A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Taci 26/03/2020

Imaginação Corre Solta
A Guerra dos Tronos é de longe minha série de tv favorita. Sendo assim, resolvi dar uma chance aos livros, e sinceramente me espantei com o tamanho e as letras miúdas.

Não tem como negar que George R. R. Martin tem uma mente brilhante e criativa. Infelizmente eu achei a escrita extremamente cansativa por conter muitos detalhes, quando eu digo muitos detalhes, SÃO MUITOS DETALHES! Tem horas que tu só quer parar de receber tanta informação. São tantos nomes de lugares e personagens, MEU DEUS! E para ferrar, alguns são extremamente parecidos (até mesmo iguais).
Por conta da riqueza de detalhes, eu me dispersava no meio da leitura e simplesmente parava de prestar atenção, consequentemente, descobri que esse tipo de escrita não é muito minha praia, porém, vou dar outra chance e tentar ler os outros volumes da série.

Particularmente, eu gostei do método de separar os capítulos por meio de nomes.
Com certeza, os capítulos da Daenarys eram/são meus preferidos - por incrível que pareça, não me dispersei em nenhum deles! - Não desmerecendo os outros personagens (mas já desmerecendo KK), Dany é a melhor personagem criada, simplesmente maravilhosa e com uma história incrível!
Craotchky 26/03/2020minha estante
Pode até ser cansativo, mas penso que O senhor dos anéis é mais.

Taci 26/03/2020minha estante
Vou ficar bem longe então KKKK

Craotchky 26/03/2020minha estante
Não gosto muito de fantasia, mas fui levado pela ideia de que, "um leitor(a) que se preze precisa ler (insira um livro clássico ou renomado) uma vez na vida". No entanto, pra falar a verdade não me arrependo. É incrível reconhecer tamanha criatividade de Tolkien, assim como de George Martin.

Gabriel.Chiquito 22/01/2021

Superou expectativas que já eram altas
Nenhuma fantasia me prendeu tanto assim desde O Senhor dos Anéis.
Assim como na trilogia de Tolkien, a principal crítica que eu ouvi de pessoas que já leram A Guerra dos Tronos foi a escrita ser excessivamente descritiva, mas para mim, assim como na saga de Frodo, essa é sua maior qualidade. O universo construído por Martin é extremamente detalhado, a descrição das cenas permite que o leitor imagine perfeitamente os cenários, as ações e expressões dos personagens, as histórias dos reinos e as lendas são tão interessantes que você facilmente se esquece da história principal para querer saber um pouco mais. Tudo isso, aliado ao fato da história ser muito boa e muito bem construída, fizeram o livro superar as altas expectativas que eu tinha por conta da série.

Aninha 05/09/2021

Quem está na Guerra dos Tronos?
Com diferentes pontos de vistas, nós temos uma narração que muda de perspectiva a cada capítulo enquanto acompanhamos o embate de poder de duas famílias pelos Sete Reinos.

Enqunto a família Stark comanda o Norte, a família Lannister comanda o Oeste, porém esta se casou com o trono, que foi recentemente conquitados pelos Baratheon numa rebelião e está a uma geração de assumi-lo.

O livro começa quando o Rei parte para o Norte com sua corte para convidar os Starks para ela, isso causa mudanças na família que se separa. E com sua chegada a capital incita uma disputa de poder que leva a uma Guerra dos Tronos.

Em paralelo a isso, na fornteira ao norte dos setes reinos, há uma gigante Muralha de gelo, de onde histórias antigas de mais de mil anos estão ressurgindo.

