Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Carla.Parreira 07/10/2023

Mar morto
A historia em si tem um estilo de lenda por expor as tragédias de Guma e Lívia. O romance trata da vida e costumes das pessoas e principalmente pescadores do recôncavo baiano, na cidade de Salvador, Bahia. Mostra também as tradições religiosas do candomblé, descrevendo as crenças nos orixás enquanto deuses africanos. Jorge Amado mostra neste romance o trabalho dos homens do mar e a preocupação de suas esposas, mães e filhos com respeito à sua volta para casa. Os diálogos dos personagens são escritos com o linguajar típico da região. O livro detalha o respeito que todos sentem com relação à ?deusa do mar? e às festas típicas em homenagem a ela. Iemanjá é conhecida por muitos nomes. Os canoeiros a chamam de Dona Janaína, os pretos de Inaê, Princesa de Aiocá e as mulheres que esperam por seus homens a chamam de dona Maria. Iemanjá adora as noites de lua cheia, o canto dos negros e as preces das mulheres do mar. É ela que causa as tempestades e escolhe os homens que levará para as profundezas do mar. Os marinheiros têm sua crença de que os raios da lua são os cabelos da mãed?água que surgem na superfície das águas fazendo-a ficar prateada. Os negros tocam, dançam e dão presentes para ela. Além disso, o livro conta sobre o fato de Iemanjá ser mãe e esposa, pois diz que as águas do mar surgiram quando seu filho Orungã a possuiu. Ela o teve com o deus da terra firme chamado Aganju. Essa história eu ainda não escutara. Orungã cresceu sendo o deus dos ares, de tudo o que fica entre o céu e a terra. Mesmo rodando o mundo e os ares ele nunca conseguiu deixar de sentir veneração, paixão e admiração pela mãe. Ela era a mais bonita de todas e os desejos dele eram todos para ela. E um dia, não resistiu e a violentou. Iemanjá fugiu e nisso seus seios romperam-se surgindo as águas, e também a Bahia de Todos os Santos. E do seu ventre, fecundado pelo próprio filho, nasceram os orixás mais temidos, aqueles que mandam nos raios, as tempestades e trovões. É por isso que os marinheiros crêem que ela ama os homens do mar como mãe enquanto eles vivem e sofrem, mas no dia em que morrem, são levados por ela para serem seus maridos. O livro conta mais um monte de coisas entremeio ao romance principal. Até que é um livro legal.

arqueofarias 06/10/2023

Mais uma obra prima do mestre Amado. Não há mais o que dizer pelo tanto que eu amo ler as suas obras. Essa narrativa, Diferente dos outros romances dele que eu li, Traz uma linguagem mais dramática e poética e foi isso o que me pegou e me arrebatou. Os personagens são maravilhosos e bem construídos. O mar é um grande personagem, Vilão e mocinho dessa história. Simplesmente incrível.

?É doce morrer no mar??
Guma, nunca esquecerei.

Beca 06/10/2023

Maravilhoso demais
Meu Deus que livro incrível, cheio de cultura,cheio de aventura,amor,etc fazia tempo que não ficava tão presa num livro assim,espetacular demais . Não bati o santo com Guma de início,no meio quase gostei,me decepcionei dnv kkkk e no fim já gostava mais dele,não tava esperando esse final. Já a Lívia gostei dela desde o início, sempre sonhando e com medo de perder o amor da vida dela,lutando pela família,mulher incrível demais,as histórias são maravilhosas e chocantes o livro é composto de contos da vida de Guma,muito bom,acho que se não fosse pelo vestibular que pretendo fazer nunca teria conhecido esse livro e aprendido tanto com ele.

Bru 01/10/2023

Odoyá
Primeiro livro que leio do Jorge Amado e foi uma surpresa muito boa. A carga cultural presente no enredo remete-nos à uma ancestralidade que, muitas vezes, ignoramos. A religião afro é representada com tamanha beleza que é difícil não se emocionar com a angústia e amor dedicados ao mar por Guma.

emiS2 26/09/2023

Jorge amado é um sentimento
QUE LIVRO SENTIMENTAL LINDO E TRISTE
o jorge amado sabe como construir uma história que te faz sofrer e sorrir, refletir e se indignar
mesmo com o romance em primeiro plano nenhum dos outros aspectos ficou para trás, me apaixonando cada vez mais por esse autor

Ana Carolina 24/09/2023

É doce morrer no mar...
Que livro bonito.
Era livro de ler aos poucos, sorvendo, e agradecer a todo momento a quem inventou a linguagem, essa magia humana de colocar sentimentos em símbolos - e depois decodificá-los na leitura.
Era de parar de ler por achar tão bonito, passar minutos perdida no mar da Bahia, pois o domínio de Iemanjá dos Cinco Nomes é belo demais...

isadora979 23/09/2023

Impecável
Perceptível como o autor consegue, nas entrelinhas, interligar a realidade dos ribeirinhas em uma simples e concreta história. perfeito.??

