Pedro Páramo

Pedro Páramo Juan Rulfo

Resenhas - Pedro Páramo

Neilson.Medeiros 17/09/2023

Uma das melhores leituras do ano! Mestre das palavras, Juan Rulfo parece burilar cada frase. Perfeito!

Heley 16/09/2023

Difícil compreensão
O livro conta a história de Pedro Páramo, um homem poderoso que teve forte influência em Comala e na vida das pessoas que o cercavam. A história inicia com Dolores, no seu leito de morte, pedindo ao seu filho (Juan Preciano) que procure seu pai, Pedro Páramo, e exija o que é seu de direito. Ao ir atrás de Pedro, Juan percebeu que a cidade era habitada por almas que estão vagando e algumas história sobre o pai.
Achei o livro confuso. Teve algumas partes que não compreendi, e o narradores vão variando ao longo da história. Meio difícil de acompanhar.

Icaro 05/09/2023

Incrível!
Encontrei esse livro em uma dessas listas de melhores livros da história e, como me chamou atenção a sinopse, resolvi comprar.

Que sorte a minha! Livro incrível! Considerado um dos melhores livros publicados por um autor mexicano! Inclusive, um autor que publicou apenas dois livros e ficou recluso pelo resto da vida.

Sobre o livro em si, ambientado em uma região árida do México, o personagem parte em busca do pai, Pedro Páramo, após a morte da mãe.

Com um ambiente seco, que deixa a gente sufocado, ele passa a compreender os destinos daquele pobre povoado, encontrando pessoas e histórias surpreendentes.

Certamente entrou na lista dos top 3 livros que li esse ano. Publicado pela Editora Record no selo da José Olympio.
Rodrigo1001 05/09/2023minha estante
Li este ano e foi uma experiência surreal! Um livraço!

Camila Felicio 03/09/2023

"Me mataron los murmullos"
A obra mãe do Realismo Mágico latino-americano!
A leitura é bem complicada ao princípio, convém sempre fazer mapas de leitura (como em Cem Anos de Solidão do Gabo, aliás Pedro Páramo foi o norte e inspiração da obra principal do colombiano)....

Quando o li para um curso em 2015 me lembro de ter aproveitado mais a leitura, fiquei fascinada, me custou bastante atenção e acho que foi a razão pelo meu encantamento... Passado o furor, e já reconhecendo as reviravoltas, fiquei beeem menos chocada, e minha reflexão maior ficou em prol da análise dos paralelismos sobre a sociedade latina (em especial a mexicana) e o patriarca Don Pedro Páramo.

Vemos personagens históricos da Rev. Mexicana sendo mencionados e vemos como a desgraça e ruína provocada pelo coronelismo acabou derrotando todos os habitantes...Da mesma forma somos presenteados com frases marcantes (haja post it)... Afinal... "La ilusión? Eso cuesta caro. A mí me costó vivir más de lo debido!"

Creio também, em minha humildíssima opinião, que o aluno passou o mestre, e passada a leitura de Cem anos de solidão, que até 2024 pretendo revisitar (porque amooo demais), Pedro Páramo me pareceu menos instigante que outrora, mas sem deixar de ser interessante e meio enlouquecedor...

Pisi14 01/09/2023

Fantasmas do passado
Um homem à procura de seu pai vai a um vilarejo aparentemente abandonado, mas que na verdade está povoado de pessoas e memórias (fragmentadas com a voz de cada morador)

É visitando esse passado que a história se desenrola e com ele um retrato do México rural no início do século XX.

Vivi 30/08/2023

Pedro Páramo
Eu achei interessante a história mas infelizmente não sinto que entendi tão bem, realmente confusa a troca de narrador e me senti num sonho lendo o livro todo. Acho que se tivesse distinção de narrador com mais clareza eu teria gostado mais.

Bruna 29/08/2023

Me senti perdida
O que me interessou de cara foi saber que o autor é tido como uma das inspirações para Gabriel Garcia Marques - escritor de que gosto bastante. Apesar disso, não consegui me envolver nesta leitura.