E por fim, em outro contimente o resto da família Targaryen que uniu e gorvenou os setes reinos por trezentos anos está exilada depois que foi desposta pela rebelião das casas Baratheon, Stark, Arry, Tully e Lannister.

gleicepcouto 13/07/2011

A luta pelo poder é real, mesmo na fantasia
Por Gleice Couto

Quando comprei o livro A Guerra dos Tronos, o 1º da série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, que deu origem à série Game Of Thrones, produzida pela HBO, o borburinho já era grande. Não sem dificuldades, me manti alheia às críticas e spoilers sobre o programa televisivo, pois queria ler o livro primeiro. Não sabia, porém, que ele era um calhamaço de quase 600 páginas em uma letra miudinha. Então, quando o recebi pelo correio, juntamente com outros livros que tinha comprado, admito que o joguei lá pro final da pilha.
Uma pena. Podia estar me deliciando com a história há muito mais tempo.
A Guerra dos Tronos conta, principalmente, a saga da família Stark, cujo patriarca é Lorde Eddard "Ned" Stark, que é também Guardião do Norte, que faz parte dos Sete Reinos de Westeros. Eddard, homem íntegro, leva uma vida correta e tranquila com sua esposa e filhos (um deles bastardo). Sua vida, e de sua família, pra não falar a de todo o Reino, está prestes a mudar quando o Rei Robert Baratheon, amigo de infância de Eddard, o visita em Winterfell com família e corte.
Paralelamente aos acontecimentos referentes aos Stark e Lannister (família da esposa do Rei Robert), no Leste, os irmãos Viserys e Daenerys Targaryen vivem em exílio. Ele é filho, e o único herdeiro homem, sobrevivente do Rei Aerys II, que foi usurpado por Robert Baratheon. Viserys vende sua irmã em casamento para Khal Drogo, senhor de guerra dos nômades dothraki, planejando usar o exército de Drogo para reconquistar o Trono de Ferro de Westeros para a Casa Targaryen.
Em meio a essa disputa pelo poder, George R. R. Martin conseguiu fazer um épico. Ele criou um mundo novo, com base em épocas medievais, mas a seu próprio modo, com toques de realidade e fantasia mesclados na medida exata. Há lobos gigantes, dragões, estações de anos que duram anos. Mas há também traição, covardia, incesto e mistério. Muitos mistérios.
A trama, envolvente do início ao fim, é concisa e dinâmica. Aqui, você não vai encontrar espaço para longas divagações entediantes ou descrições exageradas "da gota do orvalho cintilando em uma folha enquanto em sua queda lenta e gradual atinge o chão já encharcado e arenoso". A narrativa é breve o suficiente para que o leitor possa imaginar bem os locais e sentirmos as ações.
Os capítulos mostram os fatos, sequencialmente, sob a ótica de um personagem, variando entre Eddard Stark, sua esposa Catelyn, seus filhos Sansa, Arya, Bran e Jon Snow (este, filho bastardo de Eddard), Tyrion Lannister (anão, irmão da Rainha Cersei e de Sor Jaime) e Daenerys Targaryen.
Essa divisão foi feliz, já que o autor selecionou o modo de expor determinadas cenas de acordo com o perfil do personagem. O resultado disso foi uma narrativa intimista, mesmo sendo em terceira pessoa, que flui muito bem.
Os personagens são sólidos e complexos, com histórias de background bem desenvolvidas. Eles não podem ser definidos em apenas uma palavra, e mesmo que você pense o contrário, quando menos espera, acontece uma reviravolta e você muda de opinião mais uma vez. Prepare-se para odiar e amar o mesmo personagem diversas vezes em um curto intervalo de páginas. Essa é a grande sacada: vilões e mocinhos se confundem, assim como perdedores e campeões, tornando a história imprevisível e atraente.
E as lágrimas? É difícil escapar delas. Eu não consegui em algumas partes. Ora por raiva, ora por tristeza, ora por risos (Tyrion, o anão, é impagável). Tantas emoções diferentes em um livro só, apenas poderia dar nisso: uma obra-prima da ficção fantástica.
Pouco tenho de negativo a dizer sobre a parte técnica do livro, a maioria é elogios também. A capa é linda (ilustração de Maec Simonetti e adaptação de Osmane Filho) e a revisão de Bel Ribeiro e André Albert é impecável. A Editora Leya está de parabéns pelo capricho da edição, com orelhas grandes, mapas do Norte e Sul dos Sete Reinos e Apêndice com a linhagem das Casas – tudo para o leitor não se perder, até se acostumar com os muitos personagens.
A tradução da obra, porém, deu pano pra manga. Isso porque a editora não optou pela tradução a partir do original em inglês e sim usou uma tradução de Jorge Candeias do português de Portugal, não o consultando para uma adaptação melhor ao português brasileiro. Desta forma, mesmo que Candeias tenha dado conta da difícil tarefa de se traduzir para o português lusitano um livro com tantas expressões peculiares e nomes diferentes, adequar esse texto para o Brasil não deu muito certo. Ao longo do livro, o leitor se depara com algumas estruturas não muito comuns aos brasileiros, mas aos poucos, vai se acostumando – até porque o texto de Martin não é totalmente rebuscado, contém um pouco de linguagem arcaica.
A série será composta por 7 livros - dos quais 5 já foram lançados, mas somente 2 chegaram ao país, este e o segundo, A Fúria Dos Reis. O terceiro, A Tormenta de Espadas, será lançado durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, em Setembro deste ano.
O autor norte-americano, graduado e mestrado em Jornalismo, iniciou sua carreira escrevendo contos de ficção científica, mas se tornou conhecido quando começou a escrever roteiros para TV, na década de 80. Foi somente, porém, na década seguinte, a de 90, que George R. R. Martin começou a trabalhar nos manuscritos do que seria As Crônicas de Gelo e Fogo.
Recentemente, o escritor foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011 pela revista Time.

