O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Gisele296 23/08/2020

"Se as pessoas ao menos soubessem por onde sobrevoam"
Ferdinand é um rapaz solitário, tímido, com um complexo de inferioridade e colecionador de borboletas. Logo ele percebe que precisa colecionar algo mais que borboletas, algo vivo.
Miranda é uma jovem cheia de si que se diz não ter preconceito com as classes mas que nos prova exatamente o contrário no decorrer da estória. Tendo momentos que quase chega a ser insuportável de tão esnobe.
Quando Ferdinand ganha na loteria e muda drasticamente de vida, vê aí a chance que vinha esperando para, finalmente, ter a mulher que achava ser "a única" para sí. É aí que já começamos a ter uma ideia melhor de seu senso moral.
Vemos no decorrer da estória como os sentimentos de sequestrador e cativa vão se alterando e evoluindo com o tempo, como ela passa do puro ódio à simpatia, simpatia essa que, a meu ver, a impede de tomar a decisão mais importante e crucial que poderia a ter libertado. Entendimento e de volta ao ódio novamente.
Temos momentos que percebemos algumas farpas de humanidade e bondade na mente dele.
Ao longo do livro nos deparamos com alguns pensamentos familiares com ambos, chegamos até a querer gostar do vilão e desgostar da protagonista, mas isto não dura muito.
A estudante esnobe não poupa palavras para se diferenciar de "Caliban", para tentar fazer ele mudar sua forma de ser e de pensar, tentar transformar em uma pessoa mais culta, porém não tem muito sucesso.

O Colecionador é um livro maravilhoso, muito bem escrito e, como o mestre King, já nos falava em sua introdução, é um livro que você irá entender mais ainda lendo uma segunda vez. E eu não vejo a hora de relê-lo.
David713 25/08/2020minha estante
Me mandaram uma lista de melhores livros de terror e "O Colecionador" tava lá junto de alguns grandes clássicos. Vou botar na minha meta! ?

Michelle167 31/05/2024

Loucura... Obsessão...
É um romance de John Fowles, publicado pela primeira vez em 1963.

A história gira em torno de Frederick Clegg, um homem tímido e solitário que desenvolve uma obsessão doentia por Miranda Grey... uma estudante de arte bonita e talentosa.

Clegg observa Miranda de longe... acumulando detalhes sobre sua vida e desenvolvendo uma fantasia de amor por ela.

O livro mostra a obsessão de um psicopata e sua relação com o mundo.

Dani Ferreira SS 01/03/2020

Chato...
Aí gente, sinceramente só perdi meu tempo lendo. A primeira decepção do ano foi paga com sucesso!!!
A parte da Miranda pra mim foi a pior parte do livro.
E o final?? Prefiro nem comentar!! Mas me lembrou um pouco de You(Você)
Enfim, recomendo sim q vc leia, se vc quiser, pq vai q vc gosta...
Fabio 01/03/2020minha estante
Demais

Mih 01/03/2020minha estante
Eu comecei a ler esse livro ano passado, e a parte da Mirando foi a mais maçante pra mim. Eu não suportei a personagem e a narrativa dela, larguei o livro, não aguentei terminar. Pretendo voltar a ler um dia, pra saber o desfecho!

Ademi.Silva 01/03/2020minha estante
Kkkkkkkk

Clau Melo 01/03/2020minha estante
Se você tivesse me perguntado antes de ler teria se poupado! kkkkkk Dei 4 estrelas, então certamente você daria bem menos. Hahahaha

Beehlla 26/08/2023

Um livro que queria ler há muito tempo
Uma história que te prende já no começo. Frederick Clegg mantém um amor doentio por Miranda e a quer de qualquer forma pra ele, e tem a "bela ideia" de sequestra-la e a manter prisoneira em seu porão, como uma convidada que é "bem tratada" com tudo o que quiser, menos a sua liberdade. Em sua cabeça, Frederick acredita estar no seu direito de fazer isso, e Miranda tenta entender os motivos pelos quais ele fez isso.
A única parte que achei massante, foi a parte do diário de Miranda, onde a gente vê o lado dela da história, e como se sentia em relação a tudo isso.

Bruna 16/06/2021

Então, acabou?
Decepcionada? Talvez. Mas não é como se eu tivesse colocado muitas expectativas. Na verdade eu achei o livro incrível, acompanhar como funciona a mente doentia do Colecionador e tudo mais. O problema foi que a segunda parte não é tão incrível assim...

Depois de acabar a leitura li a introdução que o Stephen King fez e concordei completamente com algumas partes. Ele basicamente diz que o autor perde um pouco o leitor na segunda parte, pois ela tira o foco do que esta acontecendo (o sequestro e etc e tal) para vermos as reflexões poéticas de Miranda.

