A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Vinicius.Escarmanh 03/02/2024

Ansioso pelo próximo
Dany >>>>>>>>
Ela foi simplesmente a melhor personagem.
Uma das minhas frases favoritas é a do varys pro Ned falando sobre homens nobres e honestos

Rayane139 02/02/2024

O diabo está nos detalhes.
Assistir a série GOT quando eu era muito nova, fui crescendo e determinado que queria ler os livros. Em novembro de 2023 meus amigos me deram a coleção completa!

Achei que o primeiro livro seria muito diferente da série, mas não! Pouca diferença da primeira temporada. Detalhes importantes e uma leitura envolvente, do ponto de vista de cada personagem no decorrer da história. Eu me apaixonei novamente pela Guerra dos Tronos.

aaromanha 02/02/2024

Perfeito
LIVRO MARAVILHOSO, uma das melhores fantasias que já li. Final incrível mas muito triste também. Simplesmente apaixonada e quero muito ler os proximos

Luise 01/02/2024

Li depois de já ter assistido a série. Livro muito bom com muito mais aprofundamento dos personagens. Recomendo a leitura

anaefnc 01/02/2024

George Martin não erra nunca
Esse livro é uma das melhores obras ja escrita, vale cada tempo que se passa lendo, pq a cada página lida é mistura de emoções, ce nunca sabe se passa ódio, fica feliz, ou fica triste. Mas indico mt, sou apaixonada no mundo de got, e tenho ctz q quem começar vai amar também.

KaioDS 31/01/2024

Imersivo, fascinante e deslumbrante.
Poucos romances me cativam como este. Sem dúvidas é uma de minha sagas favoritas e com um início espetacular.
Resumindo meu olhar, Guerra dos Tronos parece um café da manhã, o amargor do café apresenta à quem bebe o quão amargo será o dia, assim como GOT.
Amarga sua boca e depois mostra que aquilo era uma preparação e tudo pode piorar... E muito.

Wender.Carlos 31/01/2024

A Guerra dos Tronos
E novamente venho finalizar esta incrível leitura após muitos anos a revistando. Não posso deixar de comentar que universo incrível, que se espande cada vez que o conhece mais.

Vou começar comentando sobre a metodologia de se contar a história do autor, sendo através de pontos de vistas de diferentes personagens e isso traz muitas informações nos detalhes pois sente que o universo está vivo e gera impactos no decorrer da história.

Alguém assassinado pode ser descrito de várias formas pois a multidão fala e estas perspectiva nos trás isso, e isso nos deixa ainda mais instigados.

A história em si é perfeita, amo como são os personagens e por já ter lido os odeio profundamente também, decisões que são tomadas ou sub tramas que ocorrem na nossa frente são incríveis.

Um ponto que me ajudou muito por já ter o livro é saber a real essência dos personagens, e sabendo o que iriam realizar se tornou muito interessante avaliar as etapas do processo.

Sei que Martim ainda não terminou esta saga mas vale a leitura tem muita história ocorrendo com tantas reviravoltas que o coração vai sair pela boca, vai que até eu ler o último livro da saga não lance "Ventos do Inverno".

Eddy4 30/01/2024

Eu era um grande fã da série de game of thrones isso até antes de ler esse livro e perceber o quão rasa ela é e me pegou odiando ela por isso porque esse livro é tão cheio de camadas tão profundo e bem pensado nós mínimos detalhes que traz a essa sensação de que você está dentro da história e essa imersão é tão linda e profunda que você se pega passando pano até pra uns pnc uma vez ou outra.
Enfim o George r.r martin é foda!!!

keigowins 30/01/2024

1 ANO PRA TERMINAR DE LER!!! Até agora tô sem acreditar, essa demora foi muito mais problemas pessoais meus do que algo haver com o livro. A escrita do Martin é muito detalhista e não de um jeito ruim pq o jeito que ele vai construindo o mundo É INCRÍVEL, como fã de fantasia eu fico alucinada com todos os lugares, famílias, intrigas e histórias que Westeros possui, não é uma leitura super fácil mas também foi impossível pra mim não querer saber mais sobre a guerra pelo trono de ferro e todos os personagens envolvidos nela.

Gabriela 30/01/2024

Um pouco tenso, às vezes maçante, detalhes, nunca ruim!
Sou fã da série e resolvi reler os livros e lembrar: que diferença!
Muito bom.

