O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Alicia 22/09/2021

Dom Quixote parece ser doidinho de pedra quando você começa a ler, mas depois que você se sente fazendo parte da história, você percebe que na verdade ele só não tem medo de fazer o que quer. Ele sonha em ser cavaleiro, mas diferente das pessoas que vivem sonhando, ele batalha pra ser um (literalmente). É interessante que esse sonho era tão real na cabeça dele, que de tanto falar, para alguns ele ficou conhecido como o grande Dom Quixote de La Mancha.
Enfim, recomendo muito.

Lara.Flandim 13/03/2024

O famoso Dom Quixote de La Mancha
Primeiro de tudo, vale ressaltar que o meu livro tem 109 páginas, então a história foi bem curta e rápida. Tenho certeza que isso afetou a minha leitura de uma forma positiva, pois eu gostei que tudo aconteceu sem enrolação!
Eu li esse clássico só para fazer uma prova na minha escola e estava bem desanimada pra ler algo que parecia tãooo entediante, mas me surpreendi pq achei a história interessante e até divertida.
Entretanto, se eu tivesse que ler uma adaptação desse livro que tivesse 300 páginas, com certeza acharia super chato e não aguentaria, então eu agradeço muito que essa minha adaptação tenha poucas páginas ?
Helô 14/03/2024minha estante
a minha tem 360 e eu tô com zero vontade de ler ??

Lara.Flandim 14/03/2024minha estante
@Helô eu não aguentaria ler ent boa sorte ?

Diego.Fernanda 07/01/2022

O que dizer sobre Alonso Quijano, o Bom, ou melhor Dom Quixote De La Mancha, um fidalgo e bravo cavaleiro andante à sua sede por aventuras perigosas e grandiosas que só um verdadeiro cavaleiro andante para se lançar à tal aventura.
Dom Quixote em seu cavalo Rocinante, junto com seu fiel escudeiro Sancho Pança e seu asno saíram pelo mundo ao encontro de suas aventuras, onde Dom Quixote acreditara piamente que estava cada vez mais perto de encontrar sua tão amada Dulcineia del Toboso.
Entre perigos, vitórias, derrotas desastrosas e hilárias, essa história clássica nos prende e nos cativa pelos personagens a cada página.
Essa é uma edição de tradução adaptada, o que facilita muito para a compreensão para aqueles que não tem costume de ler livros clássicos de uma linguagem um tanto complicada.

Claudinei 03/05/2020

Tradução ruim.
A história é muito boa, mas não gostei da tradução, dificulta a leitura.
Felipe Ribeiro ð 03/05/2020minha estante
Creio que a tradução mais fluida seja da Penguin/Companhia. Demoro um pouco a encarar os clássicos, justamente procurando a "melhor tradução"

Claudinei 06/05/2020minha estante
Também tenho essa dificuldade, demorei para comprar Metamorfose pois as avaliações da maioria das traduções que encontrei eram ruins. Acabei comprando no chute a edição da Amazon, espero que seja boa

Jaime Filho 03/10/2020

Finalmente conclui esta longa leitura e posso dizer que já sinto saudades da companhia de Dom Quixote e Sancho Pança. Por vezes senti tédio com capítulos menos interessantes, em outras me vi rindo com as loucuras e as situações inusitadas da história. Um tipo de humor que me lembrou os atos de bravura de um Chapolin Colorado ou as peripécias dos filmes de Mazzaropi. Como fonte histórica, o valor da obra é inestimável. Nela se evidenciam os resquícios do feudalismo medieval, o classicismo do Renascimento, o poder da Igreja Católica e a onipresença da Inquisição. Também chamam a atenção os "preconceitos" com islâmicos e judeus; e o papel da mulher naquela perspectiva. Tudo sob a simplicidade cativante do ambiente e dos inúmeros personagens que cruzam o caminho dos protagonistas. Enfim, sinto-me realizado por ler este clássico.
caio.lobo. 03/10/2020minha estante
Muita boa a observação da semelhança de Dom Quixote com Chapolin e Mazzaropi. A influência do humor cativante de Cervantes é influente até hoje. Gosto muito da cena do "barraco" na estalagem, rio muito.

Jaime Filho 03/10/2020minha estante
Cara, essa foi a passagem mais engraçada kkkk ri como se tivesse assistindo. A simplicidade de um clássico.

Benício 12/01/2021

Dom Quixote não é um clássico por acaso...
O Sancho se tornou meu favorito - ele é a parte mais engraçada e as vezes é mais louco que o próprio Quixote -, ele é o sal do livro.

?Quantas estradas um homem tem que percorrer para ser chamado ?homem???

Dom Quixote é a personificação do que deveríamos ser: Honestos, sonhadores e fiéis aos nossos preceitos.
Aline Casellato 13/01/2021minha estante
Ah estou amando também!!! Só queria ler ele mais rápido rsrs

Benício 13/01/2021minha estante
E eu queria que tivesse mais.

Benício 13/01/2021minha estante
Hahaha

Guilherme.Ribeiro 04/12/2021

Adaptação muito boa
Primeiro temos que destacar que o livro é uma adaptação, mas não deixa de ser uma obra bem interessante.

O livro conta a estória de um homem que, influenciado pelas gloriosas histórias de cavalaria, mas já de idade avançada resolve se aventurar pelo mundo montado em um pangaré e em companhia de um simples camponês.

O resto, só lendo pra saber.

