Quarto

Quarto Emma Donoghue

Resenhas - Quarto

rigmore 19/12/2023

Adeus Quarto
Quando eu comecei a ler, pensei em parar muitas vezes, não por ser um livro pesado, mas justamente por ser narrado pelo Jack.
O uso excessivo de polissíndeto e erros ortográficos me irritou um pouco, mas continuei. Foi uma das melhores obras que li esse ano, me fez senti a dor e a necessidade de ambos os protagonistas. Por muitas páginas tive raiva do Jack, por ele não entender a Mãe, mas logo depois eu não podia mais culpá-lo por ser uma criança curiosa e não saber o que era real ou não.
É um livro revoltante, emocionante e com certeza muito envolvente! Que Deus possa cuidar de todos aqueles que precisam sobreviver a algo tão terrível quanto a isso!

Neila Porto 26/11/2023

"O Quarto de Jack" é um livro escrito por Emma Donoghue, publicado em 2010. A história é narrada pelo ponto de vista de Jack, um menino de cinco anos que vive em um pequeno quarto com sua mãe.

O quarto é o único mundo que Jack conhece, pois sua mãe foi sequestrada e mantida em cativeiro por anos. Através dos olhos inocentes e curiosos de Jack, somos apresentados à sua vida limitada e às estratégias que ele e sua mãe desenvolvem para sobreviver e encontrar conforto emocional dentro do quarto.

A narrativa aborda temas como a inocência da infância, a resiliência humana diante da adversidade e o poder do amor maternal. Conforme a história se desenrola, somos levados a refletir sobre os impactos psicológicos do confinamento e as consequências emocionais enfrentadas pelos personagens.

Com uma escrita envolvente e sensível, Emma Donoghue nos transporta para o mundo interior de Jack, explorando suas emoções complexas à medida que ele começa a compreender a realidade fora do quarto. O livro também aborda questões como a adaptação à sociedade, os desafios da liberdade e a importância das relações humanas.

"O Quarto de Jack" é uma obra intensa e emocionante que nos faz refletir sobre a força do espírito humano diante das circunstâncias mais difíceis. É uma história cativante que nos leva a apreciar as coisas simples da vida e a valorizar nossa liberdade.

Em resumo, "O Quarto de Jack" é um livro poderoso que retrata a jornada emocional de um menino e sua mãe em busca da liberdade e da cura emocional. É uma leitura impactante que nos faz refletir sobre a resiliência humana e a importância das relações afetivas na superação de desafios.

Karen Baltazar 01/11/2023

Nó na garganta
Que livro pesado!

Já tinha assistido o filme achado forte mas o livro em si foi bem mais difícil e incômodo de ler...

Vale a pena cada segundo mas é uma leitura tensa pra caramba

Luciana 17/10/2023

Esperava muito mais?
O livro narra a história de uma mãe e seu filho, que estão em cárcere privado por um homem, e o livro discorre sobre a relação da mãe com o filho, com o bandido que os aprisiona, e os desdobramentos destas relações e fatos.
Me pareceu uma leitura um pouco arrastada, com a descrição em primeira pessoa do menino, e além de exagerada as descrições feitas por ele, o desenrolar da história não me prendeu ou agradou muito, eu esperava bem mais!

Ingrid579 29/09/2023

Que livro foi esse estou sem palavras
e tanta coisa que agente fica de queixo caído. muito sofrimento.

Luiza.Pilati 24/09/2023

Gostei de relembrar
Eu já sabia da história por conta do filme, porém faz muitooo tempo que eu assisti e acabei esquecendo de bastante coisa (além das diferenças).
achei uma experiência nova acompanhar a perspectiva de uma criança, como funciona os pensamentos e ações, teve alguns momentos q acabei de irritando, mas eu parava e pensava, ?literalmente é só uma criança?.
achei que a partir de um momento a história ficou mais lenta, mas acredito ser o intuito

Andreia410 15/09/2023

Triste e lindo ao mesmo tempo
Que livro incrível, descobrir o mundo junto com uma criança de 5 anos que passou sua vida em cativeiro dentro de um quarto.

Jack é fruto de um relacionamento de sua mãe com um abusador que a sequestrou quando ela tinha 19 anos e a manteve presa em um galpão no fundo do quintal, que ela chamava de Quarto. Jack foi criado como se o mundo real se resumisse a sua vida no quarto, que media 11 pes por 11 pés (11 passadas). O mundo “Lá Fora” que ele via pela televisão, ele acreditava que era fantasioso, como se fossem outros planetas.

