Arsene Lupin contra Herlock Sholmes

Arsene Lupin contra Herlock Sholmes Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin contra Herlock Sholmes

Gabriella.Lissa 10/02/2023

Arséne Lupin contra Herlock Sholmes
Eu amo esse livro, amos as obras do Leblanc, amo a forma de escrita dele, amo os personagens super bem elaborados, os casos super bem pensados? Leblanc é perfeito.
Uma curiosidade do Leblanc é que ele é uma pessoa extremamente irônica, e eu posso provar!
Bom, Leblanc criou Lupin, o melhor ladrão da França, se não do mundo. Um dia Leblanc pensou assim: ?Cara, não seria incrível se eu juntasse o melhor ladrão do mundo com o melhor detetive do mundo??, e cara, foi uma ideia genial.
E como todos ja sabem, o melhor detetive de Londres e do mundo é quem? Sherlock Holmes, personagem do famoso Arthur Conan Doyle. Então Leblanc foi pedir permissão para o Doyle para usar o personagem dele em seus livros, mas Doyle se recusou? Mas não acaba por aqui! Com isso Leblanc pensou: ?Ae??? EU QUERO VER QUEM VAI ME PROIBIR!!!?, então com uma sacada genial ele nos trouxe a versão 2.0 do nosso querido Holmes? o nosso caro Herlock Sholmes, um personagem com o nome embaralhado e a personalidade totalmente ironizada? só quem leu as duas obras tem o brazer de comparar esses personagens maravilhosos? RECOMENDO SUPERRRRR
Gabriella.Lissa 11/02/2023minha estante
prazer*** desculpa o erro de português kksksks digamos que eu me empolguei um pouco

Belle 22/07/2022

O Sherlock Holmes(S.H.) foi um personagem criado por Arthur Conan-Doyle, por isso o título é Arsène Lupin contra Herlock Sholmes(H.S.)- é uma ?cópia? de S.H. e isso me incomodou. Acho que o autor devia ter criado um personagem e apresentado suas características próprias ao invés de apresentar um personagem que possui sua essência já existente e conhecida por todos, principalmente pq H.S. é diferente do original. A história é legal e curtinha, mas confesso que eu prefiro as aventuras de S.H. e a escrita de Arthur.
Ana Cris 20/08/2022minha estante
Maurice Leblanc criou o personagem Arsène Lupin em 1905 por encomenda de uma editora ante a estrondosa fama dos livros com Sherlock Holmes e dos Raffles de Ernest William Hornung. Apesar da exprema semelhança, o personagem também foi inspirado nos personagens de Agatha Christie e Edgar Allan Poe desde então ele é frequentemente descrito como um homólogo francês da criação de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes. Como conta a biografia de Leblanc, ele era um socialista radical e livre-pensador e buscou inspiração para Lupin no anarquista Marius Jacob, que realizou 150 assaltos que lhe renderam 23 anos de prisão.

Apesar disso, como Lupin se dá bem sobre Sherlock, Doyle ganhou na justiça o direito de não ver seu personagem citado por Leblanc que, ainda assim o fez usando um anagrama pouco convincente com no nome de Sherlock.

MarcelleC. 14/02/2021

Achei cansativo
É o segundo livro do Lupin que leio. Achei que a história começa a se tornar meio repetitiva, o Lupin sempre conseguindo fazer coisas impossíveis e enganar a polícia. Não pretendo ler mais livros com esse personagem.
Fred Zanitti 28/09/2021minha estante
Exatamente, comecei a ler devido à série da Netflix (que é ótima), e penso da mesma forma que você. Primeiro porque é claro e evidente que Arsène Lupin nunca será capturado e sempre, de uma forma ou outra, conseguirá enganar quem quer que seja e se safar, o que deixa a história realmente muito repetitiva. Também paro por aqui na saga Arsène Lupin.

Cat 30/04/2024

Herlock Sholmes
Muito divertido o embate entre Arsène Lupin e o detetive inglês, mais uma vez Maurice LeBlanc faz um ótimo trabalho em fazer o leitor torcer pelo anti-herói.

_Du_ 05/03/2021

O Primeiro livro é melhor
A história em si se desenrola bem. Porém há um "quê" de deboche que não me agradou muito, talvez por ser fã dos contos de Sherlock Holmes. E a proposta do livro inicialmente não pareceu ser o que de fato entregou. Porém no contexto geral, é boa, vale a pena ler.

drygo 26/02/2021

Muito bom, uma pena a editora não lançar a sequência. A história prende o leitor e por ser uma história antiga, ainda assim é de fácil entendimento. Lupin se mostra um personagem um tanto cativante.

@bookss505 20/02/2021

Nao posso negar que arsene lupin é um ladrao genial. A representação de Sherlock Holmes nesse livro parece uma sátira mesmo, pois quem conhece as histórias de Sherlock entende que ele não faria certas coisas que são descritas nessa história. Mas nada disso atrapalha a leitura ou faz com que ela seja menos interessante. Uma obra.