Skywalking 13/06/2022

Finalmente li
Já terminei a série a muito tempo então fiquei com medo de ter esquecido tudo e não conseguir acompanhar a história, mas consegui. É um livro gigante então acaba assustando mas não demorou tanto quanto eu imaginava

Lari Oliveira 02/09/2020

A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin
Livro incrível e envolvente, apesar do tamanho achei a leitura bem fluída.

Vai fundo que é só alegria!

camilazjm 12/03/2022

a guerra dos tronos
tava com sdd dessa saga e resolvi ler novamente!

as crônicas de gelo e fogo é definitivamente minha saga favorita!

é minha segunda vez lendo, e mais uma vez terminei extasiada com essa história incrível.

n tenho muito oq comentar se n me perco nas palavras.

Biia 02/02/2021

Crônicas Do Gelo E Do Fogo Vol. 1 - Guerra Dos Tronos
Nesse primeiro volume, Robert Baratheon, o rei dos sete reinos viaja até Winterfell, para pedir que Ned Stark, um velho amigo, e o rei do Norte seja sua Mão Do Rei já que o anterior, Jon Arryn, havia morrido.
O que realmente origina o nome do livro é através dos Lannister. Cersei Lannister, rainha e marido de Robert, tem um relacionamento extraconjugal no qual o Bran, filho de Ned, os flagra sem querer e é jogado do alto de uma torre deixando-o paraplégico.
Ned e sua esposa Catelyn suspeitam de que a antiga Mão Do Rei não morreu simplesmente e que na verdade ele foi assasinado. Por isso Ned aceita seu novo cargo e viaja para a capital com suas filhas Arya e Sansa.
Enquanto isso Catelyn tenta descobrir e vingar o responsável pelo acidente de seu filho.
Já o filho bastante do rei do Norte, Jon Snow vira um patrulheiro da noite na muralha e lá é onde presenciam pela primeira vez em milhares de anos a presença dos Outros.
Durante toda essa trama e jogo dos tronos, temos do outro lado do mar, os Drothakis e Daenerys Targaryen, herdeira legítima do trono de ferro.
Durante a trama ocorrem muitas reviravoltas, muito drama, algumas mortes chocantes e o início de uma verdadeira guerra dos tronos.

leticia 24/06/2011

Explicação pelas três estrelas.
Se vc quer ler elogios leia as outras resenhas que estão lotadas deles, vim aqui falar somente de alguns defeitos dessa grande obra, muitos deles envolvem o autor.
Li os quatro livros lançados e posso dizer que Martin perdeu a chance de fazer uma série inesquecível quando resolveu encher linguiça.
Não bastasse isso, ainda aumenta o periodo de publicação de livros. Que falta de respeito.

