Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

godoy 15/09/2023

Macunaíma, um herói preguiçoso, mentiroso, egoista e trapaceiro.
Um exemplo de obra modernista, que inclui o folclore brasileiro, linguagem coloquial e a visão estereotipada do indígena.
É bem chato, difícil de entender, tem muitas palavras regionais que dificulta a interpretação, por mais que essa tenha sido a intenção do autor.

Milena300 13/04/2021

Mais um livro que eu achei interessante ir procurar uma análise crítica antes de dar meu parecer, que era totalmente ácido kkk
o livro tem sim muitas palavras estranhas, mas por ser do Norte do país teve muitas que conhecia e sabia o que era (alguma árvore, frutas, peixes, a própria linguagem) e já associava o que poderia ser as outras. Ficava um pouco menos difícil.
Mas mesmo assim ainda ficava um pouco difícil de entender. Eu conseguia captar poucos fragmentos de história, mas depois da análise crítica deu pra entender muito mais.
claro que é algo bem mais complexo, mas de primeira leitura já deu pra sacar bastante. até achei umas partes engraçadas kkk

Eu só recomendaria porque foi um clássico importantíssimo na história da literatura do país, e também outras obras do autor, mas exige um pouco mais de concentração, calma e uma mente aberta.

Por fim eu gostei da obra nunca tinha lido nada de Mário de Andrade e sempre quis ler Macunaíma, já tinha visto o filme há muuuuuito tempo mas não lembro de absolutamente nada, e acho que até pretendo reve-lo e saber mais de algumas críticas. Achei bem importante por se tratar de um assunto tão complexo que é explicar o nosso "brasileirismo".
Realmente parece que não temos uma identidade e ser brasileiro parece profissão. o que é estranho porque sempre achamos o quão o brasileiro é diferente de outras nações. Realmente, é algo a se pensar!

Sobre a história... só lendo mesmo. se não acho que vou rechear aqui de spoiler kkk

Keilizie.Santaroza 08/08/2023

Não deu pra mim
Pra mim nada fazia sentido. Não me prendeu a atenção a história e eu ficava mais agoniada tentando decifrar o que o autor tava falando do que aproveitando a história.

Gica Brombini 24/02/2023

O CONCEITO de uma nação sem caráter & A VANGUARDA CRÍTICA dentro de Macunaíma.
Devo começar admitindo que li esta obra, única e exclusivamente, pela universidade.
Sou estudante de Letras Vernáculas, e mesmo que tenha negligenciado um contato anterior com Macunaíma, eu sabia que agora não poderia fazer o mesmo descaso - afinal, meus estudos acadêmicos irão influenciar diretamente meu papel profissional na docência. É imprescindível o fato de que esta história é um grande marco da literatura brasileira e que, justamente por isso, é considerada um clássico.
Seguindo a partir disso, explicarei brevemente sobre a minha avaliação e experiência pessoal com o livro, a qual é, em muitas partes, desvinculada da minha relação de estudo e pesquisa da obra de Mário de Andrade.
Minha experiência de leitura foi puramente chata e enfadonha. Esta não é, de forma alguma, uma narrativa fácil de ser lida, e a escrita também a torna desafiadora. A personagem principal, Macunaíma, "o herói sem nenhum caráter", é exatamente isso: um humano com atitudes extremamente repreensíveis e desgostosas. Não há nada que me agrade nas falas, ações ou escolhas do personagem. É claro que, em um panorama geral sobre gostos literários, isto é completamente compreensível. Não nos apegamos e nem nos importamos muito com o que o herói irá viver. As aventuras, por assim dizer, são confusas, "sem pé nem cabeça", e não apresentam um propósito direto para a formação de Macunaíma - até porque, sua essência já está moldada; não há caráter, muito menos mudanças/transformações, apenas persistência no que já é intrínseco nele: a falta de uma moral pessoal e a malandragem do "jeitinho brasileiro".
Porém, entrando nos aspectos de análise literária e da relevância desta obra, tanto para o contexto de sua criação, quanto para o reflexo e a marca que viria a ser na história da literatura brasileira, Macunaíma é um CLÁSSICO. Macunaíma não é fácil de ser compreendido. É uma história recheada de metáforas e analogias indiretas sobre a formação da nacionalidade, da cultura, da arte e da política brasileira.
Em seu contexto de produção, temos artistas de "Vanguarda", os quais buscavam uma identidade nacional desvinculada dos modelos clássicos europeus e ocidentais, e que tentavam recuperar e representar através das mais diversas formas de arte, a originalidade do nosso país. É claro que, essas inovações artísticas vieram diretamente vinculadas a movimentos de crítica sobre muitos aspectos e camadas da sociedade do século XX no Brasil.
Gostaria de frisar aqui que, esta explicação é muito simplifica e nada aprofunda; estou dando aqui apenas um panorama geral do que ocorria no momento histórico em que Macunaíma foi escrito.
Retomando... Justamente pelos motivos citados acima, é evidente que o livro de Mário de Andrade não foi escrito para um público leitor burguês, e seu romance não pretendia fazer parte da massa do mercado. Macunaíma é um protesto. Toda a história é puramente um movimento, um conceito artístico a ser explorado e escancarado, estando assim, muito longe da função "entretenimento" ou “agrado”.
Esta é uma obra crítica, extremamente elaborada e consciente sobre o que quer relatar. A escrita, a linguagem, a narrativa e o enredo seguem diretamente um propósito de manifestação - e nesse sentido, a cada análise e contato com textos teóricos que exploram minuciosamente a complexidade dessa história, só podemos chegar a uma conclusão: Mário de Andrade foi genial e "cirúrgico" com essa criação, o que tornou Macunaíma um retrato fiel sobre as naturezas contraditórias e sobre a formação miscigenada do povo e do caráter brasileiro (em todos os âmbitos possíveis).
Portanto, a minha nota aqui no Skoob é uma mescla da minha experiência pessoal, que foi longe de ser agradável e prazerosa em entretenimento, junto com a minha inegável admiração por todas as nuances que constituem a criação de Macunaíma.
QUEIJO460 18/08/2023minha estante
Boa resenha.

