Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

larabritosnts 15/02/2024

Me decepcionei
Iniciei o livro em uma noite com uma expectativa que não foi cumprida. Esperava que se tratasse de um livro sobre a vida de veronika E algo mais profundo e detalhado do porque chegou a determinada decisão. Encontro uma protagonista na qual é muito afetada por qualquer coisa no seu exterior, pouco incomum comparando a quem chega à essa decisão. O livro explora o motivo dos outros personagens estarem em villete, e isso é até interessante, mas todos só estão pelo mesmo motivo "frustação". O livro depois de uns 50% começa virar um livro de temos que ter esperanças, ser corajosos e reflexões que tem como o objetivo ludibriar os perdidos sobre seu estado mental fazerem se enganarem é pensarem que na verdade nunca estiveram realmente doentes ( ??? ). Odiei o que a estória se tornou.

Ps. Dr Igor atualmente poderia ser processado facilmente. Ou não, ninguém liga para loucos.

nath 09/02/2024

Resolvi ler esse livro exatamente no momento em que mais estava precisando. Isso sempre acontece com os livros do Paulo Coelho. Narrativa incrível sobre saúde mental e sobre viver na ?anormalidade?/?normalidade?.

Laura 07/02/2024

Melhor do que eu esperava
Já comecei a ler 3 livros do Paulo Coelho e nada me fazia terminar de ler nenhum, alguma coisa me incomodava e não ia pra frente. Mas, com ?Veronika decide morrer? foi bem diferente. Um enredo fora da minha zona de conforto e que traz algumas coisas que não concordo 100% (são detalhes tão pequenos que não preciso citar). De qualquer forma, foi uma leitura boa e que o plot já era de se imaginar.

Caroline457 04/02/2024

Marcante!
Mais uma obra do Paulo Coelho que te põe a pensar profundamente por meio de momentos e experiências que marcaram sua própria jornada.
Nesse livro em específico, somos acometidos por uma série de questionamentos acerca da vida, da morte, da liberdade e de problemas mentais.

Veronika, uma mulher aparentemente feliz, decide pôr um fim em sua vida após se ver presa pela mesmice e pelas amarras impostas pela sociedade. No entanto, sua tentativa falha e ela acaba em um sanatório que, diferente dos que costumam ser retratados, é um local onde ela encontra um novo motivo para viver e pode ser livre, fora do alcance de olhares e preconceitos.

Gostei bastante dessa leitura repleta de reflexões, recomendo!

?Veronika odiava tudo, mas odiava principalmente a maneira como conduzira sua vida ? sem jamais descobrir as centenas de outras Veronikas que habitavam dentro dela, e que eram interessantes, loucas, curiosas, corajosas, arriscadas.?

Julieta19 24/01/2024

Veronika decide morrer
O livro é absurdamente profundo e eu gostei muito. Me emocionei com os personagens extremamente ricos que Paulo Coelho cria e desenvolve com maestria.
O escritor narra muito bem as sensações, medos, anseios, frustrações e problemas de Veronika e dos outros personagens que fazem parte da história, o leitor mergulha completamente nos sentimentos deles.
Recomendo essa obra, apesar de que ela toca em temas bastantes sensíveis que podem ser um gatilho. O livro nos permite fazer uma reflexão muito intensa e importante.
Eu particularmente gostei.

Leticia2513 17/01/2024

Envelheceu como leite
Comecei a ler Paulo Coelho pra tentar entender o porquê as opiniões sobre ele são 8 ou 80. agora acho que entendi. escolhi esse livro pelo título, aparentemente chocante, e por cursar psicologia (afinal, o que Paulo Coelho teria a dizer sobre suicídio?).

me arrependi amargamente. demorei 1 ano e meio (!!!!) pra terminar a leitura aos trancos e barrancos. até que a história não começa tão ruim, mas ela vai decaindo tão rápido que nas últimas 100 páginas eu me forcei a terminar de uma vez. os personagens, a narrativa e os diálogos são extremamente forçados e superficiais, e em toda fala alguém tentar emplacar um hit de lição de moral que não passa de uma reflexão vazia. fora as ideias super problemáticas sobre cura de psicopatologias e hospícios...

tem depressão? viva como se fosse o seu último dia e tcharam: você está curado! (mas cuidado pra não ficar pra sempre nos hospícios sendo sustentado pelo governo, hein. que vida boa!)
Meneva 17/01/2024minha estante
Que loucura

literalmente.maya 17/01/2024minha estante
Gente que loucura. Lembro que tive minha fase Paulo Coelho, minha mãe adorava ele, então eu acabei lendo praticamente tudo pq era o que tinha à mão em casa né. Mas juro que não lembrava disso nesse livro não. Que loucura.

