Pedro Páramo

Pedro Páramo Juan Rulfo




Resenhas - Pedro Páramo


583 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Neilson.Medeiros 17/09/2023

Uma das melhores leituras do ano! Mestre das palavras, Juan Rulfo parece burilar cada frase. Perfeito!
comentários(0)comente



Heley 16/09/2023

Difícil compreensão
O livro conta a história de Pedro Páramo, um homem poderoso que teve forte influência em Comala e na vida das pessoas que o cercavam. A história inicia com Dolores, no seu leito de morte, pedindo ao seu filho (Juan Preciano) que procure seu pai, Pedro Páramo, e exija o que é seu de direito. Ao ir atrás de Pedro, Juan percebeu que a cidade era habitada por almas que estão vagando e algumas história sobre o pai.
Achei o livro confuso. Teve algumas partes que não compreendi, e o narradores vão variando ao longo da história. Meio difícil de acompanhar.
comentários(0)comente



Icaro 05/09/2023

Incrível!
Encontrei esse livro em uma dessas listas de melhores livros da história e, como me chamou atenção a sinopse, resolvi comprar.

Que sorte a minha! Livro incrível! Considerado um dos melhores livros publicados por um autor mexicano! Inclusive, um autor que publicou apenas dois livros e ficou recluso pelo resto da vida.

Sobre o livro em si, ambientado em uma região árida do México, o personagem parte em busca do pai, Pedro Páramo, após a morte da mãe.

Com um ambiente seco, que deixa a gente sufocado, ele passa a compreender os destinos daquele pobre povoado, encontrando pessoas e histórias surpreendentes.

Certamente entrou na lista dos top 3 livros que li esse ano. Publicado pela Editora Record no selo da José Olympio.
Rodrigo1001 05/09/2023minha estante
Li este ano e foi uma experiência surreal! Um livraço!




Camila Felicio 03/09/2023

"Me mataron los murmullos"
A obra mãe do Realismo Mágico latino-americano!
A leitura é bem complicada ao princípio, convém sempre fazer mapas de leitura (como em Cem Anos de Solidão do Gabo, aliás Pedro Páramo foi o norte e inspiração da obra principal do colombiano)....

Quando o li para um curso em 2015 me lembro de ter aproveitado mais a leitura, fiquei fascinada, me custou bastante atenção e acho que foi a razão pelo meu encantamento... Passado o furor, e já reconhecendo as reviravoltas, fiquei beeem menos chocada, e minha reflexão maior ficou em prol da análise dos paralelismos sobre a sociedade latina (em especial a mexicana) e o patriarca Don Pedro Páramo.

Vemos personagens históricos da Rev. Mexicana sendo mencionados e vemos como a desgraça e ruína provocada pelo coronelismo acabou derrotando todos os habitantes...Da mesma forma somos presenteados com frases marcantes (haja post it)... Afinal... "La ilusión? Eso cuesta caro. A mí me costó vivir más de lo debido!"

Creio também, em minha humildíssima opinião, que o aluno passou o mestre, e passada a leitura de Cem anos de solidão, que até 2024 pretendo revisitar (porque amooo demais), Pedro Páramo me pareceu menos instigante que outrora, mas sem deixar de ser interessante e meio enlouquecedor...
comentários(0)comente



Pisi14 01/09/2023

Fantasmas do passado
Um homem à procura de seu pai vai a um vilarejo aparentemente abandonado, mas que na verdade está povoado de pessoas e memórias (fragmentadas com a voz de cada morador)

É visitando esse passado que a história se desenrola e com ele um retrato do México rural no início do século XX.
comentários(0)comente



Vivi 30/08/2023

Pedro Páramo
Eu achei interessante a história mas infelizmente não sinto que entendi tão bem, realmente confusa a troca de narrador e me senti num sonho lendo o livro todo. Acho que se tivesse distinção de narrador com mais clareza eu teria gostado mais.
comentários(0)comente



Bruna 29/08/2023

Me senti perdida
O que me interessou de cara foi saber que o autor é tido como uma das inspirações para Gabriel Garcia Marques - escritor de que gosto bastante. Apesar disso, não consegui me envolver nesta leitura.

