Arsene Lupin contra Herlock Sholmes

Arsene Lupin contra Herlock Sholmes Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin contra Herlock Sholmes

drygo 26/02/2021

Muito bom, uma pena a editora não lançar a sequência. A história prende o leitor e por ser uma história antiga, ainda assim é de fácil entendimento. Lupin se mostra um personagem um tanto cativante.

Carol 11/03/2021

Motivada pela série da Netflix, comecei a ler as aventuras do Lupin... Achei o primeiro volume mais interessante que esse. Mas se eu comecei, queria terminar!

rhoudini 17/03/2021

Confronto épico!
Arsène Lupin contra Herlock Sholmes
Autor: Maurice Leblanc
Edição: Principis
Nota: 4,0/5

**Do que o livro se trata?**
O livro traz duas situações nas quais o famoso cavalheiro-furtador Arsène Lupin vê diante dele, na tentativa de parar suas investidas, o famoso detetive londrino Herlock Sholmes. No primeiro episódio, "A Mulher Loura", Sholmes investiga uma sequência de eventos que parecem bons demais para ser mera coincidência: o dedo de Arsène Lupin tem que estar nisso tudo. A solução dos mistérios avança quando a cúmplice de Lupin, uma mulher loura, é identificada. O segundo episódio, "A Lâmpada Judaica", é bem mais curto que o primeiro, mas igualmente empolgante. Herlock é chamado após o sumiço de uma antiga lâmpada judaica que, apesar de não ter valor, servia de esconderijo para uma valiosa joia. Quem sairá vencedor deste confronto? Herlock Sholmes, o detetive para o qual nenhum mistério é grande demais, ou Arsène Lupin, o ladrão para o qual nenhum crime é difícil demais? Escolha seu favorito e acompanhe este combate épico.

**Minhas impressões/pensamentos sobre o livro.**
Em primeiro lugar, devo dizer que o livro é muito bom. Não digo excelente, ou "de tirar o fôlego", mas a leitura é divertida e empolgante ainda assim. O Maurice Leblanc parece ser um ótimo escritor (pelos dois livros que li até agora, este e "O Ladrão de Casaca").

Considerações sobre a trama e escolhas do autor:
1. O autor parece provocar o Arthur Conan Doyle em certos pontos da narrativa. Conan Doyle não cedeu os direitos de ter o nome de seu consagrado personagem estampado nas histórias do Leblanc (por isso que a dupla é Herlock Sholmes e Wilson). Contudo, o Maurice, ao fazer o Wilson ser um tanto mais "bobalhão", e o Sholmes, um tanto mais seco e indiferente, às vezes força demais a barra. Quem leu as obras de Sherlock Holmes sabe que as personagens não são assim. Talvez por isso o Conan Doyle tenha julgado que o Maurice foi longe demais, vindo a diminuir o caráter dos personagens em alguns aspectos.
2. Em alguns pontos, as explicações e fugas de Arsène Lupin são faraônicas e um tanto "forçadas". Isso não estraga a leitura, na minha opinião. Afinal, é do próprio personagem conseguir escapar de situações aparentemente impossíveis. Mas às vezes parece ir longe demais, desafiando a realidade (principalmente da época de 1900 a 1910, por aí).
3. Apesar do que mencionei, o caráter geral da obra é de "empate". Ambos os protagonistas do livro parecem conseguir seus objetivos em certo grau, embora amarguem um quê de derrota em outros aspectos. Isso é bom, pois também demonstra respeito pelo grande detetive londrino, além de mostrar que ele não é infalível.

Quanto à edição da Editora Principis:
1. Tradução: fluida, sem palavras muito difíceis nem pontos obscuros. Não tenho conhecimento do francês, mas me parece uma excelente tradução.
2. Preparação e Revisão: não há erros de gramática ou ortografia (até onde percebi), mas há erros grotescos de preparação e revisão, principalmente: falta de divisão nas falas, isto é, ausência de travessão para separar o fim de diálogo; ou inicia-se um novo parágrafo quando um personagem ainda está falando; ou o recuo de parágrafos e linhas deixa ambiguidades que impedem uma leitura fluida. É a primeira edição da Principis que noto esses problemas. Embora seja possível compreender, é preciso voltar e analisar: "Quem está falando? É um novo parágrafo?", e isso cansa. É por isso que tirei uma estrela da avaliação.
3. Diagramação: a "formatação" é simples, como os livros da Principis em geral, mas é muito agradável, e cumpre o objetivo.
4. Qualidade da edição física: pelo preço super acessível, a qualidade de impressão, capa e acabamento é fantástica. Vale muito a pena. Recomendo muito.

**Quem deveria lê-lo?**
Pessoas de todas as idades certamente gostarão da leitura deste livro. A linguagem é fácil, em sua maior parte. Fãs de Sherlock Holmes podem sentir seu detetive ser um pouco "diminuído", talvez, mas quem não puxaria a brasa para seu próprio personagem, como o Maurice faz às vezes?