O realismo fantástico com um tom poético traz passagens bonitas e reflexões interessantes, porém, achei o livro confuso e me senti perdida nas páginas, nos personagens.

Confesso que minha nota 2,5 foi mais por falhas minhas em tentar compreender a narrativa do que pela dificuldade da obra em si. Acabei captando apenas parte do que o autor quis expressar? Talvez valha uma nova leitura.

Jorlaíne 28/08/2023

A doidice mais legal que já li
Eu normalmente não gosto de textos que não apresentam definições em seu enredo.
E Pedro Páramo é exatamente isso!
Não há um protagonista, não há um narrador definido, o tempo é uma loucura só. Quando você começa a entender uma parte, adeus! Já estamos em outro tempo e em outro espaço, assim, do nada, sem aviso nenhum. Você que lute pra entender?.
O realismo fantástico é presente na obra quando a vida e a morte se entrelaçam.
Toda essa diferença de estrutura aliada com a escrita maravilhosa do autor acabam conquistando o leitor. É doido, mas vai fazendo algum sentido no decorrer da leitura.
Enfim, eu não contei nada sobre a obra, mas recomendo muito ??
Emerson Meira 28/08/2023minha estante
Mas que resenha foi essa? Não entendi nada mas adorei tudo! ?? E já quero ler, porque coisa doida é comigo mesmo ?

Jorlaíne 29/08/2023minha estante
?????
O livro é assim mesmo?

Cleber 30/08/2023minha estante
Já fiquei louco para ler também :)

Jorlaíne 31/08/2023minha estante
Bora, Cleber ?

Anna 26/08/2023

Meu primeiro contanto com esse autor, e já quero ler outro livro dele, gostei bastante. Esse livro me lembrou muito Cem Anos de Solidão, os dois tem o mesmo gênero: realismo fantástico. Achei interessante a escrita não linear do autor. O povoado em que Juan Preciato foi em busca de seu pai é nada mais que um lugar em que os mortos contam sua história.

"No meio de tantas guerras e horrores os mortos sobreviveram para contar a história."

Jão 26/08/2023

Um livro sensacional e que com certeza merece releitura. Não é fácil de entender a dinâmica do livro e no início tive que voltar muito pra tentar entender onde eu estava ali na história. Mas é isso, não se tem uma linha cronológica definida e em vários momentos e difícil saber qual personagem está narrando aquele trecho. Até os diálogos muitas vezes para cem inacabados.

Iya Moura 20/08/2023

Vou reler várias vezes
Vou reler varias vezes pra entender cada pequeno pedaço desse classico.

Essa alternância continua no fluxo de consciência me desafiou de um jeito muito bom. A historia e cultura mexicana é mais que presente, é o livro. Que bom poder ler parte dessa cultura.

gio 18/08/2023

Os mortos tbm sentem
Achei a escrita lindíssima, a história interessante (mesmo que a narração seja, de fato, meio confusa em alguns momentos) e me tocou de alguma forma.
não sou uma grande entusiasta nesse estilo de leitura, mas foi uma supresa extremamente positiva !

Moura51 15/08/2023

Leitura complicada.
A história é um pouco confunsa e existem varias vozes. Comala é uma cidade esquecida habitada por fantasmas, alguns não sabem que estão mortos. Juan Preciado vai até Comala cobrar uma promessa, encontra seu pai, porém acaba descobrindo coisas estranhas.

vivi.martins 13/08/2023

Realismo mágico ?
Pedro Páramo é tido como marco inicial do realismo fantástico latino-americano e já que esse é um dos meus gêneros favoritos, decidi ler esse livro.
Foi uma leitura desafiante, pois a narrativa é bem confusa e não linear, mas sinto que valeu a pena. Foi bem legal conseguir perceber a influência que essa obra teve em outros escritores que eu amo (como o Gabriel García).