Jessica.Izabelli 29/01/2024

Sem palavras...
Por muitos anos desejei ler esse livro, e hoje, após ler, posso dizer.... ESSE LIVRO É EXTRAORDINÁRIO.
Já assisti a série, e tive o privilégio de ler enquanto assistia novamente.
Pouca coisa muda, alguns detalhes eu diria, mas tanto a série, como o livro são únicos.
O escritor é brilhante, a leitura flui (apesar da letra ser bem pequena).
Eu recomendo, e vou ler os outros, pois, PRECISO TERMINAR....

Pedro.Mendes 29/01/2024

Detalhes e mais detalhes...
O primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo não poderia ter aberto o mundo de Westeros ao público de maneira melhor. Já na abertura da saga todo o universo da trama é ricamente detalhado ao leitor, ajudando-o a criar a atmosfera histórica, política e épica no qual o livro é mergulhado. Adendo: a primeira temporada da série da HBO, Game Of Thrones, adaptou perfeitamente o primeiro livro e fisgou todo o sentimento dos personagens e dos acontecimentos. George Martin com certeza é um dos melhores escritores de fantasia dessa geração e das anteriores!

thestark 29/01/2024

A guerra dos tronos (repost)
MINHA OPINIÃO

Um livro cheio de problemas... e problemático.

Atenção, esta resenha pode conter spoilers leves. Esse livro é muito famoso e muita gente ama ele, muitos dizem que é uma das melhores fantasias escritas depois de Tolkien, por isso eu esperava, no minimo, uma história épica. Fui com expectativas e saí decepcionado.

Essa história é muito lenta! Demora para as coisas acontecerem, e antes de acontecerem o autor te avisa! Ele tem muitas páginas, em sua maioria cheias de descrições desnecessárias e cansativas. O começo foi promissor, e achei que a história tomaria rumos interessantes e inteligentes. Acontecem várias coisas, e depois sinto que a história foi ficando cada vez mais sem sal, ai vieram os problemas, e eu não gostava de como estavam indo as coisas, me perguntava como seria o final e quando vi me decepcionei.

Tentei pôr em minha mente que eu li o livro errado e ia dar uma boa nota a ele, mas percebi que não tinha como, pois minhas impressões não eram coisas da minha cabeça, especialmente após eu ler algumas resenhas gringas - negativas - no Goodreads.

Primeiro, foi que para mim essa história não teve quase emoção alguma. Para dizer a verdade, eu não estava entediado em todos os momentos e tiveram partes boas, sim. Tiveram momentos em que curti o que estava acontecendo e foi emocionante. Tiveram partes legais das maquinações da corte e cenas boas.

Mas também é uma história lenta, desinteressante o que acontece, e não teve quase emoção nenhuma para mim, além de ser quase vazia de sentimentos e momentos épicos. Só houve batalhas mais desinteressantes do que ler lista de mercado.

Para mim a escrita do autor é média, já li coisas melhores. Ele quer passar ar adulto para o livro e usa termos ridículos! Eu não sabia se ria ou chorava quando lia as palavras "membro viril" sendo repetidas continuamente. Achei tão brega essa e muitas partes, mas logo citarei.

O livro tem vários pontos de vista, e nem todas as histórias são cativantes. Para mim os que salvaram o livro foram a Catelyn, o Eddard e a Arya. Foram os mais interessantes, com histórias mais legais em minha opinião, além de serem os mais bem desenvolvidos. O resto foi raso.

Tem a Sansa, que é frágil e não gostei do modo como ela foi caracterizada, passando-se por submissa e alguém que não tem escolha. "Ah, mas ela é uma criança, e foi manipulada, ela não tinha escolha e morreria!" Poupe-me disso, o autor tem um universo gigante, e ele poderia muito bem criar uma personagem forte com uma história de superação, desenvolvimento e evolução, quase como a Arya - embora a história dela não tenha um fim e seja ela somente vagando, porém ainda assim legal. Essas fraquezas femininas da Sansa me fizeram não gostar da história sua.

A trajetória de Snow eu achei desinteressante. Ele é um personagem até que legal e corajoso, mas sua história não tem muito sal e pouca coisa acontece. Foi ok.

