A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Thaís 05/01/2023

A Guerra dos Tronos | Resenha
QUE OBRA DE ARTE!

Comecei a ler o livro sem muitas pretensões, nunca assisti a série e muito menos havia lido fantasia em algum momento da minha vida.

No começo achava que o autor se prendia demais a descrições e detalhes, o que achei um pouco chato. Com o tempo fui me acostumando a escrita e entendendo que a riqueza de detalhes era de suma importância para compreensão dos movimentos dos personagens e desenvolvimento da história.

O livro é magnífico, nos leva a outra realidade. Alguns personagens como Sansa e Viserys são difíceis de suportar ao longo da jornada. Mas os demais possuem uma grande evolução, principalmente a Daenerys.

Fiquei completamente submersa na história, e o final desse primeiro livro é de tirar o fôlego. Mal posso esperar para começar a sequência!
Gabi1568 05/01/2023minha estante
O final é de tirar o fôlego mesmo!!

Thaís 05/01/2023minha estante
Terminei agorinha e tô encantanda!!

Gabi1568 05/01/2023minha estante
O bom é que, se vc quiser assistir à série, essa primeira temporada é bem fiel ao livro, até mesmo os diálogos, eu recomendo muito!!

Thaís 05/01/2023minha estante
Tô bem ansiosa pra assistir a série, mas acho que vou terminar todos os livros primeiro!! Mas ainda tenho receio de assistir e me decepcionar com a adaptação

Gabi1568 05/01/2023minha estante
Olha, as temporadas mais recentes, a partir da 4ª, por exemplo, são mais diferentes, e a última nem se fala pois o último livro nem foi lançado ainda. Mas as primeiras temporadas não vão decepcionar, eu garanto

Parks 16/09/2011

Acho que sou abençoado. Consegui terminar de ler o livro mesmo depois de pensar em abandoná-lo umas 500 vezes.
Em apenas uma frase? Encheu linguiça até demais.
Com todos os seus detalhes lúgubres (e desnecessários) esta se torna a obra mais cansativa que pude ler. É impossível alguém ler este livro de noite e não pegar no sono, é por isso que não existe comentários do tipo: “li noite a dentro” ou “você vai querer ler só mais um pouco antes de dormir e acaba devorando o livro todo”. Simplesmente o excesso de descrições estúpidas faz até um dragão dormir.
Convenhamos, existem momentos tão enfadonhos que mesmo lendo um mesmo parágrafo dez vezes você não consegue entender P#**@ nenhuma, talvez seja a tradução ou talvez realmente seja pq o autor parou a trama para descrever uma raiz tão desnecessária e estúpida, mas que deve ser descrita porque ele gostou dela. Ah, e ainda tem a narração esdrúxula que chega a enojar. Martin parece que se espelha em narrações do século XV, ele não percebe que seu público está no século XXI.
Mas não se enganem o livro poderia ser ainda pior. Imagine se a cada descrição tola do autor ele ainda desse o nome cientifico de arvores, animais, narrasse como foi feito todo um traje....
Está pensando em comprar o livro e ler porque AMOU a série de TV? Não faça isso, não jogue seu dinheiro no lixo. Espere mais um pouco e gaste ele quando o DVD ou Blu-Ray da série sair.
Série: 10
Livro: -1
PS: E pelos comentários que ouvi, o autor encheu tanta linguiça que nem sabe como vai terminar a serie e por isso continua só enrolando os “fãs”.
Bruna Degow 13/09/2012minha estante
Apenas uma palavra: CONCORDO.

Rick, o Tímido 19/11/2012minha estante
Sinto muito mas acho que vc esta muito enganado. a obra não é nem um pouco cansativa e na verdade cativa muito o leitor a continuar lendo e lendo e os detalhes não são excessivos, são na medida certa. e se você não entendeu alguma parte do livro ou seu vocabulário é muito ruim ou você deve ter algum problema de leitura. A série e sim 10 mas os livros são 100

deborafv 11/03/2013minha estante
Série 10 e livro -1? Isso é porque a série tem muitas cenas de sexo e mulheres peladas (que a propósito nem tem no livro a maioria delas) aí você se identifica com o tipo apelativo/desnecessário que faz a linha da sua foto. HAHA

cristofemateus 20/11/2014minha estante
concordo

neto 02/06/2016minha estante
Qualquer um que vai começar a ler As Crônicas De Gelo e Fogo sabe que antes deve se situar dentro do universo dos livros, a história é altamente complexa e quando os livros começam a história já estava acontecendo a tempos. É claro que mergulhar em uma história que se inicia a mais de -8000 anos do ponto dos livros você vai ficar perdido e a história vai ficar entediante. Leio 100 páginas mas com a impressão de ter lido somente 10, Martin é genial. E seus livros são cativantes e intensos. Os melhores que já li, meus favoritos.

Asenhoritadoslivros 23/01/2016

Mergulhando no mundo de Martin
Primeiro preciso dizer que o livro é muito bom mas não é um livro fácil, é um livro muito longo e cheio de detalhes, muitos personagens, cada um com um nome e apelido! demorei para saber quem era quem, tive que recorrer muitas vezes a ajuda que tem no final do livro explicando sobre as famílias e os personagens, mas tirando isso, o livro é excelente, finalmente uma fantasia para adultos, rica, com conflitos mais sérios e ambientada de forma eficiente.
Logo no inicio o surgimento dos filhotes de lobos gigantes foi algo muito interessante, mas pressenti que isso não ia dar muito certo mais para frente, tenho uma teoria a respeito de história que envolve animais e crianças... sempre "rola" um apelo sentimental.
Os personagens são bem complexos, cada um com seus dramas, destaco uma personagem feminina a Catelyn que mesmo não sendo lá muito ética em alguns detalhes, senti ser uma personagem forte.
Então... série aprovada.
Johny 23/01/2016minha estante
Sim, sim. Já ouvi falar que este não é um livro fácil por ser longo e representar a visão de cada personagem. Mas tô ansioso para ler!

Asenhoritadoslivros 23/01/2016minha estante
Vale a pena Johny.

Gabi 23/01/2016minha estante
Um dos meus livros favoritos! Mas já aviso, a questão de ter muitos personagens só piora! rsrs

Asenhoritadoslivros 23/01/2016minha estante
kkkk sério Gabi? vou me preparar para isso...

Gabi 24/01/2016minha estante
Podemos dizer que Guerra dos Tronos é apenas um prefácio de todas Crônicas de Gelo e Fogo. hehehe

Beatriz. 13/12/2022

Assim...
Peguei os três volumes que tenho aqui, dessa saga, e comecei a reler eles novamente, pois fazem mais de 2 anos que não aceito o cagaço que fizeram na série televisiva e pelo menos aqui a daenerys não tem uma faca no bucho.
Sarah734 15/12/2022minha estante
Como assim?

Beatriz. 15/12/2022minha estante
bem, fizeram uma adaptação da guerra dos tronos, Game Of Thrones. porém a série passou os livros, então os diretores não sabiam muito o que fazer porque os fãs estavam ávidos pedindo nova temporada. afinal, era a série mais assistida no mundo. nas primeiras temporadas, ela era esplêndida, pois tinham os livros para se inspirarem, porém, como falei, a série os ultrapassou.
a última temporada foi inteiramente feita sem noção de continuidade, então mataram a personagem que, na minha opinião, carregava a série nas costas, a fizeram enlouquecer na última temporada, da noite pro dia, e fizeram ela se perder da própria essência e finalidade. a maioria das pessoas que assistiram a série fingem que aquela oitava temporada nunca existiu, ou que o dragão dela, drogon, a levou para um lugar onde ela foi ressuscitada.

Sarah734 15/12/2022minha estante
Ataaaa, entendi.
Por isso o final é uma merda! Eu assisti mas não li os livros ainda

Beatriz. 15/12/2022minha estante
Particularmente, finjo que aquele final NUNCA existiu. Para mim, a série deveria ter acabado quando ela conquistou a cidade e "matou" a Cersei (que, aliás, deveria ter sido torturada, e digo mais!).

Sarah734 16/12/2022minha estante
Eu concordo plenamente com você

Edo 11/08/2021

Obra de arte, história magnífica e prende muito o leitor!
>>Esta resenha não possui spoilers! Lê aí, que vai se interessar porque o livro é nota 10!

-> O Skoob não deixa eu postar a resenha completa, então irei postando nos comentários com a ordem (1/3) (2/3) (3/3)

Óia lá ;)
Edo 11/08/2021minha estante
Bom, primeiramente devo ressaltar que a obra possui em sua composição um teor muito adulto, sendo explícitos atos sexuais e extremamente violentos em algumas situações.

A narrativa é contada de forma muito fluida e diferentemente de muitos outros livros que já li, pela história se passar em um reino dividido em sete casas, saber tudo que está ocorrendo durante um mesmo momento seria muito difícil, então, o livro é escrito de uma forma alternativa, não há apenas um protagonista, e sim vários personagens principais em cada casa que vão se alterando pelos capítulos (+/- 10 páginas cada), estes personagens vão sendo trocados e por incrível que pareça, o leitor não se perde, consegue saber tudo que está acontecendo ao mesmo tempo.

Edo 11/08/2021minha estante
É um romance medieval extremamente realista, o mundo possui poderes, porém, neste primeiro livro, são citados apenas por meio de mistérios, fazendo poucas referências e exposições dos mesmos. Por se tratar de um romance de época >realista

(3/3)
Meus personagens preferidos até agora são:
>Principalmente Jon Snow, toda vez que lia o nome dele nos capítulos eu literalmente pulava de alegria, menino esbelto, personagem mais legal da série sem sombras de dúvida, tem compaixão pelos outros, é um ?irmão? legal e é Badass kkkkkkkkkkkkkkkk

>Arya, ?irmãzinha? do Jon Snow, gosto dela por ?quebrar o padrão? de ser a princesinha fofa que quer ser protegida por um príncipe, é criança e já sabe que quer lutar, bater de frente com os inimigos, chamar todo mundo pra um x1 e botar cavaleiro pra correr. A coitada precisas treinar escondida broh ;-;

>Daenerys, uma das poucas personagens que não é cuzona, também sente compaixão pelos outros, descobriu o que é o amor e a amar, e mesmo que estava no topo do poder, era acima de tudo humilde. Palmas!

(2/3)

(1/3)

Lucas 17/05/2018

Leitura maravilhosa, eu já havia assistido a série então conheço a história. Acho que mesmo quem já assistiu pode se deliciar no livro, é um complemento. Fantástico.
José Junior 17/05/2018minha estante
Tenho muita vontade de ler, mais já assisti toda a série, fico achando que não vou gostar por já conhecer as coisas

Lucas 18/05/2018minha estante
Se tu gosta da série pode ler tranquilamente, a série é muito fiel a literatura sabe? As falas, tudo. Só muda a descrição de alguns poucos personagens.

Gabriel1994 18/05/2018minha estante
A série é muito boa, mas os livros são simplesmente magníficos, vale muito a pena ler. Mas vc vai começar a ver diferenças entre os dois a partir do terceiro livro

Lucas 18/05/2018minha estante
Sim! Muito obrigado pela informação Gabriel

José Junior 20/05/2018minha estante
Assim fico mais animado em começar, obgg

Lissa - @leiturasdalissa 12/09/2011

Uma das melhores histórias fantásticas que já li.
Estou com vontade de falar de Guerra dos Tronos por aqui há um bom tempo, mas tenho adiado o post por querer terminar a leitura primeiro. Contudo, tenho tido pouco tempo para me dedicar a ela, e ainda falta pouco menos da metade para que eu possa concluir o livro.

O que não me impede de escrever aqui sem ter terminado de ler, é a tamanha fidelidade do livro para com a série, perceptível desde a primeira página. É incrível! Durante a leitura pude entender porque os fãs de Guerra dos Tronos se intitulam tão sortudos. A história na tela pouco se difere do que está escrito: algumas diferenças de idade e omissão de detalhes pouco importantes que não interferem nos acontecimentos, e isso é tudo.

Apesar de ser uma ávida leitora de fantasia, não me interessei de imediato pela leitura de Guerra dos Tronos. No entanto, assim que um amigo sugeriu que eu assistisse a série, não pensei duas vezes e fui em frente. A primeira temporada da série é baseada no livro de mesmo nome, o primeiro d'As Crônicas de Gelo e Fogo, escritas por George R.R Martin.

Jon Snow, na série interpretado por Kit Harington.
A história se passa no continente Westeros, e trata de todas as manipulações políticas e guerras pelo trono que o governa. O livro não apresenta um único protagonista. Podemos acompanhar o desenrolar da história pela visão de diversos personagens de igual importância para o enredo. Robert Baratheon, o então rei, perde seu auxiliar primordial (que possui o título de Mão do Rei) assassinado, e pede que seu grande amigo, Ned Stark, assuma a posição, obrigando-o a deixar sua vida confortável em Winterfell, no Norte. Essa sequência de acontecimentos desencadeia ira e desorganização entre as grandes famílias do reino: além dos Baratheon e dos Stark, os Lannister, os Targaryen e diversas outras casas são envolvidas no processo. Meu personagem preferido em ambas as versões é Jon Snow, filho bastardo de Ned Stark - um retrato de coragem e superação.

Para ler o restante da resenha, acesse meu blog: http://www.shimmy-oh.blogspot.com
e-zamprogno 14/09/2011minha estante
O seriado é bastante fiel no começo da história. Mais pro final, é uma pena, mas vai ficando bem com cara de "resumão" (o que não seria necessário, já que é uma série com vários episódios, não um filme).

Lissa - @leiturasdalissa 14/09/2011minha estante
jura que você achou isso, e-zamprogno? eu não achei não! gostei bastante de como as coisas foram feitas... mas claro que uns episódios a mais não fariam mal algum =)

e-zamprogno 16/09/2011minha estante
Também gostei do seriado. Pelo que vc escreveu vc não passou muito da metade do livro. Talvez mude de opinião mais a frente. Deixei sempre alguma impressão no meu progresso de leitura, se quiser ver especificamente do que estou falando: http://www.skoob.com.br/estante/livro/10905595

Lissa - @leiturasdalissa 16/09/2011minha estante
terminei o livro sim! ;)
a resenha é um pouco antiga, já estou nas primeiras 200 páginas de Fúria dos Reis.

contudo, minha opinião ainda é a mesma! concordo com o "resumão", só não acho que isso atrapalhou, sabe?

vou ler sua resenha sim!
obrigada ;)

Flávia 15/02/2012minha estante
Olá! Foi exatamente a mesma sensação de tive quando assisti a série e depois li esse livro: a adaptação foi excelente. Para aqueles que não querem ler, assistindo a série, não perderão nada. Claro que é muito gostoso de ler essa história maravilhosa, que trata dos sentimentos, sejam eles mesquinhos ou nobres, de forma envolvente e real.

Lecampanharo 03/09/2018

Leitura tediosa
Será que eu sou a única que não curte esse livro? Minha experiência não foi muito boa, achei uma leitura cansativa e tediosa.
Débora 03/09/2018minha estante
Eu achei a leitura bem cansativa, mas por ainda estar me adaptando aos nomes, etc. No geral, estou gostando muito da história.

Lecampanharo 04/09/2018minha estante
É tanto nome que depois já não lembrava mais quem era quem. E também tenho um pré conceito por causa da série, muita morte pra pouco personagem.

Débora 04/09/2018minha estante
Eu também me perco nesses nomes, não vi a série ainda..

Tatianees 23/09/2018minha estante
Também não consegui gostar, doei todos os meus livros pra biblioteca de uma escola. Não curto a série.

Elis.Naiara 26/10/2018minha estante
Também acho uma leitura bemmm cansativa.
O autor gosta da riqueza de detalhes, não diz apenas o nome e de que casa é, conta todo o passado dos ancestrais dele, o que para mim não há necessidade para o bom entendimento da história.
Muitas vezes me atrapalha. Mas mesmo assim estou lendo os demais livros, bem aos poucos, sem pressa, sempre intercalo com outras leituras.
Confesso que já estou a uns bons aninhos lendo eles e ainda não finalizei. Estou lendo a A Dança dos Dragões (5).
O problema é que fico curiosa pra saber o que vai acontecer com alguns personagens específicos o que faz com que eu continua a leitura.

Valério 03/06/2019

Cativante
Poucos não assistiram a série.
Então, falar sobre a história pouco agrega. Um resumo para os que não assistiram: Sete reinos compõem os personagens que disputam o trono de ferro, criando a guerra dos tronos. Quem se senta no trono de ferro governa todos os reinos.
A partir daí, há uma miríade enorme de personagens. E cada capítulo foca em um destes personagens.
Este é apenas o primeiro de vários livros. E veja que não são poucas páginas.
Mas, para abarcar tantos personagens, cada um em sua saga pessoal, é difícil imaginar o feito em menos páginas.
Compensando o número exagerado de páginas, temos um enredo intrincado e bem construído, com cenas de causar indignação e buscar logo avançar para conhecer o que virá.
Vale a pena. Mas a série não fica devendo tanto para o livro, como sói acontecer em outras obras.
Portanto, ao contrário do que geralmente digo, neste caso específico você se divertirá tanto quanto (ou até mais) assistindo a série da HBO (que, aliás, ultrapassou os livros, que ainda não terminaram de ser escritos).
Estela 03/06/2019minha estante
olá, Valério. Sobre a relação entre os livros e a série, a primeira temporada é bem fiel ao que p Martin escreveu, mas ao avançar das temporadas as obras vão se afastando cada vez mais, mesmo antes da sexta temporada, alguns personagens tomam rumos completamente diferentes, e alguns núcleos são até mal feitos e personagens importantes simplesmente ignorados. Chega a um ponto em que não da p relacionar as duas produções, viram coisas independentes e, depois do final da série, embora eu seja absurdamente fã da série, não há como não preferir os livros em virtude da complexidade que o Martin da p a narrativa. Ele é fenomenal.

Flávia 03/06/2019minha estante
raiva desse autor. vou ter de reler td qdo sair o sexto livro qdo pq a série não chega ao mindinho do livro e mtos personagens não aparecem na adaptação da tbo. hunf

Valério 04/06/2019minha estante
Estela e Flávia. Obrigado. A visão de vocês, bem mais completa por terem lido todos os demais livros, deixa bem claro que apenas o primeiro livro foi fielmente seguido. E, como minha opinião foi baseada somente nele, já estava desanimando de ler os demais livros da série. Decisão que agora vou reconsiderar.

Flávia 04/06/2019minha estante
acho que até o terceiro livro a série está ok, depois descamba tudo e o que o autor tinha em genialidade a hbo quis suprir com violência, atos chocantes... qdo ele terminar (e sim, espero que o faça) pretendo reler tudo. mas não sei se veria a série de novo.

Flávia 04/06/2019minha estante
... uma vez que os livros me prenderam bem mais. talvez seja o caso de vc gostar mais da primeira versão que viu rs. leia sim, depois nos conte, eu creio que vc iria gostar de ambos.

Miguel.Torres 11/09/2022

O que posso dizer...
Confesso que comecei a ler o livro, simplesmente por conta da nova série spin off de GOT. Nunca tinha visto a série de GOT tbm. Peguei o livro sem muita expectativa e me surpreendi o quão bom é ler este livro. O mundo criado pelo autor e fantástico. Os personagens então, nem se fala. Amei muito a leitura desse livro. Demorei para começar a ler mas eu e vale muuuita apena.
Flavia.MeMart 12/09/2022minha estante
Tem muita violência?

beatrice 12/09/2022minha estante
Comparada a série, esse primeiro livro não é tão violento

didi 16/09/2022minha estante
Tô doida pra ler, mas com medo da narrativa ser entediante e a escrita muito coloquial

beatrice 16/09/2022minha estante
Não achei a escrita ruim, na real é muito boa ao meu ver, te deixa com vontade de ler mais e mais. Claro que tem alguns povs q são um pouco chatos, mas garanto que melhoram. Se vc já viu a série, o primeiro livro é bem parecido com a primeira temporada

Miguel.Torres 16/09/2022minha estante
Antes de ler eu também pensei que a leitura ia ser pesada, mas muito pelo ao contrário. O autor escrever com uma leveza que vc não imagina. As coisas são bem detalhadas na narração, mas não chegar a ser cansativo.

