A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Joao.Pedro 05/08/2021

UAU!
Que livro, que história, que desenvolvimento, sinceramente, uma salva de palmas para George R. R. Martin.
Um universo simplesmente incrível, com uma história gigante e muito bem escrita. Meio difícil para ler. Tem alguns momentos que são batentes crus, pesados.
E por mais que eu saiba que não se deva se apagar por personagens nesse universo, é quase impossível não amá-los, e odiar muitos também.

maria 12/05/2020

winter is coming
"As coisas que amamos destroem-nos sempre, rapaz."
Lembra se de quando lhe disse isso?

Jailson 23/02/2021

Aqui termino um livro que comecei a quase 1 ano atrás, eu amei, claro que tem uns capítulos densos e que demoraram mais tempo e sim tem muita informação, só que a história é tão bem construída que muitas vezes te pega de surpresa e faz com que te faça se pegar aos mínimos detalhes, usei alguns instrumentos para me auxiliar como podcast (hodor cavalo) e me fez ter um amplo entendimento também, além da série claro.

Gertrudes 20/08/2022

Não me lembrava de ser tão bom!
O final cágado da série GOT me deixou com um gosto amargo na boca, que manchou todas as minhas boas memórias com esta história. Mas depois de ler o livro eu fiquei tipo "esses personagens são mais inteligentes do que eu pensava e muito mais interessantes". Simplesmente, me apaixonei de novo.
Angie - @livros_libras 21/08/2022minha estante
Coisa boa! Eu não assisti a série ainda, acho que vou ler até o terceiro para assistir depois três temporadas.

Agora tô na metade do segundo livro.

Gertrudes 21/08/2022minha estante
Vou começar o segundo livro agora, mal posso esperar ?

Kauan_Vitor 26/03/2022

5/5
Guerra dos Tronos é o primeiro livro da saga ?As Crônicas de Gelo e Fogo?, um livro introdutório ao mundo fantásticos criado por George R.R. Martin, então é um livro denso, tem poucas falas, mas o bom é que os capítulos são divididos por personagens, então vc tem diferentes perspectivas da história. O que faz tbm com que muita coisa aconteça ao mesmo tempo, tendo-se que processar um pouco oq tá rolando.

Sobre a histórico, bem, ela é maravilhosa. Não é, em hipótese alguma, uma leitura chata. Lógico que vai ter capítulos com personagens que vc vai gostar mais, outros menos. No entanto, a história em si te prende muito em todos os sentidos que ela está se passando. Chega num momento do livro que eu fiquei ?mds! O tanto de coisa que tá ocorrendo?, mas é maravilhoso.

No livro, tem-se o 7 reinos, que antes, eram governados por Reis diferentes, mas após Aegon I, o conquistador, todos os outros 5 reinos foram conquistados, prestando juramento ao rei, a casa Martell, se juntou a partir de um casamento, entre os Targaryen e os Martell. Mas a maior parte da história, passa muito tempo após a conquista, quando os Baratheon conquistaram o trono de ferro.

Com isso, tem-se toda uma intriga, que começa após a morte da mão do rei Robert, Jon Arryn, que morre sob circustâncias misteriosas. Após isso, Eddard, da casa Stark, é nomeado a nova mão do rei e ele, com seu ímpeto, resolve investigar a morte de Arryn, oq gera descobertas bafonicas, como incesto, traição, envenenamento?

Logo, gera-se uma tensão entre os 7 reinos, em principal entre as casas Lannister, Stark e Baratheon, bem como a ascensão de uma casa que estava quase extinta e que começa a ganhar asas (literalmente), que são os Targaryen, com Daenerys e seus ?filhinhos?. As tensões e a guerra dos tronos (em analogia à guerra entre as casas, que antigamente, eram reinos) te prende bastante.

Em síntese, é um ótimo livro, mas a quantidade exorbitante de personagens te deixa um pouco perdido, ent às vezes vc fica tipo: ?quem é esse?? e acaba tendo que pesquisar para relembrar. Enfim, eu com certeza vou dar continuidade a leitura da saga.

najuliass 18/06/2021

Tudo escrito de forma emocionante, as ameaças, as guerras, as batalhas, as revelações. Não faltou nada, me fez chorar, ter raiva e ser surpreendida junto com os personagens.

Nathan Soares 30/07/2020

O Primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo te insere no mundo de Westeros. Temos o primeiro vislumbre das Grandes Casas e os seus jogos pelo Trono de Ferro. Um enredo cheio de personagens bem trabalhados e tramas complexas. É preciso muita atenção aos detalhes e aos jogadores ou, caso o contrário, o próximo a ter a cabeça espetada em uma lança poderá ser você.

dramavini 20/05/2021

Uma leitura intensa
A cada nova página era uma sensação diferente. Por muitas vezes me senti "enganado" e fui pego de surpresa pela narrativa. Um livro fantástico.
Apesar disso não foi perfeito, pois achei um pouco arrastado em alguns momentos e há muitos detalhes que achei desnecessários, além de ser muito confuso todos esses 500 personagens (pra mim o Grenn, o Pyp e aquele povo todo são a mesma pessoa)
psraissafreire 20/05/2021minha estante
Eu não consegui passar da página 270, mas quem sabe quando eu for um pouco mais velha tento... E REALMENTE: são 9183199291 de personagens e 8282812 de lugares.

