O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Ralin 04/01/2022

Amor, Amizade, Esperança e Otimismo expressos de forma única
É...Poucos instantes atrás estava eu delirando com "O Grande Gatsby", uma obra (e tanto) e Scott Fitzgerald.

Em primeira mão, o livro é perfeito do início ao fim. A história é bem desenvolvida e o autor se preocupa em explicar até o mínimos detalhes da cidade de Nova York, onde se passa o enredo do livro. A mistura de tonalidade de humor, de drama familiar, de tensão é simplesmente muito bem feita, consolidando o livro de uma maneira positiva e tornando-o único.

Além disso, o desenvolvimento de todos os personagens é muito bem feito, principalmente os detalhes da época (1922) em que o livro se passa. Como marco, cito a ambição de Gatsby para conseguir o que quer, a amizade e a excelente escrita de Nick, a confusão de Daisy e a busca pela exibição do poder por parte de Tom.

É mais que uma certeza que irei ler esse livro novamente...E ainda mais, quero falar muito sobre esse feito, uma vez que ele tem uma abordagem gigantesca e um aprendizado vasto!

Excepcional é a palavra que denota a obra, o autor e os personagens desenvolvidos por ele.

Boa noite!
Carlos531 04/01/2022minha estante
Coxa awards promete

Dani Guimarães 21/11/2022

Demora a pegar o ritmo
Não achei um livro fácil de acompanhar, por vezes me vi perdida entre os personagens, mas conforme a leitura avança o entendimento fica mais fácil e a leitura flui melhor. Esperava mais do livro, a leitura é interessante mas não achei tudo isso.
Anna3304 21/11/2022minha estante
sim, é bem superestimado mesmo

Kaique 10/07/2013

O Grande Gatsby
Fui ler O Grande Gatsby com aquela ideia de que era talvez a maior obra da literatura americana, e um dos melhores retratos do século passado. Sinceramente não foi o que vi. Não encontrei a profundidade nas citações das obras, e não vi um livro que possa ser elevado a tão alto patamar da literatura. Vi uma história simples, porém intensa, que retrata fielmente a sociedade da época, mas nada além disso.
Dei nota 5 porque realmente gostei muito da história, apesar de discordar dessa veneração do livro. Há todo aquele encantamento dos anos 20, junto com a ingenuidade e complexidade de cada personagem.
Não é nada muito grande ou espetacular, mas ainda sim valeu muito a leitura.
Emi Pacheco 26/07/2013minha estante
Concordo plenamente. Sua resenha resume o que eu não consegui colocar em palavras.

Por se tratar de um clássico, leitura é válida, mas é só.

Malu Ramires 22/12/2022

Brilhante
Grande Fitzgerald! Definitivamente minha melhor leitura de 2022. Não sei como e nem pq não tinha lido esse livro ainda. Personagens cativantes, escrita fluida, cenários e descrições lindas?
Como é bom ler! E como é bom achar essas pérolas. Livros que resgatam a gente da realidade e dão um restart em tudo aqui dentro?
William.Almeida 22/12/2022minha estante
Também sou agarrado nessa leitura!

luh 18/11/2022

é um livro muito bom, mas eu sinto que pra realmente entender ele eu acho que precisaria reler umas três vezes
Fernando 18/11/2022minha estante
Já amo o filme, o livro então, deve ser incrível!

mar m. 22/07/2022

Simplesmente um clássico de respeito
Favoritei, e recomendo que todo mundo leia esse livro uma vez na vida. Me fez refletir sobre coisas da vida, um sonho americano.

"Não há fogo ou frescor suficientes para competir com o que um homem é capaz de armazenar nos espectros do seu coração."
Regis 30/07/2022minha estante
Amei esse livro!

