A Estrela do Diabo

A Estrela do Diabo Jo Nesbo

Resenhas - A Estrela do Diabo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ohlittlepearl 27/12/2022

Religião, morte e gente esquisita
sério, jo nesbø, eu não queria que você aprofundasse aquele personagem... ninguém pediu!!!
a estética do livro é muito bonita, a investigação é mt boa apenas por ter a beate ! harry ficando maluco, como de costume, é sempre bom de ler, amo este homem

Carla.Zuqueti 02/07/2022

Uma das melhores séries policiais
É verão em Oslo e o detetive Harry Hole novamente é convocado para um caso perturbador. Uma bela jovem é morta dentro de casa. Não houve invasão, ela provavelmente abriu a porta para o assassino. Mas em seu círculo, não há qualquer suspeito provável.

A polícia encontra também um dedo decepado e uma joia incomum, além de um sinal diferente: uma estrela de 5 pontas.

Antes de conseguir resolver esse caso, uma outra garota é atacada com o mesmo ritual e um produtor teatral procura a polícia para comunicar o desaparecimento de sua esposa, a estrela principal da peça que estão encenando.

Com a suspeita de um serial killer, Harry precisa trabalhar com a pior pessoa possível: o investigador Tom Waaler.

Harry tem Waaler seu principal suspeito de ser o mandante ou o assassino de sua ex parceira Ellen, enquanto ela investigava uma possível conexão de tráfico de armas com alguém da polícia. Ellen foi morta com um tiro enquanto fazia uma corrida matinal ao redor do lago. O suspeito pelo assassinato foi morto por Waaler em um possível confronto, por legítima defesa.

Desacreditado pela polícia quanto as alegações sobre Waaler, Harry precisa unir-se a ele em busca do assassino da estrela do diabo.

Mais um excelente livro de Jo Nesbø da saga Harry Hole - um policial alcoólatra e autodestrutivo, com uma perspicácia única e o poder de ferrar com sua vida a cada passo - um dos meus personagens preferidos em séries polícias.

Como os outros, é um livro bem longo e com muitas histórias interligadas que se encontram no final para um desfecho inteligente.

Gostei muito!

25/06/2022

A cada livro de Harry Hole a história só vai melhorando. Gostei muito do livro. Já sigo pro próximo da saga. Recomendo

Gabs 30/05/2022

Que tiro foi esse?
Esse livro já começa frenético!

Vemos um Harry no fundo do poço, com muitos problemas e quase perdendo o emprego! Diferente dos outros livros, aqui Harry não me irritou com sua recaída, eu fiquei com muita pena dele!

A trama tem um ótimo ritmo, você fica doidinho!
Eu não consegui adivinhar o assassins antes de Hole, o que me deixou de boca aberta quando descobri!

Nesbø tá ganhando uma fã que quer ler até sua lista de mercado!

maria 13/05/2022

Adoro esse livro, não consegui resolver o caso antes do Harry mas é uma leitura boa. Só não dou 5 estrelas pq não é perfeito também

Aline 11/05/2022

Cada vez melhor
Estou fazendo a leitura cronológica da série Harry Hole. A cada título o autor deixa claro seu crescimento. A estrela do diabo foi a melhor história até o momento

Flavia Honorato 09/04/2022

Thriller policial cheio de clichê, mas incrivelmente novo .
Um livro com uma receita já vista em outros lugares, mas que muito bem construída. Pois, mesmo que eu soubesse "o que" iria acontecer no final livro eu tinha medo de "como" a história iria se desenrolar até lá. Harry Hole é um personagem extremamente cativante e que consegue desenvolver empatia do leitor muito facilmente. Um ponto extremamente positivo da construção da investigação é que o processo de desvendar a rota e o porquê do serial killer foi totalmente pé no chão e um raciocínio que o leitor pode acompanhar facilmente.
Enfim, foi uma surpresa muito boa.

Carmela 02/03/2022

Gosto de ovo
Certamente um dos livros mais criativos que já li. O autor enriquece a história com detalhes e surpreende o leitor ao longo da narrativa, instigando-o a continuar lendo.

Tiago.Salles 27/01/2022

Bom, mas podia ser melhor!
Livro que mais depende dos anteriores para entender a gravidade da história, achei a motivação do assassino meio fraca, e com passagens não memoráveis. Mostra um Harry muito dependente de seus vícios e recaídas, e senti falta de uma Rakel mais presente . Mas como sempre não dá vontade de parar de ler.

Alessandro.Aguilera 26/01/2022

Harry Hole na sua melhor forma
Que livro de Jo Nesbo. O melhor livro da série até agora. Esse quinto livro apresenta um Harry Hole destruído com suas perdas e frustrações, um alcoólatra sem mais nada para perder. Um triller tenso e com muito mistério ao estilo de Agatha Christie, com um plost twist para colocar a cereja do bolo. As personagens criadas por Nesbo, não ficam atrás, muito bem desenvolvidas. Vale a pena a leitura...

Bruna 25/01/2022

Mais um livro do Jô Nesbø que termino com a sensação de que para ser bom precisava no mínimo ter umas 100 páginas a menos. A história não é ruim (mas também não é aquela beleza). O problema são os excessos que é uma característica do autor e não me agrada. Ele explica demais, detalha demais, enrola demais e eu fico com paciência de menos.

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

@seguelendo
Estou seguindo com a leitura desta série que, a cada livro, apresenta em uma crescente de qualidade; tanto de enredo, como de narrativa. A cada obra lida, passo a considerá-la a melhor e não foi diferente com A estrela do Diabo.

