A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

@heloizz_13 17/10/2020

?O que é a honra comparada com o amor de uma mulher? O que é o dever contra sentir um filho recém-nascido nos braços... ou a memória do sorriso de um irmão? Ventos e palavras.
Somos apenas humanos, e os deuses nos moldaram para o amor.?
Edson Camara 17/10/2020minha estante
Já se foram 5 anos que li este livro. É muito bom e me lembro bem de suas cenas.

Kauan_Vitor 26/03/2022

5/5
Guerra dos Tronos é o primeiro livro da saga ?As Crônicas de Gelo e Fogo?, um livro introdutório ao mundo fantásticos criado por George R.R. Martin, então é um livro denso, tem poucas falas, mas o bom é que os capítulos são divididos por personagens, então vc tem diferentes perspectivas da história. O que faz tbm com que muita coisa aconteça ao mesmo tempo, tendo-se que processar um pouco oq tá rolando.

Sobre a histórico, bem, ela é maravilhosa. Não é, em hipótese alguma, uma leitura chata. Lógico que vai ter capítulos com personagens que vc vai gostar mais, outros menos. No entanto, a história em si te prende muito em todos os sentidos que ela está se passando. Chega num momento do livro que eu fiquei ?mds! O tanto de coisa que tá ocorrendo?, mas é maravilhoso.

No livro, tem-se o 7 reinos, que antes, eram governados por Reis diferentes, mas após Aegon I, o conquistador, todos os outros 5 reinos foram conquistados, prestando juramento ao rei, a casa Martell, se juntou a partir de um casamento, entre os Targaryen e os Martell. Mas a maior parte da história, passa muito tempo após a conquista, quando os Baratheon conquistaram o trono de ferro.

Com isso, tem-se toda uma intriga, que começa após a morte da mão do rei Robert, Jon Arryn, que morre sob circustâncias misteriosas. Após isso, Eddard, da casa Stark, é nomeado a nova mão do rei e ele, com seu ímpeto, resolve investigar a morte de Arryn, oq gera descobertas bafonicas, como incesto, traição, envenenamento?

Logo, gera-se uma tensão entre os 7 reinos, em principal entre as casas Lannister, Stark e Baratheon, bem como a ascensão de uma casa que estava quase extinta e que começa a ganhar asas (literalmente), que são os Targaryen, com Daenerys e seus ?filhinhos?. As tensões e a guerra dos tronos (em analogia à guerra entre as casas, que antigamente, eram reinos) te prende bastante.

Em síntese, é um ótimo livro, mas a quantidade exorbitante de personagens te deixa um pouco perdido, ent às vezes vc fica tipo: ?quem é esse?? e acaba tendo que pesquisar para relembrar. Enfim, eu com certeza vou dar continuidade a leitura da saga.

Wes 02/11/2020

A experiência maravilhosa que foi ler esse livro... Mágico, sem mais!

Jailson 23/02/2021

Aqui termino um livro que comecei a quase 1 ano atrás, eu amei, claro que tem uns capítulos densos e que demoraram mais tempo e sim tem muita informação, só que a história é tão bem construída que muitas vezes te pega de surpresa e faz com que te faça se pegar aos mínimos detalhes, usei alguns instrumentos para me auxiliar como podcast (hodor cavalo) e me fez ter um amplo entendimento também, além da série claro.

Milena300 19/12/2021

Zero defeitos
Mano, que livro incrível. Vi algumas resenhas falando que o começo é meio arrastado e muitas outras pessoas falarem que é cheio de detalhes.
Eu não vi absolutamente nada disso. A escrita do George é perfeita, eu queria ler e entender todas as palavras, trechos, frases. Não achei arrastado em momento algum e cada detalhe foi medido na maneira correta.
A guerra que está por vir (próximas leituras) é legítima e pretendo dar continuidade em 2022. É meu favorito, fui com nenhum tipo de expectativa e tudo foi superado.

Recomendo demais, não teria maneira melhor de fechar 2021. Favorito ?

Amanda.Bauer 27/06/2021

"Aquilo que amamos nos destrói sempre, rapaz."
Simplesmente perfeito.
Muito mais emocionante do que na série, você sente mais os personagens, sente as dores deles.
E que dores...
A leitura é maravilhosa, mas confesso que, se eu não tivesse visto a série, eu não iria ter entendido nada. Muitos nomes, muitas casas.. Mas amei a forma como o Marti abordou. É incrivel sua imaginação, ppr crias as casas, o mundo. É simplesmente perfeito, igual o senhor dos anéis, foi criado um mundo para o livro. Não tem como não amar.

Fora que foi incrível acompanhar a evolução de cada um, em especial do Robby e da Dani.

Vai para os favoritos!

Nathan Soares 30/07/2020

O Primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo te insere no mundo de Westeros. Temos o primeiro vislumbre das Grandes Casas e os seus jogos pelo Trono de Ferro. Um enredo cheio de personagens bem trabalhados e tramas complexas. É preciso muita atenção aos detalhes e aos jogadores ou, caso o contrário, o próximo a ter a cabeça espetada em uma lança poderá ser você.

Joao.Pedro 05/08/2021

UAU!
Que livro, que história, que desenvolvimento, sinceramente, uma salva de palmas para George R. R. Martin.
Um universo simplesmente incrível, com uma história gigante e muito bem escrita. Meio difícil para ler. Tem alguns momentos que são batentes crus, pesados.
E por mais que eu saiba que não se deva se apagar por personagens nesse universo, é quase impossível não amá-los, e odiar muitos também.

Gabriel1994 17/01/2023

Stark
*livro lido em 2019*

Conheci Crónicas de Gelo e Fogo por conta da série do Game of Thrones e por isso peguei para ler.

Não imaginava o quão bom seria ler esse livro de fantasia!

Me apeguei facilmente ao Ned, Jon Snow, Tirion Lannister e Arya. Meus personagens favoritos!

Nunca tinha lido nada com esse estilo de narrativa antes passando pela visão dos personagens individualmente e foi uma baita experiência!

Os diálogos entre Ned e o Rei Robert foram uma reprodução da série enquanto lia! Fenomenal!

Gabriel.Chiquito 22/01/2021

Superou expectativas que já eram altas
Nenhuma fantasia me prendeu tanto assim desde O Senhor dos Anéis.
Assim como na trilogia de Tolkien, a principal crítica que eu ouvi de pessoas que já leram A Guerra dos Tronos foi a escrita ser excessivamente descritiva, mas para mim, assim como na saga de Frodo, essa é sua maior qualidade. O universo construído por Martin é extremamente detalhado, a descrição das cenas permite que o leitor imagine perfeitamente os cenários, as ações e expressões dos personagens, as histórias dos reinos e as lendas são tão interessantes que você facilmente se esquece da história principal para querer saber um pouco mais. Tudo isso, aliado ao fato da história ser muito boa e muito bem construída, fizeram o livro superar as altas expectativas que eu tinha por conta da série.

Daironne 08/08/2020

Impressões sobre a leitura de A Guerra dos Tronos
Ao assumir o posto de Mão do Rei, o honrado lorde Eddard se vê enredado em uma complexa e perigosa teia de intrigas que ameaça a paz do continente de Westeros, atualmente sob o reinado do decadente Robert, seu amigo.

O nível de detalhes e profundidade desta obra, a construção das intrigas e seu desenrolar em uma eminente guerra entre reis é impressionante. Personagens bens construídos, trama política impecável e as descrições precisas e imersivas da escrita do autor fazem com que o leitor mergulhe na história, submergindo no mar de emoções, intrigas e guerra em que os personagens estão inseridos. A única crítica negativa que faço é: poderia ser um pouco menos extenso sem o prejuízo de suas qualidade, as vezes acho até que deveria ser.

Recomendo fortemente a leitura se você gosta de intrigas palacianas e guerras medievais. O autor definitivamente não tem preguiça de pensar: desfechos nada convencionais são comuns, clichês são raridade. Leitura por demais imersiva, ganhou lugar no meu grupo de favoritos.