Sarah L.T. 14/02/2020

A imersão em um novo mundo
Tentei ler Game of thrones quando tinha treze anos e a experiência não foi lá das melhores, porque definitivamente não é um livro que uma pessoa de treze anos tenha paciência de ler (salvo algumas excessões).
Mesmo assim, com a grande repercussão mundial da série, decidi não assistí-la e dar outra chance ao livro, principalmente devido ao final insatisfatório que vi muitas pessoas reclamando sobre a série ter tido.
Não me arrependi nem um pouco em dar uma segunda chance às crônicas de gelo e fogo, visto que é uma série de livros que propõe uma imersão em uma realidade nova, com mapas e criaturas fantásticas, tal qual Tolkien fez em "O senhor dos anéis" e "O Hobbit" anteriormente.
A proposta da história girar em torno de vários personagens, mostrando assim tudo o que ocorre com o narrador em terceira pessoa ficando em cada um deles, é genial. Nunca tinha visto uma espécie de narrativa assim antes de ler Game of thrones e achei extremamente funcional.
Enfim, o primeiro livro foi perfeito ao meu ver, nada a criticar e estou ansiosa para ler os outros.
S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2

(Eu sonhei essa noite que a Milena também tinha lido esse livro)

Kiara25 14/02/2020minha estante
(Minha missão a partir desse ponto é fazer o máximo de pessoas que eu conseguir ler esse livro)

Sarah L.T. 14/02/2020minha estante
Se ela tentar ler de novo talvez goste dessa vez, hein?

Kiara25 14/02/2020minha estante
Não parece o tipo de história que ela gostaria kkkkkkk acho que gosta mais de ficção científica do que de fantasia. E eu tenho a impressão de que ela gosta de livros onde tem mais ou menos definido quem é mocinho e vilão ou que não tenha essa quantidade de morte KKKKKKK

Arthur 22/06/2017minha estante
Aaah espere só pelo terceiro Kkkl simplesmente o melhor da série! Que bom que tomou gosto pela leitura ?

Milene 02/07/2017minha estante
Aaaaaah seu lindo! Que coisa legal isso de tomar gosto pela leitura. Percebo q muitas pessoas remetem a leitura a algo chato (provavelmente ranso da época de escola), mas é tudo um questão de achar o estilo q tu gosta. E super concordo que o autor é bom qd nos provoca algo (mesmo a gente já sabendo o q vai acontecer). Por isso inclusive, não tenho qq problema com spoilers :)

Adriana 03/07/2017minha estante
Compartilho da mesma sensação que você. Só de olhar para o tamanho do livro começo a bocejar. Mas sua resenha me encorajou a pelo menos tentar ler. Obrigada!

Deivid 02/08/2017minha estante
Vou começar a leitura e pelo visto vou ter a mesma experiência.

Eund 10/01/2021

INCRÍVEL!!!!
Favoritado!!!
??????

Além da magnitude forma como este mundo foi criado, na construção de uma ambientação TÃO real que havia momentos que perdia neste mundo, confesso hahaha.
Além disso, teve muitos trechos de passagens incríveis que me fez refletir muito sobre A VIDA e sim, dentro de uma leitura fantasiosa!!!
Um dos trechos mais marcantes:
"...e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada."
Tyrion Lannister.
Nice 11/01/2021minha estante
Essa série é incrível mesmo. ?

Eund 11/01/2021minha estante
Ansiosa para ler a continuação ?

Nice 11/01/2021minha estante
Você vai adorar é é uma das minhas séries preferidas ?

Eund 11/01/2021minha estante
Tem grandes chances de se tornar preferida mesmo ?