Quando completou 5 anos sua mãe armou um plano onde Jack fugiria e chamaria socorro para eles. O plano deu certo, eles foram resgatados e o abusador preso. Ai Jack e a Mae precisam se adaptar ao mundo “La Fora”.

Escrita de forma sensível essa história traz reflexões e insights de como uma criança constitui seu mundo a partir do que um adulto lhe conta e conduz.

Fer 12/08/2023

Coração doído e leve ao mesmo tempo
Ai... como falar sobre esse livro?
Nunca assisti o filme e não sabia nada da história além de se passar dentro de um quarto, e acho que não saber fez com que a experiência da leitura fosse ainda mais legal.
O livro nos traz Jack como narrador, uma criança que acaba de completar 5 anos de idade e está dentro de um quarto minúsculo (que para ele é o mundo todo) desde que nasceu, junto com sua mãe, que foi raptada há 7 anos, trancafiada por um homem nesse quarto e abusada psicologicamente e sexualmente durante todo esse tempo. Mas ainda que o tema seja assim tão horrível de se ler, e que machuque muito a narrativa por uma criança inocente que não está entendendo direito o que acontece, a autora consegue fazer com que ler isso te dê um quentinho no coração. É uma história de superação, de amor e de família, e o Jack narrando só nos deixa ainda mais molinhos com sua visão de mundo.
Recomendo! Achei bem diferente por ser narrado por uma criança, e a autora faz isso de uma forma incrível. Além disso, as divisões são curtas e é fácil de ler, então a leitura voa.

Gabi 31/07/2023

"Adeus, quarto... Diz adeus - falei pra Mãe - Adeus, Quarto"
Como sempre, lá vou eu ler o livro depois de assistir o filme e mais uma vez em casos raros eu achei o filme mais legal que o livro. Não que o livro seja ruim, você fica o tempo todo muito encantado com a inteligência e a esperteza do Jack e o amor que ele tem com a mãe e vise versa é muito lindo de se ver, mas apesar disso tudo pra mim ainda foi um pouco monótono porque ainda é na perspectiva de um menino de 5 anos então pra mim foi um pouco longo.

Nat 15/07/2023

Boa noite, durma bem não deixe os percevejos picarem ninguém
O quarto conta a história de Jack, um menino que acabou de completar cinco anos e desde que nasceu vive em um cativeiro com a mãe, mas ele não sabe disso.
O livro é narrado pelo Jack e tem uma leitura fluída, envolvente e por várias vezes engraçada - pelo fato de ele ser muito novo e não saber como funcionam ou como falar muitas coisas -, mesmo que a história que envolva ele e sua mãe não tenha nada de engraçado.
Eu gostei de acompanhar Jack e sua mãe, conhecer um pouco do mundinho deles e ve-los se adaptando a uma vida "No Lá Fora". O amor do jack pela mãe - e vise versa - é lindo de se ver. Apesar de imaginar que o livro ficaria enorme caso mostrasse a adaptação do pai da mãe de Jack (QUE MEU DEUS fiquei agoniada o tempo todo esperando alguem dizer o nome dela) com o neto e tb mostrasse o julgamento do Velho Nick, ainda sim, gostaria de ter lido sobre. Mas nada que me desanimou ou me fez gostar menos da leitura.

TAYNA181 12/07/2023

Quarto
Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
Jadinha 12/07/2023minha estante
Esse livro é chocante, cruel e aí mesmo tempo tão fofo. Como pode isso??

Tayla 03/07/2023

Nó na garganta
É um livro muito sensível e que faz a gente refletir bastante sobre quão inocente são as crianças. Gostei muito da forma que foi escrita essa história, tanto que achei até bem rápida de terminar porque realmente te leva.
Já tinha visto o filme antes mas o livro me trouxe coisas novas e amei também. Recomendo bastante

Marília 02/07/2023

Quando a gente lê esse tipo de livros dá até medo de sair de casa sozinha. Porque esse tipo de coisa acontece de verdade.

Machado 24/06/2023

Sensacionalmente sensível
Meu Deus do céu, esse livro é muito muito muito bom, fiquei emocionada (coisa muito difícil pra mim) diversas vezes no livro. É aquele tipo de leitura que você sente compaixão por quem tá narrando, no caso o Jack e a mãe dele. ele é fofo, porque o Jack vê as coisas terríveis de um jeito tão doce que me faz simpatizar com a inocência das crianças. se você tiver oportunidades de ler leia-o