Bran não acrescenta muito ao enredo, mas vemos pouco dele para sabermos o que está acontecendo em sua casa. Uma criança legal, um arco mais ou menos. Cenas dele vendo coisas adultas como forma de "perda de inocência" não me desceram. Todas as cenas desse tipo não me desceram.

Há o Tyrion também, ah, o que fala dele? Ele não me desce. Achei-o chato, irritante, babaca, algumas vezes senti dó dele mas logo sua escrotidão me incomodava. E o que mais me irrita é que foi o autor quem escolheu isso. Ele falar constantemente que precisa de mulheres e que precisa levar adolescentes pra cama me causar agonia! Mostrar isso e romantizar isso me dá agonia! Se isso for carência, devia ser tratado de outra forma!

Às vezes estranho as coisas que o autor usa e me pergunto se ele é igual aos homens desse livro e pensa igual eles, pois para escrever algo assim... Valha-me. Só pode.

E falando de moças novas, não acabamos por aqui e temos a Daenerys, que para mim foi MUITO incômodo ver ela sendo assediada, maltratada, abusada desse cedo pelo irmão e depois pelo khal após ser prometida. Ela é sensível, ou seja, tem piedade e compaixão das pessoas, até de quem a maltratou, muitas vezes. Ela tem sim momentos de força e desenvolvimento, começando a tomar posições e decisões e mandar nos outros, mas os problemas se sobrepõem. Também me incomodei com ela tomando controle das situações sexuais com o khal, e uma desculpa que o autor usou para isso foi "ela foi obrigada a crescer, não é mais criança, engravidou, perdeu o filho e depois o marido e isso a machucou, aí ela se vingou." Para mim, isso é exploração. O autor podia escolher muitas formas diferentes de mostrar a história dela, mas escolheu essa. Além disso, no decorrer da história Dany tem treze/quatorze anos, e o autor faz descrições incômodas de seu corpo, descrevendo uma criança, praticamente! Isso me incomodou demais! E no fim, a justificativa que o autor dá é que foi amor! Por amor, ao khal?! Não dá.

Essas coisas aconteciam realmente, mulheres eram desde mocinhas prometidas a homens velhos, mas há tantas possibilidades de força feminina para o autor abordar e ele escolhe a mais ruim, criando uma personagem por vezes boba e chata. "Ah mas o livro é dos anos 90." Não dá! Machismo nessa época já era identificado quase como hoje, afinal a luta feminina por direitos já começara a um bom tempo. Então isso foi INTENCIONAL.

Também não vale dizer que que na era medieval a sociedade era um patriarcado e que o livro retrata isso. Quantos livros medievais não tem mulheres incríveis e poderosas lutando contra o preconceito? Quantos clássicos?

Continuando a falar de preconceito, aqui as mulheres são tratadas como lixo. Além de serem constantemente xingadas, ofendidas em qualquer oportunidade convencional e em cenas
desnecessárias, há também agressões a mulheres adultas e jovens, citações machistas e piadas sexistas constantemente sobre o corpo feminino, abusos, homens falando atrocidades horrorosas e coisas piores que xingamentos - nojentas -, cenas de homens IDOSOS falando maliciosamente de meninas adolescentes. Sério, isso me deu um total NOJO!

Todas as mulheres que não se sentiram incomodadas com esse tipo de coisa, eu não entendo como! Isso incomoda demais!

Também quero falar aqui da masculinidade tóxica. Ela é algo que desprezo como qualquer tipo de preconceito, e quase todos os homens da história são escrotos, literalmente, só falam nas coisas acima citadas.

E me pergunto se o autor se orgulha de escrever homens e cenas tão vergonhosos, se ele é assim. Homens se orgulhando de ficar com várias moças, como se isso fosse uma honra, falando disso com alegria e de um modo tão bobo e atabalhoado que chega a dar raiva! E para escrever assim, só pode ser que o autor tenha o mesmo tipo de moral, em relação a tudo. Não imagino outra coisa.

Estou enganado ou você escreve o que gosta? E se George escolheu sua história assim, ou ele se identifica com ela ou ele foi obrigado a escrever ela assim.

E não me desce NENHUM PINGO ele falar que cenas de violência incomodam as pessoas e cenas de sexo não. Meu bem, há uma GRANDE diferença entre cenas de sexo e abuso, pedofilia e outras coisas problemáticas. Isso é uma desculpa safada e esfarrapada para cobrir os problemas.

