Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Pipuli 29/03/2023

"...Hoje em dia são maltrapilhos por fora, bibliotecas por dentro."
Quando li Fahrenheit 451 há algum tempo, fiquei impressionado com o peso que a história teve em mim, sobre as reflexões que me causou e como ampliou minha humilde ideia sobre “ser um leitor”. Agora, essa adaptação para os quadrinhos me fez reviver todos esses sentimentos e percepções de uma forma menos intensa (até porque já conheço a história), porém de uma forma mais visual, como que se eu estivesse assistindo a minha própria imaginação.

Mesmo tendo quase 160 páginas, é uma leitura rápida, principalmente se você já leu o livro com a história original. Foi muito prazeroso ver a arte, o desenho, que retrata a história do livro em forma de quadrinho, deu uma percepção de realismo para os personagens como um todo, além de reforçar, no meu caso, o sentimento de empatia para com alguns também.

Acredito que a leitura vale muito a pena, porém não acho que seja válido somente a leitura do quadrinho sem a leitura do livro antes.

duda 23/03/2023

Por mais q não seja o livro mais rápido de se ler pq as vezes é meio chato de ler, vale super a pena
é um pouco razo mas mesmo assim

Willian 16/03/2023

No geral é um boa adaptação, normalmente fico inseguro quanto adaptações em graphic novel mas essa no caso, me surpreendeu. Vale destacar as citações, que em momento algum ficou algo forçado ou colocado atoa.
O livro vale a pena demais se puderem dar uma olhada

Adriana.Calhado 05/02/2023

Lindo
Adorei a adaptação, as ilustrações são lindas. Esse livro só me fez amar ainda mais os livros e dar valor ao meu conhecimento.

Gab 29/01/2023

?Precisamos realmente ser incomodados de vez em quando?
Uma distopia bem escrita sempre é um investimento maravilhoso na leitura, e agora tenho convicção de que a minha demora inexplicável pra ler Fahrenheit 451 valeu a pena, pois senti que precisava estar preparada. Devorei essa obra em menos de vinte e quatro horas, estou até agora sem acreditar. Rebeldia, alienação, até onde vai o poder do conhecimento e até onde as autoridades vão em busca do controle social. Simplesmente esplêndido, Ray Bradbury. Esse homem escreveu com maestria um dos melhores livros que eu já li na minha vida, não tenho palavras suficientes pra justificar o quanto essa história me impactou - porque foi algo rápido e alucinante. Cinco estrelas sem dó e recomendação de que todos, em algum momento de suas vidas, deveriam ler Fahrenheit 451.

Gabi 29/01/2023

Conhecer essa história em HQ foi muito interessante! Todas as críticas e pensamentos trazidos na leitura são muito reais e atuais. Incrível a leitura e a história contada sobre os livros. Leitura essencial para todos os leitores.

QUEIJO460 15/08/2023minha estante
Grande livro.

JanaAna 24/01/2023

Uma Graphic muito boa
Li o livro Fahrenheit 451 há algum tempo e depois ganhei essa edição adaptada em Graphic Novel. Achei fantástico ler a GN após ter lido o livro, acredito que se complementam. Achei a adaptação excelente, os desenhos são ótimos.
Fahrenheit 451 conta a história em uma época que os livros eram proibidos e os bombeiros são chamados para iniciar incêndios em locais onde houve denuncia que havia livros. Ao contrário da realidade, os bombeiros não servem para apagar os incêndios, mas sim para iniciá-los. Montag é um desses bombeiros, até que começa a questionar demais.
Apenas leiam. Preferencialmente na ordem livro + GN.

vidiana 18/01/2023

Oráculo, Profeta...Viu a frente de seu tempo.
"Não é sobre estar no mundo, é sobre o que você faz por ele. Todos deixamos algo para trás quando morremos: um filho, um livro, um quadro, um jardim, um par de sapatos... algo que você tenha genuinamente criado e tocado e, após partir, quando as pessoas olharem para sua pequena criação, possam te enxergar ainda viva ali."

Fahrenheit 451 me cativou pois, se eu não soubesse que foi escrito na década de 1950, poderia jurar que era um contemporâneo. Aqui, Ray Bradbury narra um futuro distópico que, lendo hoje em dia, facilmente poderia se passar no cenário da década de 2020 de tantas correlações presentes.

Criticando como o mundo se tornou de tamanha futilidade, onde ninguém mais pare para pensar, refletir, conversar e simpatizar com o mundo, onde tudo é um tremendo "pão com circo" em que as pessoas se divertem com violência (fictícia ou real) e debocham e fazem piadas com assuntos que deveriam ser sérios, um mundo em que o ideal é "jamais se sentir mal" e buscar constantemente por dopamina e serotonina temporárias, viver sempre no "190 km/h" pois na velocidade não há tempo para pensar e quando pensa, sentirá a dor e consequentemente, ficará mal; e isso deve-se evitar a todo custo.

Poderia escrever páginas relatando de como esse livro me tocou profundamente, com uma escrita um tanto poética (sério, TUDO era descrito através de metáforas, as vezes tinha de ler o mesmo parágrafo 10 vezes para ter certeza de que eu conseguisse captar ao absoluto o que o autor queria transmitir) me senti acolhida por este livro, acolhida com os personagens sedentos e curiosos sobre os mistérios do mundo os quais pude me identificar, acolhida também com todas suas frases que, só não chamo de "ensinamentos" pois são aprendizados que todos nós já estamos habituados e um tanto digo, "clichezados", porém como o próprio autor cita: "Não há nada de mágico nos livros, não, pelo contrário, eles apenas eram um relato do que já sabíamos, uma ferramenta para guardar tudo aquilo que receávamos perder, uma fotografia para relembrar o que havíamos vivido".

