Quarto

Quarto Emma Donoghue

Resenhas - Quarto

Maady 08/02/2021

Esse livro acabou comigo de uma forma inexplicável. Eu não sei qual é a "pior" parte, se é quando ainda estão no quarto ou quando estão soltos.
Ver o Jack sempre pedindo pra voltar pro quarto porque aquele era o único mundo que ele conhecia, ou a "Mãe" não sabendo lidar com as coisas e ainda proteger o Jack é muito triste...

Geovana 08/02/2021

Muito bom!
O que mais gostei é que ele é objetivo. Ele não enrola, nem enche linguiça. É uma história completa.
A situação é angustiante, mas o fato de ser contado pelos olhos do Jack deixa as coisas ora mais leves, ora mais pesadas.
Maravilhoso!

Carol Skumra 02/02/2021

QUARTO É MUITO BOM!!!
Com sua narrativa sensível em primeira pessoa, nosso narrador é Jack um menino de 5 ano que nasceu no Quarto e nunca conheceu o Lá Fora. Ele e sua mãe vivem ali dentro mantidos pelo Velho Nick. Iremos acompanhar a rotina, o relacionamento de mãe e filho e as consequências desses anos vividos fechados longe do mundo real. Vamos de seu dia-a-dia no Quarto à seu dia-a-dia enfrentando um mundo completamente novo.
Foi um leitura ótima, mesmo eu já tendo visto o filme. Recomendo demais.

Cath (@literaversoss) 21/01/2021

Agoniante
Quando li, não sabia nem que tinha um filme, e pela capa pensei que fosse algo fácil de ler.

Ai gente, é quase intragável, morri de agonia, parecia que a qualquer momento ia dar tudo errado. Claro, isso depende do gosto de cada um, mas foi uma leitura bem difícil pra mim por ser um tema muito complexo e delicado.

Morgana Gomes 15/01/2021

Quarto - uma história perturbadora
[ATENÇÃO: a resenha apresenta conteúdo sensível]

"Quarto" (Room, no original) de Emma Donoghue foi o livro que mais demorei para terminar de ler e quase abandonei. Mas como não gosto de fazer isso, acabei levando a leitura com a barriga (eu não sei o que é pior). Cheguei a ler a resenha de outras pessoas e vi que a maioria elogiava, mostrando o quanto o livro era "fascinante", "incrível", "lindo"... Porém, não consegui ver por esse ângulo fantástico.

A narrativa é toda feita por Jack, um menino de 5 anos. A mãe dele foi sequestrada aos 19 anos e mantida em cárcere privado durante 7 longos anos. Em nenhum momento fica claro qual o seu nome e por isso ela é sempre chamada de Mãe. Nesse tempo, ela sofre uma série de estupros e acaba engravidando duas vezes. A primeira criança, uma menina, nasceu sem vida e sem nome. Na segunda gravidez, nasce Jack.

O desenrolar da narrativa mostra como era a vida da Mãe e de Jack no Quarto. Até que um dia a Mãe resolve colocar em prática seu plano de fuga e para isso ela precisaria da ajuda do próprio Jack. Na primeira vez, as coisas não saem como planejado. Na segunda, eles conseguem. É aqui que começa uma outra parte da história que mostra a (re)adaptação ao mundo fora do Quarto.

Não é uma história fácil de ler e ela incomoda bastante. Incomoda porque envolve sequestro, cárcere privado, anos e anos de estupros, filhos que nasceram desses estupros. De um lado, uma mulher que vê no seu filho, nascido em cativeiro, a única chance de sobreviver. Ela espera que ele chegue a certa idade para ensiná-lo a como fugir daquelas quatro paredes. Do outro, uma criança que se esconde dentro do guarda-roupas toda vez que o sequestrador aparece para novamente estuprar a Mãe. Uma mulher em depressão que tenta sobreviver pelo instinto, pelo seu filho.

A história é perturbante pelo contexto em que acontece e por ser contada pelo próprio Jack. É uma criança narrando aquilo que ela vê e que ainda não entende o porquê de nada. E tomando base em algumas resenhas e comentários que li, dava a impressão que as pessoas estavam "romantizando" a história. Não há dúvidas do amor da Mãe pelo Jack, mas não é uma história fácil. Se tivesse sido narrada pela Mãe, ou mesclada entre a Mãe e o Jack, não teria ficado cansativa e traria ângulos diferentes. A parte do cárcere ficou focado naquilo que Jack enxergava na Mãe, enquanto que a liberdade focou apenas em Jack e nas suas descobertas diárias. Mas a condição da Mãe, enquanto vítima de todas essas atrocidades, passou batido, se assim posso dizer.

Entendo que a história pode ter várias simbologias, incluindo o fato do nome da Mãe nunca ser revelado. Mas a autora deixou isso se perder facilmente. O clímax foi no ponto errado da narrativa e o final muito arrastado. Isso não acontece no filme. A adaptação fílmica dá um nome a Mãe e pontua muito melhor os fatos importantes da narrativa.

Ester 13/01/2021

Um bom livro para quem ama livros de suspense, eu particularmente adoro!

fev 13/01/2021

3.8

É um livro muito bom. Mas não consegui me apegar muito aos personagens. Não entendi o motivo. Fora que eu ficava irritado com o Jack. E ele é também o narrador do livro. Então vemos tudo pelo viés dele.

O assunto é pesado, mas fica menos feio quando narrado pela criança. Um ponto negativo são os capítulos grandes. Talvez tenha sido isso que atrapalhou a minha leitura.

duda 13/01/2021

que livro mais necessário e lindo!
antes de começar eu hesitei se não ia ser muito estático, mas me enganei completamente.
eu amei a forma que esse assunto tão complexo é abordado, não consegui parar de ler até acabar, conseguiu ser muito melhor que o filme (que é ótimo também).

Edu 31/12/2020

Tao emocionante como o filme
Angustiante é a palavra que define 80% do livro. O resto pode entrar na categoria de triste e revoltante. Com uma escrita sensível e sempre do ponto de vista da criança, nos sentimos presos, alegres, tristes, confusos e finalmente livres.

Denise.Duarte 31/12/2020

Incrível!
Eu li esse livro tem um bom tempo, uma amiga minha me recomendou. Eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto ele é maravilhoso, chocante e emocionante. O filme foi tão perfeito também. Dá uma dor no coração de saber que existem pessoas que passaram pelo que a mãe do Jack passou, moças arrancadas de suas vidas sem piedade. E o Jack tão puro e inocente, que criança linda! Quem puder ler por favor leia, não vai se arrepender.

gabsamy 27/12/2020

Emocionante
Já amava o filme e agora o mais ainda o livro. Muito emocionante.

Quel 22/12/2020

O Quarto
?Boa noite Quarto, boa noite Abajur, boa noite Mãe?

O Quarto é uma daquelas leituras que sabemos que não iremos nos esquecer, sei que irei me lembrar mais tarde da história de Jack e de sua mãe.

Apesar de ser uma leitura angustiante em muitos momentos, foi uma leitura muito rápida.

?Nem vem, neném?

Irla 11/12/2020

Um dos melhores livros que já li.
Incrível como a Emma conseguiu abordar um tema tão complexo e delicado de forma dinâmica, a leitura é leve porém a temática é super pesada, trazendo diversas reflexões a cada paragrafo.

Munik 09/12/2020

Que livro é esse?
Eu estou completamente apaixonada por esse garoto, chega a doer meu coração ?