Acho que está faltando um pouco mais de compromisso do autor, agora que ele casou vAi tirar seis meses de lua de mel, francamente, será que o peru ainda está vivo para acão de graças?

Deixe para viajar depois Martin, As vezes, depois do 4 livro, eu penso que ele nem sabe mais para onde ir e está adiando o inevitável, ninguém que terminar nesse maldito trono de ferro vai agradar. O certo seria que ele pegasse fogo e eles fossem correr todos atrás de um espada ou pinico.

Já mandei um e-mail para ele dizendo que se o mundo acabar estamos todos f*******, ou vamos ouvir estórias no além. Isso se não acontecer o pior e ele ir sozinho, pois já entrou na area de risco.

Por favor Martin, termine essa série antes de bater as botas! Ou pode acontecer o mesmo que houve com Stieg Larsson, cagaram em sua obra no último livro.

De resto posso que o Inverno já chegou, mas, será que vai acabar?

Hebson 25/06/2011minha estante
Eu não entendo o que a vida do autor tem a ver com a resenha sobre a estória contada no livro.

leticia 25/06/2011minha estante
Claro que tem tudo a ver Hebson, se vc ñ entende, lamento.
Ou vc quer que eu culpe Deus pelo texto que Martin escreve?
Se os livros estão cada vez mais ruins, fora de foco, a culpa é Martin. Sem dizer que ele parece nem querer mais evoluir, suas cenas de batalhas são sempre as mesmas como se dissesse até aqui está bom. Até Tolkien evoluiu de livro em livro, enquanto Martin parece estar interessado só nas descriçoes de coisas desimportantes que só parecem encher páginas.

Eric M. Souza 01/07/2011minha estante
A demora da continuidade não é motivo pra desmerecer, mas numa coisa a resenha tem razão: é muita encheção de linguiça.

Rodrigo 29/01/2012minha estante
Resenha bem mal feita, desculpe dizer. A vida pessoal do autor não interfere em nada na qualidade do livro, o que importa é oque está lá. Seus argumento foram bem risíveis.

Lindëndil 30/04/2013minha estante
1° "será que o peru ainda está vivo para ação de graças" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri muito!!
2° também estou preocupada se ele vai viver pra conseguir concluir os livros...e também concordo que ele demora muito pra lançar volumes novos, do jeito que vai, alguém vai ter que psicografar o ultimo volume...

Hoxton 29/04/2016minha estante
Uma resenha deve ser somente e unicamente sobre a obra que está sendo criticada. Não fale da vida pessoal do autor ou de qualquer outro fator externo ou história, a resenha deve ser focada pura e simplesmente na obra em questão que está sendo analisada.

Bruna.Garcia 29/04/2021

Maravilhoso!
Livro maravilhoso, história maravilhosa.. sou fã da série e o livro é muito melhor.. ansiosa para ler os próximos.

Eund 10/01/2021

INCRÍVEL!!!!
Favoritado!!!
??????

Além da magnitude forma como este mundo foi criado, na construção de uma ambientação TÃO real que havia momentos que perdia neste mundo, confesso hahaha.
Além disso, teve muitos trechos de passagens incríveis que me fez refletir muito sobre A VIDA e sim, dentro de uma leitura fantasiosa!!!
Um dos trechos mais marcantes:
"...e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada."
Tyrion Lannister.
Nice 11/01/2021minha estante
Essa série é incrível mesmo. ?

Eund 11/01/2021minha estante
Ansiosa para ler a continuação ?

Nice 11/01/2021minha estante
Você vai adorar é é uma das minhas séries preferidas ?

Eund 11/01/2021minha estante
Tem grandes chances de se tornar preferida mesmo ?

Sanny 10/01/2021

Gostei
Eu demorei muito com o livro mesmo, achei ele arrastado, mas isso não significa que ele seja ruim.
Primeiro é pq ele tem muita trama política, e eu precisei ler ele devagar para entender tudo, e mesmo assim algumas coisa me escaparam, o próprio autor confessa que "o diabo está escondida em detalhes, e um livro desse tamanho tem muitos diabos". Não só pro autor, como para o leitor também. E sinceramente, eu tava esperando porrada, tiro e bomba, e essa não é a preocupação do Martin.