Vi muita gente falando mal do final, mas eu já imaginava que as coisas acabariam assim.

Se quer um conselho? Leia. Mas tenha paciência, porque eu sinceramente quase desisti.
GabiBrotas 17/06/2021minha estante
fiquei muito decepcionada. foi difícil ler a segunda parte sem querer pular metade kkkk

Bruna 17/06/2021minha estante
Exatamente hahahha

João 30/07/2020

Decepcionante
Uma pena quando você está ansioso para ler um livro e descobre que não é lá essas coisas. Foi o que aconteceu. A parte no ponto de vista do Fred é interessante, não é grandes coisas mas entretém. Mas quando chega a parte do ponto de vista da Miranda torna totalmente insuportável, deixando a leitura totalmente arrastada e acaba fazendo com que eu não me importasse nem um pouco com a personagem.
O final foi bom, pesado e cruel, mas nada que compensass toda a história.

Erilane.Rocha 02/07/2023

Apesar de achar que a história seria um pouco mais chocante, eu me surpreendi positivamente com o livro.

Li resenhas antes de começar a ler e devo ressaltar, que não me senti entediada na parte da Miranda. Gostei de conhecer o outro lado da história (apesar de ela ser uma personagem bem mesquinha).

Nunca pensei que fosse conseguir sentir pena de um sequestrador em qualquer história, mas ao longo da narrativa do personagem, fui percebendo que ele parece mais humano do que eu imaginava.

Enfim, recomendo muito.

Mands 25/05/2020

sem palavras
Acabei de terminar o livro e não sei se tenho forças pra resumir ele em tão poucas palavras.

A história é a seguinte: Clegg é um colecionar de borboletas com sérios problemas mentais perceptíveis. Miranda é sua primeira vítima. Ele não a machuca, e gosta de tê-la para si, assim como suas borboletas.

É um livro forte e, por ter me sentido tanto na pele de Miranda, sinto que sugou toda minha energia e eu só quero pensar a respeito desse livro o restante da noite.

Tendo a visão tanto de Clegg e de Miranda, ambas em primeira pessoa, torna-se mais fácil de sentir o mesmo que o personagem. E, spoiler alert: nem sempre vc vai odiar o Clegg.
Talita 25/05/2020minha estante
Quero ler. Essa capa é tão linda ?

Mands 25/05/2020minha estante
menina leia, não vai se arrepender!!

Bia 26/07/2020

Pertubador
A mente do Clegg é a mais perturbadora e letal, Miranda sua refém nos transmite como é ser sequestrada, agonizante do começo ao fim... Uma obra esse livro com certeza!
comprido 27/07/2020minha estante
quero muito ler

comprido 27/07/2020minha estante
E bom?

Bia 28/07/2020minha estante
Ótimo!!

Thayane 29/08/2020

DIGERINDO...
Acho que ainda me custará alguns dias para digerir essa leitura e toda sua complexidade, referências e seu conteúdo oculto entre linhas... Estou ainda em choque e enojada. Mas é uma obra brilhante! Estou muito contente pela experiência dessa leitura.

isapoirot 07/06/2021

não consigo pensar em palavras pra descrever esse livro, mas ao mesmo tempo me sinto na obrigação de fazer uma resenha.
essa história foi uma verdadeira montanha-russa, um misto de emoções e sentimentos, um pouco de aversão e simpatia.

vou manter as 4 estrelas, pq sei que o livro não é perfeito. sei que tiveram personagens que, na minha visão de agora, foram desnecessários. algumas partes, principalmente escritas por Miranda, foram incrivelmente inúteis kkkkk
mas mesmo assim, sei que esse pode ser um favoritado em algum momento.

não senti a agonia que muitos sentiram enquanto leram. não senti angústia e ansiedade pelo final, mas me senti extremamente confusa. é louco pensar que todos os tipos de pessoa podem ser vítimas, mesmo as esnobes e rudes, mesmo as que são más em menor escala. e mais louco ainda é pensar no culpado, conhecendo ele a fundo e tentando ao máximo entender: por quê? por que ela? o que tem de errado com você afinal?

achei o final espetacular, me deu um tapa na cara. o autor brincou tanto com minhas emoções e perspectivas que o desfecho foi como um estalo em que tudo voltou a fazer sentido. em que eu lembrei o que *realmente* tava acontecendo.

enfim, super recomendo o livro para fãs do gênero, pois com certeza ele foi inspiração para muitas obras modernas. leia com calma, reflita sobre cada palavra que vc lê e se deixe levar, vai ser uma experiência única.
Helenapessoa 21/06/2021minha estante
Voltando aqui pois não li suas resenhas durante minha ressaca e elas merecem meu tempo?

isapoirot 22/06/2021minha estante
KAKAKAK obg amiga vc eh tudo ???