Cristiane 23/09/2023

Mar Morto
Neste romance o leitor conhecerá Guma. Ele vem de uma família de marinheiros que pilotam saveiros... seu pai, Frederico, morreu no mar, quando Guma era bem pequeno. Foi criado pelo tio Francisco que também é marinheiro. Guma é bonito, corajoso, leal, trabalhador. É apaixonado por Lívia e pelo seu Saveiro: Valente. Passará por muitas aventuras, terá um filho... Lívia, ao contrário de Guma, não é do mar, sofre muito com os perigos que o marido atravessa, deseja outra vida para eles. Sofre a cada viagem do marido ... até que um dia...

Marie :) 19/09/2023

Conquistador.
Confesso que comecei esse livro a passinhos de bebê, por não ter um grande contato com clássicos. É incrível como a narrativa te envolve de uma forma arrebatadora, em que um momento você se encontra perguntando o que se dará do futuro das personagens.

Simplesmente maravilhoso, Jorge Amado conquistou um espaço no meu coração.

Ari 18/09/2023

Lívia olha o mar morto de águas de chumbo. Mar sem ondas.
O livro se trata de um romance vivido por Guma e Livia. Nele aborda as aventuras dos marinheiros em alto mar e a vida dos estivadores no cais.
Com esse cenário, a obra faz uma crítica à exploração dos trabalhadores, condições precárias, má educação, pobreza, prostituição e sem perspectiva de um futuro para aqueles que viviam lá.

Essa foi uma leitura obrigatória para o vestibular, mas foi um livro que me prendeu do início ao fim.

MarcosQz 07/09/2023

É doce morrer no mar
Os primeiros três capítulos são de uma tristeza que te laça apertado, mais pela beleza de como é contado que pela tristeza em si. É uma apresentação dos personagens principais de Amado, suas formações brutas e sonhos perdidos, seu desejo, amor e ânsia por morrer no mar, para encontrar Janaína, Princesa de Aiocá, Iemanjá.
É a história de Guma e do povo do cais do porto da Cidade da Bahia. A história de Iemanjá e de Rosa Palmeirão, que poderiam muito bem ser a mesma. O capítulo "Iemanjá dos cinco nomes" é a história das duas, de uma beleza e tristeza que se misturam, entrelaçando as histórias. Sendo amante e mãe de Guma. É poético.
Antônio Balduíno, protagonista de Jubiabá, aparece brevemente numa cena de aposta de corrida de saveiros, cena que se passa também em Jubiabá.
Mar Morto tem ótimos momentos, como o aparecimento de Leôncio. A guerra interna de Guma por ter traído seu amigo e sua esposa, as entradas no mar em noite de tempestade para salvar naufragos de outros saveiros e barcos, até mesmo um navio. O preto Rufino, apaixonado por Esmeralda, que tira a própria vida, por não querer fazer mal ao melhor amigo, que o traíra. É a história do desejo e o sonho da professora Dulce, para que o povo acorde da opressão e miséria, o retorno de Chico Tristeza, um negro hérculeo, que rodou um mundo em navios, é a história de amor que não termina.
Mar Morto é um romance de várias histórias, de muitas mortes, de muito amor, de muita tristeza, de uma beleza triste e emocionante que talvez só um homem do mar saiba mesmo contar.

Fabio 04/09/2023

Um poema em prosa
Uma história envolvente, com sabor da Bahia, permeada com tragédias, e principalmente, por corajosas personagens femininas, que saem do papel de coadjuvantes e tomam a cena principal...fiz uma relação desse livro com a música "Mulheres de Atenas" de Chico Buarque...O único ponto negativo é que a história por vezes se torna repetitiva, mas isso não tira o brilhantismo desse clássico de Jorge Amado! Recomendo a leitura!

joaognx 22/08/2023

Incrível, personagens cativantes e uma história linda, triste e realista que nos prende ao universo criado pelo autor ?

zalve 19/08/2023

SERIO
Eu amo literatura nacional ?? o papel do jorge amado é nos fazer se apaixonar pelos personagens e ele conseguiu novamente. ai é tão bom ler histórias assim me sinto inserida na nossa história e cultura. mar morto é um livro pra quem reconhece o amor e a energia louca que existe no mar.

Beto | @beto_anderson 17/08/2023

Às vezes, repetitivo
Achei a primeira parte bem chatinha, demorando algumas semanas para ler. Em compensação da pagina 100 em diante tudo ficou bem fluido. Achei que o autor repete muitas frases ao longo do livro. Muitas vezes a repetição se dá num mesmo parágrafo. Sei que isso acaba sendo por uma estética do autor, mas tornou-se chato em alguns casos. Gostei do final de Rufino e Esmeralda.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/