Stella 16/03/2023

Uma história sobre a busca pela perfeição e o vazio que vem junto dessa jornada! achei que seria um livro super complexo e foi um livro bemmm tranquilo de ler. gostei!
Anna 16/03/2023minha estante
morro de curiosidade para fazer essa leitura!

angélica 01/03/2023

O clássico indespensável da literatura norte -americana
A rainha Taylor Swift indicou esse livro, e por essa razão minhas expectativas pra esse livro foram altissímas.
Felizmente, não tive decepção alguma com livro. Que narrativa envolvente! Me agradou muito a crítica social presente na história. Apesar de ser uma história curta, a obra deixa lições valiosas pra nós, leitores.
Daniel.Nascimento 01/03/2023minha estante
Agora quero saber todos os detalhes da indicação da Taylor! E sim, foi mágico ler este livro! Uma história curta, mas que tem muito a dizer (principalmente sobre o comportamento humano consigo mesmo e em sociedade)

Beaâ¨ï¸ð 28/01/2023

Gatsby. What Gatsby?
Eu realmente estava achando interessante, só que toda vez que o livro dava a ideia de que ia vir o plot, não vinha, e quando veio eu já tava cansada então não me empolguei.
Mesmo que o texto não seja tão difícil, teve vários momentos que eu não tava entendendo nada kk, muitos nomes e sobrenomes e contextos e conversas que ninguém fala exatamente o que é que tá rolando.
Não me conectei com ninguém, e é isso.
Yasmin.GonAalves 28/01/2023minha estante
Nss só lembro de uma parte q o Nick simplesmente cita o nome das pessoas q estavam na festa. Tipo ?????? E tbm tem quando ele fica falando da infância dele. Isso é mt chato.

cris.naka.1 16/03/2023

O terno era rosa pink, não contradiga
Um curto livro, mas grandioso, uma fanfarra forrada a bebida alcoólica, narcóticos, festas e jazz. Assim poderia descrever “o Grande Gatsby”, mas sinceramente, não seria verdade.

Um dos meus grandes choques ao me deparar com essa leitura, ainda mais por não ter nenhum conhecimento prévio da história, a não ser a fama que recebe, foi descobrir que esse livro não fala de luxúria e ostentação, festas e dinheiro. Esse livro, para minha surpresa, foca na história cruzada de 3 casais e o significado de desejo e ambição para cada um deles. Fala de amor, traição, humanidade e escolhas. A presença da alta classe novaiorquina dos anos 25 e festas dantescas do protagonista ficam obscurecidos pela forma genial pelo qual Fitzgerald constrói seus personagens. É apenas música de fundo.

Desconfiada, admito, acreditava que em apenas 179 páginas o desenvolvimento desses personagens seria superficial. Contudo, qual não foi meu agrado ao ver que a história pôde mostrar personagens tão tridimensionais, belos e falhos com uma linguagem que intercalava o poético e o folhetim!

Gatsby, por óbvios motivos, foi o mais verídico de todos os personagens em minha opinião. Ele mostra suas motivações e desejos ao longo da história, sem os entregar de cara, construindo seu império para ver o quanto isso de fato lhe saciava a alma, o quanto sua vida de fato se completava ao atingir seu objetivo. E, a fins de não estragar o livro para ninguém, contento-me em dizer o quanto eu mesma me senti representada no narrador Nick ao ver todas o desenrolar da história desse homem por ações que ele mesmo escolheu.

A história de Gatsby é de xingar, de sorrir, de torcer a favor e contra. Uma viagem completa no que é o “the american dream” e no que é a essência humana de gadar e fazer amizade sem refletir no que de fato importa.

Deixo por fim minha recomendação a quem quiser ler esse livro (é bem curtinho e vale a pena), além de um comentário e uma citação:
O terno dele é rosa pink! eu me recuso a aceitar algo menos que isso (o Di Caprio não deveria ter usado rosa bebê, isso está totalmente errado).
"[Gatsby] Deve ter erguido os olhos para aquele céu estranho entre folhas assustadoras e estremecido ao perceber como são grotescas as rosas e quão bruto é o sol ao cair sobre a grama que acabara de brotar. Um mundo novo, material sem ser real, pelo qual pobres almas, respirando sonhos no lugar de ar, vagavam fortuitamente …”
Sayd 22/03/2023minha estante
Amei o título da resenha kkk criativo!

