uma mentira sem você saber? Acho que quase ninguém pensa sobre esse tipo de coisa.
Esse livro mostra essa realidade.

Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2012/02/garota-da-capa-vermelha-sarah-blakley.html

(...)
Ver a clássica história infantil ser recontada de uma forma não tão infantil foi realmente muito legal. A Chapeuzinho agora tem um nome, uma irmã, um noivo e um baita problema.

A história é "atualizada", o lobo na verdade é um lobisomem (HA! Sempre soube!) que vinha assolando o vilarejo por gerações. Antes, as famílias faziam um rodízio oferecendo sacrifícios animais para que a aldeia fosse poupada, mas depois de um certo acontecimento, o lobo para de atacar a aldeia e todos ficam em paz... até que alguém morre.

(...)

O livro é vi-ci-an-te, os acontecimentos não param e as suspeitas estão por todos os cantos. A capa vermelha passa longe de um inocente manto e causa o livro inteiro, e a vovózinha de indefesa não tem nada. A história é muito mais ampla e abrange muito mais do que apenas o Lobo, foi muito legal de ler.

No final eu achei que o livro ficou um pouco pesado, no sentido de imaginar cenas fortes, de tortura. E o fim da história deixa muito aberto quem é o lobo, só da aquela suspeita. Mas na página do livro na Editora iD tem um "final alternativo" que deixa muuuito mais explicado; no fim do livro também tem a url do capítulo extra.

Jacky 11/04/2012

Decepcionante
Me decepcionei com esse livro, tudo bem que ele foi escrito depois do filme, mas assim.... livro sempre é melhor do que o filme.
Não teve nada de diferente foi exatamente igual, só o final que ficou em aberto.
Achei a narrativa sem emoção e que não prende o leitor, tanto que já havia abandonado a leitura e acabei retornando só para ver como que ia terminar.
Acredito que o motivo de não ter gostado do livro foi porque tive muitas expectativas, hehehhe.

Mesmo assim leiam, para tirar suas próprias conclusões.

Thais 10/04/2012

A Garota da Capa Vermelha
Conta a história de Valerie, uma garota que mora no vilarejo Daggorhorn – sabe aquele pequeno, em que todo mundo sabe da vida de todo mundo? – com sua mãe, Suzette; seu pai, Cesaire e sua irmã perfeita, Lucie.

A aldeia é meio que amaldiçoada por um Lobo que necessita de um sacríficio em toda lua cheia, quando ele se transforma e após anos sendo oferecido um animal ao lobo, o animal quebra a trégua quando mata Lucie, a irmã de Valerie.

Enquanto isso, a vida de Valerie está cheia e nem um pouco tranquila. Ela está passando por problemas familiares, está de casamento arranjado com Henry e por isso não pode ficar junto de seu amor – Peter, sua paixão de infância; misterioso, aparece no vilarejo após anos e ainda há algo entre os dois.

Tudo muda quando chega ao vilarejo o Padre caçador de lobisomens que veio para salvar a aldeia mas acaba sendo um babaca. Valerie acaba sem saber mais em quem confiar e chega até a desconfiar de sua família. Sua amigas; Roxanne, Rose e Prudence a traíram e sua vida está desabando.
O mais bizarro do livro é a mascara de lobo que colocam nela. E o final? Não tem final, a editora fica prometendo lançar “A Grande Revelação”. Mas quem já viu o filme meio que sabe o que acontecerá nessa 'Revelação'...

Camila 16/03/2012

Era uma vez uma menina e um lobo...
Primeiro eu assisti ao filme de mesmo nome, que aliás inspirou o livro, e me apaixonei, então quando vi o livro quis comprar imediatamente, pois adoro comprar os livros que inspiraram filmes que gostei (até então não sabia que o filme veio primeiro) porque os livros aprofundam a história e tem fatos que não são contados no filme, porém com este me decepcionei o livro é parecido com o roteiro do filme, há poucas coisas exclusivas, os capítulos são breves, e o final é decepcionante.
Conclusão: Boa releitura do clássico chapeuzinho vermelho, porém esperava mais do livro.

VL 14/03/2012

Resenha - A Garota da Capa Vermelha
Segunda- feira de manhã e eu já estava planejando ir à biblioteca mais tarde. Já estava com os livros que eu pegaria em mente, chegando lá, olhei para a prateleira principal, onde ficam as novidades que acabaram de chegar. Assim que bati o olho em A Garota da capa Vermelha, decide que era esse o livro que eu levaria. Depois de passar por todo o processo para levar o livro para casa, saí da biblioteca já lendo o primeiro capítulo. Eu estava na avenida super movimentada, lendo e nem olhando para a rua. Minha sorte foi que eu estava acompanhada de minha irmã, que me estava “guiando” pelo caminho para casa.
Terminei o livro em apenas dois dias – em parte porque a estória é muito boa, em parte porque eu tinha mais dois livros grandes para ler em apenas cinco dias-.
Leia mais em http://viciadasliterariamente.blogspot.com/

Gíh Santos 06/03/2012

Minha Opinião:

Como muitos devem saber esta é uma versão Dark,ou seja mais sombria da tão conhecida historia da Chapeuzinho Vermelho .

