Mar morto

Mar morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Carolina CM 10/05/2020

É doce morrer no mar...
Esse livro é um poema muito bem escrito. Entramos na vida do cais de Salvador com as músicas e poesias do Mar. Somos apresentados a Iemanjá, com seus 5 nomes e complexidades em geral. A Deusa que protege, mas também busca seu povo para o fundo do mar. É a história de amor de Guma e Lívia, permeada pela dureza da vida do cais. Professora Dulce e Dr Rodrigo tem seus momentos onde fazem excelentes reflexões sobre a vida dessa gente à espera de um milagre. Traíra, Rufino, Esmeralda, Francisco e outros mais nos brindam com muitas aventuras e poesia nesse livro lindo.

raquel 23/05/2020

doce é o mar
jorge amado não me decepcionou em nenhum dos livros que eu li. em mar morto, repleto de simbologia, a vida no ?cais? flui como a água.

Wilson Jr 29/05/2020

"(...) E o mar que morreu, é o mar que está morto, que virou óleo, ficou parado, sem uma onda. Mar morto que não reflete as estrelas nas suas águas pesadas."

Laiz 27/06/2020

é doce morrer no mar
- a ressaca que esse livro me deu foi difícil de ser superada porque eu passei muito tempo remoendo ele e pensando naquela música academia de berlinda "dorival, vai não, tá cheio de tubarão no mar, arranja um emprego no chão"
- imagina você ir pro mar pra tirar seu sustento e correr perigo todo dia
- imagina casar com alguém já pensando que qualquer dia ele pode sair no barco e nunca mais voltar e que você vai ter que se prostituir, ou passar fome, ou casar de novo com outro que pode ter o mesmo destino?
- JORGE AMADO PORQUE ME MATASTE?

Jéssica.Marins 03/07/2020

Porto dos Milagres
Meu primeiro livro de Jorge Amado. Confesso que no começo achei a leitura arrastada, mas ainda assim me chamou atenção a forma poética da escrita e por isso persisti e não me arrependi. Depois a história vai se desenvolvendo e você acaba criando vínculos com os personagens e assim o livro ganha outra cor. No final entendemos a força e o milagre dos filhos e filhas de Janaína, Rainha do mar, Iemanjá.

AleixoItalo 10/07/2020

Jorge Amado foi um dos escritores brasileiros mais bem sucedidos da história. Seu sucesso é associado ao lirismo com que conta suas histórias, muitas vezes cedendo a um tom romantizado e estereótipos novelescos, mas sempre criando personagens marcantes e tramas cheias de personalidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O mar é provavelmente um dos personagens mais reverenciados da literatura, onde já foi pátria, percurso, protagonista ou antagonista. Em Mar Morto também faz as vezes de entidade, mas aqui o personagem principal é a orla como um todo, Jorge Amado concede vida ao cais de Salvador, criando momentos, dando cores, cheiros e povoando-o de personagens memoráveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A trama segue os passos de Guma (aquele da novela) em sua labuta diária de "marítmo", mas acima dele está o Cais como verdadeiro protagonista, afinal é ele que cede palco e assiste as idas e vindas de marinheiros, prostitutas, esposas, mães e todo sortilégio de personagem com (ou sem) rumo que vagam por ali.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como um dos principais nomes do Regionalismo, as obras de Jorge Amado dão voz e identidade ao povo nordestino, mais especialmente a Bahia. Aqui o conto de amor entre Guma e Lívia serve como alicerce para a história de todo o povo baiano que habita o cais, todos sendo observados pelo olhar imparcial do oceano!

Ana Luiza 10/07/2020

Lindo
Livro lindo, emocionante. Indicaria para um amigo com certeza.

Steff 17/07/2020

O mar é mistério
Li esse livro por indicação de uma amiga, confesso que no início eu tive muita vontade de desistir, foi meu primeiro contato com a escrita de Jorge Amado e foi um pouco difícil pra me acostumar, mas gostaria de ressaltar que não me arrependo de ter dado continuidade. Da metade do livro para o final ele me prendeu de um jeito que fiquei totalmente apaixonada.
O romance tem como protagonista principal o mar, lugar que desencadeia nos personagens sentimentos tão diversos que parecem impossíveis ocorrerem simultaneamente.
Ao longo do livro são tecidas narrativas que envolvem amor, amizade, religião, traição, questões sociais, culturais, agressão e tantas outras temáticas de forma harmoniosa.
A vida do povo marítimo, seja por nascimento ou destino é permeada por questões profundas que só a leitura fará você compreender.
A leitura é maravilhosa, principalmente quando você passa a se acostumar com a forma que é organizada, vale muito a pena, é um livro muito emocionante e desperta um olhar mais aguçado sobre diversas questões.