Yago.Fonseca 20/01/2023

O retrato de uma sociedade pós guerra que submergia em festas e futilidades para esquecer o resto, e consequentemente tentar preencher um vazio interno deixado por traumas passados.
Flávia Menezes 20/01/2023minha estante
Esse livro é incrível

Anaacfernandees 13/04/2020

Espera mais de você Fitzgerald
Just it
@livrosebrigadeiros 13/04/2020minha estante
Tive o mesmo sentimento quando li. Tinha muitas expectativas!

Wanessa Rastoldo 31/10/2020

Há anos penso em ler esse livro, e finalmente peguei para ler e não me arrependo. Por já estar acostumada a ler clássicos, a narrativa não me foi um problema. O livro é delicado, frases curtas, porém com grandes reflexões que me fez, em diversos momentos, voltar alguns trechos e pensar sobre o que havia lido.

Aqui, nós vamos conhecer o Nick, um jovem de uma família mediana que após se formar e voltar da guerra quer encontrar o seu lugar na sociedade, tentando a sorte em Wall Street. Ele se muda para West Egg, uma área cercada por casarões, e a de Nick, uma pequenininha que se perde ali no meio dos ricos. Seu vizinho, Jay Gatsby é um grande mistério. Ninguém sabe de onde vem, como ficou rico, e o que ele faz... porém, ele dá grandes festas extremamente luxuosas, onde grande parte da elite frequenta.

Nick recebe um convite de Jay para ir em uma de suas festas e descobre que o seu vizinho não está apenas interessado em sua amizade. Jay quer ajuda. Jay viveu um amor na juventude e nunca a esqueceu e quer reconquista-la. E o amor da vida de Jay, é Dayse, prima de Nick.

A partir desse momento, nos é mostrado diversas outras camadas e histórias. E vamos acompanhando a história de um grande sonho e a grande tentativa de reconquistar um amor, sem se importar no como.

O livro é triste em diversos pontos e me trouxe diversas reflexões. Acho que a principal é que não tem como mudarmos o passado, não tem como voltar no tempo ou tentar concertar o que deu errado. A única coisa que temos é o futuro, e ele precisa ser construído olhando pra frente, e nunca para trás. Não devemos mudar para agradar os outros, se alguém não gosta de você por ser quem você é, ela não é merecedora.
biancaaguiarrl 31/10/2020minha estante
eu amo tanto esse livro?

Igor 08/03/2021

O Grande Gatsby (F.Scott.Fitzgerald)
O Grande Gatsby com certeza é um dos
Marcos precursores da literatura americana.

Eu conheci Gatsby na adaptação do filme de 2013 com Leonardo Dicaprio e com certeza foi um dos filmes que mais gostei dele. Ao final do filme fiquei perplexo com aquele final justamente de ?Cinema? ao ter contato com o Livro de F.Scott.Fitzgerald já sabendo do enredo, aventurei-me na narrativa para ver se ao consumir toda a ?Torta? eu teria uma opinião diferente da que tive ao consumir somente um pedaço da ?torta? (o Filme)

A leitura fluiu super bem, Devido ao conhecimento do Filme, fui associando-o com o livro, ao final do livro fiz me questionamento sobre uma frase do filme ?Inferno? de 2016 protagonizado por tom Hanks, aonde o personagem ?Robert Langdom? diz a seguinte frase - ?Os maiores pecados da Humanidade, foram feitos em nome do Amor?.
Rafael 08/03/2021minha estante
??????

Cacá 25/10/2020

Um clássico, no sentido mais pleno da palavra. A premissa do homem que constrói sua fortuna para recuperar o amor perdido é brilhantemente desenvolvida em uma trama que contesta o conceito de felicidade, riqueza e status em uma época de redefinição econômica e, consequentemente, social. Fitzgerald escreve sua realidade com um filtro de poesia que te faz sentir na pele a solidão da metrópole e o peso humano de viver, dia após dia, impelido de volta ao passado.
Elisa 19/11/2020minha estante
Amei