Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Kinos0 17/06/2023

Racista
Um branco tentando se aproveitar de uma cultura que n lhe pertence, as lacunas que n entendem completam com misticismo. Nada de novo

clarabreslauer 14/06/2023

Jorge amado gigantíssimo
Meu primeiro contato com Jorge Amado e meu deus... tive um começo um pouco difícil com o livro mas foi uma questão totalmente minha em relação ao meu momento de leitura porém quando engatei foi tão maravilhoso! a escrita é genial e foi tão fácil imaginar todas as cenas como um filme. não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu gostei. clássicos são clássicos por um motivo. Odoyá Rainha do Mar!

Matheus800 12/06/2023

MARAVILHOSO
Como disse Mário de Andrade em uma carta direcionada à Jorge Amado ?Calouro no País das Carnaúbas e no Cacau, já terceiranista no Suor, diplomado com distinção em Jubiabá, e já agora doutor completamente em Mar Morto.?

Até agora sentindo esse final de Jaqueline ???????

Juj 03/06/2023

?ele se foi a afogar?
é absurdo o poder da narração desse escritor, desde a própria descrição das cenas mas também do sentimentalismo atrelado a elas. da mesma forma que nunca esqueci da sensação de ler a cena dos capitães de areia no carrossel jamais vou esquecer dos saveiros e personagens que mar morto conta

bi-a 29/05/2023

O mar é mistério que nem os velhos marinheiros entendem.
O primeiro livro que li do autor.

Cá estou eu ainda estarrecida com esse final que foi um dos mais lindos que li. Com um singular lirismo poético, Jorge Amado constrói a história de amor entre Lívia e Guma de forma que é quase impossível não torcer por um final feliz. Mas não se enganem, Mar Morto não é um romance água com açúcar. Temos um romance que é também fincado na realidade. Isso porque a obra retrata a difícil realidade dos marinheiros do recôncavo baiano, a pobreza, as crianças que tão cedo saem da escola para conduzir um saveiro a fim de ajudar a família, o destino trágico das viúvas dos saveireiros. Há muito sobre fé, sobre a esperança de um milagre para a população do cais, sobre Iemanjá.

Enquanto acompanhamos os percalços e as alegrias desse jovem casal, também é apresentado ao leitor personagens cativantes e quase míticos como Rosa Palmeirão, uma mulher temida e destemida que leva uma navalha na saia e um punhal no peito; Chico Tristeza, que um dia foi embora em um grande navio para outros mares; Besouro, que lutava contra barões, viscondes e marqueses, e que brilha no céu como uma grande estrela; entre tantos outros. Uma leitura gostosa que despertou-me a vontade de ler mais obras de Jorge Amado.

Mirella.Maria 27/05/2023

Surpreende
Confesso que em muitos momentos achei o livro bem repetitivo, muito didático e até enfadonho. Parecia que não tinha uma história de fato, nada acontecia e que seria apenas um apanhado de causos dos marítimos.

Mas claro que Jorge acaba nos brindando com um final belíssimo e não nos decepciona! É um livro muito poético e que claro, traz a fé do autor na força revolucionária do povo!

alicefnevs 19/05/2023

A luta era seu milagre
QUE LIVRO LINDOO!! Esse livro cravou e firmou que eu TENHO que ler mais os livros do autor!! Uma história de amor linda demais e tantos pensamentos incríveis
sério amei

Lari 19/05/2023

" desgraçado é o destino das mulheres dos marítimos."
Jorge Amado nos cativa novamente com livro Mar Morto, onde traz a realidade dos marinheiros do recôncavo baiano, as tragédias e o sofrimento das mulheres com seus filhos e maridos, sem saber se ela vai votar do mar, que torna um círculo vicioso, e é onde encontramos a professora e o doutor tentando quebrar esse círculo.
Guma é o cara destemido e sem medo, ama a vida que leva no mar e ama Lívia, moça da cidade alta que desconhece as dores de ser mulher de um marinheiro.
Os primeiros capítulos são monótonos sem ritmo, porém aos poucos a história pega fôlego. Jorge retrata a religião de uma forma que nunca tinha visto em qualquer outro livro, e isso é explendido. Apesar de ser um livro denso vale muito a pena emergir na leitura.

