Mar morto

Mar morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Ana Luiza 10/07/2020

Lindo
Livro lindo, emocionante. Indicaria para um amigo com certeza.

Steff 17/07/2020

O mar é mistério
Li esse livro por indicação de uma amiga, confesso que no início eu tive muita vontade de desistir, foi meu primeiro contato com a escrita de Jorge Amado e foi um pouco difícil pra me acostumar, mas gostaria de ressaltar que não me arrependo de ter dado continuidade. Da metade do livro para o final ele me prendeu de um jeito que fiquei totalmente apaixonada.
O romance tem como protagonista principal o mar, lugar que desencadeia nos personagens sentimentos tão diversos que parecem impossíveis ocorrerem simultaneamente.
Ao longo do livro são tecidas narrativas que envolvem amor, amizade, religião, traição, questões sociais, culturais, agressão e tantas outras temáticas de forma harmoniosa.
A vida do povo marítimo, seja por nascimento ou destino é permeada por questões profundas que só a leitura fará você compreender.
A leitura é maravilhosa, principalmente quando você passa a se acostumar com a forma que é organizada, vale muito a pena, é um livro muito emocionante e desperta um olhar mais aguçado sobre diversas questões.

Bru 18/07/2020

Jorge amado consegue o feito nada humilde de nos fazer amar o romance de Lívia e Guma, mas também nos mostra um outro personagem ainda mais vital para a história, o mar. O mais brilhante deste livro é nos introduzir o conceito de ser um homem do mar, que o mar faz parte do sustento, dos desejos e imaginário desse povo. As águas sendo eternas e os homens efêmeros, desejosos que sua vida os levem a Janaína, todos querem ser despojados por ela, para serem seu herói.

Ale 31/07/2020

É doce morrer no mar.
Guma sabe o que o destino o reserva, o destino do povo do mar está escrito nas canções que corre pelo cais da Bahia, e, como todos que nascem no mar, está certo que um dia irá com Iemanjá para as Terras do Sem Fim.

Quadro Cult 06/08/2020

Belo e triste, o clássico de Jorge Amado descreve a vida na beira do cais da capital baiana, a partir da história de Guma e Lívia. Belo, pelo relato poético e sensível do cotidiano, e triste, pois retrata que a sina dos homens é morrer no mar e deixar mulheres e filhos desamparados.

O texto faz uma interessante mistura de situações muito realistas, com lendas e fenômenos sobrenaturais. Inclusive, a fé é um aspecto muito relevante na trama, que faz um registro rico da devoção à Iemanjá. Saveeiros, canoeiros e marinheiros enfrentam, destemidos, todos os perigos, esperando pela honra de serem levados pela rainha das águas e apartados da sua realidade sofrida.

É um livro de 1936 que surpreende ao tratar de assuntos polêmicos até hoje, como aborto e liberdade sexual, de uma forma nada conservadora. Expõe ainda como a falta de oportunidades é cruel e segregadora, mostrando gerações de crianças abandonando a escola para trabalhar e diversas viúvas se entregando à prostituição para sobreviver, em um ciclo que parece nunca ter fim.

Apesar de tudo, o enredo passa uma mensagem de esperança e presta homenagem aos trabalhadores pobres e às suas vidas simples. A escrita do autor é encantadora e intensa, criando cenas tocantes de amor e tragédias dolorosas, que marcam o leitor, transportando-o imediatamente para o litoral da Bahia. A obra fala de pobreza e trabalho duro, mas também de coragem e superação, e nos permite sonhar com uma transformação, que traga novo destino para os mais vulneráveis.

site: https://www.instagram.com/quadrocult/

Peleteiro 07/08/2020

Senti-me muito feliz lendo este livro e enxergando como a Bahia foi bem representada por Jorge. Fora o seu amigo João Ubaldo, dificilmente algum outro autor retratará a cultura e o povo baiano com a fidelidade que eles dois imprimiram em sua obras. Em alguns momentos achei o livro repetitivo, mas os encantamentos dos mares aqui expostos tornam a repetição irrisória. Que bom que Jorge existiu para nos contar sobre a Bahia que já foi, mas ainda é.

Giu 09/08/2020

?As estradas da cidade já estavam há muito conquistadas. A do mar era conquistada diariamente, era ir a uma aventura toda vez que se partia.?

Numa prosa poética, Jorge descreve uma história riquíssima sobre o cais da Bahia, e nos faz sentir o amor, o medo, a tristeza e nos deixa torcendo pelo milagre de dona Dulce.

Leiam, é apaixonante.

Maria Clara Machado 12/08/2020

Mar Morto
Achei que os elogios Jorge Amado nos tempos atuais em boa parte se davam por conta de ser um escritor conhecido/clássico, mas nossa... A escrita é simplesmente incrível, gostosa de ler, eu tô chocada!

O livro mal tinha começado e eu já estava melancólica querendo chorar por conta da personagem. É tão bem escrito e envolvente que nos faz entender o que os personagens sentem e adentremos nas suas vidas.

O final foi por incrível que pareça, inesperado pra mim kkkkkkkk Não me decidi se achei bonito ou se foi besteira da personagem. Nesse desfecho finalmente entendi de forma mais sentimental o nome da obra. Ai foi lindo sim!!!

Além disso ter uma obra tão linda e regional é muito bom, já que sou da Bahia. Recomendo demais!

Eduardo 22/08/2020

Linda história, retrata bastante as questões relacionadas as cresas, o conformismo em relação ao destino.

Thaysrochamed 25/08/2020

Na beira do mar
Apesar do mar ser lindo, ele tem os seus segredos, seus mistérios e traz consigo devaneios dos marinheiros que ali dependem e também tristezas das mulheres que esperam a vida toda o dia em que seu marido desaparecerá naquele imenso mar, o Mar Morto. O mar de Iemanjá, de Janaína. O que fica é a esperança, a espera de um milagre daqueles que ali dependem das águas turbulentas, para que um dia tudo isso acabe, que as mulheres não criem seus filhos sozinhas, que não haja a evasão escolar, que não exista desespero e dor na beira do mar.

daiane301 28/08/2020

Jorge Amado escreve de forma tão linda, quase poética nesse livro. A história de Guma, a cultura dos homens do mar que aceitam seus destinos nos braços de Janaina, realmente me cativou. Os personagens são profundos e complexos, muito bem aproveitados, me apeguei a todos de certa forma.

EvaíOliveira 12/09/2020

Jorge Amado dos meus pecados
Mais uma das obras geniais de Jorge Amado. Paralelo ao culto à rainha do mar, Iemanjá, a obra apresenta a vida dura dos marinheiros, os desejos muitas vezes não alcançados, prostituição e contrabando.
A única coisa que me desagradou, foi o final. Não queria que...

Leãozinho 13/09/2020

Sensacional
O início é um tanto confuso, a leitura é arrastada e aparentemente não há uma ordem cronologia, mas conforme se avança na história, tudo começa a se encaixar e a fazer sentido. Quando menos se espera já se apegou aos personagens.
"Acompanhar" a vida dos homens que vivem do mar e das suas mulheres traz uma percepção para a vida que todos deveriam ter a oportunidade de ter.
É uma obra prima da literatura brasileira, todos deveriam ler a história da vida de Guma.