Carolina2149 17/01/2024minha estante
Olha não entendo pq ele tem tanta fama. Li o livro " O vencedor não está só "para saber se era isso tudo, porém me decepcionei, livro clichê o fim do livro era o título , várias perguntas não foram respondidas. Acho muito difícil ler outro livro dele.

Felipe863 17/01/2024minha estante
My God, nunca li Paulo Coelho... Deve ser um pouco traumatizante rsrs Estou finalizando a leitura de "Eu, Robô" (Isaac Asimov), tem uma personagem central, que é uma psicóloga roboticista, Susan Calvin, ao final de cada capítulo nos faz refletir... As leis proposta no

Felipe863 17/01/2024minha estante
As leis da robótica propostas no livro, parece um ideal de um ser humano eticamente perfeito, traz boas reflexões filosóficas.

Enillaa 09/01/2024

Real e intenso
Minha primeira leitura do Paulo e que impacto!
Ficção real e que retrata claramente a realidade.

Angelamara.Kulicz 09/01/2024

Reflexivo, fluído...Maravilhoso
Simplesmente amei.
Veronika tenta se matar, mas sobrevive, acorda em um hospital psiquiátrico e descobre que tem apenas mais uma semana de vida.
Demorei muito para terminar "Veronika decide morrer" porque estava com uma baita ressaca literária, mas se não fosse por isso teria sido um livro bem rapidinho de ler.
O livro me trouxe muitas reflexões (e crises existenciais), a escrita é bem fluída e gostosa de ler, o desenvolvimento dos personagens eu achei ótimo...enfim, foi uma boa experiência ler esse livro e seria melhor ainda se uma certa pessoa não tivesse me dado um spoiler ?; é o primeiro livro que leio do Paulo Coelho e ja me conquistou, estou ansiosa para ler outro dele.

Priii Reis 07/01/2024

Tem gatilhos imensos e emocionais, sobre depressão e suas nuances.

O livro conta a história de Veronika que decide colocar um fim em sua vida.
Para ela, não há nada que a motive a continuar existindo.

Quem a conhece vê uma bonita mulher e interessante com todo um futuro pela frente, com muitos homens a quererendo,ninguém conhece intimamente a dor do outro quando esse não deixa e foi assim que Veronika resistia.

Cansada da vida sem sentido que leva, a jovem prepara com cuidado a sua partida desse mundo ao alugar um quartinho em um convento e reunir os remédios necessários para seu fim.
O que Veronika não esperava é que fosse frustrada em sua decisão ao acordar em uma clínica psiquiátrica após ter sido socorrida pelas freiras que a encontraram inconsciente.

A partir de então,vivendo a rotina da clínica,tratamento e alguns pacientes e se conhece a vida de outros na mesma situação que ela.

Apesar disso, a narrativa de Paulo Coelho consegue ser delicada e sensível na medida certa,tratando todos os temas intensos com cuidado e conhecimento.
Assim como acontece com um de seus personagens em Veronika Decide Morrer, Paulo foi internado pelos pais com a melhor das intenções, mas o que o autor descobriu é que o erro em tudo isso reside em ser uma pessoa diferente e tentar ser igual, o que, para ele, é a verdadeira doença grave.

O que ela fez lhe atingiu a saúde profundamente,e ela tem uma semana de vida. Depois de descobrir decide ficar só,mas não consegue e se acolhe com as histórias de seus colegas internados.
Muitos são os dilemas enfrentados pelos personagens do livro, e muitas são as maneiras que eles escolhem para lidar com tais problemas.

sleepyintgarden 05/01/2024

"o risco de ser diferente e o horror de ser igual"
"?estou curada?"
"?não. você é uma pessoa diferente que quer ser igual. e isso,do meu ponto de vista,é considerado uma doença grave."
"?é grave ser diferente?"
"?é grave forçar-se a ser igual: provoca neuroses,psicoses,paranoias. é grave querer ser igual,porque isso é forçar a natureza,é ir contra as leis de Deus,que,em todos os bosques e florestas do mundo,não criou uma só folha igual à outra."