Carol 11/03/2021

Motivada pela série da Netflix, comecei a ler as aventuras do Lupin... Achei o primeiro volume mais interessante que esse. Mas se eu comecei, queria terminar!

rhoudini 17/03/2021

Confronto épico!
Arsène Lupin contra Herlock Sholmes
Autor: Maurice Leblanc
Edição: Principis
Nota: 4,0/5

**Do que o livro se trata?**
O livro traz duas situações nas quais o famoso cavalheiro-furtador Arsène Lupin vê diante dele, na tentativa de parar suas investidas, o famoso detetive londrino Herlock Sholmes. No primeiro episódio, "A Mulher Loura", Sholmes investiga uma sequência de eventos que parecem bons demais para ser mera coincidência: o dedo de Arsène Lupin tem que estar nisso tudo. A solução dos mistérios avança quando a cúmplice de Lupin, uma mulher loura, é identificada. O segundo episódio, "A Lâmpada Judaica", é bem mais curto que o primeiro, mas igualmente empolgante. Herlock é chamado após o sumiço de uma antiga lâmpada judaica que, apesar de não ter valor, servia de esconderijo para uma valiosa joia. Quem sairá vencedor deste confronto? Herlock Sholmes, o detetive para o qual nenhum mistério é grande demais, ou Arsène Lupin, o ladrão para o qual nenhum crime é difícil demais? Escolha seu favorito e acompanhe este combate épico.

**Minhas impressões/pensamentos sobre o livro.**
Em primeiro lugar, devo dizer que o livro é muito bom. Não digo excelente, ou "de tirar o fôlego", mas a leitura é divertida e empolgante ainda assim. O Maurice Leblanc parece ser um ótimo escritor (pelos dois livros que li até agora, este e "O Ladrão de Casaca").

Considerações sobre a trama e escolhas do autor:
1. O autor parece provocar o Arthur Conan Doyle em certos pontos da narrativa. Conan Doyle não cedeu os direitos de ter o nome de seu consagrado personagem estampado nas histórias do Leblanc (por isso que a dupla é Herlock Sholmes e Wilson). Contudo, o Maurice, ao fazer o Wilson ser um tanto mais "bobalhão", e o Sholmes, um tanto mais seco e indiferente, às vezes força demais a barra. Quem leu as obras de Sherlock Holmes sabe que as personagens não são assim. Talvez por isso o Conan Doyle tenha julgado que o Maurice foi longe demais, vindo a diminuir o caráter dos personagens em alguns aspectos.
2. Em alguns pontos, as explicações e fugas de Arsène Lupin são faraônicas e um tanto "forçadas". Isso não estraga a leitura, na minha opinião. Afinal, é do próprio personagem conseguir escapar de situações aparentemente impossíveis. Mas às vezes parece ir longe demais, desafiando a realidade (principalmente da época de 1900 a 1910, por aí).
3. Apesar do que mencionei, o caráter geral da obra é de "empate". Ambos os protagonistas do livro parecem conseguir seus objetivos em certo grau, embora amarguem um quê de derrota em outros aspectos. Isso é bom, pois também demonstra respeito pelo grande detetive londrino, além de mostrar que ele não é infalível.

Quanto à edição da Editora Principis:
1. Tradução: fluida, sem palavras muito difíceis nem pontos obscuros. Não tenho conhecimento do francês, mas me parece uma excelente tradução.
2. Preparação e Revisão: não há erros de gramática ou ortografia (até onde percebi), mas há erros grotescos de preparação e revisão, principalmente: falta de divisão nas falas, isto é, ausência de travessão para separar o fim de diálogo; ou inicia-se um novo parágrafo quando um personagem ainda está falando; ou o recuo de parágrafos e linhas deixa ambiguidades que impedem uma leitura fluida. É a primeira edição da Principis que noto esses problemas. Embora seja possível compreender, é preciso voltar e analisar: "Quem está falando? É um novo parágrafo?", e isso cansa. É por isso que tirei uma estrela da avaliação.
3. Diagramação: a "formatação" é simples, como os livros da Principis em geral, mas é muito agradável, e cumpre o objetivo.
4. Qualidade da edição física: pelo preço super acessível, a qualidade de impressão, capa e acabamento é fantástica. Vale muito a pena. Recomendo muito.

**Quem deveria lê-lo?**
Pessoas de todas as idades certamente gostarão da leitura deste livro. A linguagem é fácil, em sua maior parte. Fãs de Sherlock Holmes podem sentir seu detetive ser um pouco "diminuído", talvez, mas quem não puxaria a brasa para seu próprio personagem, como o Maurice faz às vezes?

