Mar morto

Mar morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Lila 22/10/2021

Encantador
Encantador, poético e muito triste. Não foi meu primeiro contato com Jorge Amado, mas sem dúvida foi o que mais destruiu meu coração ?

Rodrigo 03/10/2022

Lirismo amadiano
O livro mais poético do Amado Jorge, com um enredo que aborda as inúmeras nuances da vida, repleto de significados e referências, de amor e religiosidade, de crendices e viagens.

Paulo Henrique 14/04/2023

Confesso que em alguns momentos achei bem chatinho, mas no geral eu gostei. A repetição constante de falar de sexo & mar é algo que marca bastante. Os assuntos abordados também são interessantíssimos, desde a religiosidade - que normalmente não se vê religiões de matrizes africanas em literaturas brasileiras - até a maneira que é abordada a prostituição, a pobreza e a própria falta de noção dos pescadores (diga-se machismo). Eu estava procurando mais livros brasileiros do século XX para ler e esse - por incrível que pareça - nunca tinha ouvido falar e me surpreendeu! Não imaginava um romance sobre o litoral brasileiro dessa maneira, principalmente por fugir do Rio de Janeiro.

Patyk. 09/09/2012

"É doce morrer no mar"... também é doce ler Mar Morto. Um dos livros mais lindos e poéticos que eu já tive em mãos.
Devolvi à estante e coloquei no coração.
Jana 09/11/2014minha estante
Definiu completamente a reação que ''mar morto'' me causou!

Peleteiro 07/08/2020

Senti-me muito feliz lendo este livro e enxergando como a Bahia foi bem representada por Jorge. Fora o seu amigo João Ubaldo, dificilmente algum outro autor retratará a cultura e o povo baiano com a fidelidade que eles dois imprimiram em sua obras. Em alguns momentos achei o livro repetitivo, mas os encantamentos dos mares aqui expostos tornam a repetição irrisória. Que bom que Jorge existiu para nos contar sobre a Bahia que já foi, mas ainda é.

Rodriguinho @literario.rojo 25/05/2021

“O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem…”
Publicado em 1936, Jorge Amado escreve um romance que tem como cenário a beira do cais no Recôncavo baiano, uma história única referente aos marinheiros que têm como vida o mar de Iemanjá.
A obra nos conta de forma poética a história de amor entre Guma e Lívia, ele criado no mar para o mar e ela mulher que não conhece a vida a beira do cais e que se casa com esse marinheiro e passa a viver no cais e todos os dias convive com a angústia de seu amor não retomar do mar, e assim ser levado pelos braços de Iemanjá.
Somos apresentados a outros personagens que residem ali à beira desse cais e que a vida dos mesmos são predestinados a crescer e morrer em condições árduas que são expostas. Destaque para Rosa Palmeirão, importante personagem feminina, que carrega uma navalha em seu corpo e se protege dos ataques do mundo.
Tenho como destaque a escrita de forma lírica que o autor nos conta sua história, Jorge Amado te encanta ao te levar para o mar. A narrativa também contém críticas sociais no qual os personagens da professora Dulce e o médico Rodrigo abordam ao tentar criar uma consciência em torno do povo do cais.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Clássico da literatura Brasileira
Primeira obra que li do Jorge amado e que obra meus caros.Descobrir que a novela Porto dos milagres,da Globo foi baseada nessa novela,lendo essa história.
Aqui Jorge Amado conta a história de amor do pescador Guma e Lívia,a jovem da cidade.E ele fala da vida e das tradições dos pescadores da Bahia.
As suas crenças,o seu dia-a-dia,a sua fé.E uma história tipicamente Brasileira e eu gostei bastante.

Mirella.Maria 27/05/2023

Surpreende
Confesso que em muitos momentos achei o livro bem repetitivo, muito didático e até enfadonho. Parecia que não tinha uma história de fato, nada acontecia e que seria apenas um apanhado de causos dos marítimos.

Mas claro que Jorge acaba nos brindando com um final belíssimo e não nos decepciona! É um livro muito poético e que claro, traz a fé do autor na força revolucionária do povo!

gigica 11/02/2022

JORGE AMOR DA MINHA VIDA
Primeiro livro que eu li do Jorge amado e foi amor do começo ao fim. Não vou ficar escrevendo grandes coisas sobre o autor, a melhor maneira de conseguir expressar tudo oq eu sinto por esse homem é ELE É FODA DEMAIS, simplesmente.
Chorei horrores lendo esse livro, é tão íntimo, me senti na mesma vila que os personagens, viajei nos mesmos saveiros, conheci e aprendi a amar a mesma Janaína, compartilhei das dores, das canções, das alegrias e mazelas, vivi essa experiência 100% e recomendo a todos.
cecília :D 11/02/2022minha estante
Esse livro é absolutamente PERFEITOO
Nossa só de lembrar já me vem imagens dos saveiros no cais de salvador, maravilhoso demais

Débora 15/02/2022minha estante
Jorge tbm é o amor da minha vidaaaaaa ?

Elizabeth 08/07/2022

Morte
Muitas mortes, um livro com muito machismo, as mulheres sempre dependentes de marinheiros, mas no final a mulher tem seu triunfo, apesar dos marinheiros sempre precisar da rainha do mar.

Brina 16/06/2021

Como é doce morrer no mar!
Jorge Amado faz uma proeza de transformar a morte em poesia. Livro contado como uma canção, de uma sensibilidade fora do comum.

Jonas 30/01/2023

Bom livro. Nesta história acompanhamos a vida do povo que mora e trabalha no cais da Bahia ... acompanhamos a vida sofrida de um povo que depende do mar para sobreviver ... acompanhamos suas lutas, aventuras, o medo de perder familiares e amigos nas ondas do mar morto e o desejo de lutar contra um destino e obter uma vida melhor.

Eduardo 22/08/2020

Linda história, retrata bastante as questões relacionadas as cresas, o conformismo em relação ao destino.

yas 31/01/2021

Repleto de magia, mistério e crueza esse romance nos apresenta a vida dos marítimos nos cais da Bahia, mas muito além disso, descreve tão profundamente a finitude da vida no Mar.
Para mim, o amor entre Guma e Lívia não é o centro da história, mesmo tendo seus momentos arrebatadores, a construção do Mar como entidade e o enredo mítico em torno da figura de Iemanjá foram o que mais me encantaram na escrita de Amado.