Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

vick 13/11/2023

Um documentário do discovery channel
Basicamente. herman melville tentou me ensinar algo durante todo o livro, acho que ele esqueceu que estava escrevendo uma ficção. mt paia absorver conhecimento enquanto sem entretem. melhore, herman.

tirando isso, não tem mais nada, a estória é uma enxurrada de informações e um capitão maluco que me fez passar raiva. não é tão chato quanto disseram que era, mas é bem razoável, bem mediana, bem esquecível.

e meio irreal também, porque todo mundo sabe que em uma situação trabalhística precária como aquela, a tripulação já teria feito um motim, e se eu tivesse naquele barco, eu iniciaria o motim. ou simplesmente teria empurrado ele no mar durante a noite.

Gabriele66 12/11/2023

Moby dick
O livro é ótimo, muitas vezes pode ser confuso por conta das partes sobre barco, mas isso não atrapalha a história de jeito nenhum.
Foi um livro que eu realmente não esperava gostar, não me arrependo de ter começado.

Marcos774 11/11/2023

Foi um sofrimento, mas valeu a pena
Me considero um leitor ruim, nunca consigo absorver uma obra por completo, sempre me perco nos significados, nas camadas que os autores criam para expressar seus pensamentos, me esforço, mas sempre perco algo nas historias, algo que todos estão vendo menos eu. No meu curriculum de livros não tenho obras tão difíceis, e mesmo assim tenho dificuldades, posso botar a culpa em muita gente, na escola, no qual para mim serviu pra muito pouco, na minha família, pois sou o único que tenta ler, mas fico comigo mesmo, não dá pra ficar por ai choramingando pela minha falta de sabedoria literária. Foi assim que decidi ler Moby Dick. E foi sofrido, demorei três meses pra ler, tinha horas que eu me perguntava o porque de tanto, mas comecei a talvez compreender que tinha algo ali, Melville diz muito coisa, descreve passagens de forma fenomenal, tem horas que da pra sentir a brisa do mar, o cheiro da baleia, "não sei como, mas dá", por mais burro que eu seja, deu pra sentir que estava lendo algo diferente, superior, não é uma historinha de aventura, passa muito além disso, tem camadas, muitas camadas, mais que uma cebola. É claro que não sou besta de tentar interpretar o livro de forma definitiva, tem tantas variáveis, é um desafio.
O que significa a baleia em si? o navio?, os tripulantes?, tanta coisa a dizer, pensar Fiquei feliz de terminar, muito feliz (hahaha), sei que vou carregar essa obra pra sempre. Vou procurar mais analises, interpretações, vou reler trechos, talvez um dia até releia.
O que mais me encantou nesse livro , é refletir o como tem pessoas geniais no mundo, pessoas que veem o que a maioria nunca vai compreender, ideias, formas de transmitir um pensamento, tudo muito original, único. Foi sofrido, mas valeu a pena.

Tamara Ferraz.As3Artes 11/11/2023

Um livro que agrega conhecimento
O livro começa mostrando durante vários capítulos, a descrição das características das baleias e a caça, mostrando os perigos e as dificuldades envolvidas. A obra retrata a aventura dos marinheiros atrás da Moby Dick, um livro que agrega conhecimentos a esse mundo fascinante. Ele ainda é cheio de referências históricas, religiosas e reflexões filosóficas, Vale a pena conhecer esse clássico.

v de vanisse 05/11/2023

Chatíssimo
Tá aí um livro que poderia ter 300 páginas tranquilamente se não fosse o MOMENTO CURIOSIDADE SOBRE BALEIAS que dura o livro inteiro e é bastante cansativo. Chato, chaaaaato.
Eu tava contando os minutos pra baleia destruir aquele barco e a história acabar logo de vez.
Karina 07/11/2023minha estante
Eu compartilho de sua opinião.

cachorro chupetão 05/11/2023

Li e esqueci de marcar
Foi minha primeira HQ, li por obrigação, mas não me arrependo da leitura.

A história é interessante, pretendo ler a obra original futuramente!

Lucas Martins 01/11/2023

As aparências enganam (as vezes nem tanto)
Para começar gostaria de dizer que um dos requisitos para leitura deste livro é a paciência e, neste caso, precisa-se um pouco mais que o usual. Não tem pressa em desenvolver lugares, personagens e situações e as vezes este processo se mostra moroso.
Claro que todas essas coisas se justificam na sua conclusão, ainda mais que eu quando o li o fiz em um Kindle sem saber se o livro estava no final e quando finalmente chegou me impressionei com a conclusão e pensei:" Valeu a pena ler um capitulo inteiro sobre descrição de diferentes tipos de baleias".
No final do livro entendi o por que deveriam ser tão detalhadas as descrições.