**Como descobri o livro?**
Fui levado a ler após o sucesso da série "Lupin", da Netflix (2020).

**Top 3 citações**
Julgo que não houve citações que saltem aos olhos.

Giu 24/03/2021

Escrita maçante por ser de época porém boa.
A história de Arsène Lupin contra ?Herlock Sholmes? eh bem imprevisível e bem escrita.
A história e suas reviravoltas em alguns pontos me prenderam MUITO, mas em outros momentos nem um pouco.
Achei a obra bem escrita mas, imagino que por ser de época e por possuir capítulos muito grandes (25 págs no mínimo), o livro se tornou maçante e cansativo.
Recomendo porém pra quem não se importa de ler livros com os fatores negativos que apresentei acima.

Brenda Sauer 18/08/2020

O relacionamento do detetive e o ladrão é sensacional.

Adam.Barros 11/04/2021

Uma "continuação" do ladrão de casaca, achei muito interessante o duelo entre duas mentes geniais, o livro nos prende, fazendo com que fiquemos ansiosos para ver qual o próximo passo de nosso "robin hood", diálogos incríveis e enigmas fantásticos.

Ana Luiza 13/04/2021

Para fãs e não fãs de Sherlock Holmes...
Diferente do primeiro livro da série (vou chamar de série, mas é em ordem de publicação), O Ladrão de Casaca, o segundo volume perde um pouco o ritmo, talvez pela eterno embate dos dois gênios, talvez pelo tom mais sério em um livro que tinha tudo para continuar sendo irreverente e engraçado.

Se você já leu o primeiro ou partiu logo para este, talvez note essa diferença de ritmo entre os trabalhos. Nesse segundo livro, deu para sentir que o autor começava experimentar de forma mais ousada os limites e a moral desse ladrão tão carismático. Em um primeiro momento, ele entrega uma personagem quase "malvado", que tem um vício em roubar e se diverte de forma estranha com isso e no segundo momento, novamente vemos o lado humano de um anti-herói. Para mim, me lembrou muito do Robin Hood.

Achei bastante chatinha as partes narradas por Herlock e bastante caricato a tentativa de reproduzir e não reproduzir o sucesso de Doyle.

Uma camada interessante do texto é como o autor debocha da credulidade daqueles que não entendem como os roubos ocorrem. E, como não há exercício das células cinzentas, inventam histórias quase mágicas do ocorrido.

Albert Lucas 04/01/2020

Quero mais livros sobre Lupin
Maurice Leblanc (Rouen, 11 de novembro de 1864 — Perpignan, 6 de novembro de 1941) foi um escritor francês. Filho de um construtor naval. Estudou Direito e trabalhou certo tempo na empresa familiar. Mais tarde se fez conhecer em Paris com novelas analíticas, que conquistaram a estima e a proteção de Guy de Maupassant. Leblanc alcançou a fama por sua personagem Arsène Lupin, que apareceu pela primeira vez numa publicaçao mensal chamada "Je sais tout"(eu sei de tudo) entre 1905 e 1907, com o título Arsène Lupin, gentleman-cambrioleur. Desde então, se dedicou quase exclusivamente às aventuras do seu herói, em várías novelas e recompilações de histórias.
Nessa linda edição da Zahar, Leblanc traz seu icônico Ladrão de casaca, Arsene Lupin para um duelo contra Sherlock Holmes, ops quis dizer “Herlock Sholmes". Devido aos direitos autorais, o autor não pode colocar o verdadeiro nome e então fez essa troca, a qual particularmente achei muito estranha. Esse livro contém 2 histórias “a mulher loura” e a “lampada judaica" onde é possível acompanhar esse embate entre a mente brilhante do detetive e a mente engenhosa de Lupin.
Pessoalmente eu amei o Arsene Lupin! Foi meu primeiro contato pois não o conhecia e estou ansioso por mais livros sobre ele. Lupin é sarcastico, irônico, não leva nada a sério a não ser o código de conduta, não é aquele bandido malvado mas também não é bonzinho, é uma especie de anti-herói com seu próprio código e no final ainda coloca seu rival Holmes em um dilema moral.
Porém o livro tem seus pontos negativos como o personagem Wilson (Watson) que não contribui em nada no enredo e é o saco de pancadas do autor, toda história acontece algo com ele. Herlock Sholmes não me pareceu muito fiel ao detetive Holmes, por vezes o personagem agiu por impulso e tomado pelas emoções, algo que eu não sei se Sherlock original faria.
Em suma, eu recomendo a leitura caso você goste de romances policiais e tenha uma suspensão da descrença bem forte pois há feitos aqui beeem impressionantes. Mas o que vale a pena mesmo é você conhecer esse personagem incrivel Arsène Lupin.
Nota: 4 chapeuzinhos do Sherlock pra esse livro.

Manu 22/04/2021

Quem diria que um roubo não planejado de um bilhete de loteria chegaria tão longe? O humor do livro é discreto e pontual, mas ainsa assim um lago pra se deliciar. Os infortúnios do Wilson e os acasos do Watson. Os dribles do Arséne só deixaram as coisas mais engraçadas. Cada capítulo um novo redemoinho de opiniões