Bru 18/07/2020

Jorge amado consegue o feito nada humilde de nos fazer amar o romance de Lívia e Guma, mas também nos mostra um outro personagem ainda mais vital para a história, o mar. O mais brilhante deste livro é nos introduzir o conceito de ser um homem do mar, que o mar faz parte do sustento, dos desejos e imaginário desse povo. As águas sendo eternas e os homens efêmeros, desejosos que sua vida os levem a Janaína, todos querem ser despojados por ela, para serem seu herói.

Ale 31/07/2020

É doce morrer no mar.
Guma sabe o que o destino o reserva, o destino do povo do mar está escrito nas canções que corre pelo cais da Bahia, e, como todos que nascem no mar, está certo que um dia irá com Iemanjá para as Terras do Sem Fim.

Quadro Cult 06/08/2020

Belo e triste, o clássico de Jorge Amado descreve a vida na beira do cais da capital baiana, a partir da história de Guma e Lívia. Belo, pelo relato poético e sensível do cotidiano, e triste, pois retrata que a sina dos homens é morrer no mar e deixar mulheres e filhos desamparados.

O texto faz uma interessante mistura de situações muito realistas, com lendas e fenômenos sobrenaturais. Inclusive, a fé é um aspecto muito relevante na trama, que faz um registro rico da devoção à Iemanjá. Saveeiros, canoeiros e marinheiros enfrentam, destemidos, todos os perigos, esperando pela honra de serem levados pela rainha das águas e apartados da sua realidade sofrida.

É um livro de 1936 que surpreende ao tratar de assuntos polêmicos até hoje, como aborto e liberdade sexual, de uma forma nada conservadora. Expõe ainda como a falta de oportunidades é cruel e segregadora, mostrando gerações de crianças abandonando a escola para trabalhar e diversas viúvas se entregando à prostituição para sobreviver, em um ciclo que parece nunca ter fim.

Apesar de tudo, o enredo passa uma mensagem de esperança e presta homenagem aos trabalhadores pobres e às suas vidas simples. A escrita do autor é encantadora e intensa, criando cenas tocantes de amor e tragédias dolorosas, que marcam o leitor, transportando-o imediatamente para o litoral da Bahia. A obra fala de pobreza e trabalho duro, mas também de coragem e superação, e nos permite sonhar com uma transformação, que traga novo destino para os mais vulneráveis.

site: https://www.instagram.com/quadrocult/

Peleteiro 07/08/2020

Senti-me muito feliz lendo este livro e enxergando como a Bahia foi bem representada por Jorge. Fora o seu amigo João Ubaldo, dificilmente algum outro autor retratará a cultura e o povo baiano com a fidelidade que eles dois imprimiram em sua obras. Em alguns momentos achei o livro repetitivo, mas os encantamentos dos mares aqui expostos tornam a repetição irrisória. Que bom que Jorge existiu para nos contar sobre a Bahia que já foi, mas ainda é.

Giu 09/08/2020

?As estradas da cidade já estavam há muito conquistadas. A do mar era conquistada diariamente, era ir a uma aventura toda vez que se partia.?

Numa prosa poética, Jorge descreve uma história riquíssima sobre o cais da Bahia, e nos faz sentir o amor, o medo, a tristeza e nos deixa torcendo pelo milagre de dona Dulce.

Leiam, é apaixonante.

Maria Clara Machado 12/08/2020

Mar Morto
Achei que os elogios Jorge Amado nos tempos atuais em boa parte se davam por conta de ser um escritor conhecido/clássico, mas nossa... A escrita é simplesmente incrível, gostosa de ler, eu tô chocada!

O livro mal tinha começado e eu já estava melancólica querendo chorar por conta da personagem. É tão bem escrito e envolvente que nos faz entender o que os personagens sentem e adentremos nas suas vidas.

O final foi por incrível que pareça, inesperado pra mim kkkkkkkk Não me decidi se achei bonito ou se foi besteira da personagem. Nesse desfecho finalmente entendi de forma mais sentimental o nome da obra. Ai foi lindo sim!!!

Além disso ter uma obra tão linda e regional é muito bom, já que sou da Bahia. Recomendo demais!

Eduardo 22/08/2020

Linda história, retrata bastante as questões relacionadas as cresas, o conformismo em relação ao destino.