Desculpe, mas, se isso é o que homens que lêem esse livro gostam, se não se incomodam com essas coisas, precisam rever e muito a sua moral. (Relacioanda a sexo.)

E como estamos falando de idade média era normal crianças serem privadas de suas infâncias e obrigadas a crescerem, casarem, lutarem, mas essas constantes coisas no livro me incomodaram. Menções a crianças/jovens relacionadas a sexo, pedofilia e acasalamento entre adolescentes. Isso tudo por causa dos adultos, que querem vencer guerras e põem seus filhos para trabalhar nas maquinações, e por causa da criação que tiveram os adolescentes acham normal, privando-se de sua infância e guerreando.

Isso é triste, e acho que não faz sentido jovens de quatorze anos como Robb, Jon e muitos outros já manjar de luta, liderar tropas, é como "masculinizá-los", fazendo eles parecerem mais velhos, descrevendo sua barba por nascer, para assim esquecermos de que são apenas jovens. Se é assim, por que não colocar personagens adultos, tanto homens quanto mulheres? E esses atos que não condizem com sua idade os guia para o caminho da idiotice, muitas vezes.

Não é porque naquela época era assim, que precisa ser retratado assim.

Sem contar que quase não há personagens negros, nenhum deles é protagonista ou coadjuvante, nenhum personagem gay. Não que precise ter, só acho coincidência demais um universo tão grande sem representatividade. Pode até ter mulheres fortes, mas há as graves problemáticas da história. Novamente, isso foi escolha.

Se esse é um tipo de livro que a sociedade aclama, vou procurar agora saber mais sobre eles, e se a sociedade aclama um livro como esse, sua moral precisa ser revista, tanto dos homens quanto das mulheres que não enxergam o tanto de problemáticas aqui.

E esse autor que é aclamado em minha opinião colocou essas coisas na história intencionalmente - escrotidão, estupidez banhada em falsa promessa de fantasia épica - e incrivelmente muitos gostaram e bum! Ele fez sucesso e todos aclamam algo raso como esse livro.

Já sabia que nem tudo que gostam é para você, mas agora mais do que nunca - não é porque um livro é amado que você vai amar ele também. Quem amou esse livro, não entendo como. E se através do que há na história o autor deduziu que esse livro é para homens pois eles gostariam do que aqui há, ele definitivamente não foi para mim, não me identifiquei com nada aqui. E duvidarei ao ir ler histórias famosas, e duvidarei mais ainda da moral dessa nossa sociedade daqui em diante.

nala 09/01/2024minha estante
Amei sua resenha, não li inteira mas concordo com várias partes. Acho importante ler críticas negativas de um livro que praticamente todo mundo adorou

thestark 09/01/2024minha estante
Obrigado pelo comentário! Eu sei que me estendi demais na resenha mas fiz o possível para dizer a raiva que senti ao ler essa história. Entendo que cada um tem uma opinião diferente, mas há casos como esse também em que o livro é muito hypado e poucas pessoas falam coisas negativas sobre. Precisamos ficar atentos.

Juan199 02/02/2024minha estante
Mds amg eu amei esse kkkkkk. Eu acho que essas partes mais nojentas são importantes pra evolução dos personagens no futuro. A Danny, (plmns na série, de livro eu só li o 1 por enquanto), tem uma evolução muuuuuuito grande. E eu odiei a Cat e amei os POVs do Jon tbm ksksks

thestark 02/02/2024minha estante
A Dany eu sei que na série ela vai ser mais "forte" que no livro! Eu vi alguns eps da série. E ela é uma personagem boa no livro até! Ia ser maravilhosa se fosse escrita com decência, assim como todas as mulheres do livro. Eu entendo que tem sim mulheres incríveis nessa saga mas essa escrotidão dos homens e o modo como as mulheres são tratadas aqui me incomodou realmente. Já a Cat eu gosto, e da Arya tbm! O Jon é legal tbm. Não é um livro de todo ruim

Pedoba 28/01/2024

Gostei muito da leitura, achei muito foda a descrição dos personagens, dos locais e dos acontecimentos
andressa 28/01/2024minha estante
old que sim mana, concordo plenamente