Carol.Macedo 26/07/2020

Revoltante
Uma perfeita história de uma mente perturbada e doentia. Nos faz questionar a todo momento a imagem turva que Clegg tem sobre o amor que, na realidade, está mais para uma extrema obsessão. Impossível se aquietar com a naturalidade que o personagem transpassa nas situações consideradas absurdas para qualquer ser humano são.
Apesar de ser revoltante, é um livro que super recomendo!

brndlemos 05/06/2020

Angustiante, complexo, contraditório
Comecei a ler sem me lembrar bem quem recomendou ou do enredo, só lembrava que estava na minha lista havia muito tempo. Pois bem...

John Fowles fez uma obra prima, aqui. Os personagens são de altíssima complexidade, bem mais profundos do que se espera. São contraditórios, humanos, tentam justificar-se.

O livro é dividido em quatro partes, sendo as duas primeiras narrando exatamente os mesmos acontecimentos. Primeiro, pela perspectiva de Frederic, o agressor; depois, por meio da leitura do diário de Miranda, a vítima.

Ao contrário de muitos, não consegui ter empatia por Frederic em sua narrativa, senti asco a todo momento. Aqui ele expõe devaneios de superioridade, pensamentos machistas e de posse dos mais diversos níveis. Apesar de ter me sentido enjoada por reconhecer esse tipo de pensamento na nossa sociedade com tanta facilidade (mesmo sendo um livro da década de 60!), engoli a primeira parte do livro com facilidade. Segundo Frederic, o mundo o despreza por ter vindo de baixa classe e repentinamente ter se tornado rico não muda isso, pois continua não pertencendo a elite, seu comportamento, linguagem, gostos não permitem isso. Através de suas lentes, achei Miranda insuportável, mimada, desagradável, muito embora ele constantemente reafirme o quanto a ama, como ela é linda, inteligente e maravilhosa; mas também o despreza por ser como é. Fiquei boa parte do tempo me questionando porquê ele gosta tanto dessa chata.

Lendo o diário de Miranda, não consegui avançar tão rápido na leitura. Não que seja ruim (é fantástico), mas porque senti tudo com maior intensidade e precisei de pausas pra assimilar. Queria dizer que, apesar de todo o contexto em que ela está inserida (sequestro, etc.), me identifiquei muito com várias passagens por conta da quarentena. Assim como Miranda, estou em isolamento social, sem ter contato com o mundo exterior,
vivendo de lembranças sobre como é a vida real. Exceto pelas condições.
Ler o diário de Miranda é como ler o diário de uma pessoa real. Ela se mostra igualmente complexa, tem pensamentos contraditórios, é instável, se desespera, se questiona sobre a existência de Deus. Tem sentimentos confusos e mistos pelo sequestrador, ora é gentil com ele e sente compaixão, ora o despreza. Ela oscila entre tratá-lo bem, porque seu princípio é cultivar a paz e a gentileza, e tratá-lo com indiferença, para que saiba que se desiluda, se canse e a liberte. Miranda é bem politizada e a todo momento apresenta pensamentos de esquerda, diz que luta pelos trabalhadores e menos afortunados, mas despreza seu sequestrador, um homem que veio da classe trabalhadora, justamente por tudo que o caracteriza como parte dessa classe: seu jeito, educação, relação com a arte.

Sinto que preciso reler esse livro para absorver tudo que ainda não consegui, sinto que não extraí ainda tudo que essa obra tem pra ofertar.

Sei que recomendo ferrenhamente. Se tornou um dos meus livros favoritos.
Yuu 05/06/2020minha estante
Vc escreve muito bem :)

Karine 21/06/2023

Não gostei!
No início é interessante, a leitura te prende. Mas quando chega na metade? fica uma leitura cansativa, maçante e chata, terminei na base do ódio. ?
Jeff 27/06/2023minha estante
Até hj eu tô frustrado com ele. Falou em G. P pra mim, eu já vou na voadora kkkk

amandices 31/10/2020

Argh!
Nem vou gastar muito tempo nessa resenha, pois a nota, por si só já diz o que eu achei.

A premissa do livro é extramemente interessante e eu estava ansiosa para ler. Por isso, fiquei bem feliz quando ele ganhou a votação de leitura coletiva de um grupo que eu participo.

Mas, apesar do começo ser razoável (foi interessante ver o modo com que o stalker pensava), a parte do diário da Miranda é insuportável de ler. Perdi a paciência e pulei quase tudo que julguei irrelevante.

Enfim, muitos podem ter amado, mas eu, detestei.