Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Charlinho07 21/06/2023

Uma vida de aventuras
Quem é o mais louco: a pessoa acometida pela loucura ou o são que embarca na ilusão?

Dom Quixote é um livro divertido sobre um homem que se apega ao mundo fantasioso da cavalaria andante. Muitos de nós, apaixonados pela leitura, vez ou outra, também queremos fazer dos mundos literários nossos mundos reais, já que a realidade, muitas vezes, ou melhor, quase sempre, não é muito agradável.

Para o contexto da época em que foi escrito, o livro é uma sátira, uma crítica talvez, aos costumes literários (ou crenças) da época.

Me senti como se estivesse lendo algum conto de fadas ou assistindo a um filme da sessão da tarde, de temática medieval com toque de comédia. A leitura te prende e te faz imaginar as maluquices em que Dom Quixote e Sancho Pança se aventuram. Muitas vezes, o louco parecia mais são que os bem ajuizados.

Recomendo a leitura.

islbeisa 17/06/2023

Nota do Leitor
Dom Quixote é uma leitura ótima, descontraída e engraçada que leva nossa imaginação longe.
No início da história, se fica questionando a Loucura do nosso protagonista, mas ao decorrer de suas aventuras se acaba entrando na loucura junto com ele, pelo menos foi assim comigo.
Me questionei sobre a existência da Dulcinéia, mas entendi que era um amor de sua juventude que ele idealizou pois era um fator importante para um cavaleiro andante.
Percebe- se também que Sancho, só acompanha Dom Quixote por interesse de ter uma ilha e se tornar governador, o que no decorrer da trama vemos que acontece, mas ele entende que poder e dinheiro não é tudo e deseja voltar para sua esposa e família.
A amizade entre os dois viajantes vai se tornando muito linda de se ver, tanto que no final, Sancho aceita uma nova aventura com seu amo apenas para a sua melhora.
Tem muita coisa que pode se retirar desse livro, Dom Quixote realmente estava louco? Ou apenas idealizou o mundo que queria viver e assim o fez? Mostrando coragem, além de não se importar com os pensamentos alheios.
Terminei o livro e ainda estou me questionando muita coisa, vale muito a pena a leitura!

rfalessandra 17/06/2023

Um clássico é um clássico por algum motivo
Antigamente eu pensava que "Dom Quixote" seria apenas uma sátira às novelas de cavalaria e nada mais, porém descobri nessa leitura elementos que sobressaem em cima disso.

É uma constante das narrativas fictícias, ainda que em doses mínimas, desperta em seus leitores reações de surpresas com o desenrolar dos acontecimentos no decorrer da história.

Ao moldar a realidade a sua própria maneira de enxergar o mundo, o Cavaleiro da Triste Figura vive um ideal que se distancia da letárgica existência que antes tinha.

Cada episódio de sua jornada se torna um acontecimento ímpar na "comparação do seu valoroso ofício", onde tudo pode acontecer sob os argumentos mais absurdos possíveis.

Ainda que os méritos dos responsáveis por essa adaptação contemporânea, as narrativas de Dom Quixote surpreendem em natureza e humor tão atuais e familiares.
Miguel de Cervantes aos modos de um jornalista, zomba do estereótipo tão popular de homem valente e moral através de uma narração que abrange o delírio narcisista de seu herói e a visão debochada de quem o assiste.

Simplesmente não tenho receio de afirmar que o "Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é uma obra atemporal que permanecerá sendo lembrada enquanto existir pessoas que prezam uma boa literatura.
13marcioricardo 17/06/2023minha estante
Excelente resenha ?

mpettrus 17/06/2023minha estante
Resenha perfeita, Alessandra!!! ???????

rfalessandra 18/06/2023minha estante
Poxa obrigada ?

Raimundo.Sales 19/06/2023minha estante
Por isso é considerado o maior romance de todos os tempos. Parabéns pela linda e muito sabia análise!

rfalessandra 20/06/2023minha estante
Concordo com você

Yorgos 23/06/2023minha estante
Que linda sua escrita

Geraldo Marçal 26/06/2023minha estante
Resenha espetacular, parabéns. ??????

rfalessandra 27/06/2023minha estante
Agradeço a todos??

Mayabooksta 06/07/2023minha estante
As vezes, nós criamos nossos próprios demônios. Ler qua do pensarmos que somos apenas nós, contra o mundo inteiro.

Ricardo 10/12/2023minha estante
"? O mesmo que acontece na comédia ? disse dom Quixote ? acontece no mundo, onde uns representam os imperadores, outros os pontífices, enfim, todas as figuras que podem se introduzir numa peça. Mas, chegando ao fim, que é quando acaba a vida, a todos a morte tira os trajes que os diferenciavam, e ficam iguais na sepultura.
? Bela comparação ? disse Sancho ?, mas não tão nova que eu não a tenha ouvido muitas e muitas vezes, como aquela do jogo de xadrez: enquanto dura a partida, cada peça tem sua função particular, mas no fim se juntam todas, são misturadas e remexidas, e as metem num saco, que é como meter o pé na cova."