@tigloko 20/05/2020

Ótima adaptação
Algumas partes que eu não tinha entendido no texto original funcionaram melhor para mim com o recurso visual. A arte é linda, cheia de detalhes que enriquecem a experiencia. É uma ótima adaptação para os quadrinhos, quase que 100% dos acontecimentos do livro estão presentes aqui.

Edilene Freitas 17/07/2022

Macunaíma, escrito por Mário de Andrade, narra a história desse jovem herói que parte de suas terras no norte do Brasil em busca da Muiraquitã, amuleto que lhe foi dado de presente por sua amada e portanto lhe é muito precioso. Assim Macunaíma e seus irmãos, Jiguê e Maanape, chegam a São Paulo e encaram uma realidade completamente diferente da que estavam acostumados, pois a cidade é repleta de máquinas e prédios. O livro trás uma linguagem bem diferente, bastante coloquial e sem pontuações, talvez buscando representar a oralidade das histórias contadas de uma geração para a outra. Também possui muitos termos indígenas que são desconhecidos, o que atrapalha um pouco a fluidez da leitura. Mas a história do herói é bastante interessante e mescla em si várias lendas indígenas que explicam a origem das coisas, além de narrar vários momentos muitos engraçados na trajetória desse herói sem nenhum caráter.

Edu Supertramp 26/09/2020

Ai que preguiça...
Um livro que encontrei muita dificuldade para compreender, porém com ajuda de algumas páginas da internet tudo ficou mais fácil e a leitura um pouquinho mais agradável. A viagem pelos diversos cantos do Brasil é um ponto alto do livro. A ideia do Mário de Andrade foi incrível, fazendo um verdadeiro "pout-pourri" das mais diversas culturas e regionalidades do Brasil em uma história para lá de criativa. A visão que o autor nos dá sobre a chegada do herói em São Paulo é bastante curiosa. Por fim, minha reflexão: Mário de Andrade estava certo ao dizer que o brasileiro não tem "caráter"? Quais os impactos disso na sociedade atual? Como seria se a cultura indígena tivesse prevalecido sobre o estrangeirismo?

wednesdayeve 20/02/2024

Mário de Andrade é um chato, sua escrita uma fubanguisse sem tamanho e seu livro um festival de horrores e racismo. "ah mas abriu o pré-modernismo" pois que deixasse fechado.
Flavia512 15/03/2024minha estante
Adorei sua resenha kkkkkk. É a mesma coisa que sinto. Tive que ler esse negócio pra faculdade e não passei de umas 5 páginas. Horrivel!