Só não dou 5 estrelas porque, apesar de ser bem desenvolvido na maior parte, senti que deixou algumas pontas soltas, em que muitas vezes ficava confusa com determinadas atitudes de personagens contraditórias a sua personalidade ou a trama (Mildred sendo astuta e inteligente em uma parte sendo que??? a bichinha é uma completa tola alienada), também admito que a visão do autor ao falar sobre minorias me deixou irritada, uma vez que ele mesmo não pertence à essas logo, jamais poderia as julgar pois não sabe o que é viver na pele o que elas vivem.
MARAVILHOSO INCRÍVEL LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO

Letschmitz 18/01/2023minha estante
eu amei a sua resenha quase me fez querer ler o livro (cult demais)

????

vidiana 18/01/2023minha estante
KKJJKKKKKKKKKK tudo pelos meus fãs!! ((minha fã Letícia

Thayná Krueger 17/01/2023

Fraco
Minhas expectativas foram frustradas. Por mais que o assunto da queima de livros seja interessantíssima, achei que a HQ foi fraca na representação da estória, pois achei tudo muito confuso.

Acredito que seja uma experiência muita mais bacana para aqueles que já leram o livro e buscam na HQ una releitura, o que não foi o meu caso.

Patty Pizarro 11/10/2022

Perfeito
O auto Ray Bradbury faz a introdução dessa edição e explica que esse livro não foi concebido de uma única vez e sim de muitas ideias escondidas no seu subconsciente, e a junção de todas elas se tornou Fahrenheit 451.

"Montag é um bombeiro, a diferença é que os bombeiros não apagam o fogo, as casas são à prova de chamas, a função dos bombeiros é queimar, queimar livros para ser mais preciso.
Um dia voltando do trabalho, a caminho de casa, Montag encontra sua vizinha. Clarisse é uma jovem muito bonita e o encontro apesar de estranho e muito breve, fez algo mudar nele, como se tivesse perdido algo que nunca mais poderia recuperar. Esses encontros acontecem repetidas vezes e a sensação permanece, ainda que incompreendida. Quando soube que não poderia mais encontrar Clarisse, a certeza que ele tinha de que não era feliz ficou evidente e ele precisava encontrar uma forma de entender tudo isso."

Se trata de um futuro distópico onde possuir livros é crime. A leitura gera conhecimento e o conhecimento abre debates, para evitar que conflitos aconteçam por troca de opiniões, os livros foram banidos, ninguém é livre para ter opinião própria. Qualquer pessoa pode denunciar alguém em posse de um livro. Os bombeiros vão até à residência do indivíduo e queimam tudo, inclusive a pessoa, se ela não quiser sair da casa. O motivo para isso? Ser feliz. Segundo eles, se não houver conflito a felicidade reina.

Eu achei muito chocante, consigo facilmente me imaginar sem televisão, celular, video-game, mas jamais sem livros. Não leio o tanto que gostaria, mas livros, para mim, são bem mais que aprendizados, são fugas da realidade, são escapes para não enlouquecer ou até mesmo, uma oportunidade de tapear a tristeza por algumas horas. Agora, imagina viver nesse mundo sem eles? ?

Me lembrei de um certo alguém que no ano passado disse que pobres não consomem livros não-didáticos e, por isso, gostaria de taxa-los, pois essa isenção só beneficia os ricos. ?
Meu senhor, eu não sou rica e consumo o máximo de livros que posso, facilmente deixo de comprar uma roupa nova para comprar livros e você me vem com essa?????? Espero que o atual governo nunca ouça falar de Fahrenheit 451, seria uma inspiração para eles já que desejam o povo cada vez mais ignorante.???

Enfim, o livro foi escrito em 1953 e a adaptação (autorizada pelo autor) foi lançada em 2009. Eu confesso que essa hq me prendeu demais, a arte é bem bonita e as cores são mais neutras, quase que meio apagadas, o único momento em que a cor parece ter vida é na representação do fogo (não me parece coincidência), mesmo assim pretendo ler o original em breve para ter certeza de que não deixei nada passar.

É uma metáfora bem interessante e que faz todo sentindo para um governo totalitário, mas não foge muito a realidade. A segunda guerra é um exemplo disso, quantos livros foram queimados porque não estavam em sintonia com os pensamentos do führer? São tempos sombrios e essa leitura desperta receios que há muito deveriam ter ficado no passado.

Amanda 09/10/2022

Fahrenheit 451
Sempre bom reviver essa história! Algumas partes ficaram de fora, mas acredito que seja natural pra uma adaptação para quadrinhos. Vale a pena pra quem é fã do livro.

Thainá Matos 15/09/2022

Esse foi basicamente uma releitura porem no formato de graphic novel.
Gostei muito, leria novamente em algum momento.

damons.wife 13/09/2022

é mais q bom porém:
ta, esse livro é um clássico por algum motivo (deeer) mas COMO SEMPRE eu vou dar nota baixa SIM pq fui obrigada a ler pela escola. dessculpa, não dá
se eu tivesse entendido alguma coisa, até teria dado mais, mas achei tudo MUITO fora de coesão, do nada as coisas aconteciam, do nada se referiam a alguém q nem tava na cena e eu ficava ??? não entendi NADA
SOBRE ESSA EDIÇÃO: feia. muito muito muito feia. as ilustrações são confusas e feias e os balões de falas são minúsculos, eu tenho 14 anos e não consegui ler ???
é isso, não entendi nada e vou ter prova dele mas é isso