-We 17/02/2018minha estante
Uau palmas

Sabrina 17/02/2018minha estante
Kkkkkk

Monroe 14/03/2018minha estante
Sah, quanto tempo até ler o livro inteiro?

Sabrina 15/03/2018minha estante
Demorei um mês e pouco

Lauraa Machado 11/01/2021

Muito melhor e mais divertido do que eu esperava!
Eu nem sei por que estou tão surpresa assim por ter gostado desse livro como gostei! Talvez por que a série da HBO faz parecer que vai ser só uma enxurrada de cenas de morte e sexo inúteis, talvez porque me falaram várias vezes que era difícil de ler, super hiper detalhado e parado. Imagina que incrível que foi começar a ler e rapidamente ficar viciada na leitura! Eu tinha comprado só o livro um (este), já que nem esperava que ia gostar, e acabei tendo que correr para comprar todos os outros da série, porque não quero viver em um mundo em que eu não posso ler a série inteira amanhã se eu quiser.

Eu amei o livro! Gosto muito da série de TV também, adorei ver que é tão parecido, mas é claro que o livro é melhor ainda, porque eu pude me demorar em cada parte. Amei mesmo, mas tanto! Ele é perfeito para você se você gosta de alta fantasia como eu, se gosta de histórias com vários personagens diferentes e se gosta de ler bastante de uma vez.

Acho que é esse o problema para aquelas pessoas que dizem que o livro é parado. As coisas acontecem rápido, mas como alterna entre capítulos de personagens diferentes, se você só ler vinte, trinta páginas por vez, vai demorar demais para dar continuidade nas linhas de enredo que está lendo. É melhor ler muitas páginas de uma vez. Também não achei tão detalhado assim, acho que foi bem o normal para fantasias.

Essa série é consagrada demais para eu ter algo a acrescentar aqui, é verdade, por isso minha resenha vai ser bem curta. O que exatamente eu posso dizer se a coisa que mais fiquei pensando enquanto lia era que o livro valia todo o hype por trás dele? E que eu estou muito feliz de saber que alguém deu a atenção merecida? E principalmente, nossa, como eu pude esperar tanto para ler?

É bem livro de alta fantasia mesmo, um mundo novo, culturas diferentes, personagens complexos, mundo meio medieval e intrigas da corte e guerra de tronos! É bem o que eu queria que fosse e sou feliz hoje em dia por ter os outros quatro livros na estante. Mas é claro que não seria uma resenha minha se não tivesse pelo menos uma pequena ressalva aqui, né?

A parte da história da Daenerys era uma das que mais me interessava, mas confesso que fiquei bastante incomodada por ela ter só 13/14 anos. Sim, sei que isso era comum, que faz sentido em um mundo como esse as pessoas serem considerada "adultas" na adolescência, mas eu e o autor nascemos no século vinte e já sabemos que dá para envelhecer só um pouquinho os personagens para não ficar tão desconfortável e nojenta a tragetória, além do casamento delas com caras que têm o dobro da sua idade. Na minha cabeça, Dany tinha no mínimo 17 anos.

De resto, achei que foi tudo bem na medida e fiquei surpresa por gostar bem mais do Jon Snow nesse livro! Estou realmente muito animada para continuar com a série, só não continuei ainda porque já tinha prometido ler alguns outros livros para uma maratona literária! Senão, era capaz de eu já estar em um casamento vermelho agora.
Liu 12/01/2021minha estante
Bom saber. Vi a série e estou com os livros aqui. Estava com medo de não gostar

Kelli ( kell_msa) 12/01/2021minha estante
E os livros só melhoraram! Já reli umas 3 vezes toda a série, e sempre na parte do casamento da Daenerys eu fico enjoada.

Lauraa Machado 12/01/2021minha estante
Nossa, Kelli, não consigo imaginar os livros ficando cada vez melhores!

Lauraa Machado 12/01/2021minha estante
Liu, se você gosta de livros de alta fantasia, acho que as chances de gostar são altíssimas! O livro é mais ameno que a série, é verdade, mas dá para ver que só tem o necessário no livro, só tem o que importa para a narrativa. É excelente, confia!