Foi escrito em função de um roteiro de filme, e não ao contrario como geralmente acontece com livros adaptados pelo cinema.

Estava louca para assistir o filme e para ler o livro...Porem como li uma resenha interessante e lá falava: "Assista o filme primeiro, depois leia o livro" resolvi seguir o conselho já que normalmente faço o contrario. E confesso que me arrependi totalmente! Pois este é o tipo de história que você realmente deve ler o livro primeiro.

Assisti o filme e gostei...Achei umas coisas meios "nauseantes" como o tipo da filmagem, mais tudo bem.

Comprei o livro e logo comecei a ler... E foi uns dos livros que você enrola e enrola parecia que eu lia e lia e nunca acabava o livro.
Comecei a analisar a escrita do livro e tenho plena certeza que foi um dos motivos para que eu não me apega-se a estória.

O livro é contado em 3º Pessoa, porem este não é o problema, o detalhe foi que a autora não detalha muito seus personagens,a personalidade deles não são exatamente expostos e isso deixam eles vagos em nossa mente.

Valerie nossa personagem principal esta "meio" dividida entre dois amores. Peter e Henri.
Sendo Peter o melhor amigo de infância e proibido pelo seu passado desonroso.
E Henri é o escolhido pelos seus pais, sendo o gentil e rico.

Ano após ano os moradores da pequena vila doam seus melhores animais para o sacrifício do Lobo...

Porem o Lobo resolve atacar novamente,levando a Irmã de Valerie a morte.
O acontecimento leva o temido Father Salomon a pequena vila, deixando todos com medo,afinal o lobo pode ser qualquer um deles !

O livro é contato sobre todo esse suspense e qual não é minha surpresa ao ler a ultima pagina do livro e não ser revelado a identidade do Lobo !!!

Sim eu pirei quis jogar fora o livro de raiva...Mais calma o final encontra-se no site da editora,contendo um capitulo bônus do livro que encera toda essa loucura !

E apos ler o final,qual foi minha surpresa ao perceber que eu não fiquei Surpresa! Afinal o livro é idêntico ao filme, também pudera néh? Ele foi criado a partir do enredo do filme e não ao contrario.

E fato de ter assistido o filme primeiro foi crucial e levou o livro todo por água abaixo.

Esta é minha humilde opinião e vocês o que acharam da história?

Livros Lovers ;)

Glaucia 05/03/2012

A garota da capa vermelha
Quem tem medo do lobo mau? Essa é uma pergunta que se adapta bem a esse livro. Ele resgatou aquela estória, que ouvimos milhares de vezes na infância. Quem nunca pensou na pobre vovozinha a mercê do lobo malvado? Na linda jovem com uma capa vermelha, carregando sua cesta de frutas a caminho da casa da vovó. Uma estória de criança, que praticamente todos já ouviram de forma diferentes.

Esse é mais um livro, que trás o conto de um ângulo digamos... Medonho. Ai eu pergunto: Quem tem medo do lobo mau? E todas respondem: - Eu! Eu! Eu! Mas e se esse lobo fosse alguém muito próximo? Se ele fosse o amor da sua vida? Um amigo, um familiar, um amante... Alguém de quem menos desconfia. Você temeria o lobo mau?

Eu achei que seria um livro chato, devo admitir e o que me instigou a comprá-lo foi o trailer do filme. Tinha que lê-lo antes de assistir o bendito. Odeio, sinceramente, assistir filmes baseados em livros e ler depois porque sempre me decepciono. Com esse livro não me decepcionei, apesar das singelas distinções.

Valerie é uma linda jovem, que mais se adaptaria a estória da Branca de neve, que vive um terrível dilema. Após perder a sua irmã, atacada pelo terrível lobo, ela tem um encontro digamos... Revelador com o bichano. As coisas acontecem muito rapidamente, primeiro a irmã morre, depois ela descobre que está noiva, em seguida que o seu pretendente era o amor da vida da sua irmã e que ela foi ao seu encontro. Para completar, seu melhor amigo e amor volta após muitos anos longe da aldeia. Valerie se vê envolvida com vários sentimentos conflitantes como dor, medo, amor, curiosidade e para completar, após um ataque a aldeia o lobo fala com ela. Como assim? O lobo fala? Sim! Ele fala e o pior é que só ela o entende.

