Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

sarah 12/08/2023

Surreal
Demorei mais de 3 meses pra finalizar esse livro, mas não tenho dúvidas que valeu a pena.
Jorge Amado mostra a realidade em forma de um livro incrivelmente bem escrito.
O final é lindo e toda a construção de todos os eventos também.

Mell 11/08/2023

Obra de arte pura
Esse é sem dúvidas um dos melhores livros brasileiros que já li na vida! Todos sabemos que Jorge Amado é um clássico - e com total razão - mas esse livro me fez criar uma paixão gigantesca pela escrita de Amado.
Eu já havia lido "Capitães da Areia" há anos, e havia gostado bastante, mas nada se compara com "Mar Morto". A história te envolve de uma forma que cada vez mais queremos saber o destino de Guma, e como foi que as coisas aconteceram até chegar ali.
A leitura é muito leve e fluida, a gente lê páginas e páginas sem nem perceber, só apreciando a escrita gostosa do autor.
Honestamente, acho que se quiser ser conquistado por Jorge Amado, comece com "Mar Morto".
Por fim, e aí é um gosto extremamente pessoal meu, achei muito bonita a forma como o autor construiu as personagens femininas no livro. À princípio elas parecem ser meras coadjuvantes, mas se olhar com calma, podemos ver a força e resistência das mulheres que sobrevivem sem seus homens. Elas são grandes forças da natureza, como o mar e Iemanjá.

AndreTaff 03/08/2023

Ótimo livro
Nunca tinha lido nada do Jorge Amado, e fiquei surpreso com a fluidez da leitura. Os personagens são fortes, bem construídos, e mesmo que não haja grandes surpresas, o livro agrada de ponta a ponta.

ciliane.ogg 30/07/2023

Chorei com o final do livro.
É uma desgraceira maior que outra. A pobreza limita suas opções na vida, e Jorge Amado deixa claro nessa obra de que não tem escolha se você não tem opção.
Vale muito a pena a leitura ?.

Icaro 26/07/2023

Maravilhoso
Difícil saber qual o melhor livro de Jorge Amado, mas certamente esse está entre seus 3 melhores.

Eu gosto dos livros de Jorge porque ele te pega com a mão, te carrega e te coloca naquele lugar, naquele tempo, com aqueles personagens.

A descrição bem feita, a linguagem simples, a transparência dos personagens. Ser bom e ruim, ser feliz e triste, tudo é maravilhosamente lindo em Jorge Amado.

Mar morto não pode ser descrito, precisa ser sentido. Um dos melhores livros da literatura brasileira.

Primeira indicação da nossa Presidenta do Clube, Yasmine Oliveira, chegou arrebentando!

Sira Borges 26/07/2023

Mar morto
Que livro lindo!!!! A história, as personagens, o cenário, a maneira perfeita e poética, quase musical, com que Jorge Amado conta as vidas dos marítimos dos cais de Salvador, e principalmente, o final (que final!!!), enfim, tudo nesse livro é lindo!!!!

Jub's 21/07/2023

Ele já escreveu coisas melhores
Livro chato de ler: tentei ler umas 3 vezes por que a escrita me pegou bastante no tédio, mas a história é legal, passa uma ideia boa, só foi a escrita que pesou mesmo. Pelo menos isso na minha opinião. :)

gabrielle vitoria 20/07/2023

Meu segundo livro do jorge amado e estou fascinada! me trouxe um misto de sentimentos a cada página lida.

Larissa2501 11/07/2023

Jorge Amado é meu autor favorito e eu amo tudo que ele escreve, quando li o final desse livro fiquei triste o dia inteiro, lindo demais

Diogo 07/07/2023

É doce morrer no mar.
Já havia lido um livro do Jorge Amado, Capitães da areia, então já estava ciente de que esse seria um grande livro. E é mesmo. Um romance muito bonito, trágico e espirituoso. Recomendo demais!

maria 01/07/2023

Como é doce morrer no mar
Quando leio jorge amado, só penso de que maneira ele vai conseguir destruir o meu psicológico dessa vez. (obrigada jorge amado por ter escrito esse livro tão lindo sobre o mar, sobre os homens e as mulheres do mar, sobre a vida no mar e sobre iemanjá.)

Heyitsab 26/06/2023

Cara, achei incrível. A forma que o autor descreve os cenários e os personagens, a musicalidade de alguns trechos, tudo isso e muito mais formaram uma verdadeira obra prima.
Leiam!!!!

JoAo366 20/06/2023

É doce morrer no mar...??
Jorge Amado, você é foda! Li "Mar Morto" por ser uma das obras indicadas pela UEMA e também pela curiosidade que tinha de ler outras histórias do J.A. após ter amado tanto "Capitães da Areia". Só posso dizer que valeu muito a pena.

Esse livro despertou em mim o desejo de conhecer pessoalmente a Bahia, e me levou em uma viagem incrivelmente completa pelo Recôncavo Baiano. Ele retrata de forma muito precisa a realidade dos marítimos, a religiosidade ("A Mãe e Mulher de Cinco Nomes") e a relação dessa população com o mar, tudo isso carregado de lirismo e beleza.

Já até comprei minha cópia de "Gabriela, cravo e canela" para a próxima leitura dele.
Fabio 14/08/2023minha estante
Se vc já gostou sem conhecer Salvador, releia qdo conhecer

Nietzsche2 19/06/2023

Mar morto
Lido ?mar morto? de jorge amado.

temos aqui a retratação das pessoas do recôncavo baiano, a vida dos pescadores, marinheiros, saveiristas e suas mulheres.

o núcleo principal da história é o mar, todas as direções são por ele, nele e pra ele. além dele, temos um personagem principal chamado guma. um mestre saveiro, que desde menino já conduzia um barco. adulto vem se apaixonar por livia, uma bela morena que ama tanto esse homem que teme em constante por seu futuro iminente, ser morto nessa vida no mar.

que apresentação maravilhosa sobre a luta diária desses trabalhadores do mar pela sobrevivência. chega a ser lírico e trágico. com uma escrita simples somos emergidos nesses personagens que não são bem explorados, entretanto nos fisga pelo carisma e compaixão.

não há cômico aqui, é notável que há uma tensão que percorre toda a história, um sentido de alerta, transmitindo que algo trágico irá acontecer.

?desgraça não vê idade? - pág. 107

a ressalva que cito é a redundância do autor, que durante várias páginas fica a repetir as mesmas frases, as indagações dos personagens e conceitos.. não chegaram a me irritar, porém não precisava estar constantemente repetindo.

retirando isso, é muito bom todo o conceito da crítica social mesclado com a mitologia do mar.. é poesia abundante sobre ?mares? morto.

no finalzinho o jorge amado vem a concluir com um acontecimento de apertar o coração. mas é isso, como o mesmo colocou frequentemente no livro:

?é doce morrer no mar?