O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Gabi 05/11/2020

Um pouco arrastado, porém é uma ótima história. O final eu já imaginava que seria assim e eu nunca peguei nenhum spoiler desse livro. Miranda mesquinha e fútil pra caramba. Frederick solitário e pirado. O cara ainda se achava uma boa pessoa pelo ponto de vista dele. Demorei uns dias pra ir degustando, mas no início me entediou bastante.

Bia 26/07/2020

Pertubador
A mente do Clegg é a mais perturbadora e letal, Miranda sua refém nos transmite como é ser sequestrada, agonizante do começo ao fim... Uma obra esse livro com certeza!
comprido 27/07/2020minha estante
quero muito ler

comprido 27/07/2020minha estante
E bom?

Bia 28/07/2020minha estante
Ótimo!!

Mari 10/09/2021

TÔ CHOCADA PASSADA
Menina que livro doido! a história e contada por 2 pontos de vista, sequestrador e sequestrada. e de começo é assustador pensar em uma visão tão romantizada de um psicopata. o final me abalou demais, fiquei parada olhando pro nada pensando em como seguir minha vida.

João 30/07/2020

Decepcionante
Uma pena quando você está ansioso para ler um livro e descobre que não é lá essas coisas. Foi o que aconteceu. A parte no ponto de vista do Fred é interessante, não é grandes coisas mas entretém. Mas quando chega a parte do ponto de vista da Miranda torna totalmente insuportável, deixando a leitura totalmente arrastada e acaba fazendo com que eu não me importasse nem um pouco com a personagem.
O final foi bom, pesado e cruel, mas nada que compensass toda a história.

amandices 31/10/2020

Argh!
Nem vou gastar muito tempo nessa resenha, pois a nota, por si só já diz o que eu achei.

A premissa do livro é extramemente interessante e eu estava ansiosa para ler. Por isso, fiquei bem feliz quando ele ganhou a votação de leitura coletiva de um grupo que eu participo.

Mas, apesar do começo ser razoável (foi interessante ver o modo com que o stalker pensava), a parte do diário da Miranda é insuportável de ler. Perdi a paciência e pulei quase tudo que julguei irrelevante.

Enfim, muitos podem ter amado, mas eu, detestei.

Maria 20/11/2020

O colecionador
A parte primeira narrada por Clegg é muito viciante, confesso que me interessei muito, mas dei uma desanimado pela parte narrada por Miranda. Esperava algo melhor no final mas fora isso o livro é perfeito.
Camila 30/11/2020minha estante
Também gostei mais da parte narrada pelo Glegg

escorpimonia 18/06/2022

A história me prendeu e achei bizarro ler a partir da visão do vilão, achei que não teria estômago para a leitura, mas confesso que li com mais fluidez a parte dele do que os capítulos da Miranda que eram muito tediosos.

Carol.Macedo 26/07/2020

Revoltante
Uma perfeita história de uma mente perturbada e doentia. Nos faz questionar a todo momento a imagem turva que Clegg tem sobre o amor que, na realidade, está mais para uma extrema obsessão. Impossível se aquietar com a naturalidade que o personagem transpassa nas situações consideradas absurdas para qualquer ser humano são.
Apesar de ser revoltante, é um livro que super recomendo!

Mands 25/05/2020

sem palavras
Acabei de terminar o livro e não sei se tenho forças pra resumir ele em tão poucas palavras.

A história é a seguinte: Clegg é um colecionar de borboletas com sérios problemas mentais perceptíveis. Miranda é sua primeira vítima. Ele não a machuca, e gosta de tê-la para si, assim como suas borboletas.

É um livro forte e, por ter me sentido tanto na pele de Miranda, sinto que sugou toda minha energia e eu só quero pensar a respeito desse livro o restante da noite.

Tendo a visão tanto de Clegg e de Miranda, ambas em primeira pessoa, torna-se mais fácil de sentir o mesmo que o personagem. E, spoiler alert: nem sempre vc vai odiar o Clegg.
Talita 25/05/2020minha estante
Quero ler. Essa capa é tão linda ?

Mands 25/05/2020minha estante
menina leia, não vai se arrepender!!

Thayane 29/08/2020

DIGERINDO...
Acho que ainda me custará alguns dias para digerir essa leitura e toda sua complexidade, referências e seu conteúdo oculto entre linhas... Estou ainda em choque e enojada. Mas é uma obra brilhante! Estou muito contente pela experiência dessa leitura.

Elaine cris 09/11/2020

Ualll que livro
Capa e ilustrações lindas de borboletas e para por ai.
O tema principal é amor platônico e o sequestro, porém vai muito além disto, retrata problemas psíquicos, feminismo, luta de classes, solidão, liberdade, formas de amor, temas introduzidos discretamente que nos faz pensar sobre cada situação.
Indico não ler a introdução inicial escrita por um senhor que se chama Stephen King, leia por último.

Bae 05/09/2020

Vai te deixar fora do eixo
Que grande obra temos aqui. Primeiro quero dizer que essa edição é linda demais, a capa, a contracapa, todos os detalhes, a introdução, o posfácio, todas referências, é muito lindo, eu tô encantada. Segundo, eu queria alguém para digerir essa história comigo, porque me deixou paralisada, sem saber por onde começar. O autor foi maravilhoso ao criar essa história, com pontos de vistas de duas pessoas tão diferentes mas ao mesmo tempo tão parecidas: uma hóspede aos olhos do sequestrador, e um carrasco aos olhos da vítima. São pessoas tão reais, tão parecidas conosco, e nos comovemos tanto com a Miranda, com sua infinita esperança, jovialidade, esperteza e busca pela liberdade, ao se ver privada da vida ela jamais sucumbiu ao desespero. Suas reflexões foram válidas, inúmeras maneiras de não se entregar, seu diário foi sua salvação embora algumas de suas visões hipócritas me deixou chocada. Mas nem aí posso dizer que não me identifiquei com ela, quem de nós em algum momento não foi hipócrita? E nos irritamos com o caliban, Clegg, com o seu cinismo, sua maldade, sua psicopatia, seu amor irreal, inalcançável, embora o que mais pesa é a pena que sentimos por ele, por não se encaixar, por sua irracionalidade do amor que busca, nós temos compaixão. Senti empatia por ele, certas vezes, e quase cheguei a compreendê-lo, a achar que ele se redimiria, mas algumas vezes a doença não tem cura. A visão distorcida dos fatos e das pessoas não se volta ao direito, ao correto e é aqui que vemos que em algumas histórias a realidade precisa ser contada também, e às vezes não vai ser feliz. Uma leitura válida, me prendeu, me chocou e me fez refletir - sobre o mundo e sobre as pessoas, inclusive eu mesma - então acho que o autor cumpriu o seu papel comigo. Recomendo sempre, espero reler no futuro também.
lagartixa albina 08/09/2020minha estante
aaaaaah esse livro é perfeito!!! (E a sua resenha também)

Nath.Lopes 01/05/2021

É uma leitura pertubadora e pesada, fica difícil diferenciar quem é o personagem mais doido da história. Possui um final que eu não esperava e que de alguma forma me deixou chocada.