O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Kalica.Valentin 18/05/2022

N ter meus personagens favoritos nesse livro fez muita falta, porém a visão dos personagens novos e a possibilidade de ver alguns q n tinham ponto de vista valeu super apena. É um livro muito bom, não é meu favorito. A Política o torna um pouco cansativo de ler.

Adrienne 14/05/2022

Ainda bem que o livro é o menor de todos porque sem os capítulos da Daenerys, morri de saudade da minha mhysa.
Apesar de não ter me prendido tanto, achei interessante as reviravoltas que o livro trouxe, e, pode-se dizer que "O Festim Dos Corvos", concedeu um pequeno gostinho da tão sonhada vingança Stark, além de MUITAS promessas para o próximo livro. Diria que é um livro de passagem para grandes acontecimentos (assim espero).

Oco 07/05/2022

Ritmo lento, menos reviravoltas, porém igualmente incrível
(Alguns POVs eu resumi apenas a região que eles se passam)

Cersei : Acho muito dahora como a Cersei constantemente faz suas tramas de forma inteligente e sempre acaba subestimando os outros, e o fato dela ser meio surtada e emocionada deixa tudo muito mais f0d@, É MTO ENGRAÇADO ELA CAINDA EM ARMADILHA QUE ELA MESMA CAUSOU DKDKD, enfim amei os capítulos dela.

Jaime : O melhor personagem do livro, a construção dele e a nova perspectiva sobre a Cersei deixa ele muito mais interessante como personagem, e também muito dahora ver ele tentando se reerguer como cavaleiro(é muito dahora ele dando sinais de querer o Sor Loras, como um sucessor dele de Senhor Comandante da Guarda Real).

Brienne : Sendo sincero, os capítulos dela sempre pareciam muito arrastados no início e conforme ia chegando ao fim iam se tornando melhores. Gostei muito da personagem e de sua tragetoria, porém mds é mto lento veiKSKSKSKD entendo que os capítulos dela são pra mostrar Westeros em caos e a sofrência das pessoas não nobres tem sofrido com a guerra, então apesar da lentidão, são capítulos extremamente importantes. O último capítulo dela é perfeito, e a Coração de Pedra aparecendo no final me deu um medo gigantesco pela Brienne.

Sansa/Alayne : Ok eu finalmente aprendi a apreciar os capítulos de Sansa, finalmente ela está amadurecendo e aprendendo de verdade a jogar o tal dos joguin dos trono, e tbm achei mto dahora toda a cultura do Vale que é abordado nos capítulos dela e a relação dela com Robert Arryn é mto fofa.

Arya/Gata dos Canais : Apesar dos capítulos dela serem mto interessantes, são muito desconexos do restante da trama, e apesar de eu amar a personagem sempre dava um ar de "poxa mais um capítulo em Braavos", apesar disso tudo é muito legal ver a Arya entrando pra guilda dos Homens Sem Rosto.

Samwell : Vou mentir n, teve uns capítulos dele que me deu um sono em, mas no geral são muito bons, os três últimos são perfeito (sam e goiva é a coisa mais fofa e romântica) e o último capítulo fazendo menção ao prólogo e criando um mistério sobre a Cidadela e os Meistres.

Dorne(Arianne, Areo e Arys) : Venho deixar claro que eu amo dorne e amei tudo que se passou nessa região, e principalmente amei os planos do Príncipe Doran Martell, e acho muito dahora como todos os dorneses são, eu sei q mtas pessoas não gostaram desses capítulos, mas eu realmente gostei.

Ilhas de Ferro(Aeron, Asha e Victarion) : Olha, os capítulos de Aeron eram realmente chatos e eu não tankava muito n, mas Asha e Victarion foram muito interessantes de acompanhar, principalmente Victarion, ele passa a impressão de ser mais capaz que os outros, e tem uma complexidade nele que é muito interessante.

"O que é perigoso é ter nascido plebeu, quando os grandes senhores jogam seu jogo dos tronos."
Mica 08/05/2022minha estante
Que leitor ele, muito cult

Van Jales 02/05/2022

Festim dos Corvos
Demorei para ler devido ao peso de levar no ônibus rsrsrs, brincadeiras a parte, as últimas histórias de cada personagem deste livro ficou bem emocionante, e corrida, tanto é que tem uma carta do JRR Martin esclarecendo o motivo.. Tentar começar agora o quinto livro, e na expectativa e esperança dos dos últimos.

Monica.Graziela 11/04/2022

Sobre o livro...
É um livro que ao ler a gente percebe que ele já esta fechando o ciclo, porém esperava muito mais. Tem coisas importantes que acontece, mas tem muito mais coisas superficiais.
Espero que o último livro feche com chave de ouro...

Cacyo 10/04/2022

Em defesa do pior livro de ASOIAF
Este tem sido considerado amplamente como o livro mais chato das Crônicas de Gelo e Fogo. Acho essa opinião muito injusta. Primeiro: o autor percebeu, corretamente, que o mundo que criou ficou grande demais para um livro de cada vez, e por isso escreveu os livros 4 e 5 como simultâneos e não sequenciais; é natural que alguns bons personagens ficassem de fora - calma, no livro 5 você vai vê-los de novo. Segundo: Apesar das várias regiões e continentes que formam este mundo, ASOIAF é uma disputa por Westeros, em última instância uma disputa pela capital, Porto Real. Ainda que os outros lugares pareçam mais interessantes e exóticos do que esta Versalhes fictícia com merda pelos corredores, é importante, sim, dedicar um livro a ela. Terceiro e mais importante: eu acredito que as pessoas torcem o nariz para este livro porque não querem admitir que estão _gostando_ desta nobreza corrupta, que estão sentindo empatia por personagens que até então deveriam ser os vilões. Surpresa, caro amigo: ASOIAF não tem heróis nem vilões, apenas seres humanos, falhos como eu e você.