Coruja 08/03/2011

O que é um épico? Essa é uma boa pergunta para começarmos os trabalhos do mês. Sem ‘colar’ do dicionário, respondam rápido: o que significa, para vocês, a expressão épico?

Bem, quando penso em épicos, a primeira coisa que me vem à cabeça é Homero. E depois, lutas de espadas. Intrigas. Guerras. Heróis invulneráveis ou diabolicamente astutos. Penso numa beleza que lançou ao mar mil navios; um líder capaz de dominar um exército de fantasmas, uma profecia sobre uma espada na pedra.

À primeira vista, podemos citar uma meia dúzia de livros recentes que possuem várias dessas características... e que estão tão longe de serem verdadeiros épicos quanto a Terra está da nebulosa de Andrômeda.

Porque mais que todo esse rol não taxativo (to lendo código demais...), uma história, para ser épica, tem que ter algo que... algo que nos Inspira. Tem que ser algo Extraordinário... Memorável... Magnífico.

Ao menos, esse é o meu conceito de épico. E ele cai como uma luva em Guerra dos Tronos. Primeiro de uma série planejada de sete, dos quais quatro já foram escritos, ele tem sido vendido como um novo Senhor dos Anéis. Fora os R. R. do sobrenome, contudo, não há como comparar de verdade o estilo de George Martin e Tolkien – é uma comparação não apenas injusta como bastante falsa.

Os livros de Tolkien têm um foco mais ‘nobre’, por assim dizer. Tratam de questões como imortalidade, beleza, fé, liberdade. É uma história de ideais, com um vilão bastante definido que representa a corrupção, a própria essência do Mal. Tanto Morgoth, quanto Sauron e Saruman são ecos de anjos caídos

As Crônicas de Gelo e Fogo, por outro lado, é uma saga sobre a natureza humana, sem maniqueísmos. É uma história sobre mesquinhez, poder, ambição; um festival do que chamamos vulgarmente de ‘cobra engolindo cobra’.

Os capítulos são narrados sob vários pontos de vista, de tal forma que você tem um insight valioso dos pensamentos de cada personagem. Você é capaz de entender suas ações, sejam elas nobres ou não, de explorar possibilidades a todo momento tentando descobrir quem se sentará no Trono de Ferro.

É um livro de fantasia, e uma fantasia extremamente sombria. Esqueça os Outros – ainda que todas as suas aparições nos causem calafrios, a verdadeira força-motriz de A Guerra dos Tronos são seus personagens humanos – demasiadamente humanos...

Tocando num ponto polêmico... preferi ler esse livro em inglês, apesar de haver uma tradução. À época em que ele foi lançado aqui no Brasil, houve uma série de críticas ao fato de que a edição usava a tradução portuguesa como base – a Editora LeYa, é bom lembrar, é de Portugal – apenas ‘adaptando’ algumas construções para conformar nossa realidade.

Cheguei a folhear o volume na livraria. Particularmente, achei uma senhora tradução, embora haja, sim, alguma frase aqui e ali que soe meio estranha aos nossos ouvidos brasileiros. Mas, como de hábito, não sou exatamente uma fã purista – na verdade, eu só vim conhecer George Martin quando anunciaram o lançamento de A Guerra dos Tronos e fiquei babando na capa.

À mesma época, soltaram o primeiro teaser da série da BBC inspirada na obra, cuja estréia está prevista para 17 de abril. Preciso dizer que surtei lindamente quando vi o Boromir?

Com o lançamento da série, imagino que o livro vá ganhar mais visibilidade e talvez a escolha da LeYa de usar a tradução portuguesa acabe por se voltar contra ela. Não faço previsões, até porque, como já disse, só folheei a edição brasileira, mas considerando todo o barulho que andaram fazendo...

Independente, contudo, da língua em que você prefira ler a história, este é um livro que todo fã de fantasia deve ler. Não se intime com o tamanho, a história compensa... e possui algumas das protagonistas femininas mais fortes que já conheci na literatura fantástica.