O realismo fantástico com um tom poético traz passagens bonitas e reflexões interessantes, porém, achei o livro confuso e me senti perdida nas páginas, nos personagens.

Confesso que minha nota 2,5 foi mais por falhas minhas em tentar compreender a narrativa do que pela dificuldade da obra em si. Acabei captando apenas parte do que o autor quis expressar? Talvez valha uma nova leitura.
comentários(0)comente



Jorlaíne 28/08/2023

A doidice mais legal que já li
Eu normalmente não gosto de textos que não apresentam definições em seu enredo.
E Pedro Páramo é exatamente isso!
Não há um protagonista, não há um narrador definido, o tempo é uma loucura só. Quando você começa a entender uma parte, adeus! Já estamos em outro tempo e em outro espaço, assim, do nada, sem aviso nenhum. Você que lute pra entender?.
O realismo fantástico é presente na obra quando a vida e a morte se entrelaçam.
Toda essa diferença de estrutura aliada com a escrita maravilhosa do autor acabam conquistando o leitor. É doido, mas vai fazendo algum sentido no decorrer da leitura.
Enfim, eu não contei nada sobre a obra, mas recomendo muito ??
Emerson Meira 28/08/2023minha estante
Mas que resenha foi essa? Não entendi nada mas adorei tudo! ?? E já quero ler, porque coisa doida é comigo mesmo ?


Jorlaíne 29/08/2023minha estante
?????
O livro é assim mesmo?


Cleber 30/08/2023minha estante
Já fiquei louco para ler também :)


Jorlaíne 31/08/2023minha estante
Bora, Cleber ?




Anna 26/08/2023

Bom
Meu primeiro contanto com esse autor, e já quero ler outro livro dele, gostei bastante. Esse livro me lembrou muito Cem Anos de Solidão, os dois tem o mesmo gênero: realismo fantástico. Achei interessante a escrita não linear do autor. O povoado em que Juan Preciato foi em busca de seu pai é nada mais que um lugar em que os mortos contam sua história.

"No meio de tantas guerras e horrores os mortos sobreviveram para contar a história."
comentários(0)comente



Jão 26/08/2023

Um livro sensacional e que com certeza merece releitura. Não é fácil de entender a dinâmica do livro e no início tive que voltar muito pra tentar entender onde eu estava ali na história. Mas é isso, não se tem uma linha cronológica definida e em vários momentos e difícil saber qual personagem está narrando aquele trecho. Até os diálogos muitas vezes para cem inacabados.
comentários(0)comente



Iya Moura 20/08/2023

Vou reler várias vezes
Vou reler varias vezes pra entender cada pequeno pedaço desse classico.

Essa alternância continua no fluxo de consciência me desafiou de um jeito muito bom. A historia e cultura mexicana é mais que presente, é o livro. Que bom poder ler parte dessa cultura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gio 18/08/2023

Os mortos tbm sentem
Achei a escrita lindíssima, a história interessante (mesmo que a narração seja, de fato, meio confusa em alguns momentos) e me tocou de alguma forma.
não sou uma grande entusiasta nesse estilo de leitura, mas foi uma supresa extremamente positiva !
comentários(0)comente



Moura51 15/08/2023

Leitura complicada.
A história é um pouco confunsa e existem varias vozes. Comala é uma cidade esquecida habitada por fantasmas, alguns não sabem que estão mortos. Juan Preciado vai até Comala cobrar uma promessa, encontra seu pai, porém acaba descobrindo coisas estranhas.
comentários(0)comente



vivi.martins 13/08/2023

Realismo mágico ?
Pedro Páramo é tido como marco inicial do realismo fantástico latino-americano e já que esse é um dos meus gêneros favoritos, decidi ler esse livro.
Foi uma leitura desafiante, pois a narrativa é bem confusa e não linear, mas sinto que valeu a pena. Foi bem legal conseguir perceber a influência que essa obra teve em outros escritores que eu amo (como o Gabriel García).
comentários(0)comente



583 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR