Garota Replay Tammy Luciano

Resenhas - Garota Replay

MCBr 05/04/2012

Garota Replay - MCBr
www.megcabotbr.com
Confesso que dá até um certo orgulho de ler livros brasileiros bons (nesse estilo, já que de autores mais clássicos o Brasil tem ótimos)... Obrigada, Tammy! êêê! Posso começar dizendo que a capa é linda? É um charme, e eu confesso que julgo o livro pela capa, aham. Me julguem, vão na fé, mas vão negar que a maioria dos livros bons não tem capas bonitas?
Os pais de Thizi viajavam tipo... dez meses por ano! Então ela acabava morando "sozinha" com a empregada. Também tinha um carro, e fazia faculdade. Vida perfeita, hein? Mas acontece tanta coisa...
Thizi namorava Tadeu, mas, sabe aquela sua amiga que o namorado trai sempre, mente, e ela acredita? Eles eram assim. E nada, nada abria o olho dela. Foi preciso que o melhor amigo dela, o Tito, levasse um soco no nariz pra ela terminar com Tadeu.
Você já quis conhecer seu futuro? Claro né? A Thizi conheceu. E o futuro dela chamou ela de idiota. Como você se sentiria? Tentaria mudar as coisas? Tentaria ver o que está óbvio? Pois é... Thizi começou a pensar no que aconteccera, começou a ver seu melhor amigo com outros olhos, percebeu que era ele quem ela amava desde sempre (ah, esses melhores amigos, né?).
Eu queria contar mais coisa, mas vai ser spoiler, então deixa pra lá, vocês lêem e descobrem. O final é SURPREENDENTE, de verdade.

Lane 24/04/2012

Apaixona-se
Thizi é uma garota que tem uma vida independente e um super namorado. Porém sua vida vira de cabeça para baixo quando seu melhor amigo tira uma foto de seu namorado beijando outra mulher, e para piorar seu amigo leva um soco no nariz e para de falar com ela e seu namorado ou ex-namorado para no hospital depois de bater com o carro.

Então tentando continuar sua vida ela decide sair para dançar e descobre que tem uma pessoa igualzinha a ela, e nesse tempo ela se pergunta quem é essa menina que se parece com ela. Só que nada é o que parece e ela precisa descobrir o que está acontecendo, e logo.

Primeiramente quero deixar claro que os autores nacionais estão ótimos, a cada dia nós surpreendendo com seus livros maravilhosos.

É a primeira vez que leio algum livro da Tammy e confesso que adorei. Ela conseguiu deixar pessoas presas e curiosas em saber o que realmente vai acontecer com a Thizi, e confesso que no decorrer da história pensei que a Thizi estaria doida ou algo do gênero. E posso te garantir que não era nada que eu havia pensado e é ai que a história de Thizi fica um pouco mais séria.

A unica coisa que posso contar a você é que vale muito a pena ler esse livro é uma grande história e muito diferente do que sempre lemos, então não deixam de conferir o que realmente aconteceu com a Thizi na sua vida maluca rsrsrs.

Ju 08/09/2012

Garota Replay
Eu li muitas resenhas sobre Garota Replay. Algumas positivas, outras nem tanto. Agora que li o livro, não posso deixar de fazer uma observação. A Thizi é uma garota de 20 anos que mora praticamente sozinha no Rio de Janeiro, em um apartamento na Barra, de frente para o mar. Ela tem a companhia da empregada da família, que trabalha lá desde os seus 5 anos, e possui o suporte de uma administradora de imóveis, que é remunerada para cuidar de todas as despesas básicas.

A principal queixa das pessoas é de que ela é imatura. Não concordo de jeito nenhum! Se ela fosse imatura, já teria destruído o apartamento e a si mesma. Mas ela se vira, sem suporte familiar. Vê os pais durante dois meses por ano, já que no resto do tempo eles se ocupam com sua volta ao mundo. Mesmo assim ela não se odeia, não tem complexo de inferioridade e não culpa ninguém. Pelo contrário, aprendeu a ser independente. Ela reflete sobre sua vida e toma boas decisões. Tem muita gente mais velha que ela por aí que com certeza ainda não consegue fazer isso.

Concluí, emocionada, que costumava escolher os caras errados, aqueles que nada têm a ver comigo, os péssimos no trato e que não fazem minha vida andar pra frente, destruindo minha paz. Isso eu precisava mudar imediatamente.

Adoro a capa desenhada! Ela é brilhante e o título do livro e o nome da autora são escritos em alto relevo. Muito, muito fofa! =)

Garota Replay é escrito em uma linguagem jovem. Tem capítulos curtos, frases curtas, páginas amarelas. É muito gostoso de ler. Sentei no sofá e só levantei quando terminei a leitura. Ele me surpreendeu, gostei demais.

Eu morria de curiosidade para saber quem era a tal Replay da Thizi, e achei fantástica a saída encontrada pela autora.

Quando sabemos quem somos nós verdadeiramente?
Aquela presença tão real me trazia muitas reflexões
e um enorme medo do caminho a ser percorrido
até a tal e sonhada totalidade.

Eu fico muito feliz quando leio algo escrito para jovens com essa qualidade. Um livro que se dispõe a fazê-los pensar e a mostrar a eles que não precisam ter medo da vida. Que se encontrar é o primeiro passo para ter uma vida plena e feliz.

Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar
quem somos é a melhor maneira de construir
uma história de verdade.
Leilane 08/12/2012minha estante
Eu amei o livro! Tive pensamentos parecidos com você. Confesso que a justificativa para o aparecimento da Replay simplesmente não me ocorreu até eu ler. A Tammy escreveu um livro incrível! Você sente raiva imensa do Tadeu, fica inconformada com a Thizi, mas torce muito por ela e se apaixona muito pelo Tito. Amo livros que levam a reflexão e este livro nos leva a questionar aspectos da nossa vida também.

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Eu queria ter a vida que essa menina tem no livro - pelo menos a parte da mordomia. :p

A capa está muito linda e deixou o livro com cara de história para adolescentes.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
Estou doida para ler este livro! Acho a capa uma fofura e a cada resenha que leio me apaixono mais.. vamos ver se eu ganhar o top eu escolho ele! kkk (sonhando)

Baah 14/04/2013minha estante
um livro otimo, gostei demais!! achei incrivel sua resenha , esta de parabéns

Dani 16/04/2013minha estante
EU AMEI ESSE LIVRO *-*
Fiz uma mega resenha dele...
Eu também fiquei passada com a solução que a autora arranjou... eu achei que seria impossível algo que fizesse sentido rsrs

Lua 18/04/2013minha estante
Tão fofa essa capa *--* Achei bem legal o enredo, acompanhar a personagem nessa busca de quem ela é realmente, nos faz também refletir sobre nós mesmos. Amei a resenha =D

ElisaMarianaUF 21/05/2012

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Juh Claro 18/05/2012

Uma leitura leve, engraçada e cativante.
Em Garota Replay, Tammy Luciano traz a história de Thizi, uma carioca de 20 anos que mora praticamente sozinha já que seus pais estão sempre viajando, mas tem a companhia de sua empregada, Nil, que é praticamente parte da família. Thizi tem muita coisa das quais suas amigas (e outras meninas) desejam: um carro novinho, muitos convites para baladas, um namorado e um melhor amigo, mas é quando esses dois últimos se encontram de uma forma não muito agradável que tudo muda na vida de Thizi.

Tito (melhor amigo), vê Tadeu (o namorado) beijando outra menina em uma festa e resolve tirar uma foto para mostrar pra Thizi - apesar de todos sempre falarem que ele é um canalha e já a traiu mil vezes. Tito não contente só com a foto, vai tirar satisfação com Tadeu e acaba se dando mal: leva um belo soco no nariz. Tadeu, irritado com tudo, vai embora bêbado com seu amigo, Gabiru e os dois sofrem um acidente de carro que deixa Tadeu muito machucado e Gabiru em coma. Além de tudo, Tito resolve não falar mais com Thizi e ela se vê totalmente sozinha.

Para tentar se distrair ela resolve ir a uma boate, mas a escolha não foi das melhores. Lá ela acaba encontrando uma garota idêntica à ela: cabelos, olhos, boca... Porém a outra está mais arrumada, com os cabelos brilhando e muito mais confiante de si (pelo menos aparentemente). Thizi se assusta com a presença da "outra Thizi" e acha que está delirando. Ela quer correr pra casa pra contar tudo pra Tito, mas se lembra que seu melhor amigo não é mais o mesmo.

Dias se passam e quando tudo começa a voltar para os devidos lugares, um terrível acidente pega Thizi desprevenida e a faz parar no hospital, da mesma maneira que Gabiru.

A história se desenrola de uma forma gostosa de ser lida e com uma narrativa engraçada. Ao descobrir quem é essa tal de Thizi Replay, porque ela vive aparecendo perto da Thizi verdadeira, confesso que fiquei com vontade de encontrar uma Juh Replay por aí também haha

O desfecho ficou legal, porém clichê pra quem já leu muitos livros do mesmo estilo, mas é uma história muito gracinha e que dá para tirar um pouco de lição para nossas vidas. Agora quero muito conhecer as outras obras da autora!

Link original: http://juhclaro.popfics.com/2012/05/08/resenha-garota-replay-tammy-luciano-promocao

Rayra Mirelem 13/05/2012

Garota Replay
Tadeu o ex-namorado de Thizi e Gabiru o melhor amigo dele, estão internados no hospital, após sofrer um grave acidente de carro. Thizi agora sabe de toda a verdade, depois que viu uma foto que tiraram de Tadeu traindo-a.

Thizi está muito abalada, pois além de descobrir que seu namorado a traía, Tito seu melhor amigo resolve afastar-se, pois está muito magoado por ela nunca ter lhe escutado sobre Tadeu. Triste e se sentindo sozinha, pois além de tudo o que está acontecendo, ela não pode contar com o apoio e conforto de seus pais, pois eles vivem viajando, Thizi não esta nada bem, e para piorar tudo, quando em um dia ela resolve sair e ir à balada, se depara com uma garota igual á ela.

Então Thizi fica intrigada, e tenta descobrir sobre a garota idêntica a ela. Mas ao decorrer da história, Thizi então começa a pensar sobre sua vida, sobre as decisões que vem tomando e as que precisará tomar para seguir em frente.

Compreenderá Thizi, o que a garota replay representa em sua vida?

O livro é tão curtinho, que logo quando o recebi, comecei a lê-lo e não parei em quanto não terminasse. Como já disse são poucas páginas, então terminei rapidinho.

Eu não gosto de livros de adolescente, mesmo eu sendo adolescente haha' mas eu gostei muito de Garota Replay. O que me surpreendeu e me fez dar cinco estrelinhas para o livro, foi o final. Em momento algum do livro eu pensei que aconteceria aquele final, gostei bastante!, achei Garota Replay um livro muito criativo e legal.

A autora soube muito bem como conduzir a história, não a deixando cansativa. Os personagens são ótimos e a capa do livro linda.

"... não tinha a menor ideia sobre a garota igual a mim que invadiu a minha vida como se fosse dona de tudo." Pág. 54

Nina 14/05/2012

Garota Replay - Tammy Luciano
Estaria ficando maluca? Só podia. Ninguém acreditaria, mas, naquele momento, enquanto pensava que minha vida estava uma merda, me vi dançar na pista. Eu mesma. Eu na pista de dança. Exatamente assim. Eu estava na minha frente pela primeira vez, sem nenhuma introdução ou maiores explicações, congelada ali, enquanto todos sacudiam seus corpos sem censura." (p. 18)

Thizi é uma garota de muita sorte. Aos vinte anos ela não precisa se preocupar com nada além de seu namoro conturbado com Tadeu, um playboy inconsequente e imaturo. Ela não estuda, trancou a faculdade de Administração pois não tem certeza se é isso mesmo que quer para sua vida. Mora em um luxuoso apartamento na Barra da Tijuca com Nil, sua empregada há anos. Seus pais estão sempre viajando e não se preocupam muito em como ela está levando sua vida. Eles estão aposentados e decidiram que vão curtir férias eternas. Para isso contrataram uma administradora que paga todas as contas do apartamento além de uma gorda mesada para Thizi. Ou seja, dinheiro não é problema para essa garota. Ela leva a vida curtindo com seus amigos, principalmente Tito, que é melhor amigo desde sempre.

Acontece que Tito não gosta muito de Tadeu e está sempre alertando Thizi para as constantes traições do rapaz. Até que, em uma noite enquanto Thizi dormia tranquilamente em casa, Tadeu foi fotografado por Tito beijando outra garota. O rapaz perdeu a linha e socou Tito, provocando um escândalo tremendo na boate, e depois saiu em disparada de carro com seu amigo Gabiru. Como estava alcoolizado, Tadeu capota o carro provocando sérios ferimentos em si mesmo e deixando Gabiru em coma, entre a vida e a morte.