Camargo14 02/08/2021

Rico em detalhes, uma fantasia completa!
Desde personagens bem desenvolvidos e uma narrativa que oscila de acordo com os personagens e capítulos, Guerra dos Tronos é tudo aquilo que se espera do gênero fantasia e ficção histórica. Para quem gosta de tramas políticas e personagens longe de serem perfeitos, como eu, irá gostar muito da obra. No entanto, já digo que, é preciso ter o pensamento de que o livro e a história em si retrata tempos violentos e longe de serem como nossa realidade, nela você encontra guerras, crueldade, diálogos descarados e embates sangrentos. Daenerys é uma personagem que me instigou de início e que se desenvolve lentamente até o fim dessa etapa, você vê identidade em cada peça da trama, e como tudo é pensado a partir de uma genialidade perspicaz. O autor deixa levemente explícito os motivos e críticas, especialmente quando se trata de Dany, cuja narrativa se torna mais poética e detalhada quando é narrada em sua visão (terceira pessoa). É preciso considerar essas coisas, inclusive, o fato de existirem personagens vilões e outros dignos de apego mas que mesmo assim cometem erros, é muito bom e real. Gostei muito do livro e me surpreendi bastante com cada página lida, cada detalhe muito bem pensado e os personagens tão bem escritos. A trama é muito ampla e não perdura em apenas um lugar, uma ambientação. A escrita é um tanto lenta por ser um primeiro livro que apresenta o universo, mas respire, não se cobre, leia com calma e entre nesse mundo!

Há coisas que não apoio e cenas que para mim não precisavam estar ali, mas entendo que o universo e como tudo na trama é muito extremo e propositalmente problemático. Preferi interpretar assim.

Natalia Leal 27/09/2021

Guerra dos Tronos
Cara...fiquei seis meses "lendo" esse livro. Ritmo lento, inúmeras descrições. Precisa de paciência. Sendo sincera não gostei da escrita, o que me fez continuar foi a estória mesmo. Não sei se quero continuar a saga. Demorei demais com esse. Enfim, confia na estória, mas na minha opinião a escrita não é nada atraente. Poderia ser muito melhor.
yanes 27/09/2021minha estante
extremamente desanimador ler livros assim, pelo menos tem a série ksks, já viu? dizem que é boa

Paulin 14/10/2021minha estante
Você lia muito por dia? 6 meses é bastante tempo, quero ler mas a demora que vou levar pra terminar a série é o que mais me empaca kkkkk

Natalia Leal 14/10/2021minha estante
lia nada, tinha preguiça de ler esse livro por conta doq eu disse mesmo...o ritmo. Mas como eu queria acabar, fiquei uns 6 meses tanto lendo quanto enrolando

@heloizz_13 17/10/2020

?O que é a honra comparada com o amor de uma mulher? O que é o dever contra sentir um filho recém-nascido nos braços... ou a memória do sorriso de um irmão? Ventos e palavras.
Somos apenas humanos, e os deuses nos moldaram para o amor.?
Edson Camara 17/10/2020minha estante
Já se foram 5 anos que li este livro. É muito bom e me lembro bem de suas cenas.

Wes 02/11/2020

A experiência maravilhosa que foi ler esse livro... Mágico, sem mais!

Letty 12/03/2023

When you play the game of thrones, you win or you die
Maravilhoso, somente.

Já havia assistido a série, por isso tinha preguiça de ler os livros. Mas além da leitura ser ótima, enquanto lia ia lembrando de como aquela cena era retratada na série, foi interessante ver que haviam algumas diferenças e conseguir entender bem tudo que se passava.
Gostei bastante de ter uma visão por dentro da mente de cada personagem, oq não é possível na série, me fez ter mais empatia por alguns.
Destaquei várias frases icônicas na leitura, além de ter sofrido por igual na morte de um personagem tão querido ?

Gabriela2968 14/07/2019

Esperava mais
Muito se falou sobre este livro, mais ainda se falou sobre a série.
A série eu não consegui me engajar o suficiente para assistir, mas no livro eu decidi insistir.

Em alguns aspectos a história é boa, mas a leitura foi bastante enfadonha no início, especialmente porque senti que o autor acaba pecando nas digressões, pois tive a impressão que diversos capítulos terminaram sem nenhum acontecimento marcante.

Narrações à parte, vamos ao enredo: poucos acontecimentos foram inesperados e poucas surpresas aconteceram no decorrer da história. O destino de muitos personagens e o desfecho de muitas batalhas e alianças foram totalmente previsíveis.

Quanto aos personagens: não consegui me afeiçoar à maior parte deles, inclusive cheguei a um nível de saturação com a narração do ponto de vista da Daenaerys que quase acabei largando o livro. A personagem não faz nada de especial e tudo que acontece de positivo ou impactante com ela é devido à sorte ou proteção de outros personagens, incluindo os ovos de dragão, que foram dados de presente para ela. Nos demais capítulos ela se mostra uma personagem fraca. Algumas cenas dos capítulos dela poderiam ser perfeitamente deletadas, gerando somente benefícios para a história.

[ATENÇÃO, ESTE PARÁGRAFO PODE CONTER SPOILER] A cena final também achei bastante controversa, primeiro porque os dragões não são mamíferos, mas eles mamam (????) e o khalasar não pode jurar fidelidade a uma mulher, mas se ela tiver perdido o juízo podem sim (????), conforme me pareceu. Os integrantes do khasalar são bastante temorosos com relação à bruxaria e "Maegis", mas eles parecem ter achado absolutamente normal e muito legal a Daenaerys não se queimar no fogo e ter "dragões mamíferos". Achei que faltou um pouco de coesão.

Feitas as ressalvas, o livro me entreteu significativamente depois de passado o início, e pelo menos um fato me surpreendeu no decorrer da leitura.