Agora, quando penso que tem mais uns 4 livros pela frente maiores e/ou do mesmo tamanho que este, eu prefiro cortar meus pulso.
Matheus.Sena 10/01/2021minha estante
Eu parei de ler o primeiro por causa disso aí.

Em algum momento da minha vida retorno a leitura, mas vou ler só um por ano kk kkk. Existem outros livros para serem lidos.

Sanny 10/01/2021minha estante
Eu só conseguir mesmo pq estipulei pequenas metas durante a leitura, e encontrei pessoas que me explicassem o universo de uma maneira mais clara kkkkk senão tinha desistido

Daironne 08/08/2020

Impressões sobre a leitura de A Guerra dos Tronos
Ao assumir o posto de Mão do Rei, o honrado lorde Eddard se vê enredado em uma complexa e perigosa teia de intrigas que ameaça a paz do continente de Westeros, atualmente sob o reinado do decadente Robert, seu amigo.

O nível de detalhes e profundidade desta obra, a construção das intrigas e seu desenrolar em uma eminente guerra entre reis é impressionante. Personagens bens construídos, trama política impecável e as descrições precisas e imersivas da escrita do autor fazem com que o leitor mergulhe na história, submergindo no mar de emoções, intrigas e guerra em que os personagens estão inseridos. A única crítica negativa que faço é: poderia ser um pouco menos extenso sem o prejuízo de suas qualidade, as vezes acho até que deveria ser.

Recomendo fortemente a leitura se você gosta de intrigas palacianas e guerras medievais. O autor definitivamente não tem preguiça de pensar: desfechos nada convencionais são comuns, clichês são raridade. Leitura por demais imersiva, ganhou lugar no meu grupo de favoritos.

Paola 11/10/2023

O Inverno está para chegar
Como o primeiro livro do universo Game of thrones, sendo ele Guerra dos Tronos, foi simplesmente um perfeito livro introdutório. George R. R. Martin simplesmente criou todo um universo de fantasia do zero, fez um livro envolvente, mágico, diálogos excepcionais, humor exímio, construção e apresentação de arco são excelentes. Vantagens do livro? Todas. Para quem gosta dessa vibe medieval, fantasia, magia, dragões! Game of thrones é um prato cheio.

Única desvantagem que eu vi foi a frustração de ir de um pov excitante para um pov de um personagem um tanto frustrante. Mas entendo a importância.

E o que falar dos conflitos? O jogo dos tronos, os Outros (também conhecidos como Vagantes Brancos.) As intrigas, as manipulações, os amigos que viram inimigos, ou adversários que se tornam aliados improváveis, um lugar onde ninguém pode confiar em ninguém e só o mais forte sobrevive. E quanto a fé? O senhor da luz, as Crianças da Floresta, Os Deuses Novos e Antigos... o autor conseguiu criar religiões, universo mágico, casas de família, lugares, tudo praticamente do nada.

Além de tudo isso, o livro nos ensina várias lições, sendo seguinte aprendizado o mais importante:

? Quando se joga o Jogo dos Tronos, ou se ganha, ou se morre. ?
Beatriz3345 13/10/2023minha estante
To na metade do livro, só que eu já vi a série ? queria n ter assistido, mas acho q se não tivesse eu n ia lembrar nunca o nome de todos os personagens durante a leitura kkkkk

Paola 13/10/2023minha estante
Ksksksk tu também já vi a série, mas a experiência continua incrível!

Paola 13/10/2023minha estante
*eu

Luís 26/06/2023

Sem defeitos
Indispensável para quem gosta de conciliar fantasia medieval séria, com disputas políticas e geográficas, sem contar da profundidade dos personagens e de como eles se desenvolvem com as mudanças do mundo que vivem. Importante lembrar da facilidade do Martin de contar com tanta facilidade histórias paralelas que se conectam.