Paty 31/01/2014

Mário de Andrade queria provocar a elite burguesa e conservadora. Diria que “Macunaíma” é um livro quase impossível de ler: possui um estilo inovador e sua linguagem fora do que estamos acostumados. Ainda hoje nos tira da zona de conforto. Sua ordem não é cronológica e sua trama é surrealista, onde tudo pode ser realizado e construído. Uma insanidade, quase racional. Uma obra OBRIGATÓRIA.
Arsenio Meira 31/01/2014minha estante
E olhe que ele sacrificou boa parte do seu tempo para ensinar - isso mesmo - ensinar mais de um exército de escritores, poetas, musicistas, folcloristas e etc e tals, escrevendo mais de 100.000 cartas (é exagero), percorrendo o Brasil... Afinal, ele ele era um estudioso da música, da línguia e dos costumes da nossa gente. Mas teve tempo para romper com tudo o que havia de convencional e o fez junto com a rapaziada de 22.

Beto | @beto_anderson 05/09/2020

Leitura difícil, mas representativa
Macunaíma é sim um clássico da literatura, mas as inovações narrativas do modernismo incorporadas pelo autor tornam o texto de leitura bem difícil. Não pelo conteúdo, mas pela linguagem e a escrita. O mais interessante é que a obra consegue falar da cultura, do folclore, e passeia por todo Brasil, mostrando aspectos culturais dos estados brasileiros (os que existiam na época) e dando explicações engraçadas de como surgiram alguns aspectos do folclore e do linguajar brasileiro. Outro ponto importante é o futurismo incutido na descrição de São Paulo. Não é todo mundo que vai gostar. Apesar de ser curto, é uma leitura bem lenta.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Fernanda Sleiman 29/02/2020

Genial
Genial como só Mario de Andrade Consegue ser
Dan 04/06/2020minha estante
tua cara q tem alguma porcaria genial nisso

@debee 22/09/2020

Macunaíma
O Herói sem nenhum caráter é um sintoma do Brasil. Um livro de críticas e brincadeiras do Brasil para o próprio Brasil. Genial. Foi incrível acompanhar a leitura e saber mais sobre com a Taty do Vá ler um livro.

Gabrielle Hensel 16/09/2020

Ai... que preguiça.
Empaquei nesse livro há mais ou menos um mês, apesar de ele ter 170 e poucas páginas apenas. Apesar da importância desse livro, a leitura se torna muito difícil pela linguagem coloquial e termos indígenas usados pelo autor, além de toda uma mitologia e folclore que eu tenho pouco conhecimento.

Admito que a minha experiência possa ter sido causada pela minha falta de conhecimento e preguiça de botar o cérebro pra trabalhar a cada linha, mas minha sensação durante o livro foi a mesma do herói: ai, que preguiça!

Mas pra mim, é impossível não ler um livro até o final, ele tem que ser extremamente insuportável pra eu largar na metade, por isso me arrastei até o fim, atrapalhando minhas outras leituras. Dito tudo isso, acredito que devam ler e experimentar por vocês mesmos, o livro é aclamado e não pode ser atoa :)

Mauricio 12/05/2020

Pouca saúde e muita saúva os males do Brasil são...
Macunaíma, o herói e seus dois irmãos. Todos os três, um loiro, um vermelho e um negro, saem da sua terra em Roraima e vão a São Paulo em busca do muiraquitã do herói que foi parar na mão de Venceslau Pietro Pietra, que era o gigante Paiamã comedor de gente.
É uma histórica toda feita de lendas indígenas e fatos sem pé nem cabeça ao estilo modernista.
Um livro muito cultuado e inclusive indicado em vários vestibulares, já li muitos resumos e análises dessa obra, mas nada como ler a original mesmo, pois ao ler cada um terá um sentimento único!
Não é uma leitura extensa e é até bem divertida, a despeito da linguagem carregada de termos indígenas e outras expressões desconhecidas. As aventuras do nosso herói mau caráter e preguiçoso são hilárias e compõe a grande ironia e o grande mito que a obra expõe que é esse conceito ainda hoje difundido entre nós brasileiros e que hoje pode ser conhecido como "complexo de vira-lata".