A Libélula no Âmbar

A Libélula no Âmbar Diana Gabaldon

Resenhas - A Libélula no Âmbar

Gatura 21/01/2022

Se eu chorei ou se eu sorri
Vinte anos se passaram e Claire teve que voltar à sua época. Confesso que quando abri o livro e vi isso, fiquei muito triste. Diana tem um jeito de fazer as pessoas sofrerem, as vezes não sei se quero abraçar ou bater nela. Em resumo, temos uma história maravilhosa e uma narrativa longa com muitos detalhes. Não acredito que isso seja um defeito do livro, pois a autora faz de modo intencional e é uma característica de sua escrita. Além disso, é uma narrativa muito bem construída e coerente, sendo gostosinha de acompanhar.

Também  acrescento que é um livro bem pesado com diversos temas sensíveis, e autora faz questão de retratar personagens com concepções que estão de acordo com seu contexto de época. Parece uma coisa óbvia, o fato de ter que levar em consideração a época em que a história se passa e na qual os personagens são formados, mas acontece que vi certos comentários onde os leitores tiravam conclusões de acordo com os valores e concepções que temos atualmente. Se é pra fazer isso, então nem leia.

Aqui temos um dos melhores casais que já vi, uma protagonista feminina forte e maravilhosamente incrível, personalidades marcantes e singulares, assim como uma história muito bem construída e narrada.  Recomendo muitoooo.

Emy 20/01/2022

Eu amo essa saga!

Sei que ainda tem muitos livros e situações pela frente, mas eu amo Claire e Jaime e quando pego o livro não consigo largar.
Esse livro me surpreendeu muito quando entra a Brianna na história, não esperava por isso e fiquei o tempo todo querendo entrar na história e chacoalhar ela.

Ansiosa para o próximo!

Maisa @porqueleio 17/01/2022

Alguns recursos me cansam, mas James e Claire compensam
Por se tratar do segundo livro da série, pode conter spoiler do livro anterior.

20 anos se passaram, e Claire volta para as Terras Altas na companhia de Brianna após o falecimento de Randall e pretende revelar a verdade sobre sua concepção. Essa conversa irá passar irremediavelmente por um círculo de pedras, e o escocês que encontrou nessa fronteira.

Em busca de documentos antigos, com os quais pretende convencer sua filha sobre a identidade do verdadeiro pai – e onde no tempo ele está, Claire acaba encontrando respostas mais auspiciosas e esperançosas que até então imaginava como verdadeiras.

É assim que começam suas memórias, que se nas tramas da corte parisiense. Claire e James estão empenhados em mudar a história, tentando modificar os eventos que culminaram na batalha de Culloden.

Eu achei o livro lento, que começa fora da ordem cronológica, e que vai demandar paciência. Alguns dos personagens e da própria trama me pareceram excessivos e sem muita função, e os eventos históricos dificultaram minha imersão, dado que não sou proficiente em história das Terras Altas. Ainda assim, o amor desse casal é tão sublime, tão avassalador, que o meu desconhecimento histórico deixa de ser importante. Além disso, a escrita da autora é fluida, e os capítulos são curtos, e optei por ler devagar.

Me incomoda o uso do estupro como recurso narrativo: ele aconteceu no primeiro livro, mas as cicatrizes físicas e psicológicas acompanham Jamie. Nesse livro, há várias tentativas e uma cena de estupro, que não são devidamente discutidas e parecem não trazer grandes problemas para as vítimas.

Entretanto, a cena de despedida de Claire e Jamie foi emocionante, gráfica, e o livro termina com um fio de esperança quando Claire descobre mais sobre as consequências da batalha de Culloden. Resta correr para O Resgate no Mar.

site: https://www.instagram.com/p/CXhM4Wkrv_y/

Luisa 05/01/2022

A Libélula no Âmbar
Se existe uma deusa em forma de personagem ela é a Claire. A cada livro amo mais essa mulher. Em contra partida o Jaime ta descendo a ladeira... "Por Deus, mulher, você não tem noção de sua aparência nesse vestido? Dá-me vontade de cometer estupro agora mesmo." Sério,Jaime? Sério mesmo?. Apesar disso os dois podem ser muito fofos juntos, o final deles no livro apertou meu coração. Não gosto quando a autora mistura sexo com machismo, é muito podre.

Creio que a autora realmente tenha um pé na gordofobia. Nessa livro ela continua colocando palavras "destacantes" quando pessoas gordas estão na cena (roliça, feia, grande, redonda..).

Fiquei muito feliz com o aparecimento do Fergus. A relação dele com o Jaime é uma graça. Vou amar ver ele crescer.

Tem muito momentos engraçados no livro. Apesar de grande ele não é cansativo. É ótimo acompanhar a vida deles, como ver um reality.

E pra finalizar, Roger do livro dando de 10 a 0 no Roger da série. Era tudo que eu queria.

Lillian14 31/12/2021

Perfeito, a incrível história da viajante do tempo Claire, que tem informações importantes sobre a tentativa de restituir um Stuart ao trono da Inglaterra, em meados de 1745, Ela e Jaime tentarão evitar a carnificina que se sucede ao povo escocês após a tremenda tentativa frustada de Charles Stuart. É triste, o amor entre os protagonistas é avassalador.