Minha única ressalva é justo aquele detalhezinho de nada, de sete livros, cada qual um calhamaço bíblico. A Guerra dos Tronos foi publicada em 1996. De lá para cá, foram mais três livros, numa média de um livro a quase quatro anos. Nesse ritmo, o final está previsto para... 2024? Acho que é isso. Martin nasceu em 1948, de modo que ele estará com... 76 anos.

Ah, o risco, o risco... Ok, deixa eu calar a boca antes que digam que estou agourando o homem. E se preparem, afinal...

...o inverno está chegando...

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
Ana 18/07/2011minha estante
estou tão curiosa com esses livros! mas ao mesmo tempo ouvi falar TÃO mal da tradução. Você leu em inglês, né? to querendo comprá-lo pro kindle, mas fico meio com pé atrás. O "vocabulário épico" não é muito complicado em inglês?

Bruna.Garcia 29/04/2021

Maravilhoso!
Livro maravilhoso, história maravilhosa.. sou fã da série e o livro é muito melhor.. ansiosa para ler os próximos.

leticia 24/06/2011

Explicação pelas três estrelas.
Se vc quer ler elogios leia as outras resenhas que estão lotadas deles, vim aqui falar somente de alguns defeitos dessa grande obra, muitos deles envolvem o autor.
Li os quatro livros lançados e posso dizer que Martin perdeu a chance de fazer uma série inesquecível quando resolveu encher linguiça.
Não bastasse isso, ainda aumenta o periodo de publicação de livros. Que falta de respeito.

Acho que está faltando um pouco mais de compromisso do autor, agora que ele casou vAi tirar seis meses de lua de mel, francamente, será que o peru ainda está vivo para acão de graças?

Deixe para viajar depois Martin, As vezes, depois do 4 livro, eu penso que ele nem sabe mais para onde ir e está adiando o inevitável, ninguém que terminar nesse maldito trono de ferro vai agradar. O certo seria que ele pegasse fogo e eles fossem correr todos atrás de um espada ou pinico.

Já mandei um e-mail para ele dizendo que se o mundo acabar estamos todos f*******, ou vamos ouvir estórias no além. Isso se não acontecer o pior e ele ir sozinho, pois já entrou na area de risco.

Por favor Martin, termine essa série antes de bater as botas! Ou pode acontecer o mesmo que houve com Stieg Larsson, cagaram em sua obra no último livro.

De resto posso que o Inverno já chegou, mas, será que vai acabar?

Hebson 25/06/2011minha estante
Eu não entendo o que a vida do autor tem a ver com a resenha sobre a estória contada no livro.

leticia 25/06/2011minha estante
Claro que tem tudo a ver Hebson, se vc ñ entende, lamento.
Ou vc quer que eu culpe Deus pelo texto que Martin escreve?
Se os livros estão cada vez mais ruins, fora de foco, a culpa é Martin. Sem dizer que ele parece nem querer mais evoluir, suas cenas de batalhas são sempre as mesmas como se dissesse até aqui está bom. Até Tolkien evoluiu de livro em livro, enquanto Martin parece estar interessado só nas descriçoes de coisas desimportantes que só parecem encher páginas.

Eric M. Souza 01/07/2011minha estante
A demora da continuidade não é motivo pra desmerecer, mas numa coisa a resenha tem razão: é muita encheção de linguiça.

Rodrigo 29/01/2012minha estante
Resenha bem mal feita, desculpe dizer. A vida pessoal do autor não interfere em nada na qualidade do livro, o que importa é oque está lá. Seus argumento foram bem risíveis.

Lindëndil 30/04/2013minha estante
1° "será que o peru ainda está vivo para ação de graças" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri muito!!
2° também estou preocupada se ele vai viver pra conseguir concluir os livros...e também concordo que ele demora muito pra lançar volumes novos, do jeito que vai, alguém vai ter que psicografar o ultimo volume...

Hoxton 29/04/2016minha estante
Uma resenha deve ser somente e unicamente sobre a obra que está sendo criticada. Não fale da vida pessoal do autor ou de qualquer outro fator externo ou história, a resenha deve ser focada pura e simplesmente na obra em questão que está sendo analisada.