No outro dia, não se falava em outra coisa em todas as redes sociais. Thizi virou o grande assunto da zona sul carioca enquanto dormia. Foi traída publicamente, seu namorado estava internado e pior, seu melhor amigo decidiu dar um tempo na amizade, deixando-a totalmente sozinha no meio do furacão.

E como se tudo não bastasse, Thizi passa a ver a si mesma nos lugares onde frequenta. Não alguém igual a ela, mas uma cópia só que melhorada. A replay é muito mais bonita, melhor vestida, bem cuidada e parece ter muito mais atitude que ela. Nos primeiros encontros, a garota a trata mal mas depois passa a aconselhá-la sobre como lidar com a situação.

"- Olha, não sei o que posso falar sobre suas escolhas. Elas estão aí dentro. Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores." (p. 74)

Garota Replay é um livro que surpreende pela sua originalidade. Quando comecei a ler eu não sabia muito bem o que pensar, pois o livro não é um sobrenatural e eu não conseguia imaginar como a Tammy Luciano iria resolver a questão da replay sem parecer muito sem noção, como ela iria encerrar a história de uma maneira coerente. E ela conseguiu me surpreender muito com o final, que eu achei uma sacada sensacional! Para mim é o ponto forte do livro.

A narrativa é bem rápida e dinâmica, e em momento algum eu me senti entediada lendo esse livro. Aliás, a Tammy tem mesmo o dom da escrita, e vai te guiando pela história de uma maneira muito cativante. É impossível não se apaixonar por alguns personagens, como a Nil e o Tito, apesar que não ter muito profundidade nos dois. Mas eles são tão fofos e tão companheiros da Thizi, que nos ganha com facilidade. Quanto a Thizi, ela não me conquistou. Ela me pareceu meio boba e fútil. Boa parte do livro ela fica se lamentando, repetindo como ela é infeliz por ter sido traída e ter perdido o amigo. Incrível como fica claro que ela sente mais falta do amigo que do namorado, mas ainda assim ela demora para admitir que está apaixonada por ele. E o pior, no meio disso tudo, o que mais a incomoda é fato de que todo mundo sabe do que aconteceu e se envorgonha disso muito mais do que se preocupa com a saúde dos envolvidos no acidente ou com o bem estar do Tito.

Nesse ponto eu senti que o livro falhou um pouco. Por ser voltado para o público juvenil, acredito que ele poderia dar mais lições, mais exemplos de boa conduta. Tudo aquilo aconteceu com a Thizi e ela saiu exatamente como entrou, boba e fútil.

Mas mesmo assim vale muito a pena ler Garota Replay. É um livro fofo, divertido e de leitura mega rápido. Garanto que você vai se divertir com as aventuras de Thizi e sua turma.

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei!
André 03/06/2012minha estante
Bela resenha.

Jaqueline 04/04/2012

Leitura leve
Em Garota Replay, Thizi uma jovem carioca de 20 anos, tem pais que vivem sempre viajando, e ela acaba passando a maior parte do tempo com a empregada Nil que está em sua companhia desde os 5 anos de idade.
Thizi largou a faculdade, acaba de terminar um namoro turbulento, e as coisas começam a ficar estranhas quando em uma festa ela da de cara com uma Xerox de si mesma, só que mais bonita e confiante. Estaria ela louca, teria uma irmã gêmea, ou estarão tendo alucinações?
Bem, Thizi mesmo com a idade que tem é uma garota muito ingênua, acaba dando valor a quem não merece, e não consegue enxergar o que está estampado em sua frente. Não senti muita surpresa por parte de Thizi ao encontrar seu suposto clone. Esperava mais dela.
A autora traça o rumo da história muito bem, até o momento não tinha lido nada do tipo, achei bem diferente. Teve momentos em que eu fiquei pensando, poxa vai terminar de forma tão comum. Mas ai é que tudo se transforma, e o final é realmente surpreendente.
A gente escolhe o que a gente quer e o mundo se encarrega de realizar. Até a mais difícil das conquistas se realiza. Pág
Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores. Pág 74
Apesar de ter gostado do livro, eu senti que houve um pouco de enrolação, repetição e faltou mais sentimento da parte da protagonista para prender e surpreender o leitor. Mesmo assim a narrativa flui bem, e é um livro bom para ser lido em um momento de preguiça literária.
Se você está querendo algo profundo, eu não recomendo, mas se estiver a fim de passar um tempinho curto com uma leitura mais leve, esse é um livro super indicado.