Joy 31/12/2021

"Ele pretendia morrer no campo de batalha de Culloden...
Mas não morreu."

O que eu já sabia tendo visto a série, mas não quer dizer que eu tenha gritado menos por causa disso.
Eu não sei, a Diana tem um jeitinho diferente de desgraçar seu coração.
Vou confessar que acho o livro desnecessariamente gigante e mesmo assim, impossível parar de ler. As partes da guerra e política que eu honestamente não entendo muito (sim, sou burra) acho fascinantes.
E o romance, meu Deus o romance. Acho que não tem um casal literário que eu ame mais que Claire e Jamie. Misericórdia.
A única coisa desse livro que não me convenceu foi o romance da Brianna com o Roger. Eu realmente fiquei ????
Tomara que melhore nos outros porque por como esse livro é narrado (intercalando o pov da Claire com uma narração em terceira pessoa) tenho certeza que eles serão protagonistas.

Naira.Cirino 31/12/2021

Fantástico
Comecei a ler os livros pra matar a saudade da série, mas confesso que não esperava muita coisa. Tava enganada viu, vale demais a leitura.

Duda 30/12/2021

Outlander a Libélula no Âmbar
Aaaa gente, eu não sei nem o que falar direito sobre esse livro, acho que já virou mania os livros de Outlander terem a leitura cansativa no começo (minha opinião), mas depois a leitura me prende totalmente ao livro e eu fiquei simplesmente apaixonada pela história, pelos detalhes e principalmente pelo Jamie KKKKKKK, agora pelo Fergus também kkkk. É isso, recomendo muito!

Larissa 29/12/2021

Muito emocionante o final
?Permita, então, que beijos apaixonados permaneçam/Em nossos lábios, comece a contagem/Até mil e cem/E mais cem e mais mil.?

Monik.Lima 27/12/2021

De volta ao início
Neste livro vemos, além de diversas dificuldades enfrentadas por Claire e Jamie em países diferentes com o objetivo de evitar a batalha de Culloden, temos um livro denso em discussões políticas da época. Mas, ainda assim me manteve presa a toda a narrativa, atenta ao momento de encontro do passado com o futuro. Segue sendo minha seria favorita. ?

Michelly 21/12/2021

Eita DG!
Essa leitura durou uma eternidade rs. Quanto mais eu lia mais páginas apareciam pela frente.

Uma das coisas que mais me agradaram foi a semelhança entre a obra original e a série que foi criada. Alguns detalhes ali e aqui são diferentes, mas no fim não mudam a adaptação feita.

Jamie e Claire agora em terras francesas enfrentam mais dificuldades e novos inimigos surgem em suas vidas.
Claro que além de inimizades surgem laços que são positivos na vida dos dois. Até a vida de Frank Randall está em jogo!
A missão jacobita se aproxima com a batalha. Será que Claire conseguirá evitar as mortes dos clãs escoceses?
A família Stuart tomará seu trono?

Giulia.Sobral 20/12/2021

Já tinha visto a segunda temporada da série e não tinha gostado tanto assim, mas o livro a experiência foi bem melhor. Sou mto cadelinha da escrita da diana, mesmo descritiva ela faz de uma maneira em que tudo importa de certa forma, e é mto fluido de ler sei lá quantas páginas.

Tiffany 20/12/2021

Arrasada estou com essa leitura.
Consideravelmente melhor do que o primeiro livro, tendo até me arrancado algumas lágrimas na reta final dessa parte da história de Claire Beauchamp-Fraser (porque eu não admito ela ter sobrenome Randall) e Jamie Fraser.
É um livro que retrata muito da política da época, em uma tentativa de Claire, com seus conhecimentos do futuro, diminuir o caos que acontecera aos jacobitas.
Foi muito interessante do começo até a última parte do livro. Apesar de não ter todo o romance e cenas hot quase o livro inteiro, o amor de Jamie pela Claire estava visível em todas as páginas do livro, todas as ações dele eram por ela e para ela, e por ele também, claro.
Foi com esse livro que eu pensei que Outlander é uma das minhas séries de livros favoritas, quiçá A favorita.
Eu preciso continuar essa história e farei em 2022 com muito gosto.
E ah! Essa Brianna é insuportável, ô garota chata.
Jack 23/12/2021minha estante
nossa, eu também implico muito com o sobrenome Randall. além de lembrar do Jack Randall -que já é bem ruim por sinal -, lembro do Frank que é um personagem que não simpatizo muito. sobre a Brianna, devo falar que ela melhora e muito nos próximos livros, mas ainda assim tá longe de ser uma das minhas personagens favorita.

Tatá 12/12/2021

Achei que não fosse gostar muito desse por conta do tempo que eles passaram na França, que a história ficou mais lenta. Porém não foi o que aconteceu. Mesmo quando fica mais lento, tem algo acontecendo. E os plot twists?
a Diana gosta de escrever, né?