Este é o livro que mais depende da leitura das obras anteriores para que a história seja entendida. O caso em si é isolado, porém o enredo paralelo, focando na vida pessoal e profissional de Harry, tem um destaque enorme nesse quinto volume. Se nos demais apenas aconselhei ler os anteriores para uma melhor experiência, neste considero obrigatório.

O mistério em si não achei tão desafiador, porém a forma como o autor conduz o leitor é competente, mesmo que ele utilize um artifício que não costumo gostar em thrillers: deixar diversas possibilidades em pé de igualdade tornando possível diversos culpados, como se tivesse decidido quem seria a pessoa responsável apenas nas últimas páginas.

Gostei dos personagens introduzidos no volume e também do desenvolvimento daqueles que já fazem parte da trama de segundo plano que permeia toda a série. É muito interessante observar a evolução dos personagens a cada novo caso.

Estou muito ansiosa pelos próximos e vou tentar ler pelo menos um por mês em 2022 para chegar ao final da série o mais rápido possível.

Já cansei de recomendar, mas não custa falar mais uma vez: leia e aprecie a narrativa dinâmica e cativante de Jo Nesbø, assim como a sua capacidade de criar personagens incríveis.

Gramatura Alta 16/09/2021

O autor norueguês Jo Nesbo tem uma carreira exemplar ao desenvolver tramas de cair o queixo, com mistérios chocantes, às vezes absurdos e nada sutis. Talvez seu personagem mais famoso seja o detetive Harry Hole, que já apareceu em nada mais nada menos que doze livros. O sétimo na ordem de lançamento é BONECO DE NEVE, que foi o livro que catapultou tanto o autor como o personagem para o posto dos mais célebres do seu gênero. As tramas que envolvem Harry funcionam sozinhas e aqui temos A ESTRELA DO DIABO, quinto na ordem e que traz em seu conteúdo uma caçada a um terrível assassino que comete seus crimes deixando para trás vários símbolos aparentemente religiosos.

Harry Hole é um excelente detetive que trabalha para o departamento de polícia da noruega, ele tem uma carreira exemplar e que agora está em decadência. Seu vício em álcool só piorou após o seu envolvimento em um caso não resolvido, ele era próximo da vítima e até mesmo do principal suspeito, tudo acabou mal, logo o mesmo acaba afastando, assumindo férias forçadas que mais parecem um purgatório pessoal. Sua presença é novamente necessária graças a um novo assassino psicopata, que tem como vítimas mulheres, aparentemente uma vítima sem relação à outra, mas o que une todos esses estranhos casos que se espalham pela cidade é a similaridade das cenas do crime. Sempre tem algo de cunho religioso e não parece deixar rastros. Agora resta para Harry deixar o seu afogamento alcoólico de lado por um momento para se concentrar nesse caso, algo que não será nada fácil, ainda mais porque, dentre os membros dessa equipe de investigação, existem alguns com pendências sérias a serem resolvidas com Harry.

A trama acompanha um caso bem pesado e gráfico, o autor não poupa detalhes e está aqui para chocar. É possível (felizmente ou infelizmente) visualizar por completo as cenas de horror que são descritas para o leitor. Claro que isso ajuda a situar o leitor na mesma posição dos personagens, já que todos os detalhes são expostos, é quase como se estivéssemos presente e tudo isso soa muito naturalmente com descrições na medida certa, as passagens podem ser tudo, menos cansativas. Mas os fatos são pesados, já que as vítimas são mulheres, assassinadas por um psicopata ardiloso e que parece ter evaporado da noite pro dia.

Junto disso temos os problemas de Harry Hole, um alcoolismo destrutivo e uma amargura pesada. O personagem tem muitas camadas e está sempre em conflito consigo mesmo. É o tipo de indivíduo que você se fascina ao mesmo tempo em que quer distância, pois seus métodos nada convencionais, às vezes, são extremamente questionáveis. O livro ainda conta com uma grande cartela de personagens e a narrativa vai se alternando entre eles com capítulos próprios, e essa alternância acontece de forma nada suave e o sentimento de que “esse capítulo não está bom, o outro foi infinitamente melhor”, segue aparecendo a todo o momento. A melhor virada que o livro apresenta vem quando o põe o leitor como testemunha de um desses assassinatos. As coisas acontecem e demora para a ficha cair pro leitor, mas a experiência de descoberta acaba sendo sensacional e única em todo o livro.

A construção do caso acaba sendo muito mais interessante que a sua conclusão, que aposta naquele clichê clássico de um personagem explicando tudo para o outro. Um falatório sem fim e extremamente anti climático que poderia ter sido apresentado de qualquer outra forma mais dinâmica. As respostas de fato vem acompanhadas com surpresas, mas da forma como tudo isso é proposto pro leitor soa muito sem graça e está á vários degraus abaixo da qualidade apresentada no início desta narrativa.

A ESTRELA DO DIABO é o quinto volume de uma série de livros com um mesmo personagem, mas que pode ser lida individualmente pois ela começa e termina tudo o que propõe. Claro que a gente sente falta de muitas coisas envolvendo a persona Harry Hole, coisas que, com certeza, já foram trabalhadas nos livros anteriores, mas o livro consegue apresentar seu personagem de maneira satisfatória fazendo a leitura valer a pena, apesar de sua conclusão ser extremamente pouco inspirada. O que temos aqui é um pesado romance policial que para quem gosta do gênero, será um presente pois tudo o que é apresentado é rico em detalhes e não temos aqui pontas soltas ou absurdos caídos do céu. Se o autor quer fazer algo, ele constrói, pode ser que as vezes ele erre, mas os acertos fazem todo o resto valer a pena.

Resenha escrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/09/16/a-estrela-do-diabo/

1 | 2 | 3 | 4 | 5