Carlos Alberto 30/10/2023

Já havia comentado que a leitura desse livro estava passando por altos e baixos e isso se deve muito em conta pela quantidade excessiva de capítulos sobre descrições de baleias e outras coisas que do meu ponto de vista acabaram não incrementando no desenvolver da estória, pelo contrário, só deixou a coisa toda mais maçante e tediosa fazendo com que a gente queira terminar o livro o mais rápido possível. Muitas das vezes a gente lia um capítulo referente a estória e logo em seguida vinham outros 5 sobre detalhes e “curiosidades” que não incrementavam em nada no desenvolver do livro (a não ser que você realmente goste de saber curiosidades sobre baleias). Como já havia dito durante as atualizações da leitura, esse livro poderia ser resumido a no máximo 200 páginas...
Enfim, depois desse “desabafo”, o que podemos tirar como aprendizado ao ler Moby Dick, é que muitas vezes devemos saber o momento de parar e abandonar certos objetivos irreais ou supérfluos e que na maioria das vezes o que parece ser uma montanha na nossa mente pode ser apenas um grão de areia, como é o caso de Moby Dick na mente do capitão Ahab , que não via Moby Dick como o animal que ele era (apenas uma baleia seguindo seu rumo na vastidão do oceano), mas sim como um demônio que o desafiava e zombava por não conseguir captura-lo.

studygaabss 29/10/2023

O livro completo deve ser mais encantador, mas essa história recontada cumpriu com o objetivo de ser mais simples e direta com os acontecimentos.
Assustador como as pessoas usam a religião com justificativa para seus atos de preconceito contra outros grupos.
Assustador como as pessoas podem ficar cegas de ódio, criando ficções para diminuir sua culpa.
Fiquei interessada em ler o livro original para entender melhor.

maryelli0 22/10/2023

Gays em alto mar?
Li esse livro inteiro pensando na relação homoafetiva e nas simbologias, o que de certa forma tornou mais interessante a leitura. E, a história em si, trabalha bem legal com o ritmo. Com a maior parte da história bem lenta, porque eles estão em alto mar correndo atrás de uma baleia branca, e então, no desfecho acontece tudo bem rápido. Deu até uma alegria terminar esse livro.
Marcello 28/10/2023minha estante
Gays em alto mar ?????? (eu também tô sentindo essa vibe com a cena na estalagem e os dois caras dormindo juntos kskksksk foi tudo)

maryelli0 28/10/2023minha estante
"um casal aconchegante e amoroso" um ícone queer

Mariana_Dalmaso 21/10/2023

Confesso que a leitura foi desafiadora em vários pontos, especialmente quando tratava da caça à baleia. A complexidade dos personagens e a meticulosa descrição do ambiente marítimo fazem desta uma leitura densa e desafiadora. O livro tem uma maneira única de descrever o oceano e a vida a bordo do navio, que nos faz sentir como se estivéssemos lá, navegando junto com a tripulação. As interações entre os personagens e os desafios que enfrentam oferecem uma visão sobre a natureza humana e a busca incessante por vingança?

Luana 21/10/2023

Interessante, triste e entediante
Reconhecer quando a perseverança se transformou em obsessão é tão essencial quanto a própria sanidade. Interessante, mas minha expectativa estava nas alturas, passou longe. Triste, pra mim foi bem triste. E, muitas vezes, entediante, foi difícil ler até o fim.

Alessandro.Aguilera 19/10/2023

Um Clássico
Meu primeiro contato com a obra de Herman Melville e não me decepcionou. Um clássico atemporal. Uma história muito bem ambientada e personagens verosímeis. Vale a pena ler.

Andre 14/10/2023

Um grande romance!!!
Como não me acho em condições de resenhar uma obra dessa magnitude, ainda mais que o que não faltam são comentários a respeito dela, vou procurar resumir minhas impressões sobre ela em dois momentos: o primeiro está na frase dita pelo defunto de Memórias Póstumas de Brás Cubas: "Deus te livre leitor de uma ideia fixa, antes um argueiro ou uma seta no olho"; o segundo é o personagem Tenente Dan do filme Forrest Gump, o qual não soube lidar com a perda da perna na Guerra do Vietnã, de maneira que desenvolveu uma revolta contra "o mundo" por assim dizer (o final de sua jornada no filme lhe trouxe a redenção). De maneira singela e simplista, a obra pode ser resumida, em considerando as limitações do meu raciocínio, numa espécie de obsessão pelo infortúnio ocorrido; porém, fica claro que se pode partir daí para se analisarem outros aspectos presentes no livro, e quem leu a obra saberá do que falo: metafísico, religioso, ontológico etc. Impressiona o fato de que uma história de enredo até simples traga tantos momentos de reflexão sobre os quais até agora estou pensando. Sem entrar em detalhes, a parte final é um verdadeiro thriller... Ao fim e ao cabo, o livro é fantástico.

Bruna.Bisquer 10/10/2023

Sei que é um clássico, mas simplesmente não consegui gostar!
Personagens (em minha opinião) bobos, sem muita visão, e uma história que poderia ter sido melhorada, ter aperto mais horizontes