Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Clara 30/12/2023

Livro muito bom!
Comecei a leitura sem nenhuma expectativa, não costumo ler livros desse estilo, mas me surpreendi, a história é super interessante e nos traz várias reflexos, a escrita super fluída e gostosa. Uma leitura muito agradável, apesar do tema em que se trata, achei que foi trazido de forma leve e cativante.

stelindner 30/12/2023

Livro com algumas reflexões sobre as nossas escolhas, o que é ser diferente e o que vale a opinião alheia em análise ao que realmente faz sentido para cada um.

Uma amiga me indicou, gostei de ler, foi o meu primeiro do autor.

Maria.Eloisa 27/12/2023

Será que Veronika decide morrer realmente???
Uma parte desse livro nos faz começar a pensar sobre uma questão bem interessante sobre a m0rt3 e como Verônika sentiu vontade de viver quando ela soube que restava pouco tempo de vida e que saber disso desperta em nós a necessidade de nos sentirmos vivos porque sabemos que não teremos outra chance para fazer as coisas que queremos, viver as experiências que queremos, ou até deixamos de viver por medo do que outras pessoas irão pensar, e ela (Verônika) me fez refletir isso, quantos de nós estão estagnados sem fazer algo que queremos tanto por medo de nos acharem loucos, mas como Paulo Coelho citou essa pergunta no livro "O que é ser louco ?" Minha interpretação da pergunta é, ser louco e ser tudo aquilo que foge dos padrões que consideramos "normal" e dentro da nossa realidade, outra coisa que Paulo Coelho nos faz questionar no livro é justamente isso, "O que é a realidade se não algo que todos julgamos ser o correto e aceitável de uma maneira coletiva". Esse livro também pontua brevemente sobre a necessidade de nos sentirmos aceitos pela sociedade e na maioria das vezes nos obrigarmos a seguir o convencional e deixarmos nossas paixões verdadeiras de lado, como o caso de Verônika que sonhava em ser pianista mas largou o sonho por que os pais falaram que não daria uma estabilidade para ela, e o caso de seu amigo (e também talvez sua paixão de dentro de Villette) Eduard, que os pais julgaram estar louco por causa de que ele queria ser pintor a ser diplomata igual o pai.
Até aqui já falei bastante sobre o livro, fica minha dica de leitura, vale muito a pena dar uma chance para esse livro, além de ajudar a enaltecer a literatura nacional.

Bárbara 27/12/2023

Uma reflexão incrível sobre a vida e a morte, a loucura e a lucidez.
Um livro que abre a mente para aproveitar a vida e não se prender ao padrão e a rotina. Mostra a importância de ligar o f0d4-se e fazer oq temos vontade sem nos importar com a opinião alheia.
Paulo Coelho tem uma mente privilegiada

Thiago548 23/12/2023

Um ótimo livro de Paulo coelho. As reflexões são ótimas faz a gente se colocar no personagem principal.

Thalita361 19/12/2023

Livro ótimo!
Me deu outra perspectiva sobre a vida, acredito que possa ajudar muitas pessoas, o final me surpreendeu muiito!

Lia 10/12/2023

A vida é um ato de fé
A emocionante história de uma jovem que decide se suicidar ? apesar de todos à sua volta acreditarem que ela tinha uma vida perfeita.

O que é uma vida perfeita?
Quem é o juíz que merece julgá-la?

Nas palavras do próprio autor, a Veronika do livro é ele mesmo, internado por três vezes em hospitais psiquiátricos, de onde extraiu elementos para este relato contundente sobre aceitação e loucura.

Paulo330 09/12/2023

Muito interessante
Eu já havia lido outro livro do Paulo Coelho (O Alquimista), e não havia gostado daquela leitura. Depois de conversar com alguns amigos meus, decidi dar uma outra chance ao autor escolhendo este livro. O prefácio do livro me chamou a atenção e o desenrolar da história também, eu gostei muito da forma como o livro foi desenvolvido e também do seu final, acho que teve um conjunto muito bom na condução da história. Eu gostei tanto do livro que adquiri outro do mesmo autor, que em breve pretendo ler e criar outra resenha. Eu recomendo fortemente este livro do Paulo Coelho.

Amanda2646 06/12/2023

Gostei muito
Tava querendo ler faz tempo, mais uma obra encantadora do Paulo Coelho. A história se passa na Eslovênia, o que acho muito interessante, vai contar a história da Veronica, uma jovem que luta contra a depressão, ela tem uma vida normal porém ela diz no início do livro que não é feliz e nem triste, que tudo era sempre igual, então a vida não faz sentido para ela. Ela tenta suicídio mas sobrevive e vai para um hospital psiquiátrico. O livro traz várias reflexões sobre a vida, relacionamentos, religião etc. Tem uma frase que gosto muito que é ?É aquilo que você é, não o que fizeram de você.? Recomendo demais
Thiago548 23/12/2023minha estante
Ótima resenha. Um ótimo livro

Isabela1743 04/12/2023

De início eu tava gostando bastante, mas o tempo foi passando e eu não consegui me cativar pela Veronika, ficou difícil pra mim acompanhar essa história. Mas não tira o fato de que Paulo Coelho é um grande escritor!

Garbulio 01/12/2023

Bem no estilo Paulo Coelho que eu adoro
Num mundo louco, onde algumas loucuras passam simplesmente a ser aceitas e normalizadas e outras são sufocadas e se limitam a fazer sentido apenas dentro nossos mundos particulares.
Leituras. Característico em todos os livros que li do autor é a leitura rápida, com vários pontos que nos fazem criar empatia e reflexão!

luzzi8 28/11/2023

?Devia ter sido mais louca?
É a história de uma mulher que quer morrer, tanto por não guardar esperanças para o futuro, quanto por achar a vida um tanto enfadonha.
Então, ela decide botar um fim em tudo isso, enquanto, no período de espera, acompanhamos as reflexões, a história e os arrependimentos da personagem.
Esse livro, para mim, foi uma surpresa; e começando a lê-lo com nenhuma expectativa, a realidade é que essa obra me trouxe lições que eu vou levar para a vida inteira. Perfeição!

Bruna Fernandes Ribeiro 28/11/2023

Após 4 meses que eu reparei que não tinha feito a resenha desde livro ( graças ao desafio do skoob).
Bom, eu não me lembro mais de muita coisa, mas gostei da forma com que a Veronika lutava por viver no final. É como todos os pacientes mudaram de certa forma pela força que viam nela.

oliveira.0 27/11/2023

inesquecível.
Foi um dos primeiros livros que cheguei a ler. e nossa, lembro de julgá-lo pela cama e lê-lo de uma forma tão rápida e tão gostosa. personagens tão profundos e um desenvolvimento maravilhoso a cada capítulo. eu amo a veronica, amo o envolvimento romântico dela com o esquizofrênico e toda a história do piano. o final... simplesmente perfeito. nossa, indico para todos meus amigos lerem esse livro porque além de ser uma grande viagem, é uma reflexão tremenda. com certeza, meu livro favorito, e tenho orgulho de dizer que de um autor brasileiro!!
Pih 27/11/2023minha estante
amo se eu li essa obra de arte foi por causa de ti