**Como descobri o livro?**
Fui levado a ler após o sucesso da série "Lupin", da Netflix (2020).

**Top 3 citações**
Julgo que não houve citações que saltem aos olhos.

Giu 24/03/2021

Escrita maçante por ser de época porém boa.
A história de Arsène Lupin contra ?Herlock Sholmes? eh bem imprevisível e bem escrita.
A história e suas reviravoltas em alguns pontos me prenderam MUITO, mas em outros momentos nem um pouco.
Achei a obra bem escrita mas, imagino que por ser de época e por possuir capítulos muito grandes (25 págs no mínimo), o livro se tornou maçante e cansativo.
Recomendo porém pra quem não se importa de ler livros com os fatores negativos que apresentei acima.

@bookss505 20/02/2021

Nao posso negar que arsene lupin é um ladrao genial. A representação de Sherlock Holmes nesse livro parece uma sátira mesmo, pois quem conhece as histórias de Sherlock entende que ele não faria certas coisas que são descritas nessa história. Mas nada disso atrapalha a leitura ou faz com que ela seja menos interessante. Uma obra.

Naísa 23/05/2021

Esse livro tem um ritmo mais lento se comparado ao primeiro do volume. No entanto, não deixa de ser bom.. ao final ele te deixará com a dúvida, Arsene Lupin conseguiu mais uma vez escapar da prisão?

Ana Luiza 13/04/2021

Para fãs e não fãs de Sherlock Holmes...
Diferente do primeiro livro da série (vou chamar de série, mas é em ordem de publicação), O Ladrão de Casaca, o segundo volume perde um pouco o ritmo, talvez pela eterno embate dos dois gênios, talvez pelo tom mais sério em um livro que tinha tudo para continuar sendo irreverente e engraçado.

Se você já leu o primeiro ou partiu logo para este, talvez note essa diferença de ritmo entre os trabalhos. Nesse segundo livro, deu para sentir que o autor começava experimentar de forma mais ousada os limites e a moral desse ladrão tão carismático. Em um primeiro momento, ele entrega uma personagem quase "malvado", que tem um vício em roubar e se diverte de forma estranha com isso e no segundo momento, novamente vemos o lado humano de um anti-herói. Para mim, me lembrou muito do Robin Hood.

Achei bastante chatinha as partes narradas por Herlock e bastante caricato a tentativa de reproduzir e não reproduzir o sucesso de Doyle.

Uma camada interessante do texto é como o autor debocha da credulidade daqueles que não entendem como os roubos ocorrem. E, como não há exercício das células cinzentas, inventam histórias quase mágicas do ocorrido.

Manu 22/04/2021

Quem diria que um roubo não planejado de um bilhete de loteria chegaria tão longe? O humor do livro é discreto e pontual, mas ainsa assim um lago pra se deliciar. Os infortúnios do Wilson e os acasos do Watson. Os dribles do Arséne só deixaram as coisas mais engraçadas. Cada capítulo um novo redemoinho de opiniões

marcinha 12/02/2021

Arsene Lupin contra Sherlock Holmes
Nesse livro Arsene Lupin trava um duelo contra seu rival Sherlock Holmes.
Muito interessante esse livro é o segundo da série de Arsene Lupin

Ste 05/02/2021

Um livro muito cômico e bem escrito. Lupin e Sholmes (uma óbvia alusão ao Sherlock de Doyle, sendo modificado levemente o nome por conta dos direitos autorais) ficam em uma "caça de gato e rato" ao longo da história. O entrosamento dos dois é muito bem construído também.

Aline 26/01/2021

Lupin x Herlock Sholmes
Primeiro de tudo: Vou logo dizendo que passei quase o livro todo lendo Sherlock Holmes, foi osso me acostumar com essa alteração aí. ?
Em segundo lugar: ai que tudooooo!!!! Amei a interação dessas duas mentes extraordinárias, icônicas e cheias de si e me peguei imaginando como teria sido excepcional se, de fato, Conan Doyle e Leblanc tivessem feito um trabalho em parceria. Com certeza nos teríamos hoje uma obra primorosa pra ler e apreciar. Maaaaas, como pelo visto os dois não se bicavam, o que nos resta é nos contentar com Lupin versus Herlock Sholmes.
O livro é ótimo! Por vezes me vi torcendo ora por Sholmes, ora por Àrsene. A história é divertida, inteligente e, algumas vezes, chega a ser cômica. Tive muita dó do pobre do Wilson, mais uma aventura e não sei o que seria dele.
Leitura maravilhosa!

Daniel Nunes 03/05/2021

" mas de homem para homem, de Lupin para Holmes, de polícia para ladrão, não havia, com toda Justiça nem vencedor e nem vencido, ambos podiam reivindicar triunfos idênticos".
...talvez a genialidade e humanidade de Lupin lhe torna maior que Holmes.

Richy. 06/05/2021

Sensacional. Assim como o primeiro livro, adorei o segundo. Uma história melhor que a outra!

Brenda Sauer 18/08/2020

O relacionamento do detetive e o ladrão é sensacional.

Mopi 18/05/2021

Famoso livro (ou coleção de histórias)
Confesso que esperava mais da história. As narrativas de EAP são mais atraentes e mais inteligentes.