Thaina130 09/11/2022

Dom Quixote jamais será esquecido
Na província de Mancha, na Espanha, vive um fidalgo, chamado Dom Quixote que, de tanto histórias de cavaleiros medievais, confunde fantasia com a realidade e sai pelo mundo acreditando ser um deles. É acompanhado em suas aventuras por Sancho Pança, seu fiel escudeiro, que tem uma visão prática das coisas, mas é fascinado pela imaginação de Dom Quixote.
Durante a leitura apenas sentia dó dos dois. No final, de todas as suas aventuras e loucuras, eles sempre se davam mal. Todos batiam neles. Foram até fortes de aguentar tanta paulada da vida.
A história me prendeu até o final, uma história engraçada e apesar do livro ser um pouco longo, a história é leve e descontraída.
O final que me quebrou. Fiquei muito triste com final do nosso herói e o fim de suas aventuras que infelizmente não teve um final feliz.

haroeira 27/10/2009

O quixotesco desvio do mirabolante acaso
Dom Quixote é um louco, alucinado, joselito-sem-noção e Sancho Pança é uma mula, um asno de seguir o doido cavaleiro andante. e entre alucinações e devaneios e mulices vão andando pela espanha e encontrando situações que os fazem entrar pelo cano: eles apanham, caem no ridículo, são alvos de deboche, entretanto, Cervantes põe na boca de ambos as mazelas não só da época como do ser humano. apesar da loucura, Dom Quixote solta pérolas, filosofa, até Sancho Panço com seus ditos lança também farpas contra a sociedade e o mundo. é super-hiper-ultra-over-mega-blaster engraçado. e Cervantes relata cada história dentro da história, uma mais interessante do que a outra. é uma obra-prima. o lance é vencer as cem primeiras páginas: o livro é de 1605 e a tradução é lá de trás também. a linguagem é meio arcaica, às vezes invertida, o que acarreta um certo cuidado e atenção com a leitura. depois, é a maior curtição. aquela coisa burlesca, bufa, impagável.
Jonny 20/12/2019minha estante
Dom Quixote e Sancho pança não podem ser separados desta história, pois é esta dupla que dá todo o enfase á trama, sem Sancho Pança Dom quixote não teria com quem dialogar/brigar. A loucura de Don Quixote contracena com o acreditar de Sancho pança em toda aquela loucura do seu amo. Eles foram feitos um para o outro, Sancho mais céptico mas semprte acreditando que seu amo cumpriria p prometido. Dom quixote viveu a vida acreditando na fantasia dos livros de cavalaria andante que tanto leu.

Ize 30/05/2022

Já conhecia muito dá história mesmo antes de ler o livro. Ainda assim, a leitura valeu a pena. Minha parte favorita foi o quando o Dom Quixote e o Sancho ficaram no castelo do duque e da duquesa. Apesar de conhecer várias partes o final me surpreendeu, pois por alguma razão eu esperava um final aberto, cheio de histórias ainda não contadas, mas não foi o que aconteceu.
Deisi 30/05/2022minha estante
É um dos meus livros favorito. O Sancho sabe das loucuras do Dom kkkkk. Mais aceita ele como ele é. Tem uma singelidade na amizade deles. Uma mistura de muitos sentimentos

Jack 05/07/2020

Leitura obrigatória
Além de agradável, a leitura flui naturalmente a cada capítulo curto. E o humor combina com as palavras rebuscadas usadas, Dom Quixote é um dos personagens mais icônicos do mundo.

Amanda 10/04/2021

Esse livro dividido em dois volumes, foi aclamado como um dos melhores livros de todos os tempos, não é a toa, a história envolve o leitor desde o inicio, mesclando um tema sério com um toque de humor e inocência, que encanta.
A trama se desenvolve em torno do desejo de Alonso Quijano, de se tornar um cavaleiro, ele e um fidalgo, na faixa dos cinquenta anos, que vive mergulhado no mundo da literatura, o que acabou por tira-lo temporariamente da realidade.
Suas histórias preferidas, eram as de cavalaria, por esse motivo, resolve mudar o sue nome para Dom Quixote de La Mancha. Sai em uma aventura, em busca inicialmente de encontrar alguém capaz de arma-lo cavaleiro.
Assim ele chega a uma estalagem, junto com o seu pangaré Rocinante. Imagina que o estaleiro é um cavaleiro, dono de um castelo, e que esse o armou cavaleiro em uma cerimonia, em que estava presente a sua corte
Dom Quixote ainda tem um amor, por um fidalga que nomeia por Dulcinéia, a ela, ele deve o seu amor e muitos feitos de bravura. Assim ele se veste com uma velha armadura que pertencia a seu bisavô, e sai pelo mundo em busca de aventuras, mesmo que essas existissem apenas em sua mente.
Dom Quixote, convence um lavrador a abandonar a família e seus afazeres, para o seguir. Esse é Sancho Pança, seu mais fiel amigo é escudeiro. Os dois acabam por serem espancados, por vezes ridicularizados, mas em nenhum momento Sancho Pança o abandona, nem mesmo quando esse luta contra um moinho de vento, ou tem uma batalha com um  exercito de carneiros.
Claro que Sancho Pança desejava obter a recompensa prometida por Dom Quixote ( governar uma insula), mas por vezes é possível observar que esse homem leal, humilde, tem em si um pouco de loucura também, afinal logo de cara dava para se perceber que Dom Quixote, não tinha pleno controle sobre suas faculdades mentais, então por quê ele o seguiu assim mesmo?
Esse é um livro sensível que aborda o tema da insanidade temporária com leveza, mas que sobretudo revela o valor que existe em uma verdadeira amizade.