Matheus Alves Carmo 06/04/2022

Épico como sempre
"- [...] Esperava ter quatro ou cinco anos calmos para plantar certas sementes e deixar alguns frutos amadurecer, mas agora... Ainda bem que prospero no caos. [...]" (Pág.

O Festim dos Corvos é o quarto livro das Crônicas de Gelo e Fogo e se passa simultaneamente ao quinto livro. Explico: o quarto livro se tornou grande demais, e Martin decidiu dividir em dois, por ponto de vista, e esse livro se concentra em Porto Real, e personagens ligados de alguma forma, em Dorne e nas Ilhas de Ferro, além de Arya e Sam (acho que não esqueci ninguém).

Essa divisão pode frustar alguns cujos personagens favoritos estão no outro livro, mas eu não tive tanto problema, mesmo gostando muito da Daenerys, que está no outro livro. Além desse também ter personagens que gosto muito, como Arya e Jaime, todos os personagens e todas as histórias são interessantes.

"Quando as neves caem e os ventos brancos sopram, o lobo solitário morre, mas a alcateia sobrevive."

Tive um sentimento nesse livro, que também lembro de ter tido nos outros livros: iniciar de forma complicada, lendo bem pouco, pelo estilo em algumas partes maçante; e, depois de certa parte, não conseguir mais parar de ler, mesmo em partes extensas, e querer mais e mais daquela história. Pensando um pouco sobre isso, imagino que isso se deva exatamente ao fato de Martin conseguir nos transportar para o universo do livro.

Sejam as descrições extensas dos cenários, as sensações que o autor nos passa tão bem (frio, o alto mar, o isolamento), as divagações dos personagens sobre fatos históricos de Westeros, ou de seu passado, tudo contribui para um só objetivo: a experiência. Ele consegue nos ambientar tão bem naquele mundo, conhecer tão bem os personagens, entender tão bem aquelas culturas, que nos envolve de forma surpreendente. George Martin é um mestre da escrita.

"Os corvos lutam pela carne de um morto e matam-se uns aos outros por seus olhos. [...] Tivemos um rei, depois cinco. Agora tudo que vejo são corvos em disputa pelo cadáver de Westeros."

Os personagens estão incríveis como sempre, e seguem tendo ótimos desenvolvimentos. Não temos todos aqui, como expliquei, mas os que estão são ótimos. Cersei e Jaime estão mais diferentes um do outro do que nunca, ambos ótimos de se acompanhar, à sua maneira (Jaime se redimindo e mostrando sua honra, Cersei perseguindo o poder). Arya e Sansa, de maneiras diferentes, estão aprendendo a serem outras pessoas. Brienne e Sam tentam cumprir suas missões, cada um com suas dúvidas e dificuldades.
Temos capítulos diferenciados para Dorme e para as Ilhas de Ferro (não há nome de personagens específicos, pois alterna entre vários que estão naquele lugar/contexto), e eles são muito bons também, mostram outros pontos de vista e culturas, e agregam bastante pra história.

Além disso, continuamos aqui com o intenso jogo dos tronos. Algumas peças foram retiradas, mas novas são postas no lugar a todo momento. As intrihas, traições e conspirações estão sempre à espreita, mesmo quando não esperamos, e de quem não esperávamos. Nesse livro se destacam Mindinho e, principalmente, Cersei. A Rainha regente tenta desesperadamente se provar à altura do falecido pai, mas às vezes ela mesma se deixa levar pelo jogo. E Mindinho é aquele personagem que parece não estar conseguindo nada, até que percebemos que estava dois passos à frente de todos. Além disso os pontos de vista de Dorne e das Ilhas de Ferro, acrescentam várias peças à esse tabuleiro, principalmente Dorne, que trás muita coisa interessante.

Não preciso falar mais nada: é um livro que amei muito, como toda a saga. Pelo que vi por cima, não é o favorito de muita gente, e provavelmente não é o meu. Mas é entendível, dada a necessidade da separação do livro, e ao anterior que trouxe diversos acontecimentos marcantes. De qualquer forma, é um livro que indico demais.

Valar morghulis

Joseapferres 02/04/2022

Dispensa apresentação e grandes comentários.
Quero que venha a continuação logo.
Ficou muita coisa em aberto.

Massai 31/03/2022

Chocada
George R. R. Martin não tem dó de ninguém mesmo. Quando eu acho que um personagem não pode sofrer mais, ele vai lá e sofre. Quando acho que nunca mais vou ver um personagem, ele do nada aparece e quando eu me apego a um personagem, o autor mata ele!

Rafaela Rezende 29/03/2022

Fim, finalmente
E a última resenha finalmente, como esperado, não posso dizer que fiquei tão decepcionada quanto com a série, mas aquele vestígio de decepção seguiu até aqui também, não sei o motivo, mas não foi tão ?uau?, porém bom, bom.

Lia 22/03/2022

Sobre O festim dos corvos
Esse livro tem uma diferença substancial quando comparado aos demais, não em termos de qualidade entretanto, pois ele segue na mesma linha de desenvolvimento e alta categoria dos demais. Tô muito apaixonada por quase todos os personagens, mas alguns são terríveis e avanço esperando o tombo daqueles piores.