Leticia 13/05/2023

Lindo romance de Jorge Amado. Comeca um
Pouco confuso, no meio da história, mas logo em seguida conquista o leitor. Ambientado no cais da Bahia, descreve as dificuldades das familias que dependem do mar para sobreviver. Iemanjá sendo reverenciada do incio ao fim do livro. Um classico sempre atual.
No final do livro , uma linda declaração da Zelia Gattai justificAndo porque esse é seu livro favorito de Jorge Amado. Para mim, maravilhoso livro, mas ainda prefiro Capitães de Areia ??

anjú 12/05/2023

é doce morrer no mar
Esse foi o meu primeiro contato com uma obra do jorge amado e fui sem expectativas nenhuma. acontece que chegou em minhas mãos uma edição ilustrada de 2001 da editora record, com dedicatória e tudo para alguém que leu antes de mim e tantas outras também que devem ter lido até chegar a minha vez.

bom, a escrita já é um pouco diferente do que costumo ler e encontrei certa dificuldade de engatar na leitura mas não por estar achando a narrativa chata ou algo parecido, mas sim pela rotina do dia a dia e talvez um pouco pela estranheza do tema e de como o autor conduz a sua narrativa lírica e em prosa de uma maneira diferente, o que acabei por gostar bastante.

o tanto que consegui imergir dentro desse livro e construir um cenário sem nunca ter pisado na bahia foi incrível, você consegue sentir o cotidiano ali presente mesmo que o seja de um passado de um século de distância, as narrativas individuais construídas para alguns personagens (principalmente de algumas representações femininas) que se concentravam em torno da vida no cais e como a linha temporal foi montada perfeitamente, iniciando com uma lívia acuada, frágil e assustada pelo avassalador medo de perder o amor e no final quando ela perde se reconstrói em uma força potente, a imagem que fica em nossas mentes com a cena final é de abraçar todas as potências femininas que constroem e governam esse país, é sobre a misticidade arrebatadora e grandiosa que envolve a imagem de Iemanjá, isso pra mim foi a melhor parte do livro que já vale as 5 estrelas.

toda a admiração e angústia que sentimos pelos homens dos cais, mestre de saveiros, o tanto que a gente pede mentalmente entre a leitura daquelas linhas para que guma deixe essa vida mas como a narrativa sempre nos recorda a todo instante ?destino é coisa que não se muda? mas em contraposição o milagre de dona dulce é o que se clama até os dias de hoje, condições básicas, no mínimo, para uma classe que sofre tanto.

por fim, o grande personagem que dá título à obra, o mar, que está sempre presente no livro e na minha vida, ao que pessoalmente tenho um grande apego por ser de e morar em uma cidade do litoral, sou apaixonada, gosto principalmente de olhar o mar à noite e imaginar mil e umas narrativas históricas, do que acontecia pelas águas no passado, de imaginar o sentimento de cruzar os mares e oceanos.

?porque ninguém pode nascer ou morar no mar sem o amar como amante ou amigo. pode-se amar o oceano com amargura. pode esse amor ser medo ou ódio. mas é um amor que não se pode trair, que nunca se abandona. porque o mar é amigo, é doce amigo. e talvez seja o próprio mar a terra de aiocá que é a pátria?.

Rick 01/05/2023

Realidades
Foi uma leitura bem enriquecedora, adoro esses livros que se passam aqui em salvador, o Jorge Amado entrega demais. O modo como o autor retrata a vida dos marítimos que viviam no cais de salvador naquela época é magistral, os personagens são muito críveis, a forma como a religião é abordada também é belíssima, toda a mitologia da iemanjá e etc, tudo isso com os belos cenários da bahia de todos os santos, perfeito!
Porém esse não é o meu favorito do Amado achei algumas partes meio monótonas e parecia que a leitura não queria andar, parece ser um livro maior do que realmente é,entretanto super vale muito a pena a leitura desse clássico para se conhecer outras realidades do nosso país!

driesvansteen 24/04/2023

Tomando caldo de beleza
Emanu tava certa: é lindo. Fica redemoinhando nas belezas, nas tristezas y nas belezas das tristezas. Confesso que saí meio tonto. É realmente água demais. Afim de ?desmergulhar? (Guimarães te amo saudades) y ir prum livro mais aterrado. Chega de lirismo.

Francimare0 23/04/2023

Esse livro não foi pra mim, eu pensei que seria bom mas foi um pouco tedioso, o'que é uma pena por se trata de um livro nacional e de uns melhores autores brasileiros ?????????????

Karine.Godoy 17/04/2023

Demorou pra engrenar
Achei o início arrastado. Não estava me interessando pela vida dos personagens, na verdade. Não tinha nada demais. A partir da metade, depois de conhecer melhor cada um, comecei a gostar, querendo saber no que ia resultar. Quando eu estava mais empolgada com a história, acabou. Confesso que eu esperava mais.

Paulo Henrique 14/04/2023

Confesso que em alguns momentos achei bem chatinho, mas no geral eu gostei. A repetição constante de falar de sexo & mar é algo que marca bastante. Os assuntos abordados também são interessantíssimos, desde a religiosidade - que normalmente não se vê religiões de matrizes africanas em literaturas brasileiras - até a maneira que é abordada a prostituição, a pobreza e a própria falta de noção dos pescadores (diga-se machismo). Eu estava procurando mais livros brasileiros do século XX para ler e esse - por incrível que pareça - nunca tinha ouvido falar e me surpreendeu! Não imaginava um romance sobre o litoral brasileiro dessa maneira, principalmente por fugir do Rio de Janeiro.