Monica 22/06/2012

Eu gostei do livro. Gostei do tempo que passei com ele, gostei da estória que a Tammy criou e me diverti bastante durante as horinhas que gastei para lê-lo.
Li algumas opiniões não tão boas quanto à ideia do enredo ou do modo como foi desenvolvido, mas acredito que para o que oferece, o livro corresponde bem às expectativas. Deixa eu me explicar: digo que o livro é uma leitura infanto-juvenil, uma fantasia para a gente poder sonhar um pouco com algo pouco provável (se não muito impossível). Então, com isso em mente, vemos de cara que não é algo que trará uma grande lição de moral ou uma excelente lição de vida. Não é maravilhoso, não. Mas o tempo, se me permitem dizer, foi bem gasto.
A escrita da autora flui muito bem deixando a leitura num modo casual e pouco forçado.
A Novo Conceito está de parabéns por esta iniciativa, ao trazer ao mundo literário tantas oportunidades de crescimento aos autores brasileiros, realizam-se muitos sonhos e nascem tantos outros.
Recomendo a leitura a todos que tiverem um tempinho livre para relaxar.

Leninha Sempre Romântica 02/05/2012

Uma garota e uma vida de sonhos: Thizi é uma bela carioca de 20 anos, que mora com os pais, ou praticamente sozinha, já que eles vivem viajando pelo mundo. Divide a casa com a empregada da família Nil, pela qual tem um sentimento quase materno. Tem um namorado ‘quase perfeito’ e um amigo maravilhoso, disposto, alegre e que sempre está do seu lado para o que der e vier.

Uma vida financeira confortável, um belo namorado, um amigo fiel, seria tudo que uma garota desejaria se esse tudo não passasse de uma bela ilusão, pois para Thizi nem tudo são flores. Ela se sente muito só, o namorado não é um príncipe encantado que ela imagina, de uma hora para outra começa a perceber que nem tudo é da forma que ela pensa ou deseja.
Sua vida tão rotineira vira de pernas para o ar quando numa noite ela decide sair sozinha e se vê cara a cara com uma replay dela mesma, choque total!

A partir do momento que a garota replay aparece na sua vida em encontros inusitados, Thizi percebe que nada é tão perfeito, que sua vida não é bem o que ela pensa, e que tudo pode estar definitivamente fora do lugar...

Adorei conhecer Thizi e suas aventuras, eu não podia imaginar que devoraria o livro em poucas horas em busca de respostas, e que a curiosidade só aumentaria a cada página. Tammy Luciano consegue passar em apenas 144 páginas uma história completa, leve e de fácil entendimento. Mergulhamos num emaranhado de situações plausíveis para o mote da leitura, e eis que de repente tudo fica meio que elétrico, nos impulsionando para um final inusitado e bem desenvolvido.

Um livro com uma história bem criativa, com uma carga de emoções coerentes, com personagens construídos para o bom desenvolvimento da história e com um final para lá de inesperado, mas que se encaixou perfeitamente com a proposta do enredo.

Meu personagem preferido foi o Tito, um amigo que toda mulher gostaria de ter a seu lado, um cara bem resolvido, lindo e capaz de tudo pela felicidade alheia.

Recomendo a leitura! Com certeza um livro que vai deixar você bem feliz ao seu término.
Tonks71 03/05/2012minha estante
Parece ser bem legal. Fiquei curiosa. Qual seria a origem dessa clone? rsrsrs

bjokas

Leninha Sempre Romântica 03/05/2012minha estante
Tonks71 só lendo para vc saber, recomendo!

Carla 07/05/2012minha estante
Oi, Lena.

Adorei a história deste livro e matei a charada quem seria a "Replay" por conta de um mero detalhe que já vi no livro "A Promessa", de Richard Paul Evans, e de alguns filmes que não citarei senão é spoiler! [risos].