Para completar toda a trama de mistérios, surge um padre, caçador de lobisomem, e Valerie é acusada de bruxaria. Quando descobrem que o lobo se comunicou com ela, acaba sendo usada como isca. Bem, não posso contar mais nada. Só que os olhos são reveladores e a todo o momento ela tenda descobrir quem é o lobo, que pode ser até mesmo a sua doce vovozinha. E Ai eu te pergunto: Você teria medo do lobo mau? E se esse lobo fosse seu amor? Peter? Henry? Sua avó? De quem são aqueles olhos tão reveladores? O que o lobo quer de Valerie?

Esse é um livro de mistério, com uma leitura rápida, envolvente e muito curiosa. Eu quase matei a minha amiga quando ela me falou quem era o lobo e eu pensava que era outro, pelo que tinha lido. Fiquei tão desesperada que deixei o meu computador ligado três dias seguidos para baixar o filme, gravado no cinema, pela internet. Ninguém me agüentou na semana em que li o livro e assisti ao filme. E o final... Não poderia ser mais surpreendente. A verdade pode estar muito além do que você imagina... Nem tudo é o que parece ser. Eu teria medo desse lobo mau. E você? O que está esperando para ler?

Anjo Kyra 03/03/2012

Livro foda, amei a adaptação sombria da chapeuzinho vermelho.
E queria muito o Lobo do final, melhor que Jacob Black.

Maíra K. 27/02/2012

Quem nunca escutou a história de Chapeuzinho Vermelho antes de dormir? Pois bem, "A Garota da Capa Vermelha" é uma versão moderna e mais SOMBRIA deste conto.

Eu estava passeando em Lisboa/Portugal quando vi o poster do filme, fiquei louca para vê-lo! E imaginei se teria um livro, já que a maioria dos filmes hoje em dia é baseada em livros. Minha irmã me disse que tinha e fiquei esperando voltar ao Brasil pra comprar. Mas para a minha surpresa, antes de embarcar e encontrei o livro (que tem um título diferente, “A Rapariga do Capuz Vermelho”) lá no aeroporto e comprei, li em dois dias! MAS não tinha reparado que NÃO HÁ O ÚLTIMO CAPÍTULO e tive que esperar para a estréia do filme! Só posso adiantar para vocês que o fim é realmente inesperado.

A história gira, resumidamente, em torno do triângulo amoro entre Valeria, Henry Lazar (o ferreiro) e Peter (o lenhador) e no mistério "QUEM SERÁ O LOBO MAU?" .

Tudo começa quando Valerie, ainda criança, em uma "noite do Lobo", ao tentar salvar sua cabra, dada como oferenda ao Lobo, o encontra e fica marcada para o resto da vida por este acontecimento.

Anos se passam. Para a sua surpresa, em um dia como outro qualquer, ela encontra nada mais, nada menos que Peter, seu melhor amigo e amor desde a infância que havia retornado a aldeia depois de longos anos. Naquele mesmo dia, haveria um acampamento, para o qual Valerie, sua irmã Lucie, e três amigas combinaram de ir. Ela, claro, aproveita e chama Peter e os dois combinam de se encontrarem. No entanto, após vários acontecimentos, não se encontram e, o que era para ser uma festa, transforma-se em tragédia, pois, no dia seguinte, uma garota é encontrada morte: Lucie, sua irmã mais velha.

E no meio dessa enorme TRAGÉDIA, Valerie ainda descobre que está noiva de Henry, o cara mais desejado do vilarejo. O que, logicamente, a impede de ter qualquer relacionamento com Peter, o amor da sua vida.

Com o novo ataque, após 20 anos de relativa trégua, a aldeia recruta, Padre Solomon, um especialista em caçar criaturas mágicas, para ajudar na caça ao Lobo, mas ele traz consigo uma notícia alarmante "O LOBO VIVE BEM AQUI, NESTA ALDEIA, ENTRE VOCÊS."

Agora, além da tristeza profunda que consome Valerie por causa da morte da sua irmã mais velha, Lucie, e de toda a confusão amorosa que Valerie vive, ela ainda passa a desconfiar de todos ao seu redor, sua avó, sua mãe, Henry e, é claro, do seu amor, Peter.

Ao contrário do que todos possam imaginar, o filme não foi adaptado de um livro e sim, ao contrário. O que pode parecer mais legal. Mas eu não achei. Do mesmo jeito, encontrei vários defeitos, inclusive com a falta de alguns acontecimentos que são narrados no livro e de diferenças cronológicas. Mas, eu gostei bastante de ler o livro e gostei mais ainda do filme. Aos despreparados, aconselho ler o livro primeiro, porque se lê-lo depois, fica sem graça, visto o final está apenas no filme e não no livro! (Agora, publicaram no site, o último capítulo!)

O livro tem uma leitura fácil, SIMPLES E AGRADÁVEL, mas falta aquele "algo mais". Não sei, talvez pelo fato dos personagens não serem muito aprofundados. Mas vale a pena, é um bom divertimento.

Nicolle 19/02/2012

Nao gostei!