O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Thi 10/06/2024

Me surpreendeu
Eu comecei a ler por muitas recomendações dizendo que era muito bom e que dava muito medo e inquietação mas na real é só um livro absurdamente básico e parece com mais 7 livros do gênero, quase n consigo terminar d ler

Lori Bulhak 10/06/2024

Ninguém quer apreciar, apenas possuir.
Faz anos que queria ler esse aqui e finalmente pude lê-lo. Infelizmente não li com a devida atenção e não aproveitei tanto quanto gostaria. Ainda bem que sempre podemos reler e esse com certeza será relido.

Não lembro exatamente do que senti quando o li mas foram sentimentos mistos. Sentimentos de total compreensão e curiosidade, revolta, empatia e um pouco de tédio. Ao final senti que foi apenas mais um livro lido (talvez eu estivesse muito empolgada e tenha acabado me decepcionando).

Mas relendo algumas passagens marcadas eu lembrei de algumas coisas e pensei "por que eu não prestei mais atenção?". Têm vários questionamentos e pensamentos que vão fazer você se sentir muito intrigada(o) e querendo debater com alguém. Me despertou muita vontade de ler A Tempestade de Shakespeare, que é bastante mencionado aqui. Lembrei muito do Erik de O Fantasma da Ópera, enquanto lia.

Recomendo a leitura, mas não como só mais um livro de thriller. Recomendo que se preste a devida atenção, pois é muito interessante em alguns aspectos. E você vai entender o porquê do título ser O Colecionador.

Emilly.Burdzik 09/06/2024

O Colecionador
Eu praticamente devorei este livro e recomendo muito. Pelo conteúdo e o grande final inesperado. É uma obra que me fez refletir muito sobre o que sentia sobre o Caliban e o que achava da ?geração nova?, se eu estava fazendo parte deles ou não, o confronto de gerações que existe ainda nos dias de hoje. Os mais velhos achando os mais novos rebeldes, esquecendo que também estiveram na mesma idade, e a ?geração nova? se sentindo não entendida. Aquele constante confronto entre gerações onde um parente não entende o outro. E o maior sentimento que existiu durante a leitura foi a grande angústia de fugir com a Miranda para bem longe, onde Caliban não a encontraria. Onde não nos encontraria.

Filipe.Santos 09/06/2024

Vivendo uma relação de amor e ódio por esse livro que não está escrito. A primeira etapa do livro me prendeu de uma forma tão grande que eu devorei tão rápido (considerando que estava há dias sem ler). Uma leitura tão fluída e interessante, que desperta interesse. Mas tive uma certa frustração quando a história passa a ser "narrada" pela Miranda. Não sei explicar exatamente o que senti enquanto lia as páginas de seu diário, mas sei que me decepcionou. Porém, embora o final não tenha me surpreendido, eu amei a leitura. Recomendo muito essa experiência.

Bruno236 09/06/2024

Nossa.
Bom, o livro, a história, o enredo:é bom!
Mas não funcionou pra mim. Talvez em algum outro momento da minha vida ele vá ser legal pra mim, mas agr, sla, acho que foi errado?
Mas ele é legal!

Kailane.Estevam 08/06/2024

"O Colecionador" foi o primeiro livro onde no exato momento em que finalizei a leitura, pensei:" preciso reler". Não é somente a história de um maníaco e o que ele faz para manter sua prisioneira em cárcere privado. É também a historia de Miranda( a vítima) e a semelhança entre ambos. Ele é louco e ela é o motivo( assim como ela mesma aborda em seu diário). Ambos com problemas familiares, ambos sentindo pena um do outro, mesmo que em circunstâncias diferentes. O motivo pelo qual citei que preciso reler, é porque ao primeiro contato com a obra, tudo o que se deseja é saber como toda a história irá terminar. Com isso, acaba-se atropelando pontos importantes abordados, tais como: desigualdade social, política, crença, feminismo, filosofia, e até mesmo músicas clássicas, assim como várias referências literárias como Shakespeare e Jane Austen. Portanto, sim, " O Colecionador" precisa não somente de uma única leitura, mas também de uma releitura. E a cada releitura, a percepção de um determinado tema e opinião.

Camila.Vieira 08/06/2024

O Colecionador
Achei meio enjoado, confesso. Bem devagar pra uma pessoa acelerada como eu.

A história e o enredo são bons, uma coisa mais psicopata e afins.

mille_milley 08/06/2024

Para a menina que buscou a liberdade: Adeus.
O colecionador é uma obra que me deixou muito surpresa em várias partes, em alguns momentos você sente pena do colecionador mas isso te deixa mal porque você sabe que não deve, que é errado. Mas quando a parte do diário da Miranda chega você muda totalmente de opinião e sua mente entra em conflito, "eu devo entender ele ou defender Miranda?" esse pensamento ficava martelando na minha cabeça.
Apesar de no início você acabar simpatizando com ele, e assim como a Miranda, sentindo pena em algumas situações, no final apenas descobrimos que ele é completamente maluco e fora de si.
Um livro perfeito e maravilhoso que merece uma chance de todos os leitores que amam uma tortura psicológica.

Ali 08/06/2024

?Mas a sua alegria apagava-se dia a dia, e cobria-se de poeira, como a asa de uma borboleta que um alfinete atravessou?

Giovannarramos 07/06/2024

P-E-R-F-E-I-T-O (pra quem ama coisa de maluco)
Simplesmente meu livro favorito.

A escrita é fantástica, passando a situação tanto pela visão do vilão (completamente maluco e com uma mente que você quer desvendar cada vez mais), quanto da vítima (chatinha, não achei muito interessante)

A forma como ele cria o razão para todas as decisões que toma, desde às mais simples até as mais cruéis é o que te prende no livro.

Não vou dizer que é uma leitura fácil, só engatei a leitura mesmo na segunda ou terceira tentativa, mas vale MUITO a pena.

Recomendo fortemente ler este livro escutando jazz, juro que combina muito e dá mais intensidade nas situações.

taysgrl 06/06/2024

O colecionador
Achei um livro ok, nem ruim demais pra ser menos de 3 estrelas e nem bom demais pra passar disso. A história até certo ponto foi viciante e eu não conseguia parar, mas da metade pro fim eu li meio arrastada. De modo geral, achei uma história pesada e muito agoniante de ler. Ainda acho que o protagonista era completamente louco e só isso justifica o que ele fez.