Adorei a forma como a Tammy conduziu a narrativa rumo ao final inesperado e, se você prestar atenção na capa e na contracapa, tem tudo a ver com o enredo. Aquele objeto fofo no verso foi uma das cenas mais cutes do livro.

Queria um Tito na minha vida. [risos].

Beijos.

gleicepcouto 22/04/2012

Reflexão jovem para jovens
www.murmuriospessoais.com

*****

Garora Replay (Editora Novo Conceito) é o quarto livro de Tammy Luciano, atriz, jornalista e escritora carioca. É o segundo, porém, voltado ao público jovem. Os outros livros da autora são: Fernanda Vogel na passarela da vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada.

Nesse lançamento, Tammy nos apresenta Thizi, uma jovem de familia abastada, porém ausente, que tá um pouco perdida na vida. Deixou a faculdade de Administração, namora um babaca chamado Tadeu e convive mais com a empregada, do que com os próprios pais, que passam grande parte do tempo viajando pelos quatro cantos do mundo. O único porto seguro de sua vida é seu melhor amigo Tito, um rapaz doce e compreensivo - aquele amigão pra toda hora, sabe?

A vida já confusa de Thizi consegue ficar ainda mais, quando Tadeu sofre um acidente de carro e, de quebra, ela descobre (através de Tito) que ele a traía com toda Barra da Tijuca (bairro do Rio de Janeiro). Aproveitando o carro que ganhou dos pais e querendo espairecer um pouco, Thizi vai a uma boate, e qual a sua surpresa quando ela vê uma menina exatamente igual a ela. Quem seria essa pessoa? Um fantasma? Uma alucinação? Uma irmã gêmea que não conhecia? Com essas dúvidas na cabeça, Thizi começa uma viagem de auto conhecimento e também de sua própria realidade. Aquilo tudo realmente estava acontecendo?

Tenho que confessar que quando o livro saiu, não senti a mínima vontade de lê-lo; e por diversos motivos: parte gráfica (não gostei da ilustração da capa) e sinopse, que não me atraiu. Mas aí, de repente, o livro estava na boca de todo mundo e virou uma controvérsia só: uns amavam, outros odiavam. A maioria que acompanha o blog sabe que adoro ter uma opinião sobre tudo. Então, claro que lá fui eu comprar o livro.

E foi interessante, porque descobri muitas coisas... Uma delas é que tem muito, mas muito, blogueiro que confunde gosto pessoal com resenha opinativa.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Thizi, uma jovem de uma família muito rica, mas que mal vê. Ela compensa essa ausência em sua vida da forma que a maioria faria: se refugiando em relacionamentos que são um fiasco. Não considerei Thizi uma patricinha alienada que só pensa em gastar. Vi uma garota perdida com uma realidade diferente da maioria dos brasileiros e que por ter dinheiro, o usa. Simples assim. Dessa forma, não a odiei.

Claro que também não cai de amores por ela, há uma parte feminista em mim que gritava toda vez que ela falava do Tadeu. Geeeente, mulher é um bicho burro e cego, né? Como ela não via o canalha que o cara era e o fofo que estava do lado esperando atenção? Mas ai novamente olhava pra minha própria vida e pensava 'Ops, também já vacilei assim'.

Essa contradição de sentimento que a personagem gerou, pra mim, é característica de uma personagem bem construída. Ela não é perfeita e é de fácil identificação para(e com) o público (esqueça a questão financeira, vá mais fundo). O mesmo não consigo dizer de Tito, por exemplo, é um garoto fofinho, amigo, gato... Muito perfeito pra ser real. Senti falta de um defeito no menino.

Mesmo narrado em primeira pessoa, a história flui. Às vezes engasga porque Thizi tende a ser repetitiva. Se faz a mesma pergunta milhares de vezes. Isso pode se tornar um pouco cansativo se a pessoa que está lendo não tem em mente que ela mesma faz isso quando se depara com uma situação que foge de seu controle. Eu, particularmente, já perdi noites pensando em uma coisa que me afligia. Isso não acontece com ninguém mais? Será que sou anormal?

Sobre a trama, é interessante e tem que ser encarada mais como uma questão de auto conhecimento da protagonista do que com um grande mistério sobre quem é essa replay. Claro que tem um motivo pra essa cópia de Thizi e é esse o fio condutor do livro, mas há algo mais ali: estamos falando de transformação. E é por isso que a personagem passa, e, consequentemente, muda os relacionamentos ao seu redor.