Eduardo.Silva 16/06/2023

O que dizer de um clássico?
É Dom quixote. O terceiro livro mais vendido do mundo e o segundo mais lido depois da Biblia. O que posso dizer? Apenas o que senti. E o que senti e me motivou a comentar sobre, é o quanto esse livro consegue ser engraçado e gostoso de ler e ao mesmo tempo profundo. São inumeras histórias e um só livro. Dente as quais as que mais gostei nessa primeira leitura foram as que se seguem: O "enlouquecimento" de Quixote pelos livros de cavalaria, pois me identifico. A forma como a inquisição controla diversos aspectos da vida dos personagens. O confito de turcos e cristãos. A história da mulher que quer viver sozinha e de como os homens a culpam pelos sofrimentos que ela lhes inflinge; O curioso impertinente, obviamente, um livro a parte, faz Dom Quixote parecer um jogo de RPG. O caso do prisioneiro e sua dama. E inumeras outras. Também a discursão de Quixote: "Armas ou letras"? em que dando favor as armas enquanto utiliza das letras, remete ao seu criador Cervantes que era soldado e leitor. A mini história do louco que enganou as pessoas também é maravilhosa e todo o arco de Sancho é inspirador. Explica por que todo mundo leu e todo mundo pode e deveria ler. Nem todos vão gostar, mas nenhum pode dizer que não é Épico.

Ioneide 07/06/2023

Clássico
Dom Quixote, um personagem cheio de sonhos e louco por amor e aventuras. Gostei bastante de conhecer essa história numa adaptação bem feita e boa de ler.

feitadeazul0 06/06/2023

Não é meu tipo de leitura, mas tô tentando ler os clássicos aos poucos.

Apesar de achar um debate importante sobre saúde mental, adorei o quanto esse livro trabalhou meu imaginário

Italo139 02/06/2023

Dom Quixote e seu companheiro juntos kkk muito bom "ataque ataque os gigantes"

"Mais que gigantes??"Kkk

Carlos 29/05/2023

Dom Quixote e Sancho Pança.. Extraordinário
Uau? que leitura maravilhosa? a cada aventura, a cada desventura uma pintura de Cervantes ? muitos disparates engraçados? um livro que valoriza a moralidade?

Muito bom!!

Gabriella123 19/05/2023

Loucura ou razão? São opostos ou companheiros?
Eu estava ansiosa para ler essa obra pela fama gigantesca que ela tem mundialmente ? você pode até nunca ter tocado em uma edição de Dom Quixote, mas você conhece ela de alguma forma. Eu fui com muitas expectativas e, no final das contas, fiquei bem frustrada, porque narra as aventuras do Quixote com o Sancho e as pataquadas que eles se metem, mas chega a um ponto que o humor do livro se torna extremamente bobo ? do tipo que diverte uma criança de 7-8 anos de idade ? e as bagunças que eles se metem ficam repetitivas, o que tornou parcela considerável da leitura muito cansativa e pesarosa para mim.

Inquieta comigo mesma, eu fui atrás de resenhas e vídeos sobre a obra e fiquei numa mistura agridoce de sabores na boca. Dom Quixote não entra para meu top livros revolucionários, mas conforme as opiniões que li e ouvi, eu concordo plenamente na ideia angustiante e desesperada do nosso fidalgo que, para fugir das tristezas e dores da alma que vem com a idade, ele mergulha em livros de cavaleiros e se imagina nelas, começando a viver e desfrutar como seus heróis imaginários. A pergunta que nos fica é: Dom Quixote é realmente tão louco assim? Será que todos nós não temos um dentro de nós? Afinal, quem nunca desejou ou sonhou com outras realidades no intuito de fugir das enfadonhas amarguras da vida? E qual o limiar que separa a loucura do pleno juízo? É a ausência de razão que faz a loucura ou o excesso de juízo que constitui a loucura?

Enfim, em suma: não desgostei e nem gostei, e só persisti até o final da leitura por causa das resenhas de terceiros.
wanessa.silvana 22/05/2023minha estante
super concordo

Gabrielle.Viturian 17/05/2023

Clássico, maravilhoso não tem palavras pra descrever esse livro, porém não indico pra quem tá começando a ler

Rodrigo837 17/05/2023

A minha primeira leitura de Dom Quixote.
Um dos melhores livros que eu já li em toda minha vida . recomendo bastante essa edição para os iniciantes em Dom Quixote,pois se trata de uma tradução mais adaptativa para os novos leitores,com uma tradução que evita o máximo de termos arcaicos, com uma linguagem mais moderna por assim dizer, e depois fazer uma releitura com uma tradução mais literal ao texto de Miguel de Cervantes,pois vale muito pena ler essa grande obra mais de uma vez.

Giovanna383 16/05/2023

A comédia do cai cai
Esse é mais um clássico para ler antes de dormir com a básica comédia do louco. Personagens birutinhas que te fazem rir por cair ou por falar coisas absurdas, mas ainda sim, dá certo.

Carlos 15/05/2023

Que livro top!!
Assisti muitas resenhas sobre Dom Quixote e sempre tive muita curiosidade em ler. Só que tinha muito receio de não achar o livro tão bom quanto diz ?a fama?.

Mas [porém, no entanto, todavia] ?? posso afirmar que foi um excelente livro. Este volume 1 foi maravilhoso! Surpreendente!! Tinha muita expectativa para a leitura e graças a Deus foram supridas. ??
Cada aventura de Dom Quixote com Sancho Pança, cada história que aparecia? tudo mto bom? Miguel de Cervantes foi muito feliz!

Um ponto muito positivo da editora Penguin-Companhia foi a tradução do Ernani Ssó. Nossa! Leitura bem fluida? parabéns!!

Claro que antes de comprar o livro fiz uma breve pesquisa das traduções, e este da Penguin é assertivamente muito boa!!

Um livro excelente!! Recomendo demais a todos se aventurarem a participarem das desventuras do nosso cavaleiro andante Dom Quixote!!