Quarto

Quarto Emma Donoghue

Resenhas - Quarto

Gabriel 14/12/2021

"Somos como pessoas num livro que ele não deixa mais ninguém ler"
Esse livro é tão simples na forma de sua escrita mas ao mesmo tempo é tão difícil de digerir e acompanhar sem perder os vários detalhes que a autora deixa ao longo da leitura.

"Quarto" já era uma história que eu conhecia devido ao filme (que é incrível), mas em nenhum momento deixou de me surpreender. A narrativa sob o ponto de vista do Jack deixa tudo muito mais interessante.

Durante toda a história a autora deixa várias "migalhas" espalhadas (pequenas dicas sobre coisas que aconteceram ou que poderiam ter acontecido) e é interessante de mais "pescar" essas dicas que ela solta ao longo da leitura. O livro é extremamente angustiante nas partes iniciais e nas finais.

Todo o drama que envolve a vida do Jack e da Mãe é muito bem construído. Gostei mais do livro do que da adaptação porque os momentos da recuperação da "mãe" foram muito mais densos e coerentes ao que se daria na realidade.

É uma leitura extremamente pesada para quem pega as dicas nas entrelinhas e também uma história bela e emocionante de como uma mãe, vivendo numa realidade sub-humana, é capaz de tornar a vida de uma criança suportável e ao mesmo tempo tirar forças à partir da existência do filho para ter esperança de um dia reaver a sua liberdade.

Carol 30/11/2021

Livro que inspirou o filme : O Quarto de Jack
Se tem uma opinião unânime entre os leitores é que o livro é sempre melhor que o filme, lendo esse livro anos após assistir sua adaptação para o cinema foi a prova concreta que essa sensação entre os leitores é a mais pura verdade. Ao assistir o filme eu me emocionei muito, mas nem se compara com a beleza do livro, além de ser muito mais profundo.O filme infelizmente fez adaptações desnecessárias e muitos cortes, digamos que o filme dê apenas um gostinho da história. Mas é indispensável a leitura.

Paula Assis 28/11/2021

Muito especial
Eu já vi o filme é estava com medo de perder o tempo na leitura. Mas o livro é infinitamente mais especial, com detalhes e sentimentos que o filme não expressa. Valeu muito a leitura.

mpetrili 26/11/2021

Recomendo!
Ótimo livro! Emocionante e cativante.

Já o filme, eu me decepcionei.
Tiveram muitas alterações em relação a história do livro.

Zaz 17/11/2021

Mds muito bom
Ele é emocionante, desde o começo tudo é contado pela visão de um menininho de 5 anos. Tudo que ele conta parece mágico, mas o leitor sabe que não é. O plano que eles fazem, como ficou a vida depois da fuga e as descobertas do menino é muito marcante de se ler

Dorinearr 11/11/2021

Um dos livros mais puros e esperançoso que já li.
Fui apresentada a esse livro pela minha professora de português no fundamental e confesso que chorei ao ler e também ao ver a adaptação para filme.
Sou apaixonada por livros de crimes (fictícios ou não) e confesso que esse me surpreendeu e tocou de uma forma inimaginável, pois é inteiramente narrado pela pureza infantil do Jack, que nunca conheceu o mundo real, além daquelas quatro paredes de um pequeno cômodo.
Recomendo a leitura a todos, de todas as idades.

Alisson 25/10/2021

Quarto da Mãe do Jack
O livro é narrado pelo Jack, a adaptação do filme se chama Quarto de Jack, mas poderia muito bem ser o Quarto da Mãe do Jack.
Em nenhum momento a autora indicou qual é o nome da mãe do Jack, mas toda a história é dela. Ela foi sequestrada e se manteve em cativeiro por longos 7 anos. Era estuprada todas as noites, trancada dentro do Quarto. Quando o Jack nasceu, ela encontrou um sentido de vida (que ela já havia perdido há muito tempo) e viveu todos os dias com o objetivo de apresentar o mundo ao filho apenas sob 4 paredes sob a luz da Claraboia.
Após o resgate (ou melhor, a fuga), a mãe de Jack ainda teve que enfrentar críticas da imprensa e da família sob o modo como o Jack foi criado. Acreditavam que ela deveria ter pedido ao sequestrador para levar Jack a um orfanato ou até mesmo abortado. O pai dela se recusava em ver o filho por se tratar do filho de um sequestrador.
O livro é do Jack, mas em nunca havia encontrado em uma obra literária (nem cinematográfica) uma mãe desse nível. E é o que vai me deixar marcado nessa leitura: sempre que eu pensar no Quarto do Jack, vou lembrar da mãe do Jack.

Cinthia 09/10/2021

Quarto
Gostei muito da leitura, assistir o filme primeiro ,tem algumas cenas bem diferentes no livro do filme ,mais tudo bem valeu a pena a leitura ,gostei do fato do Jack uma criança de cinco anos narrar a estória, o fato de como a mãe dele encarrou toda essa situação para proteger o seu filho me surpreendeu bastante.

ollem 06/10/2021

AS PESSOAS DEVERIAM PARA DE JULGAR AS VITIMAS
O QUE MAIS ME PERTUBOU É QUE APOS SE LIBERTAR DO CATIVEIRO EM VEZ DE ENCONTRAR AUXILIO A VITIMA FOI QUESTIONADA ,SUAS AÇOES JULGADAS E ATACADA.

Carol Pita 26/09/2021

Lindo!
Uma das leituras mais tocantes que já fiz! Não tinha assistido ao filme O Quarto de Jack mas sabia mais ou menos a sinopse. Essa semana, estudando filosofia, o professor usou essa história como exemplo da alegoria da Caverna do Platão, e resolvi pegar pra ler. Já me surpreendi de cara, não imaginava que a história era narrada pelo Jack, menino de 5 anos que acredita que tudo o que existe no mundo é o quarto onde ele mora. A história é bem pesada, mas contada na inocência da criança fica leve e envolvente. Esse livro embrulha o estômago em alguns momentos, mas depois vira um abraço apertado e aconchegante. Me apaixonei pelo Jack, e tô louca pra ver o filme! Virou favorito!

Beto 25/09/2021

Definitivamente essa foi a decepção do mês ?. Estava com uma expectativa bem alta com relação a esse livro, cogitando que seria a melhor leitura da minha #tbr da #springread2021 , haha como eu estava enganado ?

O livro começa bem e tem seu clímax em torno da metade mas depois disso não tem mais nada. Da metade pro final você fica aguardando algo, uma surpresa, um plot que nunca vem, enfim, foi bem decepcionante!

Athenna 16/09/2021

Não sei descrever em palavras tudo o que senti durante a leitura, so se dizer que chorei demais principalmente no filme, ou eu sou muito frágil ou esse livro é muito tocante.

Gi Santos 15/09/2021

Também foi um livro que sem dúvidas valeu à pena da primeira a última página. A narrativa inocente do Jack torna toda a história um pouco mais triste, mas sua perspectiva de mundo, sua interação com a mãe e com o quarto e como ele vive limitado naquele espaço e ainda assim sua imaginação de criança não deixa de ser fluída e criativa é cativante.
Caio 15/09/2021minha estante
O filme é bem legal. Apesar das circunstâncias.

Gi Santos 15/09/2021minha estante
Sim, mas o livro supera e muito o filme, como na maioria das vezes.

Caio 15/09/2021minha estante
Acho que nunca vi um filme superar o livro.

Duda.Steiniger 13/09/2021

favoritei na pag 100
Eu achei esse livro simplesmente perfeito pelo fato de retratar a história no ponto de vista do Jack e em como ele via o mundo.
Eu li umas 120 págs em um dia pq a escrita é maravilhosa e te deixa com 100% de atenção na história.

Isabella1178 08/09/2021

Repetitivo...
No início eu achei legal só que começou a ficar repetitivo demais,aí acontece uma coisa que me deixou aflita,nervosa,e fez com quase eu "morresse" de nervosismo e medo,só que depois voltou a ser repetitivo de novo,é um livro bom,mas muito cansativo.