O final é inesperado até certo ponto, pois tem alguns clichês. Na verdade, não tenho problema algum com clichês. Tenho problema quando são mal escritos - o que não é o caso. O importante é que Tammy não deixa pontas soltas, amarrando a história direitinho. Tá certo que não gostei do último diálogo de Thizi com Tito. Achei bem meloso - a história dos dois já era fofa, não precisava de tanta firula ali.

Mas é aquilo... É um livro pra jovem. Não dá pra fugir de certas coisas: dúvidas características da idade, burradas também, final feliz.

É o que disse um pouco mais acima. Não posso misturar gosto pessoal com resenha opinativa. O livro é bem escrito? É. Tem alguns deslizes? Também. Vai mudar a minha vida? Não; tenho 30 anos. Mas acredito que possa fazer a diferença para uma menina de 15 anos - e este é o público alvo do livro. Ficaria surpresa se uma pessoa da minha idade dissesse que é o livro da vida dela - aí sim teria algo de errado; mas com a pessoa, não com o livro.

Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 144
Preço médio: $25 a $35
Avaliação: A Gleice de 15 anos achou legal.

*****

Jessica Online 27/04/2012

Amei o livro! A Tammy escreve de uma maneira que conforta a gente. Até nos momentos mais tensos ela consegue nos envolver na história sem nos tirar essa sensação agradável de estarmos sendo bem cuidados e protegidos sempre. Sinto um carinho muito grande em cada palavra que eu leio nos livros dela. Uma leitura que fala direto ao coração.
Gostei muito da Thizi, e, mais ainda, da igual a Thizi. rs!rs!
Garota Replay me surpreendeu positivamente, tanto pela história, que eu amei, quanto pelo romantismo à flor da pele entre os personagens principais. Que fofos!!! O final é cheio de revelações e surpresas... Fiquei triste quando terminei, pois me apeguei muito à replay. he,he!

Que nossa querida autora Tammy Luciano continue nos alegrando com seu talento e com seu dom de nos fazer sentir as suas palavras...
_______________________________________
Escritores são dádivas em nossas vidas.

Vanessa.Damaso 25/08/2023

Garota Replay
O livro pela capa dá uma ideia se uma história boba de adolescente, mas em nada tem de bobo. Simplesmente um livro com um enredo surpreendente e o final mais surpreendente ainda. Thizi e Tito são os melhores personagens.

Joe Silva 11/05/2012

Garota Replay
Garota Replay é um livro para nos fazer refletir sobre nossa vida. No livro conhecemos Tizzy, uma jovem rica, mimada, bonita, inteligente e que mora sozinha com a companhia de uma empregada por seus pais passarem boa parte do ano viajando por lugares exóticos. Dona de uma vida invejável, namora com Tadeu, um jovem popular perfeito aos olhos dela, mas com um pequeno defeito: ser um completo galinha. Ela claro, não acredita nisso e diz ser intriga dos invejosos.

Mas sua vida está prestes a mudar. Para relaxar um pouco ela decide ir a uma balada e lá encontra uma garota exatamente igual a ela só que numa versão melhorada. Mas quem era ela? Uma irmã gêmea abandonada por seus pais? Um clone? Isso a fez ficar inquieta e numa ida ao banheiro quando ficou frente a frente com ela não poderia imaginar qual seria a sua reação e ficou indignada quando a única coisa que sua replay disse era que ela era uma completa idiota.

Aquilo mexeu sobremaneira com Tizzy. Nesse meio tempo algumas coisas acontecem com o seu relacionamento com Tadeu abalando-a ainda mais. Ela estava passando por um momento de crise em sua vida.

Outros encontros com sua replay se sucederam e cada vez ela ficava mais intrigada pelo motivo de ter uma pessoa como ela andando pelas ruas de sua cidade. Então ela procura Tito, seu melhor amigo, mas por causa de seu namoro com Tadeu ele se afasta dela por um motivo bem óbvio, ele se apaixonara por ela sem ela saber.

Então ela terá que passar por essa barra toda sozinha tentando encontrar as respostas que procura sobre sua replay enquanto algo terrível está prestes a acontecer e mudar sua vida para sempre.

Um livro cheio de reflexões, mistério e uma pitada de sensibilidade com personagens cativantes e uma história envolvente.